Atividade com a temática do Empreendedorismo social
ATIVIDADE
04 (Objetivo: Observar e relatar os problemas sociais ocorridos no caminho entre
a casa e a escola)
Assunto:
Empreendedorismo
Social
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-deve-eliminar-pobreza-extrema-ate-2016
Acesso em : 12 jan.2012.
Disponível em: http://cidadaoreporter.atarde.com.br/?tag=coleta
Acesso em: 12 jan. 2012.
Disponível em: http://www.humaniversidade.com.br/boletins/o_proposito_de_grupos_do_osho.htm
Acesso em 12 jan. 2012.
Empreendedorismo Social
Conceito
O termo Empreendedor Social foi
cunhado por Bill Drayton – Fundador e Presidente da Ashoka – ao perceber a
existência de indivíduos que combinam pragmatismo, compromisso com resultados e
visão de futuro para realizar profundas transformações sociais.
O Empreendedor Social aponta
tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja
por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por
vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação, ele(a)
acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.
Disponível em: http://www.ashoka.org.br/visao/empreendedorismosocial/
Acesso em: 12 jan. 2012.
Iniciativas pioneiras no Brasil: exemplos de cidadania
Luiz
Carlos Merege *
Márcia Moussallem *
Márcia Moussallem *
Os vencedores dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor
Social de Futuro 2011 destacam mais duas iniciativas de cidadãos brasileiros
que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
As iniciativas e as histórias desses vencedores nos mostram exemplos
de indivíduos transformadores e preocupados com a coletividade.
Explodem em todos os cantos do país e do mundo movimentos,
ações e iniciativas de indivíduos e organizações do terceiro setor,
demonstrando que os cidadãos estão se tornando sujeitos de sua história. Por
outro lado, nos fazem também refletir que paulatinamente os valores e
princípios de uma vida coletiva vão ocupando o lugar dos valores
individualistas, competitivos e consumistas.
A sensibilidade e consciência dos projetos apresentados
durante a seleção das organizações nos animam e despertam cada vez mais a
vontade de continuar a trilhar caminhos que fortalecem essas organizações. O
papel do empreendedor é muito mais que uma ideia ou simples iniciativa de um
indivíduo, mas um compromisso e responsabilidade perante as questões sociais
que envolvem toda a sociedade.
Exemplos de cidadania como de Gisela
Solymos, da organização Cren (Centro de Recuperação e Educação
Nutricional), e de Henrique
Saraiva, Luana Nobre e Phelipe Nobre, da Adaptsurf (Associação Adaptação e Surf), são
iniciativas que merecem ser conhecidas, divulgadas e apoiadas por todos os
setores da sociedade.
Essas iniciativas, ao contrário do que é visto como ações assistencialistas
e pontuais, são ações de cidadania que têm como referência a Constituição
Federal de 1988, como também as principais diretrizes das Metas do Milênio e a
da Agenda 21.
O nosso respeito e apoio a esses cidadãos brasileiros que
contribuem para a construção de uma sociedade mais ética e humana.
*Luiz Carlos Merege: economista, mestre e doutor pela
Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse,
NY. É presidente do IATS - Instituto de Administração para o
Terceiro Setor e autor do livro "Terceiro Setor: A arte de administrar
sonhos". E-mail: merege@iats.org.br
*Márcia Moussallem: cientista social, MBA em Gestão para
Organizações do Terceiro Setor, mestre e doutoranda em Serviço Social pela
PUC-SP. Professora da PUC-COGEAE e FGV-PEC nos cursos de Gestão para o Terceiro
Setor. Vice-presidente e coordenadora do IATS -Instituto de Administração para o
Terceiro Setor Luiz Carlos Merege. e-mail:moussallem@iats.org.b
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/1020169-iniciativas-pioneiras-no-brasil-exemplos-de-cidadania.shtml
Acesso em: 12 jan.2012.
Descrição
da Atividade: O aluno deve observar e relatar os problemas sociais
ocorridos no caminho entre a casa e a escola e, a partir dessa observação e
relato, propor soluções para os mesmos. Essa atividade deve ser apresentada e
discutida em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário