Avaliação de Sociologia Segunda Série
Conteúdo Programático:
Unidade 1: Cultura e diversidade cultural
1. (UFPR 2009) A diversidade
cultural que esteve presente na origem e na formação do Brasil ainda
caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e
comente cada um deles.
resposta da questão 1:
resposta da questão 1:
A diversidade cultural que esteve na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um deles.
Resposta possível: Sotaques, religião, costumes, gastronomia; que refletem a história e a influência da miscigenação.
2. (UFPR) “Uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é patrimônio incontestável do Brasil. [...] A mais conhecida das procissões brasileiras é, na verdade, um conjunto de manifestações religiosas e profanas que expressam a identidade cultural do povo amazônico.”
(CARVALHO, Luciana e LIMA, Maria
Dorotéa. Dias de alegria e muita fé. In: Revista de História da Biblioteca
Nacional, Rio de Janeiro, Ano 2, Nº 13, outubro de 2006, p. 40–41.)
As festas populares, de natureza
religiosa ou secular, são um importante fator de sociabilidade.
a) Tendo como referência o
exemplo do Círio de Nazaré, caracterize uma outra festa relevante na herança
cultural do Brasil.
b) Comente o significado da festa
selecionada no item anterior para a sociabilidade da(s) comunidade(s) em que
ela ocorre tradicionalmente.
resposta da questão 2:
a) Por exemplo, o Bumba meu boi,
auto popular brasileiro cuja figura central é um boi que se movimenta e dança
rodeado por um grupo de vaqueiros, sendo morto e depois ressuscitado mediante o
oferecimento de ouro, gado, fazenda, engenho de cana de açúcar ou moça bonita.
b) O Bumba meu boi ocorre no Brasil
e em algumas poucas regiões africanas, levado por imigrantes brasileiros. A
integração entre cantadores e, em especial, cantadeiras, com instrumentos
próprios da manifestação, associada a apreciadores e curiosos, mantém esta
manifestação do folclore brasileiro.
3. (CNDL) Observe atentamente a seguinte imagem.
Fonte: Facebook
Com base na imagem anterior,
explique a importância da diversidade cultural como patrimônio comum da
humanidade.
resposta da questão 3:
A cultura adquire formas
diversas através do tempo e do espaço.
Essa diversidade se manifesta na originalidade e pluralidade de identidades que
caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de
intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o
gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza.
Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser respeitada
e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
4. (CNDL) Observando a realidade da sociedade brasileira, dê
exemplos da cultura de consumo presentes nos dias atuais.
resposta da questão 4:
Sociedade de consumo, é um termo
utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa
de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo
massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
O conceito de sociedade de
consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de
capitalismo, entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio
entre oferta e demanda através da livre circulação de capitais, produtos e
pessoas, sem intervenção estatal.
Poderiam ser mencionados o
consumo de bebidas (refrigerantes e alcoólicas), o consumismo desenfreado nos
shoppings centers, entre outros.
5. (UFU) O respeito à diversidade
cultural tornou-se consenso entre os cientistas sociais a partir dos estudos
realizados em diferentes sociedades. Posteriormente tal atitude foi incorporada
como um princípio por órgãos internacionais como a ONU (Organização das Nações
Unidas). Porém, os mesmos pesquisadores concluíram também que o respeito à
diferença cultural não é a forma comum de os indivíduos atuarem no cotidiano. O
etnocentrismo e o racismo são atitudes recorrentes em muitas sociedades.
Qual a diferença conceitual entre
racismo e etnocentrismo?
resposta da questão 5:
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de
um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como
referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e
preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico
considerar-se como superior a outro.
Não existem grupos superiores ou
inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento
tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que
residiam nas Américas, na África e na Oceania) se comparado a outro mas,
possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir
diversos problemas que esse grupo "superior" possui.
O racismo é a tendência do pensamento,
ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de
raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de
que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias,
e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são
superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de
opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças
biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos
outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças
superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a
escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que
ocorreram durante toda a história da humanidade.
6. (Interbits 2012) Leia o trecho da música Canto para minha morte, de Raul Seixas.
Qual será a forma da
minha morte?
Uma das tantas coisas
que eu não escolhi na vida.
Seixas, Raul. Canto
para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976.
Podemos dizer que a morte
corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas
formas de abordá-la. Sobre a forma como a sociologia aborda o tema, assinale a
alternativa CORRETA.
a) A morte é a parte essencial da
vida. Entretanto, a sociologia está comprometida em fazer com que a morte
violenta deixe de existir.
b) A sociologia considera que a
morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo
da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.
c) Não é a sociologia, mas a
medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte.
d) A sociologia está preocupada
em fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o
assassinato e o genocídio.
e) Todas as sociedades possuem
medo da morte. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de
controlar esse medo.
resposta da questão 6:[B]
Comentário da questão:
O tema da morte não é de forma
alguma uma discussão atual. Foram muitos os filósofos, historiadores, sociólogos,
biólogos, antropólogos e psicólogos a discutir o assunto no decorrer da
História. Isto porque a morte não faz parte de uma categoria específica; é uma
questão que atravessa a história, é sobretudo uma questão essencialmente
humana. Sendo assim, a sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.
7. (UFPA) A Cultura
Popular corresponde às práticas cultivadas de maneira tradicional porque:
a) Está relacionada à tradição oral, coletiva e, muitas
vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu ambiente.
b) Atinge simultaneamente as pessoas pelos meios de
comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos programas de rádio.
c) Sua forma de difusão é a escrita, repassada de geração a
geração desde tempos remotos.
d) Representa a cosmovisão das classes tradicionalmente
dominantes.
e) É comercializada e consumida em larga escala devido às
atuais técnicas de reprodução.
resposta da questão 7:[A]
Comentário da questão:
Cultura popular, cultura de massa
.Estão relacionadas - Cultura Popular pode ser definida como qualquer
manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o
povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular é o resultado
de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um
complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação
do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento:
crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes,
artesanatos, folclore, etc.
8. (UEL) Leia o texto
a seguir.
Kino ouviu a leve batida das ondas da manhã na praia. Como era bom...
Tornou a fechar os olhos para escutar a música dentro dele. Talvez só ele
fizesse isso, talvez todos os homens da sua raça também fizessem. Tinham sido em
outros tempos grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o que viam,
pensavam, faziam ou ouviam virava cantiga. Era assim havia muito, muito tempo.
As cantigas haviam ficado e Kino as conhecia, mas não havia cantigas novas. Não
era que não houvesse cantigas pessoais. Naquele momento mesmo, havia na cabeça
de Kino uma cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar voz aos seus pensamentos,
iria chamar-lhe a Cantiga da Família.
(STEINBECK, J. A
Pérola. São Paulo: Circulo do Livro, p. 8.)
De acordo com o texto, assinale a
alternativa correta.
a) A cultura se mantém pela
tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de
exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
b) A cultura herdada torna-se
desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os
homens do presente esqueçam seus antepassados.
c) A música é o ponto de partida
da formação de um povo, pois é a partir do momento em que os homens compõem e
transmitem sonoramente suas ideias que passam a ter cultura.
d) São indivíduos isolados cujos
valores se desenvolvem com independência em relação à base material que têm diante
de si que constituem o ponto de partida para a formação da cultura de um
determinado povo.
e) Certas raças não conseguem se
desenvolver culturalmente, razão pela qual se limitam a exprimir sua história
pela música em vez de o fazerem pela linguagem.
resposta da questão 8:[A]
Comentário da questão:
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e
cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em
velocidades distintas nas diferentes sociedades.
9. (CNDL) Observe os quadrinhos a seguir.
Créditos:
beckilustras@gmail.com
No último quadrinho a fala da personagem Armandinho
expressa:
a) etnocentrismo
b) relativismo cultural
c) intolerância religiosa
d) desprezo à pluralidade cultural
e) aversão à diversidade cultural
resposta da questão 9:[B]
Comentário da questão:
A reação da personagem Armandinho denota respeito diante do posicionamento antagônico de seus amigo acerca de questões religiosas conflitantes.
10. (ENEM) Não só de aspectos físicos se
constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no
folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e
manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e
modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos
povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Qual das figuras abaixo retrata
patrimônio imaterial da cultura de um povo?
a) Cristo Redentor.
b) Pelourinho.
c) Bumba-meu-boi.
d) Cataratas do Iguaçu.
e) Esfinge de Gizé.
resposta da questão 10:[C]
Comentário da questão:
Segundo o texto da UNESCO, por
cultura não se entende apenas o plano concreto, como o Cristo Redentor ou a
Esfinge de Gizé, mas também o imaterial, que inclui crenças e idéias. O
Bumba-meu-boi, de tantas variantes regionais, pode assim ser visto como um
aspecto cultural brasileiro.
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