Avaliação de Sociologia
Primeiro Ano
(PITÁGORAS) Nas últimas décadas,
instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo
projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados
por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais,
tanto governamentais quanto da iniciativa privada.
Assinale a alternativa que
apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.
a) Monitoramento, execução e
avaliação.
b) Elaboração, implementação,
monitoramento e avaliação.
c) Implementação, projeção e
avaliação.
d) Avaliação, implementação e
elaboração.
e) Elaboração, avaliação,
implementação e monitoramento.
resposta:[B]
2. (MACKENZIE) Leia o texto:
"Este Brasil onde
aparentemente não cabem os 150 milhões de habitantes das estatísticas
demográficas é assim por descaso. Com a produção agrícola atual, poderia
alimentar 300 milhões de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam
gerados 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse da terra fosse
democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de
famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões de pessoas que estão
passando fome teriam comida, pelo menos comida (...)"
(Herbert de Souza -
"Reflexões para o futuro" - Revista VEJA "25 anos")
Nos últimos anos, importante campanha relacionada com o
texto acima vem ocorrendo no Brasil, cuja denominação é:
a) Ação da Cidadania contra Miséria e pela Vida.
b) Campanha pela Reforma Agrária da Contag.
c) Movimento de Geração de Emprego do SEBRAE.
d) Campanha de Aumento da Produção Agrícola.
e) Frente Nacional pela Paz no Campo e na Cidade.
resposta:[A]
O movimento atua através de
comitês locais: cidadãos solidários que se mobilizam para por toda a nação. Todos
os estados brasileiros têm comitês regionais da Ação da Cidadania e promovem
ações conjuntas integradas pela coordenação nacional, com sede no Rio de
Janeiro. Os comitês locais atuam junto às famílias, promovendo ações
assistenciais e hoje mobilização das comunidades na luta pela conquista dos
direitos sociais. Formados por voluntários, os comitês promovem, individualmente
e por iniciativas próprias, projetos nas mais diversas áreas, como a doação de
alimentos, a geração de emprego e renda, educação, creches, esporte e lazer, arte
e cultura, saúde, assistência à população de rua e outras.
3. (CNDL) Leia o texto abaixo.
[...] é um tipo de ação de
intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é
sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não
pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. [...] significa,
tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem
respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao
bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.
(Livro de Sociologia
Ensino Médio. vol. 1 Coleção Pitágoras, p. 19)
O texto refere-se à (ao):
a) protagonismo juvenil
b) alienação juvenil
c) comodismo juvenil
d) apatia juvenil
e) desmobilização juvenil
resposta:[A]
O Protagonismo Juvenil, enquanto
modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições capazes de
possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas à solução de
problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso.
4. (CNDL) Analise as assertivas
sobre a destacada atuação do sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho,
e assinale a alternativa correta.
I. Betinho usou seu conhecimento
sociológico como instrumento de ação e, como cidadão, não foi nada pacato,
criou o movimento de Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e por ele
lutou até o final de sua vida.
II. Era portador do vírus HIV,
contraído em transfusões de sangue, por ser hemofílico, mas nem por isso se colocou
como vítima, utilizou sua notoriedade para propagar seu movimento de ação
contra a fome e mobilizar a sociedade em favor dos aidéticos.
III. Argumentava sobre a
necessidade de transformações estruturais na sociedade brasileira, mas, ao
mesmo tempo, era necessária uma atitude emergencial para a população miserável,
que passava fome.
IV. Ele foi um exemplo de
empreendedor, teve a capacidade de tomar a iniciativa e agir na busca de
soluções inovadoras para problemas econômicos e sociais, pessoais ou de outros,
por meio de empreendimentos.
Estão corretos.
a) I, II e IV
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I e III
e) I, II, III e
IV
resposta:[E]
Todas as assertivas estão corretas sobre a trajetória destacada do sociólogo brasileiro, Herbert de Souza, o Betinho.
5. (G1) O Protagonismo Juvenil é
um método de ação social e educativa capaz de possibilitar ao jovem o
desenvolvimento da sua cidadania, por meio da geração de espaços e de situações
propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução
de problemas reais na escola, na comunidade ou na vida social mais ampla.
Antônio
Carlos Gomes da Costa. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e
participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000 (com adaptações).
Com base no conceito apresentado, assinale a opção correta
no que se refere ao tema protagonismo juvenil.
a) O protagonismo juvenil tem a
participação como base, a cooperação como meio e a obediência do jovem como
fim.
b) O jovem é fonte de iniciativa
(ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade).
c) Uma ação social e educativa de
qualidade ajuda o jovem a reconhecer suas limitações e a se conformar com as possibilidades
da sua realidade social imediata.
d) A ação protagônica é um
caminho para desviar o jovem da prática autêntica e direcioná-lo à participação
supervisionada.
e) Na raiz do protagonismo deve
haver uma imposição externa para o que jovem participe da decisão se vai ou não
participar da ação.
resposta:[B]
A única alternativa que apresenta uma característica correta do protagonismo social é a B.
6. (CNDL) O Protagonismo Juvenil
é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas
reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação
para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos
acontecimentos. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem
participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida
privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola,
na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a
concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de
liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.
Fonte: http://jpsbrasil23.blogspot.com.br/2012/05/jps-santa-catarina-colabora-com.html
Com base na leitura e em seus
conhecimentos, explique o que é protagonismo juvenil.
resposta:
O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. Significa, tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.
7. (CNDL) Existem várias maneiras
de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo
juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.
resposta:
Participação em associações de
moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários
- com atuação direta em algo da sua realidade que os sensibilize e mobilize
para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos,
hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão
de construção de casas, trabalhos em hospitais com crianças carentes, preservação
do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras.
8. (PITÁGORAS)
“Há soldados armados, amados ou não,
Quase todos perdidos de armas na mão,
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições,
De morrer pela pátria e viver sem razão.
Nas escolas, nas ruas, campo, construções,
Somos todos soldados, armados ou não,
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais braços dados ou não,
Vem, vamos embora que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.”
Geraldo Vandré, Pra não
dizer que não falei de flores, 1968
a) Diante do que foi proposto na
unidade Projeto Betinho:empreendedorismo social, que relação podemos
estabelecer entre a música de Geraldo Vandré e o Protagonismo Juvenil?
b) Explique quem foi Geraldo
Vandré e comente sua importância na luta contra a ditadura militar na década de
1960.
a) O Protagonismo juvenil
significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que
não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas
relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro
aspecto importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de
iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de
compromisso, que é responsabilidade. A música do Geraldo Vandré nos sugere esse
protagonismo e os versos "Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem
sabe faz a hora, não espera acontecer" são a representação concreta disso.
b) Geraldo Vandré foi um cantor e
compositor que, na década de 1960, criou músicas de protesto contra a ditadura
militar e, por isso mesmo, foi exilado do país. A música "Caminhando"
tornou-se um hino para uma parte significativa da juventude de época, pois
representava o desejo de liberdade.
9. (CNDL) O encontro "Vem
ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles
foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil. O termo pode
até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de
adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele
pode ser protagonista.
([Adaptado de] "Para quem se
revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)
Depoimentos de jovens
participantes do encontro:
Eu não sinto vergonha de ser
brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas
pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o
comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é
problema seu. (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)
A maior dica é querer fazer. Se
você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe
muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16
anos, Paraná)
Ser cidadão não é só conhecer os
seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro. (H.A.,
19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos
de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)
Com base na leitura dos
depoimentos, responda às questões propostas.
a) Em seu ponto de vista, os
jovens têm se interessado pela participação ativa na sociedade? Liste alguns
argumentos e fatos para apoiar seu posicionamento.
b) Explique de que forma a
aprendizagem sociológica pode colaborar para a prática da cidadania.
resposta:
a) Reflexão pessoal dos alunos.
b) Reflexão pessoal dos alunos.
10. (CNDL) Na pesquisa "A
Voz das Crianças", somente 8% das crianças e dos adolescentes
entrevistados disseram ir à escola por prazer, quando cada vez mais se sabe que
a alegria e o entusiasmo são condições facilitadoras da aprendizagem. Que papel
os adolescentes podem desempenhar para que a escola seja um local agradável e
um espaço de ensino e aprendizagem? Como é possível incentivar a participação
dos adolescentes em atividades extra-curriculares?
resposta:
Reflexão pessoal dos alunos.
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