Avaliação de Sociologia
Segundo Ano
1. (Unicentro 2012) A cultura
feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não
como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável por
dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa.
(COELHO, 1980, p. 26).
Sobre o tema cultura de massas, é
correto afirmar:
a) O conceito de “massa” se refere
apenas ao proletariado ou aos trabalhadores braçais.
b) A industrialização e a
economia de mercado possibilitaram as condições necessárias para sua
existência.
c) Esse tipo de cultura sempre
existiu nas sociedades, independentemente da sua forma de produção.
d) A busca de reflexão e de uma
atitude ativa do consumidor caracterizam a demanda da cultura de massa.
e) Sua produção é uma
responsabilidade das mesmas pessoas que a consomem.
resposta:[B]
Cultura de massa é produto da
indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; refere-se aspectos
superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.
A indústria cultural está sempre
“fabricando” modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da
invenção da comunicação em massa.
2. (PITÁGORAS) Dentre as frases a
seguir, IDENTIFIQUE aquela que expressa a principal função das propagandas em
uma sociedade de consumo.
a) Informar os consumidores
acerca das virtudes dos produtos.
b) Divulgar o produto para
atingir uma demanda já existente.
c) Esconder os problemas dos
produtos.
d) Criar a necessidade de consumo
do produto, alavancando assim a demanda.
e) Aumentar o consumo do produto
através da divulgação da sua marca.
resposta:[D]
A principal função da propaganda em uma sociedade de consumo de massas é criar a necessidade de consumo do produto, alavancando dessa forma a demanda pelo mesmo.
3. (PITÁGORAS) Leia o texto e
responda à pergunta que o segue.
“[A] transformação do adolescente em fatia
privilegiada do mercado consumidor inaugurada nos Estados Unidos, e rapidamente
difundida no mundo capitalista, trouxe alguns benefícios e novas contradições.
Por um lado, a associação entre juventude e consumo favoreceu o florescimento
de uma cultura adolescente altamente hedonista. O adolescente das últimas
décadas do século XX deixou de ser a criança grande, desajeitada e inibida, de
pele ruim e hábitos anti-sociais, para se transformar no modelo de beleza,
liberdade e sensualidade para todas as outras faixas etárias. O adolescente
pós-moderno desfruta de todas as liberdades da vida adulta, mas é poupado de
quase todas as responsabilidades.
Parece que, ao escrever isso,
estou limitando o foco dessa análise aos adolescentes da elite, os únicos que,
de fato, podem consumir e desfrutar da condição de jovens adultos cujos desejos
e caprichos são sustentados pelos pais. Não é bem assim. Na sociedade pautada
pela indústria cultural, as identificações se constituem através das imagens
industrializadas. Poucos são aqueles capazes de consumir todos os produtos que
são oferecidos ao adolescente contemporâneo — mas a imagem do adolescente
consumidor, difundida pela publicidade e pela televisão, oferece-se à
identificação de todas as classes sociais. Assim, a cultura da sensualidade
adolescente, da busca de prazeres e novas “sensações”, do desfrute do corpo, da
liberdade, inclui todos os adolescentes. Do “filhinho de papai” ao morador de
rua, do jovem subempregado que vive na favela ao estudante universitário do
Morumbi (ou do Leblon), do traficante à “patricinha”, todos os adolescentes se
identificam com o ideal publicitário do adolescente hedonista, belo, livre,
sensual. O que favorece, evidentemente, um aumento exponencial da violência
entre os que se sentem incluídos pela via da imagem, mas excluídos das
possibilidades de consumo.”
(Maria Rita Kehl,
fragmento de A juventude como sintoma de cultura).
Qual das alternativas SINTETIZA o
texto citado?
a) A juventude atual não está
mais inserida em uma cultura universalizante de consumo. Em seu lugar, vemos
uma fragmentação dos símbolos e desejos individuais de realização através do
mercado.
b) Os adolescentes
norte-americanos tem mais acesso a bens de consumo que os demais, o que pode
ser percebido pela forma como são retratados nos meios de comunicação.
c) Os jovens desvalorizam aqueles
estudiosos introspectivos, identificam-se mais com as líderes de torcida, com
os esportistas, sendo sempre consumidores de alto padrão.
d) Nem todos os mais jovens são
participantes da cultura de consumo. Alguns grupos de adolescentes e jovens
adultos optam por estilos de vida mais desligados da maioria. Essa é uma
característica do mundo atual.
e) A juventude contemporânea está
igualmente imersa na cultura de consumo, o que ocasiona um padrão de classe
muito particular na criminalidade entre os mais jovens.
4. (G1) Um dos conceitos mais
importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia. Em relação a ele, é correto
afirmar que:
a) a ideologia seria a
representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições
sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho
manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida
pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da
prática, da vida real;
d) a ideologia era um elemento
que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria
determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e
social das sociedades humanas;
resposta:[C]
A ideologia é formulada por pensadores da sociedade (intelectuais, padres, pastores, artistas, etc.) que formulam um conceito e um padrão de comportamento a partir da realidade vivenciada pelo grupo social que eles representam que é a classe dominante, ele pensamento é incorporado pelo senso comum e aceito como verdadeiro e imutável.
5. (UFUB) Quanto ao conceito de
indústria cultural, é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz
bens culturais como mercadorias.
II – O objetivo da indústria
cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a
ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o
espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições
de exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta:
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.
resposta:[C]
Estão corretos os itens I, III e IV.
6. (CNDL) Com base na observação da imagem, explique o que é
sociedade de consumo.
Sociedade de consumo, é um termo
utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa
de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo
massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
O conceito de sociedade de
consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de
capitalismo, entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio
entre oferta e demanda através da livre circulação de capitais, produtos e
pessoas, sem intervenção estatal.
7. (PITÁGORAS) “Não é a
tecnologia que atende às necessidades, como os meios de comunicação de massas
geralmente nos fazem crer, e, sim, as necessidades é que são criadas para
atender à crescente população e à elaboração cada vez mais diversificada dos
bens de consumo”.
Explique esta afirmação.
Para adquirir um bem, precisamos
achar realmente importante possuí-lo. Nesse processo, a formação da opinião
pública realizada pelos meios de comunicação, comandados por um número pequeno
de pessoas que decidem o que vamos escolher, possuir e usar, colabora de forma
vital para a criação de necessidades de uso de novos produtos. Esse processo de
formação de opinião ocorre quando a opinião – que cada um possui como coisa
exclusiva e genuína – é induzida, ou influenciada, pelos jornais, TV e outras
formas de comunicação de massa.
(CNDL) Leia atentamente o
texto.
IDEOLOGIA
Ideologia é outro dos conceitos básicos de Sociologia que
tem várias origens e interpretações. Em Marx ela assume um caráter
essencialmente negativo: é a falsa consciência. Para ele, ideologia é qualquer
formulação teórica das relações sociais que não tenha por base a produção
material. Em outras palavras, a ideologia para Marx é resultado da percepção
incompleta do funcionamento da sociedade, o que faz com que tomemos como
imprescindível uma ordem de coisas que não o é, acreditando ser original uma
situação que é na verdade um efeito, uma conseqüência do estado de alienação em
que se encontram os indivíduos. Só a consciência é capaz de apreender o que realmente
determina a organização social, e a partir daí orientar a ação das pessoas.
VOLTAIRE; DIDEROT, Denis; CHAUÍ, Marilena. Dicionário
filosófico. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Disponível em: http://mico.hdfree.com.br/texto_dicionario_politico.htm#ideologia
Com base na interpretação do
texto e em seus conhecimentos, faça o que se pede nas duas próximas questões.
8. (PITÁGORAS) Explique o que é ideologia para Marx.
resposta:
Para ele, ideologia é qualquer formulação teórica das relações sociais que não tenha por base a produção material. Em outras palavras, a ideologia para Marx é resultado da percepção incompleta do funcionamento da sociedade, o que faz com que tomemos como imprescindível uma ordem de coisas que não o é, acreditando ser original uma situação que é na verdade um efeito, uma conseqüência do estado de alienação em que se encontram os indivíduos.
9. (PITÁGORAS) Apresente uma
definição mais genérica para o conceito ideologia.
resposta:
Em linhas gerais a ideologia é
uma teoria que valoriza arbitrariamente algumas idéias em detrimento de outras,
seguindo exclusivamente a perspectiva de seu formulador. Isto explica porque o
uso do termo ideologia é mais freqüentemente usado no cenário político, onde as
decisões e ações precisam ser sustentadas por argumentos fortes e consistentes.
Quando dois partidos assumem posições diferentes ou mesmo conflitantes frente a
um tema qualquer, geralmente isso ocorre por diferenças ideológicas entre eles.
a) Defina indústria cultural.
b) Faça uma relação de alguns meios de comunicação e explique a maneira pela qual eles são utilizados pela indústria cultural.
resposta:
Indústria cultural é o nome
genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal
atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No
sistema de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, os jornais e as
revistas, entretenimento em geral; que são elaborados de forma a aumentar o
consumo, modificar os hábitos, educar, informar, podendo pretender ainda, em
alguns casos, ter a capacidade de atingir a sociedade como um todo.
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