ATIVIDADE
03 (Objetivo: Realizar a análise do filme “O enigma de Kaspar Hauser”)
Assunto:
Controle
social
“O
enigma de Kaspar Hauser” – Herzog, Werner (Alemanha, 1974).
Kaspar Hauser, desde a mais tenra idade, foi
privado do convívio social. A partir daí sua triste trajetória nos aponta
muitos resultados obtidos por sua privação cultural, pelo não desenvolvimento
de sua linguagem. O fato de ter vivido muito tempo isolado de outras pessoas
(até mesmo seu alimento era deixado à noite, quando dormia) trouxe-lhe graves
consequências em sua formação como sujeito, como indivíduo.
Quando Kaspar é retirado do cativeiro, e mesmo
muito tempo depois, já com a linguagem desenvolvida, é possível perceber
através de seu olhar atônito, o espanto, o estranhamento frente à paisagem,
frente às pessoas e suas reações.
Por meio do filme podemos fazer uma reflexão sobre
o papel da cultura e da linguagem em vários aspectos. Para Kaspar Hauser todas
as frases são vazias de significado porque não viveu e experiência da linguagem
nas relações intersubjetivas. A única exceção a princípio era a palavra cavalo
que, para ele, tinha algum significado porque um cavalinho de madeira era sua
única companhia no cativeiro. O vazio de significado que as frases têm para ele
comprova ou demonstram de algum modo o que Habermas postulou a partir da virada
linguística e pragmática e refuta a ideia cartesiana sobre a apreensão mental
do conhecimento e a desvinculação do homem em relação aos outros para chegar a
esse fim. Se a teoria de Descartes se confirmasse, Kaspar conseguiria saber de
todas as coisas, pois o mundo poderia ser conhecido sem a dependência de uma
relação com ele ou com os outros homens.
Disponível em: http://badalo.wordpress.com/2008/04/26/resenha-do-filme-o-enigma-de-kaspar-hauser/
Acesso em: 05 jan. 2012.
Descrição
da Atividade: A turma deve assistir ao filme alemão “O enigma de Kaspar
Hauser”, de 1974,do diretor Werner Herzog e
realizar um debate sobre socialização, associando a teoria ao exemplo do filme.
Kaspar Hauser é
um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a
existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a
sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas
este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real.
"Cada um por si e Deus contra todos" é o título original que o
diretor Werner Herzog tirou de Macunaíma", de Mario de Andrade.
(Jeder für Sich und Gott Gegen Alle, 1974)
• Direção: Werner
Herzog
• Roteiro: Werner
Herzog
• Gênero: Biografia/Drama/Histórico
• Origem: Alemanha
Ocidental
• Duração: 110
minutos
• Tipo: Longa-metragem
Nenhum comentário:
Postar um comentário