P2 de Sociologia –
Primeiro Bimestre
Primeira Série
Conteúdo Programático:
Unidade 1: Sociologia: estudo das sociedades humanas
1. (UFMA) Émile Durkheim
(1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método
sociológico o conceito de:
a) caos social.
b) realidade social.
c) fato social.
d) arrogância social.
e) ganância social.
resposta da questão 1:[C]
Comentário da questão:
O sociólogo francês Émile
Durkheim (1858-1917), tido por muitos
como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro, “As Regras do
Método Sociológico” (1895), que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato
social, pois ele deriva da vida em sociedade, que é caracterizada pelo conjunto
de fatos sociais estabelecidos.
Podemos classificar como fatos
sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros,
maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “coisas”,
exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de
condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de
existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais. No
entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade
pode ser considerado fato social, não é a generalidade que serve para
caracterizar este fenômeno sociológico, mas sim a influência dos padrões
sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos
indivíduos que integram esta sociedade; como exemplo podemos citar o alto
índice de suicídios no Japão, não são apenas fatos individuais e particulares
que levam esses indivíduos ao suicídio, mas toda a cultura e a formação social
daquele país; se considerássemos outra cultura e outros padrões sociais, talvez
esses indivíduos, com as mesmas frustrações particulares, não optassem pelo
suicídio. Este fenômeno pode ser considerado não apenas um fato social, mas
também, um fato psicológico. Fatos sociais não devem ser confundidos com os
fenômenos orgânicos e nem com os psíquicos, que constituem um grupo distinto de
fatos observados por outras ciências.
Características do fato social
Coercitividade – característica
relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma
sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a
cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao
fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes
de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais
são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo
um grupo, ou sociedade.
2. (UFMA) Enumere a segunda
coluna, de acordo com a primeira, relacionando as obras com seus respectivos
autores e em seguida marque a opção que contém a seqüência correta da segunda
coluna.
Primeira coluna
(1) Karl Marx (1818-1883)
(2) Émile Durkheim (1858-1917)
(3) Max Weber (1864-1920)
_____________________________
Segunda coluna
(
) As regras do método sociológico
( ) A
ética protestante e o espírito do capitalismo
( ) O
capital
a) 3, 1, 2
b) 2, 3, 1
c) 1, 2, 3
d) 2, 1, 3
e) 3, 2, 1
Na questão são mencionados os nomes dos três grandes clássicos da Sociologia, em torno dos quais se estruturou esta ciência. Emilé Durkheim que entre outras obras escreveu "As regras do método sociológico", Karl Marx, autor de "O Capital", e fundador do Socialismo Científico, ao lado de Friedrich Engels, e ainda Max Weber que escreveu "A ética protestante e o espírito do capitalismo".
3. (Unioeste 2012) Segundo
Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de
conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua
identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a
Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira
entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
a) a Sociologia se distingue do
senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis,
baseadas em ideias não previstas e não testadas.
b) o pensar sociologicamente
caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus
argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao
conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
c) pensar sociologicamente é não
ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas,
enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
d) o pensamento sociológico se
distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou
seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos
conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do
mundo.
e) um dos papéis centrais
desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou
explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no
campo cientifico.
resposta da questão 3:[E]
Comentário da questão:
A sociologia pretende explicar a
totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja
objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede
com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa
razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e
métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de
compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas
relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente
sociais.
4. (UNIOESTE 2014) Os fenômenos
sociais são objeto de investigação desde o surgimento da filosofia, na Grécia
Antiga, por volta dos séculos VII e VI a.C.; mas a constituição de uma ciência
específica da sociedade remonta apenas ao século XIX. Considerando-se o
enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta as principais causas que
contribuíram para o nascimento da Sociologia na Europa do século XIX.
a) As modificações no modo
vigente de compreender os povos tribais na Europa do século XIX possibilitaram
a constituição da Sociologia.
b) As alterações na mentalidade
religiosa na Europa do século XIX condicionaram o surgimento da Sociologia.
c) As mudanças econômicas,
políticas e sociais que moldaram as sociedades europeias do século XIX geraram
perguntas ('questão social') que demandaram a constituição da Sociologia.
d) As mutações ocorridas na
filosofia e na moral das sociedades europeias do século XVI contribuíram para o
surgimento da Sociologia.
e) As transformações na
sensibilidade estética das sociedades europeias do século XIX favoreceram o
processo de formação da Sociologia.
resposta da questão 4:[C]
Comentário da questão:
O surgimento da Sociologia
durante o século XIX está diretamente relacionado à necessidade de se criar uma
nova ciência que pudesse compreender as transformações econômicas, políticas e
sociais advinda da Revolução Industrial e da Revolução Francesa.
5. (UNESP) “À medida que se foi
estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é
muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela
favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a
sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente,
nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.
(Marx Weber, A Ética
protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125)
De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o
“desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento
do capitalismo a partir da influência da:
a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.
resposta da questão 5:
Comentário da questão:
Max Weber imortalizou a teoria
que mostra a diferença entre as sociedades protestantes - luteranas e
calvinistas - e as sociedades católicas no que diz respeito à ética econômica.
Segundo ele, a teologia protestante liberou o homem para a aquisição monetária.
Para o protestantismo europeu, os homens estariam predestinados, alguns seriam
salvos e iriam para o céu e outros condenados ao fogo do inferno. Isso não
dependia de obras, era uma predestinação. Restava a cada homem procurar um
certo consolo psicológico que o levasse a crer que seria um dos escolhidos.
Essa segurança psicológica era fornecida por uma permanente glorificação de
Deus por meio do trabalho.
6. (UFPR) “O século XVIII
constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o
surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais
que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os
homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.”
(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia.
In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de
Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.
p. 11.)
Que realidades daquela época passaram a constituir um
problema e um objeto da Sociologia?
resposta da questão 6:
Realidades do século XVIII que se
tornaram objeto da sociologia:
* Questão social
– pobreza, urbanização, violência
e desigualdade social;
* Revolução industrial;
* Relações de trabalho
7. (CNDL) Apresente uma definição fundamentada sobre a
Sociologia apontando o contexto histórico de sua origem e mencionando algumas
de suas funções.
resposta da questão 7:
A sociologia é a parte das
ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os
processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
8. (CNDL) Com base em seus conhecimentos sobre o contexto
histórico de surgimento da Sociologia, estabeleça uma relação entre esta
ciência e a Revolução Industrial.
resposta da questão 8:
A Revolução Industrial (tanto a Primeira, na Inglaterra, quanto a Segunda, marcada pela internacionalização do processo fabril) edificou-se dentro de um processo histórico amplo e complexo. Também não é difícil perceber que as novas feições dadas às estruturas sociais a partir da plena industrialização geraram a necessidade da Sociologia para explicar os fenômenos sociais abruptos e contínuos que a industrialização fez emergir.
9. (CNDL) Observe os quadrinhos a seguir.
QUINO. Toda Mafalda.
São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza
e as desigualdades sociais. Essa forma é baseada no senso comum ou no senso
crítico? Justifique sua resposta.
resposta da questão 9:
Os quadrinhos ilustram uma forma
comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais baseada no senso comum pois não apresenta os reais fatores que geram a desigualdade social no capitalismo.
10. (CNDL) Observe os quadrinhos.
Créditos: beckilustras@gmail.com
Com base na observação dos
quadrinhos e em seus conhecimentos sobre as funções da Sociologia, explique o
que significa enxergar além das aparências.
resposta da questão 10:
Enxergar além das aparências é
ver além do senso comum, ou a partir dele, é compreender a essência das coisas,
é desnaturalizar o que a todos parece natural, um olhar de estranhamentos sobre
a realidade, é conhecer com profundidade, ou seja, com base no racionalismo da
investigação científica os mais variados aspectos de nossa realidade.
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