terça-feira, 3 de abril de 2012

Confira a avaliação de Sociologia da Segunda Série do EM

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA SEGUNDA SÉRIE


1. (Unicentro 2012) A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura”.

FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. História da África. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2010. 144. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2011.

O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial.

A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto.

( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.

( ) Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos.

( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V V V

b) F V V

c) V F F

d) F V F

e) V V F

resposta da questão 1: [A]

2. (Uem 2012) Assinale o que for correto sobre as culturas erudita e popular.

( ) Cultura popular pode ser definida como sinônimo de cultura do povo, ou seja, uma prática própria de grupos subalternos da sociedade.

( ) Os produtores da cultura erudita fazem parte de uma elite política, econômica e cultural. Ela é transmitida, legitimada e confirmada por diversas instituições sociais.

( ) Os produtores das culturas erudita e popular gozam de prestígio semelhante na sociedade.

( ) Os fatos folclóricos reproduzem a cultura dos círculos eruditos e das instituições que se dedicam à renovação e à conservação dos patrimônios científico e artístico.

( ) As expressões “cultura popular” e “cultura erudita” designam dois conjuntos coerentes e internamente homogêneos, no que se refere às suas práticas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V V F F F

b) F V V F V

c) V F F V F

d) F V F V V

e) V V F V F

resposta da questão 2: [A]


3. (PITÁGORAS) Observe, no seu meio e nas suas atitudes cotidianas, as influências que os meios de comunicação, através da publicidade, exercem em você e nas pessoas, sem nenhum tipo de discriminação. Descreva-as e discuta alternativas para a construção de um senso crítico. Registre suas ideias abaixo.

resposta da questão 3:

A publicidade através dos meios de comunicação influencia muito nossas vidas. Nos deixa mais suscetíveis ao consumismo. E nossa sociedade capitalista, por intermédio da mídia exacerba ainda mais essa situação.


4. (PITÁGORAS) A socióloga Valquíria Padilha afirma que “o shopping center cria um novo tipo de sustentabilidade, mas uma sociabilidade destrutiva. Tanto para o ambiente, quanto para o cidadão. É uma manifestação de uma sociedade doente, cuja cura só se dá sob uma transformação radical”. Discuta essa afirmação e registre suas conclusões.

resposta da questão 4:

A socióloga apresenta o shopping center como o templo da sociedade de consumo, sociedade essa que cria uma sociabilidade destrutiva, pois as pessoas passam a se preocupar, não mais com as relações pessoais, mas com a cultura da valorização do signo que as coisas passam a ter através do marketing.

5. (Ufu 2007) A relação entre Nós, grupo cultural e social ao qual se pertence, e os Outros, os que não fazem parte desse grupo, apresenta-se nos discursos através dos conceitos de universalismo, humanismo e etnocentrismo. A partir desta afirmação, explicite e desenvolva a relação entre etnocentrismo e universalismo.

resposta da questão 5:

Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.

Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

Universalismo consiste no respeito e na valorização de culturas diferentes.


6. (Ueg 2010) A influência cultural não se exerce apenas sobre as elites, mas sobre a massa. Chegou por meio do cinema, das histórias em quadrinhos, da música popular, do rádio e da TV, não pela literatura, pela filosofia ou pela ciência.

Foram os meios de comunicação de massa, e os produtos do consumo, que deram o tom dessa influência.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna. 1997.

Após a análise do texto acima, é correto afirmar:

a) o processo de integração mundial, chamado globalização se dá através das relações econômicas entre os países que se organizam em blocos, não tendo portanto uma dimensão política, social e cultural.

b) a globalização lida com mentalidades, hábitos, estilos de comportamento, usos e costumes e com modos de vida. Lida com a massificação e a homogeneização cultural.

c) a solidariedade é uma característica fundamental do processo de globalização, em virtude da interação cultural entre povos e nações e do encurtamento das distâncias.

d) a influência cultural não ocorre na fase da infância, visto que a criança não tem habilidade de incorporar valores a não ser os transmitidos pelo ambiente familiar.


resposta da questão 6: [B]

7. (Ufpr 2009) A diversidade cultural que esteve presente na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um deles.

resposta da questão 7:

Pode-se mencionar a diversidade religiosa, artística, linguística, étnica, etc.


8. (Ufu 2009) Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para “mudanças de visual”.

Considerando o enunciado acima e o conceito antropológico de cultura, marque a alternativa correta.

a) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano.

b) As práticas culturais não são congeladas no tempo, são partes integrantes da história e estão em processo de transformação com a própria história.

c) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.

d) As verdadeiras práticas tradicionais não se alteram com o tempo e são reproduzidas da mesma forma como foram originadas.

resposta da questão 8:[B]

9. (PITÁGORAS) Explique o que é a sociedade-cultura de consumo.

Resposta: A sociedade cultura de consumo reduz o indivíduo à condição de consumidor como consequência da automatização do sistema de produção.

10. (Enem 2ª aplicação 2010) A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.

CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).

Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando

a) criações originais deixam de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos outros.

b) civilizações se fecham a ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.

c) populações demonstram menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais estrangeiros.

d) elementos culturais autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de origem.

e) intercâmbios entre diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.


resposta da questão 10:[E]

Questões extras

1. (PITÁGORAS) Explique o que significa a estetização da vida cotidiana e o triunfo do signo.

Resposta: Na sociedade pós-moderna, o objeto do desejo necessariamente não são as coisas palpáveis, mas, mais do que as coisas, o que elas representam. O significado que elas tem, o status que elas oferecem

2. (PITÁGORAS) Explique o slogan: “já não consumimos coisas, mas somente signos”.

Resposta: Na sociedade pós-moderna, o objeto do desejo necessariamente não são as coisas palpáveis, mas, mais do que as coisas, o que elas representam. O significado que elas tem, o status que elas oferecem.

3. (Unioeste 2010) Do ponto de vista sociológico a expressão “diversidade cultural” sustenta:

a) o processo por meio do qual as classes dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.

b) a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais, práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que constituem uma sociedade.

c) a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais hegemônicas.

d) apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.

e) apenas os direitos de membros das classes subalternos da sociedade.


resposta: [B]










Nenhum comentário:

Postar um comentário