sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cultura e diversidade cultural

Roteiro de estudos: Cultura e diversidade cultural
Foto: Você sabe usar os pronomes demonstrativos? 

Leia estas dicas: http://bit.ly/1cbLVDe
Lista nº 1 - Segundo Ano Ensino Médio (2014)


1. (Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
a) reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.


Resposta:[D]

2. (Ufpa 2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar:
a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos.
b) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas.
c) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais.
d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material.
e) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira.


Resposta:[A]

3. (Ufpa 2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto afirmar:
a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas.
b) As condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos.
c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região.
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais.
e) A atual população humana presente na Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo do que tem ocorrido com a totalidade da população brasileira, a partir da miscigenação de povos oriundos do próprio continente americano.


Resposta:[D]


4. (Upe 2012) Observe a charge a seguir:

 

Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade
a) é composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.  
b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
c) é constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
d) é a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
e) pode ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas.


Resposta:[B]

5. (Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.

Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.


Resposta:[B]

6. (Interbits 2012) Leia o trecho da música Canto para minha morte, de Raul Seixas.
Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976.

Podemos dizer que a morte corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de abordá-la. Sobre a forma como a sociologia aborda o tema, assinale a alternativa CORRETA.
a) A morte é a parte essencial da vida. Entretanto, a sociologia está comprometida em fazer com que a morte violenta deixe de existir.
b) A sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.
c) Não é a sociologia, mas a medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte.  
d) A sociologia está preocupada em fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o assassinato e o genocídio.
e) Todas as sociedades possuem medo da morte. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de controlar esse medo.


Resposta:[B]


7. (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.  
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.


Resposta:[C]

8. (ENEM 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto a o aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.


Resposta:[C]



9. (Ufu 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como
a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.


Resposta:[C]


10. (Unicentro 2011) No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil.

Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,
a) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
b) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
c) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
d) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
e) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.


Resposta:[C]




11. (COLÉGIO PEDRO II) Sobre o pessimismo racial do fim do século XIX no Brasil, pode-se afirmar que:
A) identificava, como característica da “população de cor”, a propensão ao comportamento desviante.
B) defendia a imigração europeia como solução para o problema da mestiçagem.
C) associava o suposto atraso cultural brasileiro à mistura de raças.
D) apresentava o mulato como símbolo do caráter nacional brasileiro.
Unidade 1 – Sociologia: estudo das sociedades humanas

resposta:[C]


12. (COLÉGIO PEDRO II) A ideia de que não existe racismo no Brasil tem sido contestada por parte da literatura especializada  sob a alegação de que estaria baseada em uma ideologia conhecida como:
A) mito da democracia racial.
B) dilema racial brasileiro.
C) ideologia do branqueamento.
D) tese do mercado de trabalho segmentado.

resposta:[C]

13. (UFPA)  A Cultura Popular corresponde às práticas cultivadas de maneira tradicional porque:
(A) Está relacionada à tradição oral, coletiva e, muitas vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu ambiente.
(B) Atinge simultaneamente as pessoas pelos meios de comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos programas de rádio.
(C) Sua forma de difusão é a escrita, repassada de geração a geração desde tempos remotos.
(D) Representa a cosmovisão das classes tradicionalmente dominantes.
(E) É comercializada e consumida em larga escala devido às atuais técnicas de reprodução.



resposta:[A]

14. (UEL)  Leia o texto a seguir.


Kino ouviu a leve batida das ondas da manhã na praia. Como era bom... Tornou a fechar os olhos para escutar a música dentro dele. Talvez só ele fizesse isso, talvez todos os homens da sua raça também fizessem. Tinham sido em outros tempos grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o que viam, pensavam, faziam ou ouviam virava cantiga. Era assim havia muito, muito tempo. As cantigas haviam ficado e Kino as conhecia, mas não havia cantigas novas. Não era que não houvesse cantigas pessoais. Naquele momento mesmo, havia na cabeça de Kino uma cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar voz aos seus pensamentos, iria chamar-lhe a Cantiga da Família.
(STEINBECK, J. A Pérola. São Paulo: Circulo do Livro, p. 8.)

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
b) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
c) A música é o ponto de partida da formação de um povo, pois é a partir do momento em que os homens compõem e transmitem sonoramente suas ideias que passam a ter cultura.
d) São indivíduos isolados cujos valores se desenvolvem com independência em relação à base material que têm diante de si que constituem o ponto de partida para a formação da cultura de um determinado povo.
e) Certas raças não conseguem se desenvolver culturalmente, razão pela qual se limitam a exprimir sua história pela música em vez de o fazerem pela linguagem.



resposta:[A]


15. (UEM) Considerando o papel das sociedades indígenas no processo de formação da diversidade étnica brasileira, assinale o que for correto.

01) O trabalho nessas sociedades é marcado por três elementos básicos: relações de parentesco, obrigações rituais e míticas e falta de separação entre atividades produtivas e lúdicas.
02) Para além da diversidade de comunidades, de grupos e de nações indígenas, é possível identificar o “índio brasileiro” como portador de uma identidade étnica única.
04) As populações indígenas gastam pouco tempo executando tarefas voltadas à satisfação de suas necessidades materiais e sociais, porque são naturalmente mais vagarosas.
08) O contato interétnico entre índios e brancos, durante o processo de colonização da sociedade brasileira, provocou o genocídio de diversas populações indígenas, revelando que essas relações foram reguladas pela violência.
16) As posturas colonialistas partiam da oposição entre “primitivos” e “civilizados”, o que fez que a contribuição dos povos indígenas ao processo de formação da sociedade brasileira fosse identificada como sinal de atraso.

resposta: 25

16. (UFU 2009) O panorama cultural do Ocidente nas últimas décadas tem sido marcado, entre outros aspectos, pela presença mais acentuada de múltiplos grupos identitários, o que se relaciona às críticas ao projeto da modernidade.

Sobre este fenômeno, é correto afirmar:

a) o surgimento de uma diversidade cultural mais ampla é um fenômeno social que reforça a validade das explicações científicas em torno do determinismo biológico e do determinismo geográfico, os quais embasam as interpretações sobre as variações de costumes entre diferentes grupos.
b) a modernidade ocidental se caracteriza por um projeto político, filosófico e científico de unificação das identidades sociais, princípios estes que são reforçados a partir da segunda metade do século XX em decorrência das mudanças sociais em direção ao multiculturalismo.
c) a valorização da diversidade cultural é uma mudança recente ocorrida no ocidente, que se destaca pela ênfase na homogeneidade cultural, pela defesa dos direitos individuais e pelo combate às políticas de identidade, por entendê-las como forma de naturalização dos costumes.
d) os princípios de diversidade cultural e de valorização das diferenças, com base na multiplicidade de identidades constituídas por marcadores sociais − como, por exemplo, raça/etnia, gênero, sexualidade, faixa etária, e outros − estão presentes na contemporaneidade.
e) a defesa da diversidade cultural implica em modificação de comportamentos, aumento dos preconceitos e da violência cultural contra as culturas hegemônicas.



resposta:[D]


17. (CNDL) Leia o texto a seguir, letra da música “Choppis Centis”, composta por Dinho e Júlio Rasec, integrantes do grupo Mamonas Assassinas, em 1995.


Chopis Centis

Eu dí um beju nela... e chamei pra passear...
A gente fomos no shopping, pra mode a gente lanchá...
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que tava gostchoso, mas eu prefiro aipim.
Quantcha gente, quantcha alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis... é muitcho legalzinho,
Pra levar as namorada e dá uns rolêzinho.
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime
Prá pegar um cinema ver o "xuasineguer",
Tombém o Van "Diaime" (...)

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 5ª edição. p. 50.


A letra da música apresenta alguns aspectos relacionados ao processo de migração e integração de nordestinos nos grandes centros urbanos do país. De acordo com a letra dessa música é INCORRETO afirmar que:

a) nessa canção encontramos a imagem do migrante que se adaptou à grande cidade, podendo ser tanto um jovem recém-chegado à metrópole e contente com suas melhores condições, quanto o jovem filho de um antigo migrante que foi para a cidade grande e nela se fixou e progrediu.
b) a personagem dessa canção manifesta claramente o desejo de retornar para sua terra de origem, devido à sua não adaptação ao padrão de vida metropolitano, e ainda, em razão do preconceito sofrido na cidade grande.
c) a letra não deixa explícito que se trata de um jovem ligado ao processo de mudança de alguma outra região e com condição para a vida urbana, porém há fortes indícios que apontam para isso, como o sotaque com o qual a canção é interpretada.
d) a pronúncia diferenciada de certas palavras, a surpresa com as novidades e, principalmente, alguns versos que aproximam as condições de vida e os hábitos desse jovem aos de milhares de outros migrantes que vivem nas grandes cidades brasileiras.
e) trata-se de um trabalhador da construção civil, que apesar do baixo salário, se sente feliz por passear no shopping center e conseguir adquirir produtos no crediário de uma loja de eletrodomésticos.

Resposta: [B]


18. (Ufu 2009) Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para “mudanças de visual”.


Considerando o enunciado acima e o conceito antropológico de cultura, marque a alternativa correta.

a) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano. 
b) As práticas culturais não são congeladas no tempo, são partes integrantes da história e estão em processo de transformação com a própria história.
c) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças. 
d) As verdadeiras práticas tradicionais não se alteram com o tempo e são reproduzidas da mesma forma como foram originadas.

Resposta: [B]

19. (Ufu 2001) O respeito à diversidade cultural tornou-se consenso entre os cientistas sociais a partir dos estudos realizados em diferentes sociedades. Posteriormente tal atitude foi incorporada como um princípio por órgãos internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas). Porém, os mesmos pesquisadores concluíram também que o respeito à diferença cultural não é a forma comum de os indivíduos atuarem no cotidiano. O etnocentrismo e o racismo são atitudes recorrentes em muitas sociedades.


a) Qual a diferença conceitual entre racismo e etnocentrismo?

Resposta:

Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.

Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceania) se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui.

Racismo:

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.

b) Por que os cientistas sociais e órgãos internacionais entendem que tais práticas são inaceitáveis?

20. (CNDL) Observando a realidade da sociedade brasileira, dê exemplos da cultura de consumo presentes nos dias atuais.

Resposta: A cultura de consumo se manifesta no desejo ilusório que o produto oferece. Compre o cigarro e seja livre; Tome o refrigerante e sinta emoção; Utilize o banco tal e seja único.

21. (Ufpr 2009) A diversidade cultural que esteve presente na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um deles.


Resposta: Pode-se mencionar a diversidade religosa, artística, linguística, etc.

23. (COLÉGIO PEDRO II) O primeiro sociólogo a chamar atenção para a articulação, os efeitos e a função do mito da 
democracia racial na sociedade brasileira foi: 
A) Gilberto Freyre 
B) Florestan Fernandes 
C) Nina Rodrigues 
D) Delgado de Carvalho 



Resposta:[A]

 24. (COLÉGIO PEDRO II) A Ação Griô Nacional representa uma iniciativa concreta, envolvendo ONGs e poder público, no  sentido de promover a aproximação entre educação e cultura. O principal objetivo seria fortalecer a identidade de crianças e jovens brasileiros, sobretudo através de vínculos entre as diferentes gerações, mediados pela tradição do saber popular. Os griôs (“abrasileiramento” da palavra francesa griot, usada por jovens africanos que foram estudar em universidades francesas) são sujeitos que adquiriram conhecimentos de antepassados e os repassam através de mitos, ritos, cantigas, etc. 
(Ministério da Cultura e ONG Grãos de Luz e Griô). 


Dentro dessa perspectiva, a identidade social poderia ser construída tendo como referência a: 
A) cultura de massa, com base nos valores do contraste e da oposição. 
B) cultura de massa, com base nos valores da ancestralidade e da oralidade. 
C) cultura popular, com base nos valores da ancestralidade e da oralidade. 
D) cultura popular, com base nos valores do contraste e da oposição



resposta:[C]

25. (COLÉGIO PEDRO II) Em uma aula da 2ª série do Ensino Médio, a professora de Sociologia utilizou o seguinte fragmento de texto: 
“A África de hoje, assim como a Europa, tem obrigado antropólogos a pensar cada vez mais sobre os extremos e a destrutividade do tribalismo no mundo moderno. Quando a identidade étnica leva ao extremo a lógica da exclusão da comunidade e passa a considerar os outros como totalmente diferentes e inimigos, as possibilidades de destruição pela guerra aumentam perigosamente. Isso porque, sob a influência do pensamento que divide as identidades, o bem e o mal, o nós e os outros em mundos opostos ou entidades metafísicas, o tribalismo adquiriu contornos rígidos e perversos. É o que explica os terrores justificados pela “limpeza étnica”, seja contra os judeus e os ciganos durante a Segunda Guerra Mundial, seja contra os sérvios na Bósnia de 1995.” 
(ZALUAR, Alba. Da Revolta ao Crime S.A. São Paulo: Editora Moderna, 1996. p.21). 

Assinale a alternativa que contém o par de conceitos centrais para a compreensão das relações 
entre etnias diversas: 
A) preconceito/ pena de morte 
B) xenofobia/ preconceito 
C) justiça/ violência 
D) classes perigosas/ status 

resposta:[B]


26. (UFBA) Não resta dúvida que grande parte dos padrões culturais de um dado sistema não foram criados por um processo autóctone, foram copiados de outros sistemas culturais. A esses empréstimos culturais a antropologia denomina difusão. Os antropólogos estão convencidos de que, sem a difusão, não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade. [...] 
(LARAIA, 1999, p. 109).


Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre o processo de difusão
cultural na história da humanidade, pode-se afirmar:
(01) As experiências culturais expressas através de hábitos, tradições e técnicas das diferentes sociedades resultam da troca de informações e de adaptações dos conhecimentos adquiridos entre os povos.
(02) O registro escrito dos hábitos e normas das sociedades humanas representa a forma mais antiga e confiável difundida entre as sociedades.
(04) As sociedades ditas ágrafas preservam a memória de sua cultura através da tradição oral, cultivada pelos contadores de histórias.
(08) A descoberta da imprensa no Ocidente, no século XV, representou a primeira experiência bem
sucedida de garantir, pela escrita, a difusão cultural.
(16) O controle da comunicação impressa — jornais, panfletos, livros, entre outros — pelo Estado Absolutista e pela Igreja, até o século XIX, representou uma forma de limitar a circulação de novas idéias que viessem ameaçar o contexto cultural legitimado por aquelas instituições.
(32) A moderna tecnologia aplicada aos meios de comunicação anulou teorias culturais, eliminou diferenças e extinguiu tradições antigas, praticadas em diversas regiões do globo.



resposta:[21]


27. (GPI) Os estudos antropológicos dedicam-se especialmente às análises culturais  e, para tanto, foram necessárias conceituações e formulações teóricas. 
Considerando esse panorama, explique com suas palavras: 
(A) Etnocentrismo.
(B) Relativismo cultural

resposta:
a) Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

b) O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.




28. (MARISTA) Acerca do etnocentrismo, é INCORRETO afirmar que 
a) É categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas. 
b) Seu poder de explicação sobre as diferenças culturais está assegurado pela percepção do “outro” centrada  no “eu”. 
c) Expressa uma apreensão, no plano do pensamento, da tendência que os grupos possuem de colocarem seus  valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo. 
d) O barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao “outro”. 


resposta:[A]


29. (MARISTA) O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão 
para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina 
a) Etnocentrismo. 
b) Egocentrismo. 
c) Heterocentrismo. 
d) Heliocentrismo.
e) Geocentrismo.




resposta:[A]



30. (UFU) "A ideia de que os brasileiros são preguiçosos, não é, de modo algum, estranha à cultura do país. O herói nacional sem caráter, Macunaíma, retratado pelo modernista Mário de Andrade, vivia a falar de sua própria preguiça. São também parte desse patrimônio simbólico a ideia de indolência indígena e a crença na inferioridade da mestiçagem e nos efeitos negativos do clima tropical sobre o trabalho. Nada disso, no entanto, supera a imagem positiva que os portugueses guardam dos brasileiros, associada à alegria, à cordialidade, à espontaneidade, à amizade, à sociabilidade..." 
FOLHA DE SÃO PAULO, Caderno Especial Brasil 500, Quinta-feira 22 de abril de 1999, p. 4 

Tomando como referência o texto acima, é correto afirmar que 
I) As maneiras de ser, pensar e sentir não são as mesmas para todas as pessoas. 
II) Existe uma única maneira de construir a imagem do povo brasileiro. 
III) Podemos pensar hoje em uma cultura brasileira composta de elementos de todas as origens (indígena, 
africana e europeia). 
IV) A imagem do brasileiro indolente reflete sua incapacidade para explorar as potencialidades do país. 

Selecione a alternativa correta. 
a) II e III estão corretas. 
b) I, II e III estão corretas. 
c) II, III e IV estão corretas. 
d) I, III e IV estão corretas. 


resposta:[D]

31. (INTERBITS)  Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa 
“... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral...” 
WILLIAMS, Raymond, Palavras-chave – um vocabulário de cultura e sociedade, São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 121. 
A partir da definição de cultura apresentada, marque a alternativa INCORRETA. 
a) O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos. 
b) As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas. 
c) As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura. 
d) A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis. 
e) As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo convívio social, permitindo alterações durante tais processos de repasse social.

resposta:[A]



32. (UFU 2007) O humano está situado tanto na classe (de classificação) Natureza quanto na Cultura, já que a Cultura pode ser pensada como parte (compreendida pela) ou modalidade da Natureza. Ou ainda, para outros pesquisadores, a Cultura pode determinar a Natureza. A partir dessas observações, podemos concluir que: 
a) As duas afirmações são igualmente válidas, pois dependem da sociedade à qual se referem. 
b) A partir da segunda afirmação, a Natureza seria uma esfera autônoma da Cultura, mas necessariamente subjugada a ela. 
c) Para ambas as afirmações devemos partir do fato de que Natureza e Cultura, como conceitos, são produtos culturais e históricos. 
d) A distinção entre Natureza e Cultura equivale à distinção entre o aspecto objetivo do mundo e as crenças individuais.



resposta:[C]




33. (G1) Etnocentrismo pode ser definido como 
I- o ponto de vista que toma como referência as maneiras de agir e pensar do próprio grupo, considerando-os melhores e mais corretos. 
II- o princípio da relatividade cultural na interpretação das sociedades. 
III- a visão que parte da diversidade étnico-cultural na análise dos fenômenos da cultura. 
IV- o ponto de vista que considera a própria cultura como modelo para todas as demais. 
a) I, II e IV estão corretas. 
b) I, II e III estão corretas. 
c) II, III e IV estão corretas. 
d) I e IV estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas. 




resposta:[D]

34. (UFU) “Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.” 
LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. 8ª ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. 
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca  das afirmações abaixo. 
I) As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas. 
II) As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao meio ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado. 
III) As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria. 
IV) As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares. 
a) I e II estão corretas. 
b) Apenas I está correta. 
c) I e III estão corretas. 
d) I e IV estão corretas. 
e) III e IV estão corretas. 




resposta:[C]




35. (UFPR) “Uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é patrimônio incontestável do Brasil. 
[...] A mais conhecida das procissões brasileiras é, na verdade, um conjunto de manifestações religiosas e profanas que 
expressam a identidade cultural do povo amazônico.” 
(CARVALHO, Luciana e LIMA, Maria Dorotéa. Dias de alegria e muita fé. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Ano 2, Nº 13, outubro de 2006, p. 40–41.) 
As festas populares, de natureza religiosa ou secular, são um importante fator de sociabilidade. 
a) Tendo como referência o exemplo do Círio de Nazaré, caracterize uma outra festa relevante na herança cultural do Brasil. 
b) Comente o significado da festa selecionada no item anterior para a sociabilidade da(s) comunidade(s) em que ela ocorre tradicionalmente. 



resposta: 
a) Por exemplo, o Bumba meu boi, auto popular brasileiro cuja figura central é um boi que se movimenta e dança rodeado por um grupo de vaqueiros, sendo morto e depois ressuscitado mediante o oferecimento de ouro, gado, fazenda, engenho de cana de açúcar ou moça bonita.
b) O Bumba meu boi ocorre no Brasil e em algumas poucas regiões africanas, levado por imigrantes brasileiros. A integração entre cantadores e, em especial, cantadeiras, com instrumentos próprios da manifestação, associada a apreciadores e curiosos, mantém esta manifestação do folclore brasileiro.



36. (UFU) Considere a definição do conceito de cultura como sistema simbólico, presente na obra Cultura, um conceito antropológico de Roque Laraia (1992).
Identifique as afirmações incorretas, marcando, a seguir, a alternativa correta
I - A cultura é um fenômeno humano, sendo impossível para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os símbolos com a mesma complexidade e diversidade com que o fazem os seres humanos.
II - A cultura é um fenômeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evolução em alguns lugares e sua diversidade dependem da espécie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade.
III - A cultura é um fenômeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biológicos e geográficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente.
IV - A cultura de cada sociedade é formada por sistemas de símbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biológica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano está biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura.


A) I, II e III estão incorretas.
B) II, III e IV estão incorretas.
C) I, II e IV estão incorretas.
D) II e III estão incorretas.



resposta:[D]



37. (UFU) Interprete o texto abaixo.
A produção empresarial da arte “popular” – qualquer que seja a orientação ideológica e política de seus responsáveis – retira-lhe duas dimensões fundamentais.
Alterando data, local de apresentação e a própria organização do grupo artístico, ela transforma em produto terminal, evento isolado ou coisa, aquilo que, em seu contexto de ocorrência, é o ponto culminante de um processo que parte de um grupo social e a ele retorna, sendo indissociável da vida desse grupo. Os gestos, movimentos e palavras, em que pese todo o aperfeiçoamento técnico possível, tendem a perder o seu significado primordial. Eles deixam de ser signos de uma determinada cultura para se tornarem “representações” que “outros” fazem dela. Através de um esforço realizado, em geral, em nome da estética e da didática, “enxugam-se” os eventos artísticos denominados “populares” de características consideradas inadequadas ou desnecessárias, sob o pretexto de revelar-lhes mais claramente a estrutura subjacente.
ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. Coleção
Primeiros Passos nº. 36. São Paulo: Brasiliense, 1990, pp. 19-20.

Identifique a(s) afirmação(ões) teoricamente pertinente(s) e, a partir dela(s), analise os eventos artísticos
das culturas populares. A seguir, marque a alternativa correta.
I - O autor argumenta que os sujeitos da produção e da gestão dos eventos artísticos populares deixam de ser os sujeitos de criação da arte neles contida, ocorrendo, desse modo, uma alteração no processo e nos
sentidos particulares que os engendrou.
II - Ao argumentar que a produção empresarial da arte popular transforma os eventos populares em coisas, o autor quer mostrar a fragilidade simbólica da arte popular, demonstrando o seu desaparecimento inevitável.
III - Os argumentos do autor são improcedentes, pois o folclore manteve inalterados os sentidos dos rituais das culturas populares, graças à alma simples, romântica e lírica do povo brasileiro, sem distinção de sexo, idade, classe, etnia, religião.
IV - O autor não é claro quanto à posição sociológica dos sujeitos da produção, da gestão e da criação da arte popular. Muitas empresas podem produzir, administrar e criar arte popular, se têm a mesma identidade do povo brasileiro.


A) I e IV são pertinentes.
B) I e II são pertinentes.
C) I e III são pertinentes.
D) Apenas I é pertinente.



resposta:[D]


38. (CONTEXTOS HISTÓRICOS) Observe os quadrinhos.

Foto: www.facebook.com/tirasarmandinho

No último quadrinho a fala da personagem expressa:

a) etnocentrismo
b) relativismo cultural
c) intolerância religiosa
d) desprezo à pluralidade cultural
e) aversão à diversidade cultural


resposta:[B]


39. (UESPI) A sociedade de consumo se consolida cada vez mais.  As oportunidades de lazer se multiplicam, e os  shoppings centers ganham espaços nas grandes  cidades. Essas transformações, ocorridas também no  Brasil: 
1) conseguem alterar o ritmo e o modo de vida das  populações urbanas. 
2) promovem o domínio das grandes empresas  internacionais e nacionais no mercado local. 
3) afirmam o poder da tecnologia, deixando a  população menos elitizada sem espaço para a  criação de seus próprios bens de consumo. 
4) criam uma padronização geral de  comportamento, embora o faça sutil e  disfarçadamente. 


 Estão corretas apenas: 
A) 1, 2 e 4 
B) 1, 2 e 3 
C) 2 e 3 
D) 3 e 4 
E) 1 e 4 


resposta da questão 39:[A]

40. (CONTEXTOS HISTÓRICOS) Observe atentamente a seguinte imagem.
Foto

Com base na imagem anterior, explique a importância da diversidade cultural como patrimônio comum da humanidade.



resposta: 
A cultura adquire formas diversas  através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser respeitada e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

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