quarta-feira, 12 de março de 2014

Avaliação de Sociologia


PRIMEIRA SÉRIE
Confira a correção da avaliação de Sociologia

1. (CNDL) Observe a imagem a seguir, ela retrata uma situação típica de nossa sociedade.


a) A imagem anterior apresenta símbolos que representam o processo de organização do ser humano em sociedade, identifique-os.

b) Explique por que esses símbolos são necessários para a organização da sociedade.


resposta da questão 1:



a) O aluno poderia mencionar a rua, os carros, os pedestres, as placas de sinalização, a faixa de segurança, a calçada, etc.

b) O processo de intervenção do homem com o objetivo de organizar as relações sociais
.


2. (CNDL) “A sociedade humana é construída a partir da interação entre os homens e o meio em que vivem”. Explique por que essa interação é importante.


resposta da questão 2:

Espera-se que o aluno compreenda a importância da interação da humanidade com o meio estabelecendo intervenções a fim de criar condições que possibilitem uma melhor organização das relações sociais.


3. (UFPR) A sociedade moderna é marcada pela divisão do trabalho. A imagem a seguir mostra um trabalhador executando uma atividade fabril. Comente a imagem, considerando a divisão do trabalho nela representada e as consequências para o trabalhador.



resposta da questão 3:
O candidato deve citar os efeitos da Revolução Industrial sobre a organização do trabalho; a divisão e parcelarização do trabalho  humano na fábrica moderna; a alienação do trabalhador ao capital



4. (UFPR) A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na  sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características?




resposta da questão 4:

Citar a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa e o que significou cada uma delas. Ou seja, a revolução Industrial que modificou radicalmente a organização da produção econômica e a Revolução Francesa que muda radicalmente as relações entre os indivíduos e o poder do Estado.



5. (CNDL) Discorra a respeito da valorização da investigação científica nos estudos sociológicos, a partir da seguinte citação:
“Toda ciência seria supérflua se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”
MARX, K; ENGELS, F. História; (Org.) FERNANDES, Florestan, São Paulo: Ática, 1983.


resposta da questão 5:
Marx, em uma análise sociológica, preconizava que não se deve partir do que os homens dizem ou representam, mas, ao contrário, deve-se partir de seu processo de vida efetivo, ou seja, de homens efetivamente ativos. Marx defende que a ciência não deve ser superficial, valorizando a importância da investigação aprofundada com base na pesquisa científica.



6. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.






resposta da questão 6:[B]

A Revolução Francesa estabeleceu novas formas de organização política, baseada na democracia e nos direitos individuais ou do cidadão. Universalização dos Direitos do Homem. 
A Revolução Industrial inaugurou o processo capitalista de produção com a divisão do trabalho e da maquinaria, no interior do que se conheceu como Manufatura e posteriormente como indústria. 


7. (G1) "A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social "
TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petropólis - RJ,Ed. Vozes: 2002.

Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia é correto afirma que:
a) O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais.
b) Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia.
c) É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa ater seus fundamentos estabelecidos
d) A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
e) É somente com a Revolução Francesa que a sociedade europeia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.


resposta da questão 7:[B]

Comentário da questão:
As revoluções burguesas possibilitaram grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia.



8. (UFU) Dentre os conceitos abaixo apresentados um não pode ser relacionado à Sociologia:
a) É a ciência que estuda as relações entre os indivíduos e a sociedade.
b) É o pensamento científico que analise os problemas sociais oriundos das relações entre as classes sociais.
c) É uma forma de compreensão filosófica dos problemas  sociais, que podem ser percebidos ao longo do processo histórico.
d) É a ciência que analisa as instituições sociais em relação com o ser humano, organizado em sociedade.
e) É uma forma de pensamento científico que busca a compreensão dos fatos sociais.

resposta da questão 8:
A única assertiva incorreta acerca dos objetivos da Sociologia encontra-se na alternativa C, pois está constitui-se num dos objetivos da Filosofia.

9. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.




resposta da questão 9: [C]

A alternativa que apresenta os nomes dos autores clássicos da Sociologia, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx é a C.


10. (PITÁGORAS)
Acesso em: 15 nov. 2012.
Levando em consideração as teorias de Durkheim, a implantação dessas leis que são exteriores à vontade individual podem ser classificadas como
a) ação racional.
b) ação tradicional.
c) anomia.
d) dialética.
e) fato social.


resposta da questão 10:[E]

Comentário da questão:
O fato social é o objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Para Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida. Há, por exemplo, certas correntes de opinião que nos levam, com intensidades desiguais segundo o tempo e os países, ao casamento, ao suicídio ou a uma natalidade mais ou menos forte; estes são, evidentemente, fatos sociais.
Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário