SIMULA ENEM DE SOCIOLOGIA
COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES (CNDL)
PROF. EDENILSON
PRIMEIRA
SÉRIE
1.
(Unicentro 2012) A vida política não acontece apenas dentro
do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em
organismos legislativos e governamentais. O que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse
esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os
bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser
realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política.
GIDDENS, A. Sociologia.
4. ed. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre : Artmed, 2008.
Há um tipo comum de atividade política não
ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum
através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de
a) interação social.
b) mobilidade lateral.
c) movimento social.
d) princípio preventivo.
e) movimento de acomodação urbana.
2.
(Enem 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais
camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na
sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente
um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades,
dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O
diálogo, o confronto e o conflito têm
sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos
sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das
práticas democráticas. Disponível
em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais
contribuem para o processo de construção democrática, porque
a) determinam o papel do Estado nas
transformações socioeconômicas.
b) aumentam o clima de tensão social na
sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento das
demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da
sociedade em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de valores éticos pelos
órgãos do Estado.
Gabarito:
Resposta
da questão 1: [C]
Boa questão. As lutas
políticas nas sociedades democráticas contemporâneas têm-se feito não somente
nas esferas institucionais, mediante a burocracia e os poderes instituídos, mas
também através da mobilização e atuação popular. Tais atividades populares são
chamadas de movimentos sociais e buscam defender demandas legítimas de grupos
minoritários na sociedade. É na força do coletivo que os movimentos sociais são
capazes de aparecer e defender os seus interesses.
Resposta
da questão 2: [C]
As ONGS – Organizações Não
Governamentais – também conhecidas como Terceiro Setor agrupam agentes sociais
que não são integralmente representados pelas instituições governamentais.
SEGUNDA
SÉRIE
1. (G1) Um dos conceitos mais
importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia. Em relação a ele, é correto
afirmar que:
a) a ideologia seria a
representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições
sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho
manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida
pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da
prática, da vida real;
d) a ideologia era um elemento
que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria
determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e
social das sociedades humanas;
resposta da questão 1:[C]
2. (UEL – 2007) “O homem político poderia ser ele mesmo.
Autenticamente. Ele prefere parecer. Ainda que lhe seja preciso simular ou
dissimular. Compondo um personagem que atraia atenção e impressione a
imaginação. Interpretando um papel que é por vezes um papel composto. De modo
que, recorrendo a um vocabulário colhido no teatro, fala-se em ‘vedetes’,
outrora em ‘tenores’, sempre em ‘representação política’”.
Fonte: SCHWARTZENBERG, R. O Estado Espetáculo.
Tradução de Heloysa de Lima Dantas, Rio de Janeiro-São Paulo: Difel, 1978, p.
7.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os temas Indústria
Cultural e Política, é correto afirmar:
a) Na atualidade, a arte de dissimular dos políticos está cada vez
menos evidente e, com base nela, os eleitores escolhem seus candidatos.
b) Através da imagem construída pelo candidato se pode distinguir
claramente sua ideologia.
c) Na era das comunicações, o indivíduo torna-se cada vez mais
informado, portanto, mais imune à propaganda, inclusive à propaganda política.
d) No Brasil, a indústria cultural torna manifestações como o teatro,
a literatura, a música popular e as artes plásticas, livres de qualquer traço
de mediocridade por ter conotação ideológica.
e) A indústria cultural repousa sobre a produção de desejos, imagens,
valores e expectativas, por isso somos cada vez mais suscetíveis à propaganda
política.
resposta da questão 2:[E]
O estudante é levado a refletir
sobre como se comportam os políticos para relacionar a propaganda política com
manipulação exercida pela indústria cultural. Nesse sentido, somente a
alternativa [E] é correta.
3. (UEL) “Tudo indica que o termo
‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do
esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos
em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos
segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande
medida determinam esse consumo”.
(ADORNO, Theodor W. A
indústria cultural. In:
COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 92.)
Com base no texto acima e na
concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto
afirmar:
a) Os produtos da indústria
cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas.
b) Os produtos da indústria
cultural afastam o indivíduo da rotina do trabalho alienante realizado em seu
cotidiano.
c) A quantidade, a diversidade e
a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a
formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.
d) A indústria cultural visa à
promoção das mais diferentes manifestações culturais, preservando as
características originais de cada uma delas.
e) A indústria cultural banaliza
a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo
das massas.
resposta da questão 3:[E]
4. (UEM 2008 - adaptada) Leia o texto a seguir:
“A imprensa, o rádio, a
televisão, o cinema são indústrias ultra-ligeiras. Ligeiras pelo aparelhamento
produtor, são ultra-ligeiras pela mercadoria produzida: esta fica gravada sobre
a folha do jornal, sobre a película cinematográfica, voa sobre as ondas e, no
momento do consumo, torna-se impalpável, uma vez que esse consumo é psíquico.
Entretanto, essa indústria ultraligeira está organizada segundo o modelo da
indústria de maior concentração técnica e econômica. No quadro privado, alguns
grandes grupos de imprensa, algumas grandes cadeias de rádio e televisão,
algumas sociedades cinematográficas concentram em seu poder o aparelhamento
(rotativas, estúdios) e dominam as comunicações de massa. No quadro público, é
o Estado que assegura a concentração.”
(MORIN, Edgard. “A
indústria cultural” In: FORACCHI, Marialice Mencarini & MARTINS, José de
Souza (org.). Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio
de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p.300).
Tendo como referência o texto e
seus conhecimentos sobre a temática da “indústria cultural”, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) A indústria cultural consegue
conjugar organização burocrática, que visa à produção padronizada e em larga
escala de seus produtos, com individualização e novidade desejadas pelos
consumidores.
b) A produção cultural de massa
procura transformar a cultura em mercadoria, nivelando os valores e os padrões
estéticos de boa parte dos consumidores.
c) Na indústria cultural, há um
desequilíbrio entre interesses econômicos, domínio da técnica, organização
burocrática e exercício da criatividade.
d) A indústria cultural,
diferentemente de outros ramos da produção industrial, não visa ao lucro. Seus
produtos são comercializados a preço de custo e seu consumidor não é tratado
como “cliente” e sim como fã ou colecionador.
e) O ritmo ligeiro da indústria
cultural tem como resultado a produção em série, de baixo custo e possível de
ser acessada por boa parte da população.
Resposta da questão 4:[D]
5. (Uel
2009) Observe a charge a seguir.
Disponível:http://framos.wordpress.com/2008/03/06
De acordo com a charge:
a) Populações menos desenvolvidas
intelectual e culturalmente são mais felizes quando dominadas por aqueles com
maior poderio militar.
b) Indivíduos de países
socialmente atrasados temem a ingerência estrangeira em seus territórios por
não compreenderem o seu caráter civilizador e humanitário.
c) Os novos mecanismos de
dominação de um país sobre o outro combinam violência com consentimento, pelo
uso, também, de diversos instrumentos ideológicos.
d) As intervenções militares
representam o melhor caminho para a garantia da liberdade de pensamento e o
princípio de autodeterminação dos povos.
e) É inviável, no mundo moderno,
a implantação de regimes democráticos sem o uso da força bruta, praticada, em
geral, com moderação, por parte da nação que se apossa de determinado
território.
Resposta da questão 5:[C]
A charge faz referência à forma
de dominação tradicional, por meio da força militar. Entretanto, ao invés de
haver a presença de soldados, o que existe são caricaturas de personagens da
Disney, que utilizam como armamento latas de coca-cola, televisores conectados
à CNN, além de materiais da Texaco, Shell, IBM e bandeiras do McDonald’s e da
Microsoft. Assim, o que a charge transmite é a ideia de um novo tipo de
dominação, marcado pela presença de marcas, de produtos culturais e
tecnológicos. Em suma: dominação pela presença de produtos ideológicos. Sendo
assim, somente a alternativa [C] é correta.
(UNESP) Leia o texto para
responder às questões de números 6
a 8.
"Na medida em que nesse
processo a indústria cultural inegavelmente especula sobre o estado de
consciência e inconsciência de milhões de pessoas às quais ela se dirige, as
massas não são, então, o fator primeiro, mas um elemento secundário, um
elemento de cálculo; acessório da maquinaria. O consumidor não é rei, como a
indústria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria,
mas seu objeto. O termo mass media, que se introduziu para designar a
indústria cultural, desvia, desde logo, a ênfase para aquilo que é inofensivo.
Não se trata nem das massas em primeiro lugar, nem das técnicas de comunicação
como tais, mas do espírito que lhes é insuflado, a saber, a voz de seu senhor.
A indústria cultural abusa da consideração com relação às massas para reiterar,
firmar e reforçar a mentalidade destas, que ela toma como dada a priori e
imutável. É excluído tudo pelo que essa atitude poderia ser transformada. As
massas não são a medida mas a ideologia da indústria cultural, ainda que esta
última não possa existir sem a elas se adaptar."
Heteronomia: contrário de
autonomia
(Theodor W. Adorno. A indústria cultural. In:
Cohn, Gabriel (org.).Theodor W. Adorno. São Paulo, Ática, 1996)
6. De acordo com o filósofo alemão Adorno, pode-se afirmar
que
a) há notável descontinuidade e heterogeneidade entre tempo
de trabalho e tempo livre.
b) não é verdade que os meios de massa sejam estilística e
culturalmente conservadores.
c) os meios de comunicação de massa apresentam indiscutível
potencial revolucionário.
d) ao adaptar-se aos desejos das massas, a indústria
cultural apresenta inegável potencial democrático.
e) a indústria cultural é moldada pela racionalidade
instrumental.
resposta da questão 6: [E]
7. Adorno pertenceu ao seguinte movimento filosófico:
a) existencialismo.
b) teoria crítica.
c) epicurismo.
d) estruturalismo.
e) empirismo.
resposta da questão 7 :[B]
8. De acordo com Adorno,
a) o termo mass media é adequado para designar o
fenômeno da indústria cultural.
b) a indústria cultural apresenta indiscutível potencial
emancipador.
c) a indústria cultural não é ideológica.
d) o consumidor cultural existe em estado de heteronomia.
e) o consumidor cultural existe em estado de autonomia.
resposta da questão 8:[D]
9. (CNDL) Qual é a influência de
meios de comunicação de massa, como a TV, sobre uma sociedade? Como as pessoas
são mobilizadas a acompanharem um noticiário como se estivessem assistindo a
uma telenovela, como ocorreu no recente caso da morte da menina Isabella
Nardoni?
Os primeiros filósofos que
detectaram a dissolução das fronteiras entre informação, consumo,
entretenimento e política, ocasionada pela mídia, bem como seus efeitos nocivos
na formação crítica de uma sociedade, foram os pensadores da Escola de
Frankfurt.
A chamada Escola de Frankfurt marcou a Filosofia da primeira
metade do século XX, tendo como temática chave a(o):
a) desestruturação das ideias herdadas do materialismo
histórico.
b) crítica da indústria cultural e do capitalismo.
c) reestruturação do socialismo francês do século XIX.
d) dilema entre a ética e as políticas públicas liberais.
e) crítica da razão em moldes pós-estruturalistas.
resposta da questão 9:[B]
10. (UENP 2009) Leia atentamente o poema, intitulado Eu,
etiqueta, de autoria de Carlos Drummond de Andrade:
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Não sou – vê lá – anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
Hoje sou costurado, sou tecido,
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrina me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O poema faz referência direta ao conceito de cultura de
massa, que segundo Adorno é uma forma de controle da consciência pelo emprego
de meios como o cinema, o rádio ou a imprensa.
b) De acordo com a Escola de Frankfurt o surgimento da
cultura de massa, em meados do século passado, deveu-se em grande parte ao
desenvolvimento do projeto iluminista que desencadeou uma crise ética e
epistemológica dando origem por fim a já referida cultura de massa.
c) A Revolução Industrial não foi apenas um conjunto de
inovações técnicas, mas uma forma de dominação e controle do tempo do
trabalhador, essa dominação se dá por meio da disciplina e da indústria
cultural.
d) O produto da indústria cultural não pode ser considerado
arte em sentido estrito, já que ela tende a padronização, a ausência de
conteúdo, e o apelo ao mercado.
e) A cultura de massa tem o papel de difundir por meio do
mercado as culturas regionais, contribuindo para a emancipação do homem.
resposta da questão 10: [E]
TERCEIRA
SÉRIE
1. (PITÁGORAS) Leia o trecho da matéria de Glória Tupinambás
publicada no Jornal Estado de Minas em 02/03/2011.
BH INICIA OBRAS
ELEITAS PELO PROGRAMA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Está dada a largada para 28
obras do Orçamento Participativo (OP) em Belo Horizonte. Ordem de serviço
assinada na tarde de terça-feira pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) determina
o início imediato dos trabalhos em oito regionais da capital. Os empreendimentos,
orçados em R$ 29 milhões, só não incluem a Região Leste, cujas demandas farão
parte de uma segunda etapa do OP, prevista para ser lançada nos próximos
meses. Às 28 intervenções se somam a um total de 44 construções em andamento
ligadas ao OP. O programa ainda tem 266 obras pendentes, à espera de
licitação ou elaboração de projetos.
Mais da metade das obras
anunciadas ontem é de urbanização de ruas, que representam 15 intervenções. O
prazo para o início dos trabalhos é de 10 dias em 12 vias na Regional Nordeste,
11 na Norte, seis no Barreiro, três na Pampulha, cinco em Venda Nova e uma da
Centro-Sul. Os outros empreendimentos preveem a construção de um ginásio
poliesportivo no Bairro Jardim Vitória (Nordeste), praças, campos de futebol
e centros esportivos, implantação de reservas e parques ecológicos e reformas
de Centros de Apoio Comunitário (CACs) e Centros de Convivência de Idosos.
Disponível em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/03/02/interna_gerais,212933/bh-inicia-obras-eleitas-pelo-programa-orcamento-participativo.shtml.
Acesso em: 07/11/2011
|
O programa, criado em 1993, permite que a população ajude a
decidir sobre a aplicação dos investimentos públicos. Esse fato indica que
a) a decisão de onde serão as obras é sempre do governo e
pode contrariar a decisão popular.
b) a participação da população no programa é dispensável, já
que as obras ficam restritas ao papel.
c) o desenvolvimento do Orçamento Participativo é uma forma
de manipulação política partidária.
d) o Orçamento Participativo mostra a fragilidade do Estado,
que recorre à consulta popular para tomar decisões.
e) o Orçamento Participativo é um canal direto para que o
indivíduo exerça a cidadania.
resposta da questão 1:[E]
2. (PITÁGORAS) Leia os textos
seguintes.
Texto I
O ESTADO PARA
MARX
Este Poder Executivo, com a sua imensa organização
burocrática e militar, com a sua complexa e artificial máquina de Estado, (…)
este espantoso organismo parasitário que se envolve como uma rede em torno da
sociedade (…), que permite aos membros da burguesia servirem-se da riqueza
estatal. É um produto da sociedade numa certa fase do seu desenvolvimento. É
a confissão de que essa sociedade se embaraçou numa insolúvel contradição
interna, se dividiu em antagonismos inconciliáveis de que não pode desvencilhar-se
(…).
Disponível em:
http://aquiesta.wordpress.com/2008/08/26/marx-engels-o-papel-do-estado/.
Acesso em 07/11/2011
|
Texto II
Na visão de Weber, o Estado se define como “[...] a
estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio do
constrangimento físico legítimo.” (FREUND, 1987, p. 159).
Dessa forma, de um lado atuaria a racionalização do
direito, consequentemente a especialização dos poderes Legislativo e
Judiciário, voltado para uma política que tem o objetivo de manter a
segurança dos indivíduos (...).
Disponível em:
http://www.consciencia.org/max-weber . Acesso em: 07/11/2011
|
Marx e Weber foram teóricos da
Sociologia que descreveram o funcionamento da sociedade de forma distinta. Com
relação às teorias sobre o Estado, podemos inferir que
a) elas divergem, pois para Marx
o Estado é regulador da sociedade, enquanto para Weber ele exerce a dominação.
b) a teoria de Weber enobrece o
Estado na sociedade pelos benefícios sociais, ao contrário de Marx.
c) os teóricos relatam o Estado
como a mais importante instituição da sociedade moderna.
d) os dois sociólogos têm a mesma
visão enobrecedora do Estado na sociedade moderna.
e) os dois teóricos consideram
que o Estado exerce um processo de dominação sobre a sociedade.
resposta da questão 2:[E]
3. (PITÁGORAS) O uso da violência
é cada vez menos frequente nas sociedades modernas. Segundo o sociólogo alemão
Norbert Elias, a pacificação é uma das características das sociedades
contemporâneas, marcadamente mais "civilizadas". No entanto, ele está
ciente de que a paz é um estado apenas costumeiro, um hábito que por vezes é
deixado de lado. Existem espaços em que a violência é respeitada e mesmo
desejada – caso de alguns esportes, por exemplo. Para além de alguns ambientes
esportivos, existem também aqueles em que a violência é utilizada como
instrumento para a manutenção da ordem estabelecida. Trata-se da violência
praticada por agentes do Estado. Devemos, assim, lembrar as palavras do também
sociólogo Max Weber, que definiu o Estado como a instituição que detém o
monopólio sobre o uso legítimo da força.
ASSINALE a afirmativa que indica
instituições que fazem esse uso legítimo da força em nossa sociedade.
a) A polícia e as gangues
urbanas.
b) Seguranças e grupos de
extermínio.
c) Capangas e seguranças.
d) Seguranças e vigilantes.
e) A polícia e as forças armadas.
resposta da questão 3:[E]
4. (PITÁGORAS) Leia o trecho a
seguir.
Diante de uma situação de
conflito, quando um Estado perde sua ___________, ele inevitavelmente acaba
fazendo uso da ________. É assim que faz valer, reafirma o seu ________. Veja,
por exemplo, o que acontece em muitas das favelas da cidade do Rio de Janeiro
(mas também em outras grandes capitais do país): é a política que faz
prevalecer a sua ordem.
Assinale a alternativa que
APRESENTA os conceitos que completam o trecho de forma adequada.
a) autoridade – força – poder.
b) legitimidade – política –
alcance.
c) legitimidade – guerra –
domínio.
d) autoridade – guerra – comando.
e) força – hierarquia – controle.
resposta da questão 4:[A]
5. (CNDL) O Estado, na visão
marxista, é visto como um instrumento de dominação da classe burguesa. Fazendo
parte da superestrutura da sociedade, ele corresponde a um reflexo desta, o que
acaba por reforçar as estruturas de desigualdade e de opressão da classe
burguesa sobre a classe operária.
Assinale, dentre as opções a
seguir, aquela que contém a definição de Estado mais próxima à de Marx.
a) Instituição que detém o
monopólio sobre o uso legítimo da força.
b) Instituição responsável pela
manutenção da paz no interior de uma sociedade.
c) Instituição de sustentação
ideológica e legal da classe dominante.
d) Instituição racional-legal
responsável pela manutenção da ordem.
e) Instituição que realiza a
universalização do espírito racional.
resposta da questão 5:[C]
6. (UEL) Max Weber, sociólogo
alemão, conceituou três tipos ideais de dominação: dominação legal, dominação
tradicional e dominação carismática. São tipos ideais porque são construções
conceituais que o investigador utiliza para fazer aproximações entre a teoria e
o mundo empírico.
Leia a seguir o trecho da Carta
Testamento de Getúlio Vargas:
Sigo o destino que é imposto.
Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros
internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de
libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei
ao governo nos braços do povo.
(VARGAS, G. Carta Testamento. )
Disponivel em: http://www.cpdoc.fgv.br/dhbd/verbetes_htm/5458_53.asp.
Acesso em: 17 nov. 2007.
Com base nos conhecimentos sobre
os tipos ideais de dominação e levando em consideração o texto citado e as
características históricas e políticas do período, assinale a única alternativa
que apresenta a configuração correta do tipo de dominação exercida por Getúlio
Vargas.
a) Dominação carismática e
tradicional.
b) Dominação tradicional que se
opõe à dominação carismática.
c) Dominação tradicional e legal.
d) Dominação legal e carismática.
e) Dominação legal que reforça a
dominação tradicional.
resposta da questão 6:[A]
7.
(Uema 2012) A questão da corrupção está em evidência e
aumenta o desencanto com a política. Considerada como um dos maiores males da
democracia, suas consequências são nefastas. Shakespeare, em “Medida por
medida”, destacou essa problemática, conforme o fragmento abaixo:
Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair
em tentação. Não posso negar que não se encontre num júri, examinando a vida de
um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais culpados do que o
próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera daquilo que descobre.
Que importa as leis que ladrões condenem ladrões?
SHAKESPEARE, W. Comédias
e sonetos. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.
Assinale a alternativa que expressa o
sentido da corrupção política.
a) Uso do poder público para proveito, promoção
ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, constituindo
violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral.
b) Utilização da violência nua para impor
autoridade e auferir benefícios particulares. As vantagens obtidas se apoiam no
poder dos dominantes e no uso da arbitrariedade.
c) Fenômeno político baseado na capacidade
simbólica de exercer ascendência sobre os outros, utilizando expressivamente a
coação.
d) Fenômeno que coloca todos em nível de
igualdade – vendedores e compradores – com a finalidade de promover a troca de
bens serve de elemento regulador das relações entre os indivíduos.
e) Fenômeno político que induz a um benefício
ou direito desfrutado por indivíduos, partilhado pela generalidade das pessoas.
Resposta da
questão 7:[A]
A corrupção é bem
definida na alternativa [A]. A corrupção não necessariamente está relacionada
com a violência. Ela corresponde à apropriação particular de um bem que é
público, violando leis e condutas reconhecidamente morais e resultando em um
prejuízo (simbólico, financeiro ou material) à coletividade.
8. (Enem 2010) Judiciario
contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzman Tapia
As cortes de apelação rejeitaram mais de
10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais
militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou
definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal
na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes
estatais ficassem impunes.
Disponível em: http://www.cartamaior.com.br.
Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).
Segundo o texto, durante a ditadura
chilena na década de 1970, a
relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela
a) preservação da autonomia institucional entre
os poderes.
b) valorização da atuação independente de
alguns juízes.
c) manutenção da interferência jurídica nos
atos executivos.
d) transferência das funções dos juízes para o
chefe de Estado.
e) subordinação do poder judiciário aos
interesses políticos dominantes.
Resposta
da questão 8:[E]
Apenas a alternativa E está
correta e demonstra um caso no qual a separação dos poderes – teoria
desenvolvida por Montesquieu – não funcionou plenamente, ocasionando justamente
o que se pretende evitar ao se adotar tal mecanismo: o abuso do poder. A
separação de poderes ajuda a controlar os arbítrios dos governantes ao colocar
“freios” em suas ações. Para isso, entretanto, os poderes (Executivo,
Legislativo e Judiciário) devem ser autônomos, não podendo sofrer influências
de quaisquer grupos econômicos, políticos ou sociais. No caso das ditaduras, a
separação dos poderes serve somente para passar certa legitimidade ao regime,
pois o executivo se sobrepõe e faz prevalecer seus interesses. Embora seja
costume nos inícios de ditaduras o fechamento do Legislativo e do Judiciário,
com o tempo estes são reestruturados de forma a dar apoio ao regime estabelecido.
9. (Unioeste 2009) De acordo com o Art. 44 da Constituição Federal, o Poder Legislativo é
exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados (com
representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos
Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da União (órgão que
presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização
externa). Com base na Constituição Federal é correto afirmar que
a) uma das atribuições do Congresso Nacional é
nomear Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal e o
Procurador-Geral da República.
b) é da competência do Congresso Nacional
processar e julgar ações de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo
federal ou estadual.
c) é da responsabilidade do Congresso Nacional
zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância
aos direitos assegurados na Constituição Federal, promovendo as medidas
necessárias a sua garantia.
d) cabe ao Congresso Nacional elaborar as leis
e proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e
patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta.
e) cabe ao Congresso Nacional sancionar,
promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos
para sua fiel execução.
Resposta da
questão 9: [D]
As alternativas
[A] e [E] dizem respeito a atribuições do Poder Executivo, que no caso da
Federação Brasileira é exercido pela Presidência da República. As alternativas
[B] e [C] dizem respeito ao Poder Judiciário, que é exercido pelo Supremo
Tribunal Federal e pelo Ministério Público. A única alternativa que apresenta
atribuições próprias do Poder Legislativo e do Congresso Nacional é a [D].
10. (Uel 2007)
De acordo com Norberto Bobbio, “ao lado do problema do fundamento do poder, a doutrina clássica do
Estado sempre se ocupou também do problema dos limites do poder, problema que
geralmente é apresentado como problema das relações entre direito e poder (ou
direito e Estado)”.
Fonte: BOBBIO, N. Estado,
Governo e Sociedade: para uma teoria geral da política. Tradução de
Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2000, p. 93-94.
Os limites do
poder no Estado democrático de direito moderno são estabelecidos:
I. Pela autonomia
constitucional entre os poderes judiciário, legislativo e executivo.
II. Por normas
legais, definidas por processos legítimos, que regulam e estabelecem direitos e
deveres tanto para governantes quanto para os indivíduos na sociedade.
III. Por normas
legais que subordinam os poderes judiciário e legislativo ao poder executivo e
asseguram a prevalência dos interesses do partido majoritário.
IV. Por normas
legais que assegurem que todos os cidadãos tenham garantias individuais mínimas,
como o direito à defesa, direito a ir e vir e direito a manifestar suas
opiniões.
A alternativa que
contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e III
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) I, III e IV
Resposta da
questão 10: [D]
A separação de
poderes na nossa democracia contemporânea tem origem na filosofia política de
Montesquieu, segundo seu sistema de freios e contrapesos. Para o filósofo, os
poderes deveriam ser autônomos entre si, gerando um sistema de controle mútuo
entre eles. Desta forma, seriam evitadas arbitrariedades e formas tirânicas de
governo. Ao mesmo tempo, encontramos na constituição contemporânea fortes
elementos do Liberalismo de John Locke, que enxerga o Estado como o garante dos
direitos naturais do homem, tais como o direito à vida e à propriedade. Mas
graças ao princípio de cidadania, percebemos que os cidadãos não possuem
somente direitos, mas também deveres para com a comunidade política na qual ele
é inserido. Portanto, somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
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