domingo, 15 de abril de 2012

Confira a correção da avaliação de Sociologia

Coleção Pitágoras

Avaliação de Sociologia

Terceira Série

do Ensino Médio


1. (UNICENTRO 2012) O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

a) Exprime a afirmação de um indivíduo diante da sociedade e do Estado.

b) É a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.

c) Encerra uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.

d) Expressa maneiras de agir, sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo pertence.

e) Constitui um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade.


resposta da questão 1:[B]

2. (UFU 2011) A Democracia como regime de governo nunca teve tanto alcance como valor global como nos dias atuais, o que se pode perceber pelas pressões internacionais para a implantação e manutenção de regimes democráticos nos diferentes países do mundo. A defesa das instituições políticas, do Estado, da liberdade de expressão, da liberdade política, da tolerância religiosa e principalmente os direitos dos cidadãos ao voto são questões centrais para a democracia.

Sobre a democracia no Brasil, é correto afirmar que:

a) a democracia brasileira é recente, sendo relevante para essa análise considerar a experiência democrática de 1930 a 1964 como o principal momento de fortalecimento das instituições políticas no país.

b) estamos vivendo o maior período de experiência democrática brasileira desde o processo de redemocratização na década de 1980. As eleições e o sufrágio universal são duas características importantes desse processo.

c) a democracia no Brasil foi instaurada e mantida desde a Proclamação da República.

d) Getúlio Vargas, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva foram alguns dos presidentes eleitos via democracia representativa no Brasil.


resposta da questão 2:[B]


3. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CONTÉM os poderes que compõem o Estado brasileiro.

a) Executivo, Distributivo e Legislativo.

b) Prefeitura municipal, Governo do estado e Governo federal.

c) Governo Federal, Senado Federal e Câmara dos deputados.

d) Executivo, Legislativo e Judiciário.

e) Policial, Secretariado e Judiciário.

resposta da questão 3:[D]

4. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir da entrevista concedida, em agosto de 2010 para o jornal Folha de São Paulo, pelo então candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca.

Na propaganda eleitoral você diz que não sabe o que faz um deputado. É verdade ou é piada?

Como é o Tiririca, é uma piada, né, cara? 'Também não sei, mas vote em mim que eu vou dizer'. Tipo assim. Eu fiz mais na piada, mais no coisa... porque é esse lance mesmo do Tiririca.

Mas o Francisco sabe o que faz um deputado?

Com certeza, bicho. Entrei nessa, estudei para esse lance, conversei muito com a minha mãe. Eu sei que elabora as leis e faz vários projetos acontecer, né?

O que você conhece sobre a atividade de deputado?

Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?

Não, nada.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/787678-nao-e-piada-e-a-realidade-diz-tiririca-sobre-slogan-de-campanha.shtml.

Acesso em: 04/11/2011


Assinale a alternativa que identifica corretamente características e ações realizadas pela Câmara dos Deputados.

a) A Câmara dos Deputados, composta por deputados eleitos pela população, tem a função de fiscalizar e punir ações contra o patrimônio privado, instaurando investigações e determinando penas para os indivíduos que infringirem as leis determinadas em constituição.

b) Os deputados federais fazem parte do Poder Legislativo, que tem como principal tarefa legislar, ou seja, fazer as leis. Além disso, cabe aos integrantes aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo, fiscalizar, votar orçamentos, etc.

c) Os deputados federais têm como principal tarefa criar uma boa imagem do país no exterior; para isso eles devem fortalecer os vínculos políticos, financeiros, sociais e de turismo e ainda defender os direitos e interesses de cidadãos brasileiros que residem fora do país.

d) Os deputados federais, por terem sido eleitos pelo povo, têm como tarefa exclusiva desenvolver e aplicar projetos de cunho social que têm como objetivo beneficiar a população e reverter situações de desigualdade extrema.


resposta da questão 4:[B]

5. (UNIOESTE 2011) O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.

a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.

b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.

c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.

d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.

e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.


resposta da questão 5:[C]

6. (CNDL) Indique a importância da autonomia dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário). Justifique sua resposta.

resposta da questão 6:

A existência de três poderes e a ideia de que haja um equilíbrio e uma descentralização entre eles, de modo que cada um dos três exerça um certo controle sobre os outros.

7. (CNDL) Explique por que a Imprensa é considerada o quarto poder.

resposta da questão 7:

Graças ao senso cívico dos meios de comunicação e à coragem de jornalistas audaciosos, as pessoas dispunham deste “quarto poder” para criticar, rejeitar e resistir, democraticamente, às decisões ilegais que poderiam ser iníquas, injustas e até criminosas para com pessoas inocentes. Dizia-se, muitas vezes, que era a voz dos sem-voz.

8. (CNDL) Ser cidadão significa ser membro do Estado e também ser membro de uma sociedade de pessoas que habitam esse Estado. A cidadania se expressa por meio da participação política, que é, e ao mesmo tempo, um direito e um dever do cidadão.

Relacione algumas das diversas formas de exercício da cidadania na sociedade brasileira atual.

resposta da questão 8:

Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: participação em associação de moradores, envolvimento com o grêmio estudantil da escola. Participação nas eleições tanto votando, como propagando a ética no voto.

9. (CNDL) Explique a função de cada um dos três poderes da República e cite exemplos de cargos públicos que compõem os mesmos.

resposta da questão 9:

Ao poder executivo cabe governar, administrando os recursos públicos conforme determina a lei. Seus chefes, respectivamente, o presidente da República, o governador de estado e o prefeito do município, não governam sozinhos, pois nomeiam mininistros ou secretários para a execução das políticas públicas de sua área. O poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional representado, em âmbito federal, pelos deputados federais e senadores, sendo formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Em âmbito estadual, o poder legislativo é representado pelos deputados estaduais (Assembleias Legislativas) e, nos municípios, polos vereadores (Câmaras Municipais). São parlamentares cuja atribuição constitucional é de legislar e fiscalizar. Devem propor e votar leis, apreciar matérias apresentadas pelos outros poderes e pela população, fiscalizar as ações do Executivo, votar os orçamentos apresentados por ele e examinar suas contas.

O terceiro poder é o Judiciário, que só existe em âmbito federal e estadual, e tem como base a comarca. Cabe ao poder Judiciário interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo. Ele deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não as cumprem.

10. (CNDL) Argumente o que falta para a sociedade brasileira exerce de maneira efetiva a sua cidadania.

resposta da questão 10:

Somente se torna possível viabilizar um quinto poder se, desde cedo, as crianças já forem preparadas para a participação; caso contrário não se viabiliza, pois as pessoas não acreditam no processo participativo.

Falta o exercício da participação desde criança, nas mais diversas atividades existentes. Democracia se aprende exercendo-a.

Questões extras


1. (CNDL) Você considera que exerce a sua cidadania em sua comunidade?

a) Se sim, apresente alguns exemplos.

b) Se não, justifique sua resposta.

resposta da questão 1:

Resposta pessoal. Sim, pois participo do grêmio da escola. Não, porque considero política uma coisa suja e prefiro não me envolver.

2. (UNESP) O Estado brasileiro, no início do século XX, era oligárquico e patrimonial, tendo uma economia agrícola mercantil com base em uma sociedade de classes mal saída do escravismo. Hoje, é um Estado


a) democrático e popular voltado para a dupla relação patrimônio e gerência administrativa com a austeridade presidida por uma economia capitalista vinculada ao respeito ao meio ambiente e à responsabilidade social.

b) democrático e popular voltado para a busca de direitos e deveres sociais e políticos marcado pelos interesses da economia capitalista.

c) democrático, entre burocrático e gerencial, presidido por uma economia capitalista globalizada e uma sociedade pós-industrial.

d) democrático, mas com viés autoritário gerido por uma burocracia gerencial e administrativa, presidida por uma economia capitalista associada ao respeito aos direitos e deveres dos cidadãos.

e) popular, mas com uma base burocrática e gerencial administrativa forte e competente, presidida pela ordem capitalista e por uma sociedade pós-industrial.

resposta da questão 2:[C]

3. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_SjBUFj3jDSY/SHVNYLg4nI/AAAAAAAAIQs/bm_ceRc77zY/s1600/chargeSIMCHqui10.jpg.

A charge

a) mostra que com o passar dos tempos os meios de comunicação de massa tornaram-se o poder com mais força para influenciar os indivíduos.

b) mostra a cumplicidade entre os poderes estabelecidos na sociedade, que pode facilitar no momento de se prover benefícios aos cidadãos.

c) demonstra a desinformação do cidadão comum, que é incapaz de reconhecer as instâncias de poder da sociedade moderna.

d) retrata a divergência entre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, que proporciona muitos conflitos e desconfiança aos cidadãos.

e) relata que os poderes da sociedade democrática são distribuídos de forma hierárquica, identificando quem terá maior poder de decisão.

resposta da questão 3:[A]

Nenhum comentário:

Postar um comentário