sábado, 27 de abril de 2013

Confira a correção da Avaliação de Sociologia P1 do 2º bimestre (Terceiro Ano)


Avaliação de Sociologia
Terceiro Ano
 
1. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir de matéria publicada na Folha Online de autoria de João Carlos Magalhães e Márcio Falcão, em 26/10/2011.

Senado aprova projeto de lei que cria Comissão da Verdade

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e narrará as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 – incluídas as da ditadura militar.
O Congresso manteve o texto enviado pelo Executivo no ano passado, permitindo uma tramitação rápida e sem debates, como queria o governo. Agora, ele irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto aprovado pela Câmara no mês passado segue o exemplo de dezenas de outros países que também passaram por transições de ditaduras para democracias.
No Brasil, essa será a terceira comissão a revisitar os acontecimentos do regime militar e a primeira criada na era petista.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/997321-senado-aprova-projeto-de-lei-que-cria-comissao-da-verdade.shtml .
Acesso em 06/11/2011.

A matéria relata a aprovação de um projeto para criar uma comissão que investigará fatos ocorridos no país relacionados à violação de direitos humanos.

O Brasil, como é um Estado federativo, tem como característica

a) a falta de quórum para as votações de projetos de lei.
b) a divisão desigual de poder entre o Legislativo e o Executivo, gerando atritos políticos prejudiciais ao país.
c) o bicameralismo, onde os projetos de lei são discutidos e votados na Câmara dos deputados e no Senado.
d) o extremismo entre direita e esquerda, onde a esquerda se ocupa do Executivo e a direita do Legislativo.
e) o desacordo entre estados e federação no que diz respeito às verbas governamentais.


resposta:[C]
O poder Legislativo no Brasil é bicameral, ou seja, possui duas câmaras (deputados e senadores), o que faz com que os projetos de lei sejam apreciados e votados pelo menos duas vezes.

2. (PITÁGORAS) Assinale dentre as opções a seguir aquela que contém, respectivamente, as mais altas, hierarquicamente, instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

a) Ministério da Casa Civil, Presidência do Senado, Tribunal Superior Eleitoral.
b) Ministério da Fazenda, Presidência da Câmara Federal, Ministério da Justiça.
c) Presidência da República, Senado, Ministério da Justiça.
d) Presidência da República, Presidência do Senado, Supremo Tribunal Federal.
e) Presidência da República, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal.


resposta: [E]
A opção que apresenta respectivamente, as mais altas hierarquias dos poderes executivo, legislativo e judiciário está na alternativa E: presidente da República, Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e o Supremo Tribunal Federal (STF).


3. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CONTÉM os poderes que compõem o Estado brasileiro.

a) Executivo, Distributivo e Legislativo.
b) Prefeitura municipal, Governo do estado e Governo federal.
c) Governo Federal, Senado Federal e Câmara dos deputados.
d) Executivo, Legislativo e Judiciário.
e) Policial, Secretariado e Judiciário.



resposta: [D]
Os três poderes da República Federativa do Brasil são executivo, legislativo e judiciário.

4. (UNICENTRO 2012) O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

a) Exprime a afirmação de um indivíduo diante da sociedade e do Estado.
b) É a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.
c) Encerra uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.
d) Expressa maneiras de agir, sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo pertence.
e) Constitui um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade.



resposta:[B]
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.



5. (UNIOESTE 2011) O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.

a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.
b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.
c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.
d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.
e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.


resposta:[C]
 Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.


6. (CNDL) Observando a sua comunidade próxima, relacione as diversas formas de exercício da cidadania nela presentes e mencione os novos instrumentos tecnológicos que tornam possível a efetivação dessa participação.



resposta:
Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: participação em associação de moradores, envolvimento com o grêmio estudantil da escola. Participação nas eleições tanto votando, como propagando a ética no voto. Atualmente temos a internet que nos possibilita outros canais de mobilização social, como o twitter, o facebook, o YouTube, dentre outras redes sociais.



7. (PITÁGORAS) A partir dos seus conhecimentos sobre o três poderes da República brasileira, responda às questões.

a) Qual a importância da autonomia dos três poderes? Justifique sua resposta.


b) O que você entende por equilíbrio entre os três poderes? Justifique sua resposta.



resposta:
a) A existência de três poderes e a ideia de que haja um equilíbrio e uma descentralização entre eles, de modo que cada um dos três exerça um certo controle sobre os outros.

b) Equilíbrio quer dizer que não há preponderância de um poder sobre o outro.

8. (PITÁGORAS) Vai acontecer uma eleição para presidente, deputado federal, senador, governador e deputado estadual. Você será um dos candidatos.

a) Escolha a qual cargo você gostaria de se candidatar e explique por que você escolheu esta função.


b) Explique a finalidade do cargo político escolhido por você.


9. (CNDL) "(...) [Cidadania] é uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.
O direito de ter direitos é uma conquista da humanidade. (...)"
(Gilberto Dimenstein. O CIDADÃO DE PAPEL. São Paulo: Ática, 1993.)

Tendo por base o texto de Gilberto Dimenstein apresente alguns direitos que o exercício pleno da cidadania pode nos oferecer.


resposta pessoal e coerente com o tema cidadania.


10. (PUCRS) Por não-verdade é preciso entender (...) todas as formas e todos os níveis de ausência, de recusa e de desprezo da verdade: mentira propriamente dita, informação parcial e deformada, propaganda sectária, manipulação dos meios de comunicação e outras ainda.
(Papa João Paulo II)

Considerando os acontecimentos recentes veiculados pelos meios de comunicação no Brasil - propaganda eleitoral, escândalos políticos, conquistas econômicas e sociais, etc. - como avaliar, à luz das palavras de João Paulo II, o que lemos e ouvimos a respeito de nosso país, a fim de que possamos exercer uma cidadania consciente?
Reflita sobre essa questão e apresente o seu ponto de vista, fundamentando-o com dados da realidade, a partir desta proposta:

Verdades e mentiras a respeito de um país chamado Brasil e do povo que nele habita.


resposta pessoal e coerente com o tema proposto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário