quinta-feira, 26 de abril de 2012

Confira a avaliação de Sociologia (segunda chamada do segundo bimestre)


AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
SEGUNDA CHAMADA
 
SEGUNDA SÉRIE

1. (Uel) De acordo com K. Marx, uma situação semelhante à descrita no texto, em que trabalhadores isolados em suas tarefas no processo produtivo “não percebem seus colaboradores na mesma obra, nem tem ideia dessa obra comum”, é explicada pelo conceito de:
a) Alienação.
b) Ideologia.
c) Estratificação.
d) Anomia social.
e) Identidade social.

resposta da questão 1:[A]

2. (PITÁGORAS) Avalie as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.

I – A televisão é o segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas para a mídia escrita.
II – A pobreza é um dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.
III – Segundo estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.

ASSINALE se

a) todas as afirmativas estiverem incorretas.
b) apenas II estiver correta.
c) apenas II e III estiverem corretas.
d) apenas I e III estiverem corretas.
e) apenas I e II estiverem corretas.

 resposta da questão 2:[C]

3. (PITÁGORAS) Assunto: A concentração dos meios de comunicação

Reflita sobre a matéria abaixo, de maio de 2009.
Brasil lidera pesquisa de preocupação com concentração na mídia

A sondagem – encomendada pelo Serviço Mundial da BBC e feita pelas empresas de pesquisa GlobeScan e Synovate – avaliou a opinião de 11.344 pessoas por meio de um questionário. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros se mostram preocupados com a propriedade das companhias de mídia e acreditam que esse controle pode levar à 'exposição das visões políticas' de seus donos no noticiário.
Entrevistados de outros países também compartilham da mesma opinião, como no México (76%), nos Estados Unidos (74%) e na Grã-Bretanha (71%) [...].
Segundo pesquisadores brasileiros, essa preocupação popular tem razão de ser. Afirmam eles que cerca de 8 famílias concentram em suas mãos o controle sobre mais de 80% dos meios de comunicação de massa do país.

Fonte: BBC


a) Você acredita que o controle da informação que circula pelos meios de comunicação pode oferecer algum risco ao cidadão comum?
 
b) Que risco é esse?

c) Na sua opinião, o que pode e deveria ser feito para remediar os problemas da concentração da mídia?

resposta da questão 3
 
O controle da informação por pequenos grupos compromete sobremaneira a confiança daquilo a que se tem acesso. Naturalmente, esses meios de comunicação não procurarão a própria ruína. Pelo contrário, procurarão assegurar seu lugar na ordem social, e, na medida em que lhes for facultado, tentarão aumentar a sua participação no mercado cultural. Assim, são grandes as chances de que uma parcela das notícias veiculadas omita certas perspectivas, ou apenas apresente-as de forma parcial.

De forma mais emergencial, e no intuito de assegurar a qualidade das informações que consumimos, é importante diversificarmos as nossas fontes de notícias. Atualmente, os blogs são uma ótima ferramenta para tal. Ademais, é importante que sejam levadas a cabo mudanças estruturais de democratização dos meios de comunicação. Tal processo envolveria mais transparência e justiça no sistema de concessões de rádios e televisão, bem como o fomento na criação de veículos públicos de informação cultural.

4. (UEL – 2006) O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos.

(Adaptado: MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 71.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Marx:

a) As mercadorias, por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b) As mercadorias materializam a harmonia presente na realização do trabalho alienado.
c) Os trabalhadores, independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.
d) As mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
e) A mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.

resposta da questão 4:[E] 

 
5. (G1) Um dos conceitos mais importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia. Em relação a ele, é correto afirmar que:
a) a ideologia seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática, da vida real;
d) a ideologia era um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das sociedades humanas.

resposta da questão 5:[C]

6. (PITÁGORAS) Faça uma relação dos meios de comunicação que você conhece e destaque aqueles que são utilizados pela indústria cultural.

resposta da questão 6:
Televisão, rádio, internet, jornais, revistas, etc.

7. (CNDL) Explique o significado de sociedade de consumo.

resposta da questão 7:
A associação entre o modelo de produção em série, adotado pelas indústrias e as empresas de prestação de serviços caracterizam uma nova sociedade: a sociedade de consumo. Esse termo designa a atual sociedade moderna, dedicada à produção e aquisição de mercadorias diversificadas.

8. (CNDL) Defina o que vem a ser industrial cultural.
 
resposta da questão 8:
 Indústria cultural é o nome genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, os jornais e as revistas, entretenimento em geral; que são elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos, educar, informar, podendo pretender ainda, em alguns casos, ter a capacidade de atingir a sociedade como um todo. 

9. (CNDL) A partir de um livro de Marilena Chauí intitulado "O que é Ideologia?", alguém resumiu o conceito de alienação da seguinte forma: "A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos. Indivisão: apesar da divisão social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque participamos da idéia de "humanidade", ou da idéia de "nação" e "pátria", ou da idéia de "raça", etc. Diferenças naturais: somos levados a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social de classes, mas por diferenças individuais de talentos e de capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.


Com base no texto e em seus conhecimentos

a) Explique qual a principal função da ideologia.

b) Apresente uma definição genérica do conceito ideologia.
 
 resposta da questão 9:
 
a) O papel principal desempenhado pela ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos.

b) De forma genérica, ideologia é todo conjunto organizado e coerente de ideias ques servem de parâmetros para a conduta individual ou coletiva. Toda ideologia implicaria portanto uma interpretação da realidade a partir de uma posição  social específica, com o intuito de justificar as decisões que são tomadas a partir de lá.
 
 
10. (PITÁGORAS) "Só um forte movimento de massas poderá reverter o controle que a mídia exerce sobre a informação no Brasil." Comente essa afirmação, comparando-a aos conhecimentos adquiridos até aqui.

resposta da questão 10:

Faz-se necessário uma grande mobilização popular para que os indivíduos conquistem seus direitos fundamentais da cidadania: emprego, casa, saúde, educação de qualidade. Isso só será conseguido com muita luta, pois o governo, os empresários no Brasil querem uma mídia alienante. Eles fazem de tudo para mantê-la assim, a fim de não perder o seu domínio sobre a economia e seus privilégios.


Questões extras

1. (G1) A noção de ideologia, tal como formulada por Marx, pode ser definida como sendo a  lógica social imaginária de ocultamento da realidade histórica.
(Chauí, M. Convite à filosofia)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que a ideologia:
a) mostra a presença da luta de classes na sociedade capitalista.
b) oculta a origem da sociedade nas relações de produção.
c) a sociedade burguesa produz a representação da imagem real do Estado originado do contrato social entre homens livres e iguais.
d) procura incentivar e apoiar a práxis política dos trabalhadores.

respostada questão 1:[B]

2. A noção de ideologia, tal como formulada por Marx, pode ser definida como sendo a lógica social imaginária de ocultamento da realidade histórica.
(Marilena Chauí)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que a ideologia:
a) oculta a origem da sociedade nas relações de produção.
b) evidencia a presença da luta de classes na sociedade.
c) a sociedade burguesa produz a representação da imagem real do Estado originado do contrato social entre homens livres e iguais.
d) procura incentivar e apoiar a práxis política dos trabalhadores.

resposta da questão 2:[A]

3. (UFUB) Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que:

I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.

II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.

Assinale a alternativa correta:

a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.

resposta da questão 3:[C]

Nenhum comentário:

Postar um comentário