Primeiro Ano
Conteúdo: Unidade 1 : Sociologia:
estudo das sociedades humanas
Questão 38
(UNICENTRO) Considerando-se as
grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que
aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram
superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças
provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução
Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por
completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais
duradouras, que perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo.
Introdução à Sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.
Sobre o surgimento da Sociologia
e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
a) A intensificação da economia
agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e
o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano
nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse
período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo
não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
resposta: [E]
Segundo Ano
Conteúdo: Unidade 1: Cultura e
diversidade cultural
Questão 45
(UNESP) Cada cultura tem suas
virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas
ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar
a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor
de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente
segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua
Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus
vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua
colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie
europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas,
nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus
nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob
esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador
contemporâneo Edgard Morin desenvolve
a) reflexões elogiosas acerca das
consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
b) um ponto de vista idealista
sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
c) argumentos que defendem o
isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
d) uma reflexão crítica acerca do
contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
e) uma defesa do caráter absoluto
dos valores culturais da Revolução Francesa.
Resposta:[D]
Questão 46
(UNIOESTE) O relativismo cultural
é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou
avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam
considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.
Tendo por base o anúncio
transcrito acima, é correto afirmar que
a) relativizar é construir
descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
b) relativizar é uma tentativa de
construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos
dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
c) relativizar é uma defesa da
homogeneidade cultural.
d) é o reconhecimento da unidade
biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar
as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
e) o relativismo defende que
todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao
difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
Resposta:[B]
Terceiro Ano
Conteúdo: Unidade 1: Globalização
Questão 45
(ENEM 2013) Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam
empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima
brasileira
Para competir no mercado
americano
[...]
Pilhas americanas alimentam
eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta
automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da
guerra
Não obtêm visto no consulado
americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
Na canção, ressalta-se a
coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
a) Acirramento do controle
alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas
econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle
informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação
mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo
comercial e descaracterização de identidades nacionais.
resposta:[B]
Questão 46
(PITÁGORAS) "A ordem global
busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares
respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade
[...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano.
Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a
linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus
parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a
cooperação e a socialização com base na contiguidade."
SANTOS, Milton. "A natureza
do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p.
338-339.
Sobre o processo de globalização
tratado acima, assinale a alternativa correta.
a) A cultura é também a base por
meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que
desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.
b) A globalização elimina as
diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da
cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia
cultural.
c) A produção cultural constitui
o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são
igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem
recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.
d) A "sociedade em
rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras
sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de
desigualdades sociais e econômicas.
resposta: [A]
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