domingo, 6 de maio de 2012

Atividade sobre o Nepotismo


 Realização de atividade com a temática do Nepotismo

ATIVIDADE 02 (Objetivo: Realizar uma pesquisa sobre famosos casos de Nepotismo, de grandes empresas familiares e de ações no dia a dia)
Assunto: Nepotismo
No livro “Raízes do Brasil”, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Como veremos adiante, descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

Veja alguns casos de nepotismo

Na equipe do governador Jackson Kepler Lago (PDT), há 23 parentes e contraparentes em cargos públicos

20 de agosto de 2008 | 21h 12
Um dos principais casos de nepotismo no Brasil está no Maranhão. Na equipe do governador Jackson Kepler Lago (PDT) há 23 parentes e contraparentes em cargos públicos - entre eles, dois irmãos, quatro sobrinhos, três primos e um genro. Nomeada secretária particular do governador, a primeira-dama Maria Clay Moreira Lago abriga no governo dois irmãos, seis sobrinhos e dois primos. E, primo do governador e chefe da Casa Civil, Aderson Lago pendurou nos cofres maranhenses pelo menos dois sobrinhos.
Um dos exemplos mais recentes é o senador Efraim Morais (DEM-PB), que é pai do deputado Efraim Filho (DEM). Ele demitiu a filha Caroline Morais, de 21 anos, universitária. Mas emprega, ainda, sobrinhos seus e da sua mulher. Efraim diz que são pessoas de sua confiança.
 Outro exemplo que ficou muito conhecido é o de Severino Cavalcanti. Ele presidiu a Câmara por sete meses, renunciando ao mandato de deputado e, por consequência, ao cargo de presidente em setembro de 2005, depois de acusado de supostamente cobrar propina de dono de restaurante em troca de autorização para exploração dos serviços na Câmara. Ele abriu caminho para o nepotismo cruzado, que é a migração de servidores não concursados de um Poder para outro. Sob a proteção e a cumplicidade de chefes de repartições públicas e parlamentares, eles são acolhidos em funções de confiança e não precisam se submeter a processo de seleção porque os cargos disponíveis são comissionados.
 No Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB) emprega seis familiares.
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), empregou quatro familiares em sua gestão com 70 dias de mandato, em 2007: um primo, o ex-cunhado, a ex-concunhada e o ex-marido. Já os três irmãos da governadora eram funcionários concursados do governo do Estado. À época, a governadora alegou não haver nepotismo e disse que, no seu governo, "a competência profissional está acima das relações pessoais". Também o Ministério Público analisou essas contratações e concluiu que Carepa não praticou nepotismo, uma vez que o grau de parentesco do ex-cunhado, ex-concunhada e ex-marido não configuraria a prática. A governadora nem chegou a ser denunciada.
A assessoria da governadora informou ainda que um dos três irmãos, o médico Luiz Roberto Vasconcelos Carepa não ocupa mais cargo em sua gestão e que o primo, Arthur Emílio Aliverti, foi exonerado e depois readmitido a "convite" de secretário  por seu desempenho como assessor especial.

Descrição da Atividade: Deve-se fazer um levantamento de diversos casos de nepotismo, de grandes empresas familiares e de ações do seu dia a dia. Para isso, divida a turma em grupos. Cada grupo deve trazer no mínimo um exemplo de Nepotismo de grande empresa familiar, e cada integrante deve relatar uma ação do dia a dia onde percebe que se encaixa na teoria do homem cordial ou da sociedade cordial.

Charges sobre o Nepotismo 

 


ops...depois de um tempo longe daqui por motivos...ahn...na real, odiei as últimas charges que tinha feito, então nem postei aqui. aliás, adndo precisando repensar meus desenhos e minhas idéias para as charges. mesmo porque, em alguns dias, vou retomar as charges diárias e serial legal fazer algo que eu me orgulhasse minimamente, não?












 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário