sábado, 1 de março de 2014

Lista de questões: Primavera Árabe


Saiba mais sobre a Primavera Árabe

Primavera Àrabe

More PowerPoint presentations from Edenilson

Teste seus conhecimentos sobre a Primavera Árabe
Lista de questões 

1. (G1) Os protestos nessa revolução iniciaram-se em janeiro de 2011, com o objetivo de derrubar o então ditador Hosni Mubarak, o que foi concretizado em menos de um mês. Os rebeldes foram profundamente influenciados por outra revolução realizada em um país próximo, que derrubou o então ditador Zine El Abidini Ben Ali, que se encontrava há 24 anos no poder.

As revoluções a que o texto se refere são, respectivamente:
a) Revolução dos Clérigos, em Bangladesh, e a Revolução dos Trópicos, na China.
b) Revolução de Independência da Bósnia e a Revolta Militar Sérvia.
c) Revolução de Lótus, no Egito, e Revolução de Jasmim, na Tunísia.
d) Revolução da Síria e Revolução Iraniana.


Resposta da questão 1:[C]
Os primeiros protestos, que visaram à derrubada de Hosni Mubarak, referem-se à Revolução de Lótus, também chamada de “Dias de Fúria”, que ocorreu no Egito após a influência da também bem-sucedida Revolução de Jasmim, na Tunísia, concluída um mês antes.


2. (G10 Assinale a alternativa com o nome da primeira das revoltas que marcaram a Primavera Árabe.

a) Revolução árabe
b) Revolução de Lótus
c) Revolução Líbia
d) Revolução de Jasmim
e) Revolução Palestina

Resposta da questão 2:[D]
A primeira revolução que desencadeou as sequências de eventos que deflagraram a Primavera Árabe ocorreu na Tunísia e recebeu o nome de Revolução de Jasmim.



3. (G1) "Primavera Árabe" precisa ser aposentada
Eu acho que agora é oficial: a "Primavera Árabe" precisa ser aposentada. Não tem nada de primaveril acontecendo por lá. O mais amplo, mas ainda vagamente esperançoso, "Despertar Árabe" também já não parece válido, considerando-se tudo o que já foi despertado. E, por isso, o estrategista Anthony Cordesman provavelmente está certo quando afirma que atualmente é melhor falar da "Década Árabe" ou do "Quarto de Século Árabe" – um longo período de instabilidade intranacional e intrarregional, durante o qual a luta tanto pelo futuro do Islã quanto pelo futuro de cada país árabe se misturou em um "choque dentro de uma civilização" [...].
FRIEDMAN, Thomas L. "Primavera Árabe" precisa ser aposentada. Uol Notícias, 13/04/2013. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/thomas-friedman/2013/04/13/primavera-arabe-precisa-ser-aposentada.htm

De acordo com a leitura do texto e com os seus conhecimentos sobre o que se denominou por “Primavera Árabe”, assinale a alternativa incorreta:

a) O autor defende a ideia de que a expressão “Primavera Árabe” não é suficiente para designar as sucessivas revoltas populares no Oriente Médio em razão do caráter duradouro desses movimentos, que se estendem por mais tempo do que uma simples estação do ano.
b) A escolha do autor pela expressão “Década Árabe” se deve ao fato de as revoluções da Primavera Árabe já terem completado dez anos de existência.
c) Ao contrário do que ocorre na Tunísia e no Egito, as revoluções na Líbia e na Síria caracterizam-se pelo confronto militar entre tropas leais aos regimes e os povos rebeldes.
d) Nem todas as revoluções da Primavera Árabe desejam a deposição dos governantes, a exemplo da população do Marrocos, que defende apenas a diminuição dos plenos poderes do Rei Mohammed VI.
e) Percebe-se no texto que o autor preconiza a ideia de que a duração das sucessivas revoluções árabes pode ser maior do que a comunidade internacional imaginava.


Resposta da questão 3:[B]
a) Correta – A ideia de “primavera” se faz em razão da rápida duração e conclusão de uma determinada ação. No caso da “Primavera Árabe”, o período de duração com certeza é maior e, por isso, outra expressão deve ser escolhida para designar as ondas de protestos e revoluções que marcam o mundo árabe.

b) Incorreta – As revoluções árabes ainda não completaram 10 anos de existência. A preferência pela expressão “Década Árabe” se faz pelo fato de tais revoluções serem características da década de 2010.

c) Correta – Tanto a revolução na Líbia, que derrubou o ditador Muammar Kadhafi, quanto a onda de protestos na Síria, que luta pela deposição de Bashar al-Assad, foram marcadas pela ampla repressão do governo e os consequentes conflitos armados nesses países.

d) Correta – Assim como em outros países, não há a exigência da derrocada do líder de Estado, mas a diminuição de seus plenos poderes.

e) Correta – O autor enfatiza que as revoluções andam “vagarosamente” e que, portanto, não podem ser denominadas através das expressões “primavera” e “despertar”, pois tais nomes referem-se a movimentos mais rápidos e passageiros, o que não é o caso.






4. (Enem - 2011) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes:

a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.


Resposta da Questão 4:[E]


Foi por meio das redes sociais que as principais mobilizações se manifestaram. A população jovem, insatisfeita com as condições e características dos regimes ditatoriais, organizaram-se utilizando instrumentos de sites como o Twitter e o Facebook para difundir as suas insatisfações, marcar datas e organizar os protestos que culminaram na derrocada das ditaduras na Tunísia e no Egito.




5. Relacione as colunas, ligando os ditadores que foram alvos das revoluções da Primavera Árabe aos seus respectivos países.

(1) Muammar Kadhafi.
(2) Hosni Mubarak
(3) Ali Abdullah Saleh
(4) Bashar al-Assad
(5) Zine El Abidini Ben Ali.

(  ) Iêmen
(  ) Tunísia
(  ) Líbia
(  ) Egito
(  ) Síria


Resposta da Questão 5:
Sequência correta:

(3) (5) (1) (2) (4)

6. (Terra)  O dia 17 de dezembro de 2010 é considerado o início do movimento: nessa data, o comerciante Mohamed Bouazizi ateou fogo ao próprio corpo, em protesto contra as condições de vida em seu país. O ato motivou uma multidão ir às ruas protestar contra o governo, gerando um movimento incontrolável que se espalhou por diversos países da região. Qual foi o país em que começaram os movimentos que deram origem à Primavera Árabe?

a) Egito
b) Bahrein
c) Tunísia
d) Arábia Saudita
e) Síria


resposta da questão 6:[C]

7. (Terra)  Apenas dois dias depois de Bouazizi atear fogo ao próprio corpo, o então presidente tunisiano, Zine El Abidine Ben Ali, renunciou ao cargo. Pressionado pela grande revolta popular, Ben Ali fugiu para a Arábia Saudita, sendo substituído por um governo provisório. Antes de deixar a presidência da Tunísia, por quantos anos Ben Ali comandou o país?

a) 10
b) 35
c) 7
d) 23
e) 25

resposta da questão 7:[D]

8. (Terra) Após a queda do presidente tunisiano, foi a vez dos egípcios saírem às ruas para protestar contra o governo. Depois de um regime de três décadas, o ditador egípcio não resistiu à pressão de militares e da população, e após 18 dias de violentos protestos, também deixou o poder, em 11 de fevereiro de 2011. Como se chama o ex-presidente do Egito, que deixou o poder nas mãos de militares?

a) Muamar Khadafi
b) Hosni Mubarak
c) Bashar al-Assad
d) Mahmoud Ahmadinejad


resposta da questão 8:[B]

9. Terceiro país a derrubar seu presidente durante a Primavera Árabe, a Líbia enfrentou um processo violento e longo até a queda do ditador Muamar Khadafi. Os protestos populares tomaram as ruas do país e, lentamente, o mandatário líbio foi perdendo apoio de antigos aliados. Entretanto, a resistência governista também se mostrou maior do que na Tunísia e no Egito, sendo necessária a intervenção militar da Otan, que bombardeou as posições do ditador, colaborando com os rebeldes. Em qual ano Khadafi passou a comandar a Líbia?

a) 1969
b) 1980
c) 1975
d) 1995


resposta da questão 9:[A]

10. (Terra) Em outubro de 2011, após meses de uma violenta guerra civil, o mandatário líbio e suas milícias não conseguiram resistir aos conflitos com a oposição, encabeçada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), e a intervenção ocidental comandada pela Otan, fundamental para o processo. Dessa forma, após 10 meses de protestos e cerca de 30 mil mortos, a era Khadafi teve um fim, resultando também na morte do ex-ditador. Como ela ocorreu?

a) Assassinado por ex-aliados descontentes, o ex-presidente foi abatido durante uma emboscada
b) Apesar das suspeitas de envenenamento por parte de sua esposa, a morte do ditador ainda segue sem solução definitiva
c) Milhares de pessoas conseguiram entrar em seu esconderijo, matando Khadafi com diversos tiros
d) No dia 20 de outubro de 2011, Khadafi foi morto e capturado por membros do CNT, tendo seu corpo exibido pelas ruas como um trunfo


resposta da questão 10:[D]

11. (CESGRANRIO) O mundo não vai acabar em 2012. “Que pena!”, dirão os cínicos. Mas, para aqueles que são, em variados graus, mais otimistas, 2012 será um ano de atos de equilibrismo. A Primavera Árabe vai tornar-se outro verão.

SUUKYI, A. Um senso de equilíbrio. The economist/ Revista CartaCapital, São Paulo: Confi ança. O mundo em 2012, n. 677, jan./fev. 2012, p.86.

A expressão Primavera Árabe, empregada no texto, refere-se aos levantes políticos de 2011 ocorridos majoritariamente no

(A)    norte da África

(B)    sudeste da África

(C)    sudeste da Ásia

(D)    nordeste da Ásia

(E)    centro-sul da Europa


resposta da questão 11:[A]

Comentário da questão:

A Primavera Árabe é um conjunto de manifestações populares políticas e sociais, de amplitude e intensidade muito variadas, que ocorreu em diversos países no mundo árabe a partir de dezembro de 2010. A expressão “Primavera Árabe” faz referência à “Primavera dos Povos”, série de diversas revoluções ocorridas na Europa em 1848, com a qual foi comparada. Esses protestos começaram na Tunísia, em 18 de dezembro de 2010, após a autoimolação de Mohamed Bouazizi como forma de protesto contra a corrupção policial e maus tratos. Com o sucesso dos protestos na Tunísia, como um dominó, uma onda de instabilidade atingiu diversos outros países do norte da África e no Oriente Médio, sobretudo a Argélia, Líbia, Egito, Jordânia e Iêmen, de onde resultou a derrubada de quatro chefes de Estado. Vale ressaltar que a grande participação popular nessas manifestações foi possível apenas através do uso de mídias sociais, como o Facebook, Twitter e Youtube, que se tornaram ferramentas-chave para organizar e mostrar ao mundo os eventos ocorridos, apesar de duramente censuradas durante o movimento.

A figura abaixo ilustra a situação dos países envolvidos na Primavera Árabe.
 Primavera Arabe


12. (FEPESE) A morte de um tunisiano de 26 anos, um verdureiro que ateou fogo ao próprio corpo, desencadeou uma série de protestos por diversos países do norte da África e Oriente Médio.


Assinale a alternativa que identifica uma importante razão desses protestos.

a) A pregação das seitas cristãs da proximidade do fim do mundo e da volta do Messias.


 
b) A revolta da população jovem contra a Irmandade Muçulmana que após tomar o poder no Egito ameaçava o governo tunisiano.


 c) A oposição da população, principalmente a mais idosa, aos princípios do Islã, notadamente os relacionados à monogamia e ao politeísmo 
d) A globalização que destruiu osvalores mais caros à juventude islâmica, como a liberdade pessoal e religiosa, bem como a livre associação e o direito à manifestação política.


 
e) A insatisfação da juventude com as restrições à liberdade existentes em muitos países da região.


 


resposta da questão 12:[E]

2- (CESPE/UnB) A ONU afirmou que prepara estoques de comida para 1,5 milhão de pessoas na Síria como parte de um plano de emergência de 90 dias para ajudar os civis que estão carentes de suprimentos básicos após quase um ano de conflito 
Portal G1 – www.g1.globo.com

Com base no texto e nos assuntos a ele relacionado, julgue os itens.


 
1- Os protestos e a guerra civil na Síria objetivam derrubar o ditador Bashar Al Assad e se intensificaram em 2011 no contexto do movimento denominado “Primavera Árabe”.


 
2- Os conflitos atuais representam a mais significativa ameaça ao regime ditatorial implantado pela família do ditador Bashar Al Assad.


 
3- A Síria é o mais forte aliado de Israel na região, o que vem gerando uma reação de desconfiança do Irã e da Palestina contra o governo atual.


 
4- O governo de Bashar Al Saad combate as ações dos grupos fundamentalistas islâmicos, como o Hamas e o Hesbolah.


 
5- A estratégia adotada pela ONU para instar as partes em conflito a depor as armas e buscar um acordo pacífico, tem-se mostrado bem-sucedida no convencimento das partes em relação a um cessar-fogo temporário.


 
6- O Conselho Nacional Sírio, principal força da oposição ao regime de Bashar Al-Assad, tem feito apelos por uma intervenção militar internacional para depor o dirigente sírio e permitir a tomada do poder pelos rebeldes.


 
7- O conflito na Síria inaugurou o processo histórico conhecido como Primavera Árabe.


 
8- As principais causas do conflito atual na Síria incluem a derrubada do regime ditatorial de Bashar Al Assad, no poder desde 2000, e a luta por direitos civis.


 
9- Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, é o atual mediador da Liga Árabe e também da ONU para os conflitos na Síria, entre o regime do presidente Bashar Al Assad e os rebeldes que querem destituí-lo do poder.


 
10-  Ao longo do ano de 2012, a Síria vivenciou uma aguda crise política que culminou com a queda do governo de Bashar al- Assad, e com a ascensão ao poder de forças de oposição apoiadas por China e Rússia.


 



resposta da questão 13:[1-C / 2-C/ 3-E / 4- E / 5- E / 6-C / 7- E / 8-C / 9-E /10-E]

14. (Cespe/UnB – TJ-AL - adaptada) A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio.


 Acerca desse processo político e de suas consequências, julgue os itens.


 

1- Na Líbia, deflagrou-se uma guerra civil que se encerrou com a destituição do general Muammar Kaddafi do poder e a divisão do território do país entre os diversos grupos rebeldes.


 
2- Na Síria, as manifestações populares resultaram na convocação de eleições livres e democráticas no 1.


º semestre de 2012.


 
3- No Egito, as eleições populares foram vencidas pelo candidato da Irmandade Muçulmana, uma organização política de inspiração religiosa.


 
4- Na Tunísia, os protestos se transformaram em uma guerra civil não declarada que já causou a morte de milhares de pessoas.


 
5- No Egito, os jovens voltaram a protestar na Praça Tahir, na capital Cairo, contra as medidas centralizadoras de poder decretadas pelo novo presidente Mohamed Mursi.


 



resposta da questão 14:[1-E / 2-E / 3-C / 4-E / 5-C]

15. (CESGRANRIO) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre os conflitos, analise as informações seguintes. 
1 – Dentro da recente onda de democratização que vem varrendo o Oriente Médio é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos. 
2 – A atual onda de democratização nos países islâmicos é fruto da pressão da ONU e dos EUA para estancar o terrorismo. 
3 – Estudantes muçulmanos através da internet propagaram o movimento de redemocratização nos seus países num gesto de repúdio as ditaduras, ao terrorismo, e ao Islão. 
4 – Fatores econômicos, que resultaram em questões sociais e políticas, são preponderantes para a compreensão da queda das ditaduras muçulmanas. 
5 – a chamada “Revolução do Jasmin” que levou a renúncia do presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, na Tunísia, em 14 de janeiro de 2011, foi desencadeada pelas manifestações populares contra o desemprego e a corrupção do governo. 
6- o estopim da “Revolução do Jasmin” foi a morte de Mohamed Bouazizi, importante político que ateou fogo ao próprio corpo devido suas divergências com o governo. 
7 – o novo foco das crises árabes é a Síria. O presidente Bashar Al Assad vem sendo acusada pelo G-8 de reprimir violentamente os protestos internos. 
8 – Mais um capítulo da chamada “Primavera Árabe” a crise na Líbia sofreu intervenção do Conselho de Segurança da ONU, liderada pela OTAN, e que culminou com a deposição de Muammar Kadafi. 
9 – o governo brasileiro agiu com cautela com a morte de Kadafi, afirmando a necessidade de uma transição democrática segura. 
10- A chamada “Primavera Árabe” parece não ter chegado ao seu fim, como demonstram os processos de transição no Egito, na Líbia  e no Iraque. 


resposta da questão 15:

1-E / 2-E / 3-E /4 –C / 5 – C /6-E / 7-C /8-C / 9- C / 10 - E





Nenhum comentário:

Postar um comentário