sábado, 27 de abril de 2013

Confira a correção da Avaliação de Sociologia P1 do 2º bimestre (Primeiro Ano)


Avaliação de Sociologia
Primeiro Ano
(PITÁGORAS) Nas últimas décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.

a) Monitoramento, execução e avaliação.
b) Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação.
c) Implementação, projeção e avaliação.
d) Avaliação, implementação e elaboração.
e) Elaboração, avaliação, implementação e monitoramento.



resposta:[B]

2. (MACKENZIE) Leia o texto:

"Este Brasil onde aparentemente não cabem os 150 milhões de habitantes das estatísticas demográficas é assim por descaso. Com a produção agrícola atual, poderia alimentar 300 milhões de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam gerados 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse da terra fosse democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões de pessoas que estão passando fome teriam comida, pelo menos comida (...)"
(Herbert de Souza - "Reflexões para o futuro" - Revista VEJA "25 anos")

Nos últimos anos, importante campanha relacionada com o texto acima vem ocorrendo no Brasil, cuja denominação é:

a) Ação da Cidadania contra Miséria e pela Vida.
b) Campanha pela Reforma Agrária da Contag.
c) Movimento de Geração de Emprego do SEBRAE.
d) Campanha de Aumento da Produção Agrícola.
e) Frente Nacional pela Paz no Campo e na Cidade.


resposta:[A]
O movimento atua através de comitês locais: cidadãos solidários que se mobilizam para por toda a nação. Todos os estados brasileiros têm comitês regionais da Ação da Cidadania e promovem ações conjuntas integradas pela coordenação nacional, com sede no Rio de Janeiro. Os comitês locais atuam junto às famílias, promovendo ações assistenciais e hoje mobilização das comunidades na luta pela conquista dos direitos sociais. Formados por voluntários, os comitês promovem, individualmente e por iniciativas próprias, projetos nas mais diversas áreas, como a doação de alimentos, a geração de emprego e renda, educação, creches, esporte e lazer, arte e cultura, saúde, assistência à população de rua e outras.


3. (CNDL) Leia o texto abaixo.

[...] é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. [...] significa, tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.

(Livro de Sociologia Ensino Médio. vol. 1 Coleção Pitágoras, p. 19)

O texto refere-se à (ao):

a) protagonismo juvenil
b) alienação juvenil
c) comodismo juvenil
d) apatia juvenil
e) desmobilização juvenil


resposta:[A]
O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso.

4. (CNDL) Analise as assertivas sobre a destacada atuação do sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho, e assinale a alternativa correta.

I. Betinho usou seu conhecimento sociológico como instrumento de ação e, como cidadão, não foi nada pacato, criou o movimento de Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e por ele lutou até o final de sua vida.
II. Era portador do vírus HIV, contraído em transfusões de sangue, por ser hemofílico, mas nem por isso se colocou como vítima, utilizou sua notoriedade para propagar seu movimento de ação contra a fome e mobilizar a sociedade em favor dos aidéticos.
III. Argumentava sobre a necessidade de transformações estruturais na sociedade brasileira, mas, ao mesmo tempo, era necessária uma atitude emergencial para a população miserável, que passava fome.
IV. Ele foi um exemplo de empreendedor, teve a capacidade de tomar a iniciativa e agir na busca de soluções inovadoras para problemas econômicos e sociais, pessoais ou de outros, por meio de empreendimentos.

Estão corretos.

a) I, II e IV
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I e III
e) I, II, III e IV


resposta:[E]
Todas as assertivas estão corretas sobre a trajetória destacada do sociólogo brasileiro, Herbert de Souza, o Betinho.

5. (G1) O Protagonismo Juvenil é um método de ação social e educativa capaz de possibilitar ao jovem o desenvolvimento da sua cidadania, por meio da geração de espaços e de situações propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na escola, na comunidade ou na vida social mais ampla.
Antônio Carlos Gomes da Costa. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000 (com adaptações).

Com base no conceito apresentado, assinale a opção correta no que se refere ao tema protagonismo juvenil.

a) O protagonismo juvenil tem a participação como base, a cooperação como meio e a obediência do jovem como fim.
b) O jovem é fonte de iniciativa (ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade).
c) Uma ação social e educativa de qualidade ajuda o jovem a reconhecer suas limitações e a se conformar com as possibilidades da sua realidade social imediata.
d) A ação protagônica é um caminho para desviar o jovem da prática autêntica e direcioná-lo à participação supervisionada.
e) Na raiz do protagonismo deve haver uma imposição externa para o que jovem participe da decisão se vai ou não participar da ação.




resposta:[B]
A única alternativa que apresenta uma característica correta do protagonismo social é a B.

6. (CNDL) O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.

Fonte: http://jpsbrasil23.blogspot.com.br/2012/05/jps-santa-catarina-colabora-com.html

Com base na leitura e em seus conhecimentos, explique o que é protagonismo juvenil.


resposta:
O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. Significa, tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.


7. (CNDL) Existem várias maneiras de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.



resposta:
Participação em associações de moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários - com atuação direta em algo da sua realidade que os sensibilize e mobilize para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos, hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão de construção de casas, trabalhos em hospitais com crianças carentes, preservação do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras.




8. (PITÁGORAS)

“Há soldados armados, amados ou não,
Quase todos perdidos de armas na mão,
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições,
De morrer pela pátria e viver sem razão.
Nas escolas, nas ruas, campo, construções,
Somos todos soldados, armados ou não,
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais braços dados ou não,
Vem, vamos embora que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.”

Geraldo Vandré, Pra não dizer que não falei de flores, 1968

a) Diante do que foi proposto na unidade Projeto Betinho:empreendedorismo social, que relação podemos estabelecer entre a música de Geraldo Vandré e o Protagonismo Juvenil?


b) Explique quem foi Geraldo Vandré e comente sua importância na luta contra a ditadura militar na década de 1960.




resposta:

a) O Protagonismo juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que é responsabilidade. A música do Geraldo Vandré nos sugere esse protagonismo e os versos "Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" são a representação concreta disso.

b) Geraldo Vandré foi um cantor e compositor que, na década de 1960, criou músicas de protesto contra a ditadura militar e, por isso mesmo, foi exilado do país. A música "Caminhando" tornou-se um hino para uma parte significativa da juventude de época, pois representava o desejo de liberdade.

9. (CNDL) O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil. O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

([Adaptado de] "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)

Depoimentos de jovens participantes do encontro:

Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu. (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)

A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)

Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro. (H.A., 19 anos, Amazonas)

(Depoimentos extraídos de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)

Com base na leitura dos depoimentos, responda às questões propostas.

a) Em seu ponto de vista, os jovens têm se interessado pela participação ativa na sociedade? Liste alguns argumentos e fatos para apoiar seu posicionamento.


b) Explique de que forma a aprendizagem sociológica pode colaborar para a prática da cidadania.



resposta:
a) Reflexão pessoal dos alunos.
b) Reflexão pessoal dos alunos.



10. (CNDL) Na pesquisa "A Voz das Crianças", somente 8% das crianças e dos adolescentes entrevistados disseram ir à escola por prazer, quando cada vez mais se sabe que a alegria e o entusiasmo são condições facilitadoras da aprendizagem. Que papel os adolescentes podem desempenhar para que a escola seja um local agradável e um espaço de ensino e aprendizagem? Como é possível incentivar a participação dos adolescentes em atividades extra-curriculares?


resposta:
Reflexão pessoal dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário