Confira a correção da avaliação de Sociologia (P1 doPrimeiro bimestre)
SEGUNDA SÉRIE
1. (PITÁGORAS) Observe os dois instrumentos de
comunicação que foram e ainda são extremamente utilizados na nossa sociedade: a
carta e o whatsapp. Leve em
consideração suas características e diferenças.
Relacione as diferenças entre os
dois instrumentos de comunicação mostrados acima.
resposta da questão 1:
Os dois instrumentos de comunicação cumprem seu objetivo, mas destacam-se as diferenças: velocidade de comunicação, emprego de tecnologia avançada, utilização da escrita e do teclado, linguagem mais formal e linguagem codificada, entre outros.
2. Que transformações culturais se
observam no mundo atual em decorrência da crescente utilização de mensagens
eletrônicas e, consequentemente, do uso reduzido do instrumento carta?
resposta da questão 2:
Transformação de hábitos de linguagem, comunicação a longas distâncias a baixo custo e em tempo real, mudanças de hábitos das pessoas, tornando-os dependentes da informática, etc.
3. (PITÁGORAS) Observe as
fotografias a seguir. Elas retratam ícones femininos de épocas diferentes.
Que diferenças podem ser
observadas nos padrões de beleza das diversas épocas?
resposta da questão 3:
Em cada época, a cultura determina os padrões de beleza e dos costumes das pessoas. A beleza estética da figura masculina ou feminina já esteve associada à gordura, pois representava as pessoas que viviam na ociosidade e não faziam trabalho braçal. As fotos das modelos e atrizes, ao longo das décadas, demonstram diferenças de hábitos alimentares, nos dias de hoje, provocando um excesso de cuidados com a saúde.
4. (CNDL) Com base na observação
da charge, explique o significado dos seguintes termos:
a) Etnocentrismo.
b) Relativismo cultural.
resposta da questão 4:
a) Etnocentrismo é um conceito da
Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu
grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante
que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da
palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou
pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
Uma visão etnocêntrica demonstra,
por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao
desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em
seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
b) O relativismo cultural é uma
ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o
bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato
considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando
praticado por povos de diferente cultura.
5. (COLÉGIO PEDRO II) Ao longo da
história, podemos destacar alguns estudos sobre raça e etnicidade que
produziram impactos na realidade social, inclusive no cenário acadêmico.
a) Qual a concepção acadêmica de
raça predominante no século XIX?
resposta da questão 5:
a) A concepção acadêmica de raça predominante no século XIX era a do darwinismo social, ou seja, apontando para uma suposta superioridade da raça branca.
b) As implicações sociais e políticas dessa concepção foram o preconceito racial, a exploração dos continentes africano e asiático, o estabelecimento do apartheid na África do Sul, o surgimento de regimes como o nazismo, entre outros.
6. (UFPA) A Cultura Popular corresponde às práticas
cultivadas de maneira tradicional porque:
a) Está relacionada à tradição
oral, coletiva e, muitas vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu
ambiente.
b) Atinge simultaneamente as
pessoas pelos meios de comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos
programas de rádio.
c) Sua forma de difusão é a
escrita, repassada de geração a geração desde tempos remotos.
d) Representa a cosmovisão das
classes tradicionalmente dominantes.
e) É comercializada e consumida
em larga escala devido às atuais técnicas de reprodução.
resposta da questão:[A]
Comentário da questão:
Cultura Popular pode ser definida
como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte,
etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular é o resultado
de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um
complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação
do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento:
crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes,
artesanatos, folclore, etc.
7. (UFU 2012) A estética nas
diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que
individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings,
tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são
algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais
em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se
valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às
vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.
Essa atitude de estranhamento em
relação ao diferente é considerada conceitualmente como
a) preconceito: reconhece no
valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
b) relativização: o outro é
entendido nos seus próprios termos.
c) etnocentrismo: só reconhece
valor nos seus próprios elementos culturais.
d) etnocídio: afasta o diferente
e procura transformá-lo num igual.
Comentário da questão:
Etnocentrismo é um conceito
antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas,
que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se
melhor, ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes
hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.1 Essa
avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista
específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico
considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual,
etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os
olhos dos outros.
8. (UERJ) Cada um, de cada lugar
do mundo, tem de assinalar em seu endereço eletrônico o país onde mora e de
onde fala (.br, .ar, .mx, etc.); aquele que fala a partir dos EUA não precisa
apor .us ao seu endereço e, assim, é como se falasse de lugar-nenhum, tornando
familiar que cada qual se veja, sempre, de um lugar determinado, enquanto
haveria aqueles que falam como se fossem do mundo e não de nenhuma parte especifica.
Adaptado de CARLOS
WALTER PORTO-GONÇALVES. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber.
Buenos Aires: CLACSO, 2005.
O texto acima contém uma reflexão
acerca de um aspecto importante das redes mundiais de produção e circulação de
conhecimento.
Segundo o autor, essas redes são
marcadas pelo conceito de:
a) pluralismo
b) autoritarismo
c) nacionalismo
d) etnocentrismo
resposta da questão 8:[D]
Eixo interdisciplinar: Política e
Cultura
Item do programa: Aplicação de
conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa:
Etnocentrismo
Objetivo: Transferir
conhecimentos acerca do conceito de etnocentrismo para sua identificação em
determinada formação social.
Comentário da questão:
O etnocentrismo, nas suas
múltiplas variantes, caracteriza-se principalmente pela visão autocentrada de
mundo, por parte de uma determinada sociedade ou por um grupo social. Essa
visão, frequentemente, leva ao estabelecimento de uma hierarquia na qual os
demais grupos sociais ocupam posições inferiores.
O caso retratado no texto
exemplifica esse conceito, por abordar o que seria uma postura etnocêntrica da
sociedade dos Estados Unidos, na qual sua posição dominante seria evidenciada
pela não utilização de um sufixo do país nos endereços eletrônicos
estadunidenses.
9. (UEG 2012) “Não quero que a
minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas
sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para
dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado
da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do
desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia
geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se as ideias
pressupostas, o texto
a) afirma que a globalização
aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus
valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com
relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo
século.
c) indica o reconhecimento à
diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja
étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão
cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de
fronteiras culturais.
resposta da questão 9:
Comentário da questão:
Comentário da questão:
Os pressupostos expostos no excerto e atribuídos à Gandhi dizem respeito ao reconhecimento à diversidade cultural, e além disso também apontam para a necessidade de valorização e afirmação da identidade própria, seja ela étnica, cultura ou religiosa.
10. (ENEM 2012) Na regulamentação
de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os
currículos da educação pública, o status das igrejas e das comunidades
religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto a o aborto), mas
também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e
dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou
a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde
apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante
por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas,
mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade
de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias
desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão
do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A reivindicação dos direitos
culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas
democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a secessão, pela qual a
minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua
concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade
que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas,
confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura
política nacional.
c) a coexistência das diferenças,
considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem
ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor
argumento.
d) a autonomia dos indivíduos
que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições
de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer
limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de
comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.
resposta da questão 10:[C]
No texto de Habermas, identifica-se a existência da dominação da maioria, mesmo dentro do contexto da democracia formal. Nesse sentido, a existência de um espaço público para debates pode servir para expressar conflitos culturais e insatisfação de minorias.
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