quarta-feira, 4 de abril de 2012

Saiba mais sobre Emilé Durkheim

Saiba mais sobre Emilé Durkheim



Desafio de Sociologia

Émile Durkheim

Teste seus conhecimentos sobre a obra de Émile Durkheiem

1. (Unimontes 2012) Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.

b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.

c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.

d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.

2. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.

a) Fatos sociais.

b) Expressões culturais.

c) Ações sociais.

d) Estruturas políticas.

e) Relações sociais.

3. (Unimontes 2012) Escrevendo num contexto de vigência do Estado liberal-democrático, Émile Durkheim (1858-1917) foi o autor, entre os clássicos da Sociologia, que mais refletiu sobre a estreita relação entre educação e cidadania. Ao mesmo tempo em que sintetiza sua análise, desenvolve um conjunto de ideias que influenciarão o desenvolvimento da teoria sociológica aplicada no contexto educacional. Considerando as reflexões do autor sobre esse tema, é incorreta a afirmativa

a) O caráter classista da estrutura educacional demonstra que ocorre uma seleção natural dos indivíduos que alcançarão níveis mais elevados no sistema educacional e no processo produtivo, graças aos currículos, aos exames e às formas de acesso socialmente desiguais.

b) O Estado não pode negligenciar-se ou desinteressar-se do processo educativo, pois cabe a ele manter e tornar os indivíduos conscientes de uma série de ideias e sentimentos necessários à organização social.

c) A sociedade deve lembrar aos professores quais são as ideias e sentimentos que deverão estar presentes na ação educativa, sendo materializados nos currículos, programas e estruturas escolares.

d) A ação educativa deve ser exercida em sentido social, essencial na formação do cidadão, moldado nos padrões e valores preconizados no interesse coletivo em detrimento dos interesses e egoísmos estritamente particulares.

4. (Ufu 2011) Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social.

A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.

a) Ocorre quando há, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação em que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos os indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade.

b) Conceito que descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.

c) Conceito que descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das instituições sociais.

d) Ocorre quando os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.

5. (Uem 2011) Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, como o objeto fundamental dessa ciência. Sobre esse conceito, assinale o que for correto.

01) Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, possuindo existência concreta que ultrapassa as vontades e pensamentos dos membros de uma sociedade, tomados isoladamente.

02) Os fatos sociais são coercitivos, portanto, exercem pressão sobre os indivíduos com o objetivo de submetê-los às suas determinações, normas e regras.

04) Os fatos sociais são anteriores aos membros das coletividades, pois já existem antes da chegada de cada um dos indivíduos e, provavelmente, continuarão a existir após as suas mortes.

08) A coerção exercida pelos fatos sociais é apenas de natureza física, ou seja, manifesta-se somente pela ameaça de castigos corporais ou pela privação da liberdade.

16) Os fatos sociais não se aplicam à totalidade dos membros de uma sociedade. Estão excluídos do seu alcance de sujeição e determinação os membros do grupo intelectual e economicamente dominante.

6. (Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais

(DURKHEIM, 1937, p. 129).

Para ele, esses fatos são tratados como “coisas”.

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim.

1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;

2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;

3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles;

4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço;

5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

As características são:

a) 1, 3 e 5

b) 2, 3 e 4

c) 3, 4 e 5

d) 1, 2 e 3

e) 1, 3 e 4

7. (Uenp 2011) Émile Durkheim (1858-1917) é um dos fundadores da sociologia. A tarefa a que se propõe pode ser resumida da seguinte forma: “em lugar de tratar a sociologia in genere, nós nos fechamos metodicamente numa ordem de fatos nitidamente delimitados salvo as excursões necessárias nos domínios limítrofes daquilo que exploramos, ocupamo-nos apenas das regras jurídicas e morais, seja no seu devir e sua gênese, seja no seu funcionamento por meio da estatística.

Nesse mesmo círculo circunscrito nos apegamos aos problemas mais e mais restritos. Em uma palavra, esforçamo-nos em abrir no que se refere à Sociologia na França, aquilo que Comte havia chamado de era da especialidade” (As regras do método sociológico).

Assinale a alternativa incorreta.

a) Para Durkheim, quando a sociologia cuida das regras jurídicas e morais de um fenômeno, ela estabelece um modelo estrutural de como funcionam determinadas relações sociais, é isso que ele desenvolve, por exemplo, em A divisão do trabalho social.

b) É possível ainda, segundo Durkheim, que a sociologia explore o funcionamento de determinados fenômenos por meio da estatística. O autor comentado faz aplicação desse modo de fazer sociológico ao estudo do suicídio.

c) Para Durkheim, a vida social não é outra coisa que o conjunto dos diversos meios morais que cercam o homem.

d) Durkheim chama atenção para o fato de que os sociólogos, de um modo geral, se mostram pouco preocupados em explicar (demonstrar ou definir) os métodos que aplicam em suas pesquisas.

e) De acordo com Durkheim, a sociologia deve se apropriar dos métodos desenvolvidos pelas ciências naturais, como já havia sido proposto por Comte, tendo em vista o grau de certeza e regularidade dos resultados obtidos por esse campo do saber.

8. (Uffs 2011) Na perspectiva clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de:

a) Fato Social.

b) Método Social.

c) Método Analítico.

d) Materialismo Dialético.

e) Materialismo Histórico Dialético.

9. (Ufpr 2011) Normalmente, quando se fala de socialização, se pensa no processo de interiorização de normas e de comportamentos sociais pela criança. Durkheim afirma que a socialização primária da criança, que ocorre nos primeiros anos de vida, é de responsabilidade da família, e a socialização secundária se faz em instituições como a igreja e a escola.

Considerando que vivemos no século XXI, que outras instituições participam hoje da socialização da criança? Cite duas e justifique sua escolha.

10. (Unimontes 2011) “A Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, que tem como objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”.

(Émile Durkheim, Educação e Sociedade)

Sobre a definição do autor para educação, podemos afirmar, exceto

a) Um tipo de educação absolutamente homogêneo e igualitário pode ser encontrado em sociedades simples onde não existe diferenciação social.

b) Uma sociedade repousa em certo número de ideias, de sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, promovendo a homogeneidade necessária à vida coletiva.

c) A educação desenvolve a espontaneidade das personalidades individuais, sendo o ser individual determinante para a escolha do sistema de ideias, sentimentos e hábitos sociais.

d) Cada sociedade constrói, para seu uso, certo ideal de homem, tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista físico e moral, e, por ser coletivo, esse ideal vale para todos os cidadãos.

11. (Ufu 2011) A industrialização e o surgimento concomitante de grandes centros urbanos com seus aglomerados populacionais e um crescente processo de individualização constituíram temas recorrentes na investigação sociológica clássica.

Discorra a respeito da relação entre os processos de urbanização e individuação, a partir da abordagem sociológica de Émile Durkheim.

12. (Ufu 2010) Tivemos muitas vezes ocasião de afirmar que as regras da moral são normas elaboradas pela sociedade; o caráter obrigatório que as caracteriza não é mais do que a própria autoridade da sociedade comunicando-se a tudo que dela sai.

DURKHEIM, E. O Dualismo da Natureza Humana e as Suas Condições Sociais, p. 289.

A respeito das noções de sociedade e moralidade tais como concebidas por Émile Durkheim, assinale a alternativa correta.

a) Assim como os instintos e sensações humanas, a atividade moral resulta dos significados subjetivos que os indivíduos atribuem às relações sociais.

b) As regras morais não proporcionam coesão social nas sociedades complexas.

c) A sociedade consiste na soma das ações dos indivíduos tomadas coletivamente.

d) O caráter externo e coercitivo da moralidade decorre precisamente do fato de que ela é essencialmente coletiva e impessoal.

13. (Unimontes 2010) Émile Durkheim diz que os costumes e as normas sociais solidificam-se em instituições sociais que são a base da sociedade, pois exprimem maneiras de agir, de pensar e de sentir instituídos coletivamente, dando, assim, um sentido de integração entre os indivíduos que pertencem àquela sociedade. Exemplos são a família, a escola, o sistema judiciário e o Estado, pois são instituições que congregam dentro de si os elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e permanência.

Considerando essa reflexão, é incorreto afirmar:

a) Para Durkheim, os indivíduos prevalecem sobre a sociedade, pois são responsáveis pela criação das regras, normas, costumes e leis que devem ser seguidas por todos na vivência social.

b) A maior coesão e vitalidade das instituições, às quais a pessoa está ligada, podem ser encontradas na intensidade da solidariedade manifesta em seu grupo religioso, na solidez dos laços que a unem a sua família, ou na força dos valores e sentimentos que a vinculam à sociedade política.

c) Quando a sociedade é perturbada por uma crise, as instituições tornam-se momentaneamente incapazes de exercer sobre seus membros o papel de freio moral. No entanto, por meio de reuniões, de assembleias e de congregações ocorre o restabelecimento da coesão necessária à vida social.

d) Os grupos religiosos minoritários, que precisam lutar contra a hostilidade e intolerância de outros cultos ou grupos sociais, acabam por exercer controle e disciplina moral mais severa sobre os seus membros, pois estão estreitamente próximos uns dos outros.

14. (Ufu 2010) O sociólogo francês Emile Durkheim, considerado o fundador da Sociologia, cunhou o termo consciência coletiva.

Sobre esse conceito, é correto afirmar que:

a) a família, o trabalho, os sindicatos, a educação, a religião, o controle social e até a punição do crime são alguns mecanismos que criam e mantêm viva a integração e a partilha da consciência coletiva.

b) essa consciência implica uma solidariedade de tipo orgânica, caracterizada pela pouca divisão social do trabalho.

c) os processos de socialização e internalização individual não são responsáveis pela aquisição, por parte dos indivíduos, de valores, crenças e normas sociais que mantêm os grupos e as sociedades integrados.

d) implica uma solidariedade comum que molda as consciências individuais, sem exercer qualquer tipo de coerção social sobre elas.

15. (Unicentro 2010) É a partir de Durkheim “que a Sociologia ganha um formato mais ‘técnico’, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma ideia e ganhou ‘status’ de ciência”.

(Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33).

Estabelecendo que a sociologia tem como seu principal objeto de estudo os fatos sociais, Durkheim atribuiu aos mesmos três características. Quais são elas?

a) Exterioridade, organização e extensão.

b) Exterioridade, coerção e generalidade.

c) Organização, recorrência e generalidade.

d) Normatividade, coerção e extensão.

e) Interdependência, organização e generalidade.

16. (Unicentro 2010) Considerado o “Pai” da Sociologia Moderna, Émile Durkheim definiu que os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Segundo ele, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Dessa forma, não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. O sociólogo francês defende que os fatos sociais possuem três características básicas.

a) Coercitividade, generalidade, coletividade.

b) Exterioridade, coletividade, coercitividade.

c) Generalidade, coletividade, exterioridade.

d) Coercitividade, exterioridade, generalidade.

e) Organicidade, exterioridade, generalidade

17. (Upe 2010) Sobre o pensamento de Emile Durkheim, é INCORRETO afirmar que ele

a) não compartilha com Auguste Comte a preocupação com a ordem social.

b) caracterizava a sociedade industrial como um estado de anomia.

c) era otimista em relação ao industrialismo.

d) teve como uma de suas temáticas o suicídio.

e) considerava os fatos sociais como coercitivos e exteriores às consciências individuais.

18. (Unioeste 2010) Por meio de seus estudos a respeito da Religião, Émile Durkheim aponta, para além dos aspectos básicos de qualquer instituição social: coesão social, fortalecimento social, solidariedade etc., que

a) toda religião ao expressar os mais altos valores de uma determinada sociedade, faz com que não haja nenhuma que seja falsa.

b) para ele a religião ao servir-se dos homens e apaziguar a sociedade, é apenas um aspecto da construção ideológica da sociedade contemporânea.

c) a religião nada mais é que um fóssil cultural, daí a perpetuação da religião primitiva, o que pode ser facilmente visto pela sua pouca ou nenhuma relevância social no mundo contemporâneo.

d) seus estudos sobre religião são mínimos e pouco relevantes, pois seu foco foi os fenômenos sociais, aos quais denominava fatos sociais.

e) a religião como prática social está subordinada aos aspectos econômicos, estes sim determinantes das ações sociais dos indivíduos e explicativos das visões de mundo adotadas pelas sociedades.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa se isola em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum.

(DURKHEIM, E. A Divisão Social do Trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de Clássicos. Vol 1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.)

19. (Uel 2010) Assinale a alternativa que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo E. Durkheim.

a) Ampliar a anomia social.

b) Estimular o conflito de classes.

c) Promover a consciência de classe.

d) Estreitar os laços de solidariedade social.

e) Reproduzir formas de alienação social.

20. (Ufpa 2009) Émile Durkheim apresenta como características dos fatos sociais:

a) a coerção, como capacidade de superação do etnocentrismo, e a racionalização da vida em sociedade.

b) a competição e o conflito, como modos de interação dos seres humanos em sociedade.

c) a generalidade e o interculturalismo presentes na apreensão de aspectos culturais de diversos grupos sociais.

d) a exterioridade e a coerção que a sociedade humana exerce sobre os indivíduos.

e) as contradições das classes sociais e a particularidade dos processos culturais.

Gabarito:

Resposta da questão 1: [D]

Na teoria de Émile Durkheim não existe referência à ideia de dialética. Esta está presente, na sociologia, através do marxismo, como uma forma explicativa da história de luta de classes e sem que haja esse modelo de ação-reflexão-ação.

Resposta da questão 2:[A]

Somente a alternativa [A] está correta. O objeto da sociologia, segundo Durkheim, é o fato social, que é caracterizado pela sua coercitividade, exterioridade em relação aos indivíduos e pela sua generalidade.

Resposta da questão 3: [A]

Interessante questão. Dentre as alternativas, somente a [A] é incorreta. Na sociologia durkheimiana não existe referência a uma estrutura educacional classista. Ainda que dê grande peso à divisão social do trabalho e às diferentes formas de educação, Durkheim enxergava na educação uma forma de reprodução da sociedade comprometida com a solidariedade social e na formação moral do cidadão. De fato, segundo ele, era dever do Estado zelar por esse processo educativo.

Resposta da questão 4:[B]

Somente a alternativa B está correta, pois apenas ela aponta acertadamente o significado durkheimiano de anomia. Segundo Durkheim, o crime, em geral, é evento normal, dado que é recorrente e generalizado, estando presente, num certo nível, em todas as sociedades. Não é, portanto, patológico, anômico e sim útil para a sociedade, pois renova o sentimento de solidariedade e de coesão social. A anomia, ao contrário, é o enfraquecimento ou mesmo ausência dessa coesão.

Resposta da questão 5:

01 + 02 + 04 = 07.

Os fatos sociais possuem três características básicas, segundo Émile Durkheim: são exteriores aos indivíduos, exercem coerção sobre eles e são gerais. Sendo assim, agem sobre todos os indivíduos, sem exceção. A coerção que exercem não necessariamente é física, sendo muitas vezes moral. Sendo assim, podemos dizer que somente as afirmativas [01], [02] e [04] estão corretas.

Resposta da questão 6:[D]

Os fatos sociais possuem três características principais: a coercitividade, a exterioridade e a generalidade. Todas essas estão adequadamente explicadas nas afirmações 1, 2 e 3. Essas características que Durkheim identifica no fato social servem para dar um caráter objetivo à ciência do social, tal como acontecia com as ciências da natureza.

Resposta da questão 7:[E]

Somente a alternativa [E] está incorreta. Ainda que Durkheim se utilize de muitas sugestões advindas das ciências naturais, o método que ele propõe para a sociologia está de acordo com a especificidade do objeto dessa ciência: o fato social. Essa é a argumentação que ele defende em seu livro As Regras do Método Sociológico.

Resposta da questão 8:[A]

Émile Durkheim é também considerado como o sociólogo do Fato Social por dar ênfase metodológica no estudo desse objeto, assim definido pela sua especificidade eminentemente social.

Resposta da questão 9:

Além da família, da escola e da igreja, há também como o primeiro exemplo, a influência que os meios de comunicação de massa exercem na formação individual da criança. A entrada da mulher no mercado de trabalho também é um exemplo e não dá opção da mesma de estar integralmente custodiando a educação de seus filhos, assim, acaba deixando à creche ou à TV a responsabilidade dos cuidados com a criança.

Resposta da questão 10:[C]

A educação é um esforço contínuo para preparar as crianças para a vida em comum. Assim, segundo Durkheim, deve haver a necessidade de impor às crianças maneiras adequadas de ver, agir e sentir, as quais, sozinhas, não conseguiriam.

Resposta da questão 11:

Para Durkheim, o processo de individuação, mediante o qual a consciência individual tende a se sobrepor à consciência coletiva de modo a que as regras de comportamento passem a se basear cada vez mais em interesses particulares constitui característica marcante dos meios urbanos das sociedades modernas. O suicídio egoísta é o tipo de suicídio característico deste tipo de sociabilidade definindo-o como aquele “que resulta de uma individuação excessiva”, levando a um enfraquecimento da sociedade nos indivíduos, portanto, à falta de “uma razão para suportarem com paciência as misérias da existência”. Outro tipo de suicídio recorrente nos centros urbanos e industriais modernos é o suicídio anômico o qual decorre de perturbações morais em função de crises ou mudanças súbitas e inesperadas. Segundo Durkheim, nessas circunstâncias marcadas por transformações súbitas, “toda regulamentação permanece defeituosa durante algum tempo. Não se sabe mais o que é possível e o que não é, o que é justo e injusto, quais são as reivindicações e as aspirações legítimas, quais são aquelas que passam da medida”. Tal estado de desregramento ou anomia é acompanhado de um surto de paixões indisciplinadas e ímpetos incontrolados e, deste modo também, de aumento na curva de suicídios.

Resposta da questão 12:[D]

A alternativa D é a única correta e - ao expressar a impessoalidade, a externalidade, além do caráter coletivo e coercitivo da moralidade - nega a afirmação da alternativa A, pois a atividade moral, deste modo, não pode depender de significados subjetivos dos indivíduos. A alternativa B diz exatamente o oposto daquilo que Durkheim pensa a respeito da moralidade, bem como a alternativa C também interpreta erroneamente o pensamento durkheimiano, pois na sua afirmação não leva em conta a coesão social nem a solidariedade, conceitos chaves ao sociólogo francês.

Resposta da questão 13:[A]

Somente a alternativa [A] apresenta uma afirmação falsa a respeito do pensamento de Émile Durkheim. Em todo o seu pensamento é a sociedade que prevalece sobre os indivíduos e não o inverso. É isso que permite a ele estudar o suicídio, por exemplo, como um fenômeno eminentemente social.

Resposta da questão 14: [A]

Apenas a alternativa A está correta. A alternativa B afirma incorretamente que uma sociedade na qual ocorre a solidariedade orgânica é caracterizada pela pouca divisão do trabalho, pois é justamente a existência da divisão de trabalho em grande escala a principal característica da solidariedade do tipo orgânica. Já alternativa C contraria a base do pensamento durkheimiano, que tem no processo de socialização o principal mecanismo de internalização, no indivíduo, dos valores, crenças e normas de uma sociedade. Tampouco está correta a afirmação da alternativa D, haja vista ser a coerção social o principal efeito da consciência coletiva.

Resposta da questão 15: [B]

Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, exercem coerção sobre eles, além de serem gerais. Por meio dessas três características, Durkheim indica como se pode reconhecer esses, que são o objeto de estudo da sua sociologia.

Resposta da questão 16:[D]

Os fatos sociais são caracterizados, segundo Durkheim, pela sua coercitividade (exercem coerção sobre os indivíduos), exterioridade (são independente da vontade individual) e generalidade (são comuns a todos os membros do grupo social).

Resposta da questão 17:[A]

Não se pode desvincular a sociologia de Emile Durkheim do otimismo positivista de Augusto Comte. Ambos os pensadores considerariam que o grande problema para a sociedade moderna seria a perda de sua ordem social. Nesse sentido, tanto Comte como Durkheim buscavam na sociologia a ciência capaz de não somente analisar o social a partir de um modelo adequado, mas também de dar à sociedade os remédios adequados para os seus problemas, assim como faria um médico ao seu paciente.

Resposta da questão 18:[A]


A religião é um fenômeno social de grande relevância para Durkheim, talvez o mais importante. No seu livro Formas elementares de vida religiosa, Durkheim analisa o totemismo australiano com o intuito de compreender o significado sociológico do sistema religioso. Para além da divisão de sagrado e profano, a religião estabelece uma forma de conhecer o mundo que corresponde ao reflexo da sociedade. É nesse sentido que não se pode dizer que uma religião é falsa. Ela tem um papel social de garantir a coesão social, fortalecer a solidariedade e de dar ordem ao mundo. São esses aspectos que interessam a Durkheim no seu estudo sobre o fenômeno religioso.

Resposta da questão 19:[D]

A visão de Émile Durkheim a respeito da divisão do trabalho social está relacionada com a ideia de solidariedade. Assim, para o bom funcionamento de uma sociedade, é necessário que a divisão do trabalho esteja de acordo, seja à solidariedade orgânica, seja à solidariedade mecânica. A solidariedade orgânica corresponde a sociedades com grande divisão do trabalho, já a solidariedade mecânica a sociedades com baixa divisão do trabalho.

Resposta da questão 20:[D]


Conforme a sociologia de Émile Durkheim, os fatos sociais são coletivos (ou gerais), exteriores aos indivíduos e coercitivos. Somente a alternativa D está de acordo com esta definição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário