quarta-feira, 4 de abril de 2012

Confira a correção da avaliação de Sociologia


AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA

TERCEIRA SÉRIE

(PROVA 2 DO PRIMEIRO BIMESTRE)

1. (Unicamp) Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político.

(Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 79.).

a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização.

b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?


resposta da questão 1:

a) A globalização é a fase contemporânea da expansão mundial do capitalismo financeiro e monopolista. O vigor da globalização fica mais nítido na década de 90. Uma característica política é o enfraquecimento dos estados nacionais com uma crescente “deslegitimação” do poder administrativo e desvalorização da política local. Uma característica cultural é o processo de padronização de costumes de uma cultura dominante sobre as culturas e costumes regionais no mundo.

b) As principais críticas econômicas são: Um maior crescimento das disparidades econômicas regionais, principalmente nos países pobres ou aqueles que não conseguem uma maior integração socioeconômica, promovida pelo processo de globalização, o qual requer um maior equilíbrio de tecnologia e investimentos. Além disso, a globalização também traz desequilíbrios, defasagens, discriminações, muita instabilidade e custos sociais não só no movimento de inclusão, como, sobretudo, o de exclusão da economia global.


2. (ENEM) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

A)Internet.

B)fibra ótica.

C) TV digital.

D)telefonia móvel.

E) portabilidade telefônica.

Resolução

A Internet foi o sistema tecnológico de mais rápida difusão pelo mundo, conquistando mais de 50 milhões de

usuários em apenas quatro anos. Hoje há no mundo mais de 1 bilhão de usuários desse meio de comunicação.

Seu uso para disseminar ideias, colher informações, divulgar dados, propor sugestões, realizar críticas, promover debates, delatar atos ilegais, dentre outras possibilidades, tornou a Internet uma das mais eficientes formas de ação social e política, a que atualmente recorrem pessoas físicas, instituições, empresas e governos.

Resposta da questão 2:[A]


3. (Uerj) A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país.

Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo.

A denominação da atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoção dessa estratégia estão indicadas em:

(A) liberal - redução dos preços das mercadorias

(B) monopolista - ampliação da participação no mercado

(C) monetarista - diminuição dos custos de comercialização

(D) concorrencial - aumento da escala de compras da companhia

Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre trabalho e tecnologia

Subitem do programa: Capitalismo

Objetivo: Reconhecer interesses estratégicos das grandes corporações contemporâneas e nomear o atual momento histórico do modo de produção capitalista.

Comentário da questão:

Uma das características estruturais do atual momento histórico do capitalismo é a tendência à concentração de capital em patamares inéditos nesse modo de produção. A expressão concreta dessa propensão se dá por meio das fusões e aquisições, envolvendo empresas de porte multinacional, o que resulta em corporações ainda maiores. Essa característica justifica a denominação da presente fase do capitalismo - monopolista -, na qual se verifica a formação de monopólios e oligopólios mundiais. Nesse contexto, um dos interesses estratégicos mais significativos para o processo de compra ou fusão entre grandes empresas é a possibilidade de ampliar rapidamente a sua participação no segmento de mercado no qual elas atuam.

4. (UFAL – 2010) Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:

A) extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.

B) realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das

dificuldades socioeconômicas existentes.

C) criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.

D) entrou num período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.

E) afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.

Resposta da questão 4:[B]

Justificativa:

A) Errada. As diferenças continuam e há muitos conflitos e lutas pela melhor distribuição das riquezas.

B) Certa. Há movimentos que ajudam na gestão social mais solidária, evitando preconceitos e desigualdades, e estimulado um contato mais próximo com as diferenças.

C) Errada. A violência não foi abolida. É preciso ainda muita reforma social para que o mundo se pacifique.

D) Errada. Há muitas disputas, muitas armas e ambições. A ONU não conseguiu evitar o acirramento das intrigas políticas.

E) Errada. Há defesa das ideias democráticas, mas não se trata de uma unanimidade. As discordâncias estimulam, muitas vezes, a violência e criam regimes antidemocráticos.

5. (Unicentro 2010) No processo de desenvolvimento capitalista, "a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as características ou que as remodelam"

(Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 194).

Considerando que o processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura, assinale a alternativa incorreta.


a) Para alguns pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos.

b) Os blocos econômicos são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma abertura comercial e alfandegária.

c) A instalação das montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram hábitos e costumes.

d) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram outros povos.

e) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da publicidade.

resposta da questão 5:[D]


6. (UFScar) Após a Segunda Guerra, principalmente a partir dos anos de 1980, cresceu o fluxo de capitais especulativos no mundo, inaugurando o que é conhecido como “globalização financeira”.

a) Qual a relação entre o aumento dos fluxos de capital especulativo no mundo e o avanço dos setores de informática e telecomunicações?

b) Qual a política usualmente adotada pelos países emergentes para atrair capitais especulativos e quais os principais efeitos negativos desta política?

Resolução da questão 6:

a) O avanço tecnológico nos setores de informática e telecomunicações possibilitou uma aceleração nos fluxos de informações para tomada de decisões, visando orientar os fluxos de capitais especulativos. Através da internet, os investidores tomam conhecimento dos fatos relevantes que ocorrem nas bolsas de valores de todo o espaço mundial conectado pela rede.

b) Manutenção de taxas de juros mais elevadas do que nos países mais desenvolvidos, onde o risco de perdas é menor do que nos países emergentes. A manutenção de taxas de juros elevadas restringe o crédito ao consumo, eleva os custos do capital produtivo e amplia o déficit público, pois o Estado passa a captar recursos com taxas também elevadas.

7. (Ufu 1999) "A globalização tornou-se um conceito em moda nas ciências sociais, uma máxima central nas prescrições de gurus da administração, um slogan para jornalistas e políticos de qualquer linha. Costuma-se dizer que estamos em uma era em que a maior parte da vida social é determinada por processos globais, em que culturas, economias e fronteiras nacionais estão se dissolvendo. (...) Sustenta-se que uma economia realmente global emergiu ou está em processo de emergência e que, nesta, as economias nacionais distintas e, portanto, as estratégias internas de administração econômica nacional são cada vez mais irrelevantes.

(...) Essa imagem é tão poderosa que magnetizou analistas e conquistou imaginações políticas. Mas isto acontece?"

HIRTS, Paul e THOMPSON, Grahame. Globalização em questão: a economia internacional e as possibilidades de governabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p. 13 - Coleção Zero à Esquerda.

Tendo em vista o texto acima, discuta o conceito de globalização. Para sua reflexão, utilize os seguintes aspectos: economia internacional e governabilidade nacional.

8. (UFOP) Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.

"Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald s. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips."

(Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm)

Sobre esse processo, é incorreto afirmar:

a) A globalização é um processo, ainda em curso, de integração de economias e mercados nacionais.

b) A globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.

c) As pessoas dependem crescentemente de mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.

d) As pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é mais bem distribuída.

resposta da questão 8:[D]

9. (ENEM 2011) O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido,como é o mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.

Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.

b) o alcance da racionalidade anticapitalista.

c) a influência das grandes potências econômicas.

d) a dissolução de blocos políticos regionais.

e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

Resolução

Uma das características marcantes do atual ordenamento do poder mundial é o aumento do peso das grandes economias nas decisões políticas.

No contexto da economia global contemporânea, calcada numa política neoliberalizante, as grandes potências econômicas centralizam o poder e influenciam suas respectivas áreas e periferias, reordenando o espaço mundial.

Resposta da questão 9:[C]

(Uerj) O texto de Millôr Fernandes faz uma referência crítica a dois problemas centrais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, um no ambiente urbano e outro no rural.

Esses dois problemas, respectivamente, na cidade e no campo, são identificados na seguinte alternativa:

a) saúde pública / reforma agrária

b) escolarização / tráfico de animais silvestres

c) violência urbana/ desequilíbrio do ecossistema

d) transporte coletivo / movimento populacional

resposta da questão 10: [C]

Questões extras

1. (UERJ 2011) Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.

Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.

Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.

Comentário da questão:

Brasil, Rússia, Índia e China países constituintes do grupo dos BRIC diferenciam-se dos demais países emergentes por apresentarem determinadas características em comum, tais como grande impulso de industrialização, mercado consumidor muito expressivo e com grande potencial de crescimento, baixo custo de produção de mercadorias e capacidade de atração de grandes volumes de investimentos internacionais.

O acelerado crescimento econômico dessas nações resulta em diversas consequencias em, pelo menos, dois campos importantes: a geopolítica e o meio ambiente. Em termos de geopolítica, estão previstos o fortalecimento das relações Sul-Sul, a consolidação de uma ordem mundial multipolar e a formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes; já no aspecto ambiental, é possível antever o agravamento da poluição e o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

2. (PITÁGORAS) Observe a charge abaixo

Explique qual é a crítica apresentada nessa charge.

resposta da questão 2: Enquanto o problema da crise de alimentos preocupa a população mundial, os países mais ricos estão preocupados apenas com seus próprios desperdícios.

3. (PITÁGORAS) A globalização procura expandir os mercados e, portanto, os lucros, que é o que, de fato, movimenta os fluxos de capital. Ela condiciona, hoje, a evolução da economia.


Sobre a economia globalizada, analise as seguintes afirmativas:

I – A globalização acelerou e alargou, geograficamente, os fluxos de produtos e serviços.

II – O comércio internacional tornou-se, nas últimas décadas, um dos indicadores mais representativos da economia globalizada.

III – A abertura dos mercados e as estratégias mundiais das grandes corporações atestam a interdependência da economia mundial.

IV – O petróleo, devido a seu valor estratégico, dá origem a intensos fluxos comerciais entre países produtores e consumidores.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas II e III estão corretas.

b) se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

c) se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

e) se todas as afirmativas estão corretas.


resposta da questão 3: [E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário