Atividade de Sociologia sobre a influência dos meios de comunicação na sociedade
ATIVIDADE
05 (Objetivo: Verificar a influência dos meios de comunicação na sociedade)
Assunto:
Meios
de comunicação e sociedade
Marlon Brando
Disponível em: http://www.comunidademoda.com.br/moda-anos-30
Acesso em: 12 jan. 2012.
Rita Hayworth
Disponível em: http://www.comunidademoda.com.br/moda-anos-30
Acesso em: 12 jan. 2012.
Mídia e o culto à beleza do corpo
Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto
ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a
imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo
coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e
faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora
da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o
corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados
basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980,
onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não é por
acaso que nesse período surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltados
para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos
padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e
projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.
Da mesma forma, podemos pensar em relação à televisão, que
veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de
programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva a pensar que
a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa
todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes
diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de imagens como o cinema,
televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído para isso.
Os programas de televisão, revistas e jornais têm dedicado
espaços cada vez maiores em suas programações, para apresentar novidades em
setores de cosméticos, de alimentação e vestuário. Propagandas veiculadas
nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que não está disponível nas
prateleiras: sucesso e felicidade.
O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca
principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo
modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia
novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e
a indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da “beleza perfeita” e
pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios de comunicação,
a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que
cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas.
Evidentemente que a existência de cuidados com o corpo não é
exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter uma especial
atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados com o corpo não devem ser
de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimas décadas.
Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós a mesmos.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
Acesso em: 12 jan. 2012.
Descrição
da Atividade: Os alunos devem realizar uma pesquisa acerca das mudanças de
comportamento através das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010.
Verificando a influência dos meios de comunicação (principalmente a TV) na
maneira de se vestir, na fala, nos lugares aonde ir, etc. Sempre tentando
associar os meios de comunicação ao comportamento social, devem tentar
verificar onde os meios de comunicação influenciam na sociedade e onde a
sociedade influencia nos meios de comunicação. O trabalho pode ser realizado em
grupo com cada grupo estudando uma década e apresentando para os demais alunos.
Sugere-se a criação de cartazes, banners ou painéis, que possam ser fixados em
algum local da escola.
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