Avaliação de Sociologia
Terceiro Ano
1. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir de matéria publicada
na Folha Online de autoria de João Carlos Magalhães e Márcio Falcão, em
26/10/2011.
Senado aprova
projeto de lei que cria Comissão da Verdade
O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, o projeto
de lei que cria a Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e
narrará as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 –
incluídas as da ditadura militar.
O Congresso manteve o texto enviado pelo Executivo no ano
passado, permitindo uma tramitação rápida e sem debates, como queria o
governo. Agora, ele irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto aprovado pela Câmara no mês passado segue o
exemplo de dezenas de outros países que também passaram por transições de
ditaduras para democracias.
No Brasil, essa será a terceira comissão a revisitar os
acontecimentos do regime militar e a primeira criada na era petista.
Disponível
em:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/997321-senado-aprova-projeto-de-lei-que-cria-comissao-da-verdade.shtml
.
Acesso
em 06/11/2011.
|
A matéria relata a aprovação de um projeto para criar uma
comissão que investigará fatos ocorridos no país relacionados à violação de
direitos humanos.
O Brasil, como é um Estado federativo, tem como
característica
a) a falta de quórum para as votações de projetos de lei.
b) a divisão desigual de poder entre o Legislativo e o
Executivo, gerando atritos políticos prejudiciais ao país.
c) o bicameralismo, onde os projetos de lei são discutidos e
votados na Câmara dos deputados e no Senado.
d) o extremismo entre direita e esquerda, onde a esquerda se
ocupa do Executivo e a direita do Legislativo.
e) o desacordo entre estados e federação no que diz respeito
às verbas governamentais.
resposta:[C]
O poder Legislativo no Brasil é bicameral, ou seja, possui duas câmaras (deputados e senadores), o que faz com que os projetos de lei sejam apreciados e votados pelo menos duas vezes.
2. (PITÁGORAS) Assinale dentre as
opções a seguir aquela que contém, respectivamente, as mais altas,
hierarquicamente, instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
a) Ministério da Casa Civil,
Presidência do Senado, Tribunal Superior Eleitoral.
b) Ministério da Fazenda,
Presidência da Câmara Federal, Ministério da Justiça.
c) Presidência da República,
Senado, Ministério da Justiça.
d) Presidência da República,
Presidência do Senado, Supremo Tribunal Federal.
e) Presidência da República,
Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal.
resposta: [E]
A opção que apresenta respectivamente, as mais altas hierarquias dos poderes executivo, legislativo e judiciário está na alternativa E: presidente da República, Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
3. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa
que CONTÉM os poderes que compõem o Estado brasileiro.
a) Executivo, Distributivo e
Legislativo.
b) Prefeitura municipal, Governo
do estado e Governo federal.
c) Governo Federal, Senado
Federal e Câmara dos deputados.
d) Executivo, Legislativo e Judiciário.
e) Policial, Secretariado e
Judiciário.
resposta: [D]
Os três poderes da República Federativa do Brasil são executivo, legislativo e judiciário.
4. (UNICENTRO 2012) O termo
cidadania é explicado pelo seguinte conceito:
a) Exprime a afirmação de um
indivíduo diante da sociedade e do Estado.
b) É a condição de um indivíduo
como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.
c) Encerra uma ação recíproca de
ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.
d) Expressa maneiras de agir,
sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo
pertence.
e) Constitui um agrupamento de
indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a
mudanças na sociedade.
resposta:[B]
O conceito de cidadania sempre
esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os
direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios
públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do
governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a
um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria
definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma
coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento
dos deveres dos demais componentes da sociedade.
5. (UNIOESTE 2011) O conceito de
cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz
respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de
valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania
diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize
plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais:
os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as
questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos
direitos civis.
a) Diz respeito à participação no
governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos
discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.
b) Diz respeito à vida em
sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação
na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário
justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.
c) Diz respeito aos direitos
essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei.
Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o
seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem
processo legal regular, de garantias da liberdade individual.
d) Diz respeito aos elementos que
garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder
Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.
e) Diz respeito à participação de
poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas
vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.
resposta:[C]
6. (CNDL) Observando a sua
comunidade próxima, relacione as diversas formas de exercício da cidadania nela
presentes e mencione os novos instrumentos tecnológicos que tornam possível a
efetivação dessa participação.
Resposta pessoal. Possibilidade
de resposta: participação em associação de moradores, envolvimento com o grêmio
estudantil da escola. Participação nas eleições tanto votando, como propagando
a ética no voto. Atualmente temos a internet que nos possibilita outros canais de mobilização social, como o twitter, o facebook, o YouTube, dentre outras redes sociais.
7. (PITÁGORAS) A partir dos seus
conhecimentos sobre o três poderes da República brasileira, responda às
questões.
a) Qual a importância da autonomia
dos três poderes? Justifique sua resposta.
b) O que você entende por
equilíbrio entre os três poderes? Justifique sua resposta.
8. (PITÁGORAS) Vai acontecer uma
eleição para presidente, deputado federal, senador, governador e deputado
estadual. Você será um dos candidatos.
a) Escolha a qual cargo você
gostaria de se candidatar e explique por que você escolheu esta função.
b) Explique a finalidade do cargo
político escolhido por você.
9. (CNDL) "(...) [Cidadania]
é uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em
essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma
ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É
processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e
receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de
praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem
insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho
no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás
desse comportamento, está o respeito à coisa pública.
O direito de ter direitos é uma
conquista da humanidade. (...)"
(Gilberto Dimenstein. O
CIDADÃO DE PAPEL. São Paulo: Ática, 1993.)
Tendo por base o texto de
Gilberto Dimenstein apresente alguns direitos que o exercício pleno da
cidadania pode nos oferecer.
resposta pessoal e coerente com o tema cidadania.
10. (PUCRS) Por não-verdade é
preciso entender (...) todas as formas e todos os níveis de ausência, de recusa
e de desprezo da verdade: mentira propriamente dita, informação parcial e
deformada, propaganda sectária, manipulação dos meios de comunicação e outras
ainda.
(Papa João Paulo II)
Considerando os acontecimentos
recentes veiculados pelos meios de comunicação no Brasil - propaganda
eleitoral, escândalos políticos, conquistas econômicas e sociais, etc. - como
avaliar, à luz das palavras de João Paulo II, o que lemos e ouvimos a respeito
de nosso país, a fim de que possamos exercer uma cidadania consciente?
Reflita sobre essa questão e
apresente o seu ponto de vista, fundamentando-o com dados da realidade, a
partir desta proposta:
Verdades e mentiras a respeito de
um país chamado Brasil e do povo que nele habita.
resposta pessoal e coerente com o tema proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário