AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
SEGUNDA CHAMADA
PRIMEIRA SÉRIE
1. (CPS) Leia o texto adaptado de Frei Betto:
"De 9 de agosto -
aniversário da morte de Betinho - a 15, haverá, no país, uma grande mobilização
em torno da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Qualquer pessoa ou
instituição - movimento social, denominação religiosa, ONG, escola, empresa,
associação, etc. - pode e deve participar da Semana, recriando-a no local onde
se insere. Basta promover algo que reforce a cidadania e a solidariedade:
mesas-redondas; campanhas; palestras; mutirão que beneficie, SEM
ASSISTENCIALISMO, a população de baixa renda."
São consideradas ações SEM
ASSISTENCIALISMO aquelas que não reduzem os beneficiados a um comportamento
passivo.
Das propostas a seguir, são ações
desse tipo:
I. a doação de bens alimentares
arrecadados em eventos a comunidades carentes.
II. a alfabetização de jovens e
adultos.
III. a concessão de roupas à
população necessitada, especialmente durante o inverno.
IV. o esclarecimento sobre
higiene e prevenção a doenças.
Todas as ações
não-assistencialistas estão contempladas na alternativa:
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas II e IV
e) apenas III e IV
resposta da questão 1:[D]
As ações sociais sem assistencialismo, como o excerto afirmou são aquelas que não reduzem os beneficiados a um comportamento passivo. Ex: Alfabetização de jovens e adultos, esclarecimento sobre higiene e prevenção a doenças.
2. (FGV adaptada) (...) A cidade
não pára, a cidade só cresce / O de cima sobe e o debaixo desce / A cidade se
encontra prostituída / Por aqueles que ousaram em busca de saída / Ilusora de
pessoas de outros lugares / A cidade, sua fama vai além dos mares (...).
(Chico Sciense e Nação
Zumbi - "A cidade" em "Da lama ao caos")
A letra da música refere-se de
maneira explícita e implícita a importantes questões que interessam à
Sociologia, tais como:
a) O contínuo crescimento
demográfico acelerado das Regiões Metropolitanas, exceto as do Rio de Janeiro e
Fortaleza, que apresentaram, nas duas últimas décadas, cifras abaixo das
registradas nos respectivos Estados.
b) As desigualdades sociais
provocadas pela concentração de renda, quesito que equipara o Brasil a outros
países também detentores de altas taxas, a exemplo da França.
c) O crescimento do terceiro
setor da economia como uma forma de atuação da sociedade civil na solução de
problemas sociais, promovendo a cidadania e a inclusão da população de baixa
renda.
d) A falta de fiscalização na
aplicação do dinheiro público, apesar de gerar a "prostituição das
cidades" e a conseqüente desestruturação das políticas sociais do Estado e
das iniciativas privadas, o que impediu a criação de um Estado de Bem-Estar
Social no Brasil.
e) O contínuo crescimento dos
fluxos migratórios para São Paulo, "ilusora" cidade mundial, pelo
fato de não terem surgido novos pólos de atração demográfica, em outras regiões
do Brasil.
resposta da questão 2:[C]
3. (PITÁGORAS) Nas últimas
décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a
cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são
financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto
internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.
Assinale a alternativa que
apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.
a) Monitoramento, execução e
avaliação.
b) Elaboração, implementação,
monitoramento e avaliação.
c) Implementação, projeção e
avaliação.
d) Avaliação, implementação e
elaboração.
e) Elaboração, avaliação,
implementação e monitoramento.
resposta da questão 3:[B]
4. (PITÁGORAS) A frase a seguir
contém algumas lacunas. Dentre as alternativas que seguem, identifique aquela
que CONTÉM as palavras que a completam mais adequadamente.
"Nossa sociedade é movida
pela _____________, pelo ___________ de inúmeras de pessoas que decidem fazer a
diferença", disse a jovem à plateia que a escutava atentamente. Para eles,
o _____________ é aquela pessoa que sabe identificar problemas presentes e tem
a ousadia de lutar por uma solução.
a) Ganância – corporativismo –
trabalhor.
b) Iniciativa pessoal -
voluntarismo - trabalhador.
c) Unidade e o comunitarismo -
suor - diferencial.
d) Iniciativa pessoal -
voluntarismo - empreendedor.
e) Autonomia – suor –
empreendedor.
resposta da questão 4:[D]
5. (UEL) O sociólogo Herbert de
Souza (1935-1997), conhecido como Betinho, nos seus últimos anos de vida
liderou uma campanha de combate à fome,
mobilizando a sociedade. A campanha inovou ao defender a assistência aos que
têm fome enfatizando os direitos sociais
e não apenas a filantropia.
Com base no texto, nos
conhecimentos sobre a campanha liderada
por Betinho e sobre a questão da fome no Brasil, é correto afirmar:
a) Devido ao razoável nível de
distribuição de renda, a pobreza e a fome estão ausentes da pauta dos problemas
estruturais do Brasil.
b) Com a finalização do programa
Comunidade Solidária, desenvolvido pelo Governo Fernando Henrique Cardoso, a campanha
saiu de pauta, pois o problema da fome no Brasil foi solucionado.
c) A campanha contribuiu para a
ampliação de políticas públicas voltadas para o combate à pobreza e à fome e
para a busca de soluções estruturais visando a superação das mesmas.
d) A contínua melhoria dos
índices de distribuição de renda ocorrida nos últimos anos, mostra a superação
da pobreza e da fome.
e) A campanha defende que a
superação da pobreza e da fome deve ser encarada como de responsabilidade dos
que vivenciam esta situação.
resposta da questão 5:[C]
6. (CNDL) Explique o significado
de protagonismo juvenil.
resposta da questão 6:
O Protagonismo juvenil significa,
tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem
respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao
bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto
importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que
é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que
é responsabilidade.
7. (CNDL) Existem várias maneiras
de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo
juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.
resposta da questão 7:
Participação em associações de
moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários
- com atuação direta em algo da sua realidade que os sensibilize e mobilize
para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos,
hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão
de construção de casas, trabalhos em hospitais com crianças carentes, preservação
do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras.
(UFJF) Leia, agora, com atenção,
o Texto I, um fragmento do artigo intitulado A alma da fome é política, do
sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, publicado no Jornal do Brasil, em
setembro de 1993, para responder às questões de 8 a 10.
Texto I
“A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do
salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa
chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma
espécie de cerceamento moderno ou de exílio. A morte em vida. O exílio da
Terra. Mas a alma da fome é política.
A fome é a realidade, o efeito e o sintoma. O ponto de
partida e de chegada. A síntese, a ponta do novelo a partir da qual tudo se
explica e se resolve. Porque não é episódica, nem superficial, revela fundo o
quanto uma pessoa está sendo excluída de tudo e com que frieza seu drama é
ignorado pelos outros. (...) Mas a fome é também o atestado de miséria
absoluta e o grito de alarme que sinaliza o desastre social de um país, que
mostra a cara do Brasil.
(...)
É assustador perceber com que naturalidade fomos virando
um país de miseráveis, com que tranquilidade fomos produzindo milhões de
indigentes. Acabar com essa naturalidade, recuperar o sentido da indignação
diante da degradação humana, reabsolutizar a pessoa como centro e eixo da
vida e da ação política é essencial para transformar a luta contra a fome e a
miséria num imenso processo de reconstrução do Brasil e de nossa própria
dignidade. Por isso é que acabar com a fome não é só dar comida, e acabar com
a miséria não é só gerar emprego, mas é reconstruir radicalmente toda a
sociedade.”
|
8. A respeito do texto de
Betinho, é POSSÍVEL afirmar que ele:
a) apresenta um panorama
quantitativo da situação da fome no Brasil e os impactos causados pela miséria.
b) vai além das avaliações
técnicas sobre a miséria e sobre a exclusão para defender a necessidade da
reconstrução social.
c) caracteriza a fome como um
fenômeno natural em um país de desigualdade econômica.
d) constrói uma imagem poética
dos excluídos, prejudicando, assim, o propósito comunicativo do texto.
e) discute as principais estratégias para, dentro dos
limites da realidade, terminar com a fome no Brasil.
resposta da questão 8:[C]
9. De acordo com o texto, todos
os elementos abaixo podem ser relacionados com a fome, EXCETO:
a) exclusão de direitos.
b) falta de solidariedade.
c) indicação de caos social.
d) indiferença dos outros.
e) preconceito racial.
resposta da questão 9:[E]
10. As principais razões que
justificam a indignação do sociólogo, em seu texto, são:
a) a política brasileira e a
falta de emprego.
b) a desigualdade social e o
preconceito racial.
c) a degradação humana e o
cerceamento político.
d) o número de indigentes e a
precariedade do sistema de saúde.
e) a fome e a indiferença do
outro à fome.
resposta da questão 10:[E]
Questões extras
1. (ACADEPOL-MG) A história do
Brasil pode ser contada de vários modos e sob vários ângulos, mas para a
maioria esta é a história da fome e da miséria. Um modo perverso de dividir um
mundo em dois, produzindo um gigantesco apartheid.[...]. Uma parte ostensiva,
rica, branca, educada, motorizada e dolarizada. Outra parte imensa na sombra,
negra, analfabeta, dando duro todos os dias, comendo o pão que o diabo amassou
em reais. Dois mundos no mesmo país, na mesma cidade, muito próximos pela
geografia e infinitamente distantes como experiência de humanidade.
Fonte: Jornal do Brasil
- Texto de Herbert de Souza - Betinho.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a) os dois mundos citados
referem-se aos estados das regiões Norte e Sudeste.
b) a população pobre está
concentrada no campo e a rica, na cidade.
c) o apartheid brasileiro é uma
forma de separação entre dois grupos populacionais movida por questões
humanitárias e não geográficas.
d) a situação da população
brasileira indica uma segregação movida por questões geográficas.
resposta da questão 1:[C]
2. (MACK)
Caía a
tarde feito um viaduto
E o bêbado
trajando luto me lembrou Carlitos
A lua, tal
qual a dona do bordel
Pedia a
cada estrela fria um brilho de aluguel
E nuvens,
lá no mata borrão do céu,
Chupavam
manchas torturadas, que sufoco
Louco, o
bêbado com chapéu-coco
Fazia
irreverências mil pra noite do Brasil, meu Brasil
Que sonha
com a volta do irmão do Henfil
Com tanta
gente que partiu num rabo-de-foguete...
João Bosco e Aldir
Blanc, “O bêbado e a equilibrista”, 1979
A canção destaca a figura do
sociólogo Betinho, irmão do famoso cartunista Henfil, premiado com o Global
500, da ONU, por sua contribuição em favor da ecologia na Campanha pela Reforma
Agrária. A letra da música retrata, na história recente do Brasil, o perfil dos
a) estudantes secundaristas, os
“caras-pintadas”, exigindo medidas éticas contra o governo de Fernando Collor
de Melo.
b) anistiados políticos, vítimas
do regime repressivo durante a ditadura militar e a volta deles do exílio.
c) manifestantes que participaram
da Campanha contra a Fome, liderados por Betinho contra a miséria social.
d) refugiados políticos, sendo a
maioria integrantes do Partido Comunista Brasileiro, cassados durante o Estado
Novo.
e) integrantes das campanhas
“Diretas Já”, que nas capitais do país, se manifestaram a favor do retorno ao
voto direto para presidência da República.
resposta da questão 2:[B]
3. (CNDL) Explique de que maneira
a aprendizagem sociológica pode colaborar para a prática da cidadania?
resposta da questão 3:
Reflexão pessoal dos alunos. Espera-se que o aluno perceba que através da aprendizagem sociológica ele possa se colocar de maneira mais crítica perante a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário