Roteiro de estudo: Culturas Jovens
1. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.
“O
primeiro beijo é sempre o último”. Assim um informante define, com certa
nostalgia, o surgimento de uma nova rotina na prática de “ficar” entre os
jovens ao longo da night. “Ficar” é essencialmente beijar, beijar em série,
beijar muito. O primeiro beijo, marcado por algo absolutamente fugaz, registro
imediato do tátil, desliga--se do que outrora era ritual do enamoramento,
prelúdio de uma trajetória sentimental. [...] No campo do afeto e do exercício
da sociabilidade, essa mesma noite propicia comportamentos que revelam a
transitoriedade, a seriação e o deslocamento afetivo como um novo mecanismo de
agrupamento dos jovens.
(ALMEIDA, M. I. M. de.
“Guerreiros da noite - cultura jovem e nomadismo urbano”. In: Ciência hoje, v.
34, n. 202, p. 28.)
Com base no texto e nos
conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. As práticas assinaladas entre
os jovens identificam-se ao que se definiu como pós-modernidade, isto é,
relações fluidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contínuas com
referenciais pré-estabelecidos.
II. O comportamento dos jovens
que optam pela prática do “ficar” é diferente do estado anômico, analisado por
Durkheim, na medida em que as bases da existência social mantêm seu
funcionamento normal.
III. A vida social moderna, ao
individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de
participar de agrupamentos identitários e de estabelecer vínculos sociais com outras
pessoas.
IV. A adoção da prática
antissocial do “ficar” é fruto de uma juventude sem valores morais, como
família, tradição e propriedade privada, presentes desde os primórdios da
humanidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II
são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV
são corretas.
c) Somente as afirmativas III e
IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e
III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III
e IV são corretas.
resposta:[A]
Durkheim ensina que o homem se
defronta com regras de conduta que não foram criadas por ele, mas que existem,
e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. Assim, sem
estas regras, a sociedade não existiria e é por isso que os indivíduos devem
obedecer a elas, o que os jovens do texto, na prática do “ficar”, não o fazem,
porque tal prática é marcada por comportamentos que aceitam a transitoriedade e
a mudança como regra de vida em sociedade.
2. (Ufu 2010) James Dean, astro do filme “Juventude
Transviada” (1955), foi um dos ícones do estilo de vida jovem de sua época,
misturando rock and roll e rebeldia. Atualmente, outros estilos e influências
musicais marcam o cenário jovem mundial ao lado do rock, como a música
eletrônica, o rap, o soul, o funk, o hip hop, o samba, o punk e outros.
Entre as alternativas a seguir,
assinale a que não se refere à relação entre música e juventude.
a) O gosto musical refere-se
exclusivamente a escolhas e preferências individuais.
b) Os padrões de consumo musicais
estão associados a padrões estéticos e culturais.
c) O engajamento dos indivíduos
em grupos relacionado a estilos musicais pode traduzir formas de resistência
política e cultural.
d) Os estilos musicais podem nos
dizer muito acerca da constituição de identidades individuais e coletivas entre
jovens.
resposta:[A]
A alternativa A é a única que não
refere à relação entre música e juventude, inclusive por ser uma afirmação
equivocada, pois, diferentemente do que é afirmado, o gosto musical individual
sofre influências de todo tipo, como da TV, do cinema, do grupo social no qual
se está inserido etc., não estando, portanto, exclusivamente na dependência das
preferências individuais.
3. (Udesc 2010) Ao longo do século XX, e mais especialmente a
partir dos anos 1950, a
juventude tornou-se uma importante questão social. No Brasil contemporâneo, as
demandas da juventude encontram-se inseridas no debate público nacional,
fazendo parte das agendas governamentais. Escolha um entre os vários problemas
que mais atingem os jovens brasileiros e desenvolva uma análise clara e
objetiva sobre ele.
resposta:
Um dos principais problemas que atinge boa
parte dos jovens brasileiros é a questão do emprego, especialmente a entrada no
mercado de trabalho. Não obstante o alto crescimento da economia brasileira e a
melhora dos índices sociais nos anos recentes, parte considerável dos jovens
ainda tem que trabalhar para complementar a renda familiar. Entretanto, estes
jovens trabalhadores não estão capacitados a assumir postos de boa remuneração
ou que, ao menos, permitam uma perspectiva de crescimento profissional. Em
virtude de problemas ainda não sanados no sistema de ensino brasileiro,
especialmente no que se refere ao ensino médio e ao acesso a boas
universidades, a maior parte dos jovens ainda não consegue uma formação
educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho. Configura-se,
assim, um cenário paradoxal, no qual há uma necessidade por parte das empresas
em preencher cargos de início de carreira, mas jovens sem a capacitação
necessária para ocupá-los. Dessa forma, ainda é considerável a parcela de
jovens empregada em trabalhos precários – muitas vezes informais e, portanto,
sem garantia de direitos trabalhistas –, que além de serem degradantes em
muitos casos, ainda colaboram para a evasão escolar ao não permitirem a
conciliação do trabalho com os estudos – tanto aqueles de formação básica
quanto os de qualificação profissional.
4. (Uel 2008) As relações amorosas, após os anos de
1960/1980, tenderam a facilitar os contatos feitos e desfeitos imediatamente,
gerando uma gama de possibilidades de parceiros e experimentos de prazer. Essa
forma de contato amoroso tem sido denominada pelos jovens como “ficar”. Assim,
em uma festa pode-se “ficar” com vários parceiros ou durante um tempo “ir
ficando” em diferentes situações, sem que isso se configure em compromisso,
namoro ou outra modalidade institucional de relação. Os processos sociais que
provocaram as mudanças nas relações amorosas, bem como suas consequências para
o indivíduo e para a sociedade, têm sido problematizados por vários cientistas
sociais.
Assinale a alternativa em que o
texto explica os sentidos das relações amorosas descritas acima.
a) “Hoje as artes de expressão não são as únicas
que se propõem às mulheres; muitas delas tentam atividades criadoras. A
situação da mulher predispõe-na a procurar uma salvação na literatura e na
arte. Vivendo à margem do mundo masculino, não o apreende em sua figura
universal e sim através de uma visão singular; ele é para ela, não um conjunto
de utensílios e conceitos e sim uma fonte de sensações e emoções; ela
interessa-se pelas qualidades das coisas no que têm de gratuito e secreto [...]”.
(BEAUVOIR, S. O
segundo sexo. 5 ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1980. p. 473.)
b) “Hoje, no entanto, existe uma
renovação, o que significa dizer que os cientistas, quando chegam através do
seu conhecimento a esses problemas fundamentais, tentam por si próprios
compreendê-los e fazem um apelo à sua própria reflexão. Nos próximos anos, por
exemplo, após as experiências do Aspecto, a discussão sobre o espaço e sobre o
tempo – problemas filosóficos – vai ser retomada”.
(MORIN, E. A
inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000. p.
37.)
c) “Nova era demográfica de
declínio populacional não catastrófico pode estar alvorecendo. Fome, epidemias,
enchentes, vulcões e guerras cobraram seu preço no passado, mas que grandes
populações não se reproduzam por escolha individual é uma mudança histórica
notável. Na Europa Ocidental, esse padrão está se estabelecendo em tempos de
paz, sob condições de grande prosperidade, embora, sejam ainda visíveis
oscilações conjunturais, significativas na depressão escandinava do início dos
anos de 1990.”
(THERBORN, G. Sexo e
poder. São Paulo: Contexto, 2006. p. 446).
d) “É assim numa cultura
consumista como a nossa, que favorece o produto para o uso imediato, o prazer
passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esforços
prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do
dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa,
mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a ’experiência
amorosa’ à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo
todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e
resultados sem esforço.
(BAUMAN, Z. Amor
líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p.21-22).
e) “Viver na grande metrópole
significa enfrentar a violência que ela produz, expande e exalta, no mesmo
pacote em que gera e acalenta as criações mais sublimes da cultura.[...] Nesse
sentido, talvez a primeira violência de que somos vítima, já no início do dia,
é o jornalismo, sempre muito sequioso de retratar e reportar, nos mínimos
detalhes, o que de mais contundente e chocante a humanidade produziu no dia
anterior [...]”.
(NAFFAH NETO, A. Violência
e ressentimento. In: CARDOSO, I. et al (Orgs). Utopia e mal-estar na
cultura. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 99.)
resposta:[D]
A alternativa [D] é a única
correta. O próprio título do livro de Zigmunt Bauman (Amor Líquido) já se
mostra como indício da adequação da sua teoria para a interpretação das
relações afetivas contemporâneas. É assim que as relações sociais podem ser
interpretadas no sentido da sociedade do consumo: fluidas e descartáveis. Na
própria terminologia do autor, uma afetividade líquida.
5. (PITÁGORAS) Em estudo realizado
pelo governo federal em 2003, com apoio dos Institutos Cidadania,
Hospitalidade, Sebrae e empresa de pesquisas Criterium, foi investigado um
perfil da juventude brasileira.
Fonte: Perfil da juventude
brasileira, 2003.
Indique o perfil sociológico
revelado a partir da pesquisa realizada com os jovens.
a) A situação geral mostra uma
juventude tensa e preocupada com os problemas sociais.
b) As questões de trabalho e
financeiras foram as primeiras que apareceram no perfil da juventude.
c) O comportamento social e
cultural está mais aguçado, com atenções voltadas para o lazer e o
entretenimento.
d) O peso que a liberdade da vida
privada tem na vida do jovem foi pouco registrada na pesquisa.
e) A atenção maior é para com os
assuntos políticos partidários formais e o compromisso com a cidadania.
resposta:[C]
6. (PITÁGORAS) Leia a reportagem
retirada da revista Época.
A ocasião faz o
ladrão
Fatores que podem
levar um jovem de classe média ao crime
1º) Desejo de bens de consumo
inalcançáveis — Por mais dinheiro que possa ter, não realiza todos os sonhos de
consumo. Acostumado a ter praticamente tudo desde a infância, o jovem não
suporta a pressão e pode optar pelo crime.
2º) Gosto pela transgressão — Os
jovens têm uma tendência natural à transgressão. O esvaziamento político e
ideológico, além das falhas educacionais, transforma o tráfico e o crime na
forma mais fácil de cometer uma transgressão.
3º) Glamourização do crime —
Pesquisadores consideram que a mídia glamouriza o criminoso de classe média.
Enquanto o bandido pobre dificilmente rende notícia, o de classe média aparece
rapidamente nos jornais.
4º) Desestruturação familiar —
Sem uma base familiar sólida, o indivíduo vive uma crise de valores. Tem mais
dificuldade para identificar o que é o direito do outro.
5º) Ostentação de poder — Vivendo
em uma sociedade que valoriza o espetáculo, o jovem é tentado a conquistar
poder a qualquer custo e pertencer a um mundo que não é apenas
"mediano".
6º) Estagnação profissional —
Frustrado por não ter conseguido alcançar por meios lícitos o nível de vida
idealizado e sem perspectivas na carreira, o jovem pode tentar subir por
caminhos aparentemente mais fáceis
Fonte: Revista Época,
26 de setembro de 2005.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/
A análise das causas da
criminalidade da classe média, em reportagem da Revista Época, favorece uma
discussão sobre como a sociedade influencia o modo de vida dos adolescentes.
Após exame atento dos fatores
mencionados e suas relações internas, aponte um fator que se sobressai entre os
diversos elementos que motivam a criminalidade.
a) Os fatores familiares como a
desestruturação indicam que uma família empobrecida favorece a criminalidade.
b) O reconhecimento social obtido
com o trabalho é superior ao que se obtém com a participação do crime.
c) O status e o padrão de vida
divulgado pela mídia são possibilitados pelo envolvimento com ações criminosas.
d) O poder político e a liderança
são os principais objetivos de se fazer parte de uma organização criminal.
e) O emprego e a renda são os
fatores principais que ocupam a cultura jovem dos participantes do crime.
resposta:[C]
7. (PITÁGORAS) Analise a figura dos Simpsons.
Fonte:
http://canalfox.com.br/br/series/os-simpsons/fotos/
As características observadas,
relativas aos anos 90, mostram diversos aspectos incorporados pela cultura da
juventude, decorrentes, principalmente, das(os):
a) revolução sexual e
incorporação dos anticoncepcionais na rotina da mulher.
b) direitos humanos ampliados
pelos movimentos sindicais no fim da ditadura militar.
c) massificação das mídias
sociais facilitadas pelas inovações tecnológicas e cibernéticas.
d) fim do socialismo e das
ideologias de esquerda que questionavam as culturas consumistas.
e) globalização cultural e econômica
que introduziu o uso de diferentes marcas de roupas e de eletrônicos.
resposta:[E]
8. (PITÁGORAS) O texto a seguir aborda a participação
política e juventude.
“Muito
embora existam incontáveis iniciativas de mobilização popular nas periferias da
Região Metropolitana de Belo Horizonte, ainda prevalece em diversas esferas
públicas, especialmente a midiática, um discurso extremamente perverso e
equivocado que insiste em ignorar a capacidade de intervenção e as ações
organizadas pelas próprias comunidades para reverter as desigualdades e
melhorar a qualidade de vida da população. Há uma efervescência cultural e
social que não é vista, tampouco apoiada ou mesmo legitimada pela sociedade em
geral.
Um
exemplo já banalizado disso é a maneira distorcida com que a mídia de massa
aborda a violência e a insegurança nos centros urbanos, via de regra
estigmatizando as periferias como locus de criminalidade. Nessa lógica, os
jovens pobres são repetidamente taxados como agentes de violência.”
Rafaela Lima, Ana Tereza Brandão, Áurea Carolina, Juliana Leonel,
Leandro Matosinhos, Mariana Paulino, Oswaldo Teixeira e Ricardo Fabrino
Mendonça. Da Tv Sala de Espera à Rede Jovem de Cidadania.
In: Rafael Pereira Lima. Mídias comunitárias, juventude e cidadania.
Belo Horizonte: Autêntica/Associação Imagem Comunitária, 2006. Páginas
29 e 30.
Que fator social explica as
expectativas acerca da participação política dos jovens da periferia?
a) A economia injusta e desigual
cria uma atmosfera de espaços segregados, desconfiança mútua, violência e
preconceito com relação à participação dos jovens da periferia.
b) A falta de alternativas e
projetos de participação política jovem se deve à incapacidade da periferia em
promover projetos que ampliem a cidadania de seus habitantes.
c) Os trabalhos desenvolvidos
pelos agentes públicos na periferia nas áreas de educação, saúde e assistência
social são suficientemente abrangentes para promover a cidadania na relação
centro-periferia.
d) Os espaços da cidade,
independentemente dos fatores de crescimento do mercado imobiliário, são
destinados ao uso coletivo e promoção de atividades para a juventude.
e) As novas culturas da periferia
cresceram com a chegada de ideologias estrangeiras identificadas com a
experiência social local e renovaram as tradições de superioridade étnica e
racial dos jovens da periferia.
resposta:[A]
9. (Puc-mg) Com relação à cultura
brasileira, é correto afirmar que, EXCETO:
a) a música "Como nossos
pais" expressa que houve lutas por mudanças culturais, mas foram
infrutíferas.
b) as mudanças da década de 70
não provocam grandes impactos sobre o padrão cultural do brasileiro.
c) a marca da cultura americana
"rock-pop-coke-jeaneration" é forte na cultura jovem brasileira.
d) a forte influência da cultura
americana no Brasil é antiga como constata a letra de Belchior.
e) os versos de Belchior traduzem
desesperança, porque não há possibilidade de rupturas culturais.
resposta:[E]
10. (Puc-pr) Os anos 70 foram
marcados por grandes transformações culturais e comportamentais, que
aprofundaram as mudanças que vinham da década anterior. Relacione as colunas
com alguns dos elementos mais significativos da cultura musical jovem nos anos
70.
1) Reggae
2) Punk
3) Heavy metal
4) Discotheque
5) Progressivo
( ) Estilo de rock que estava
baseado em experimentações e fusões com a música erudita e com o jazz, muito em
voga nos anos 70.
( ) Estilo de música dançante que
provocou uma grande expansão do mercado fonográfico, nos anos 70.
( ) Estilo de rock pesado feito
na base da força das guitarras amplificadas e distorcidas por toneladas de
equipamentos.
( ) Ritmo caribenho de
fundamental importância para a música jovem da década de 70.
( ) Movimento jovem que abalou a
indústria cultural em meados da década de 70.
a) 1 - 3 - 5 - 4 - 2
b) 5 - 4 - 1 - 2 - 3
c) 5 - 4 - 3 - 1 - 2
d) 3 - 1 - 4 - 2 - 5
e) 5 - 2 - 3 - 4 - 1
resposta:[C]
11. (UnB) No que se refere aos
jovens de Seattle, mencionados no texto, que se aglomeraram para criticar a
reunião do OMC e suas relações com movimentos políticos e culturais anteriores
protagonizados pela juventude, julgue os itens que se seguem.
(1) A jovem Hilppy, como os que
impediram as reuniões de ministros de países que se fizeram representar em
Seattle, está imbuída da necessidade da reforma estrutural do sistema
internacional e tem clara estratégia para a transformação desejada do mundo.
(2) Ao contrário dos hippies dos
anos 60, os novos hippies e ecologistas dos anos 90 manifestam acomodação aos
parâmetros gerais de organização da vida urbana e do processo de
industrialização capitalista oriundo da Segunda Revolução Industrial e à forma
burguesa de organização dos valores hegemônicos.
(3) A expressão "palavras
ecoaram pelo mundo como um protesto" faz lembrar, apesar da distância
entre as três décadas, os gritos da juventude rebelde dos anos 60.
(4) Os jovens que se preparam
para o exercício de uma vida universitária e profissional no início do novo
milênio encontram um mundo equilibrado, marcado pelo fim dos conflitos
internacionais e pela emergência da solidariedade econômica dos países fortes
em relação aos mais fracos.
resposta:F F V F
12. (Ufmg) A radicalização
política dos anos 60, antecipada por contingentes menores de dissidentes
culturais e marginalizados sob vários rótulos, foi dessa gente jovem, que
rejeitava o status de crianças e mesmo de adolescentes (ou seja, adultos ainda
não inteiramente amadurecidos), negando ao mesmo tempo humanidade plena a
qualquer geração acima dos trinta anos de idade, com exceção do guru ocasional.
HOBSBAWM, Eric J.
"Era dos extremos:" o breve século XX (1914-1991). São Paulo:
Companhia das Letras, 1995, p.318.
A "cultura jovem" e as
rebeliões juvenis dos anos 60 deste século caracterizaram-se por
a) criticar, de forma aguda, as
velhas gerações, sob a acusação de terem abandonado o respeito às tradições.
b) enrijecer as estruturas do
ensino universitário, à medida que estimularam a união dos conservadores.
c) provocar mudanças nos
comportamentos e valores das sociedades ocidentais, notadamente no terreno da
sexualidade.
d) recusar a ação política como
meio para atingir as transformações, na convicção de que o futuro traria
soluções.
resposta:[C]
13. (Ufpi) A partir dos anos
cinqüenta, as mudanças registradas na sociedade brasileira se fizeram sentir no
cotidiano da juventude que:
a) reagiu através dos artistas da
"jovem guarda" contra a influência estrangeira.
b) demonstrava a força da cultura
nacionalista, rejeitando o uso das guitarras nos festivais de arte.
c) adotou um novo modo de vestir e
de se comportar, seguindo o modelo norte-americano.
d) condenava os
"playboys", por menosprezarem os valores nacionais e a cultura
regional.
e) combatia as imposições
culturais alienígenas, resultantes do fortalecimento dos ideais moralistas.
resposta:[C]
14. (Puc-mg) Ser jovem é ser
belo, forte, livre, feliz e transformador. É saber lidar com o inesperado com a
rapidez e não ter ainda as marcas deixadas pelo viver. É ter a liberdade
idealizada e um poder ilimitado. Ser jovem é ter dentes bonitos e limpos, pele
queimada pelo sol, lábios sorridentes, cabelos revoltos e movimentos ágeis. É
antes de tudo ser livre, poder escolher e mudar a vontade uma vez que seu
caminho está ainda por ser traçado. Ser jovem é assim, mudar muito,
experimentar intensamente as emoções, o que significa estar potencialmente
aberto ao mundo, ao consumo, às novidades que o mercado oferece."
(Luci Gati Pietrocolla)
Sobre a imagem mítica da
juventude, criada pela sociedade de consumo de massa e apresentada
anteriormente, é possível afirmar, EXCETO:
a) Remete o jovem ao mundo da
produção e do trabalho, contextualizando-o enquanto agente histórico.
b) Mascara as condições reais de
existência do jovem em uma sociedade de classes.
c) Reafirma o poder do consumo
como elemento que garante o "status" e a integração social.
d) Impede que se manifestem as
particularidades físicas, culturais e sociais do ser humano.
e) Responde ao desejo dos homens
de serem eternamente jovens numa sociedade supostamente homogênea e livre.
resposta:[A]
15. (Uel 2008) Considere as
afirmativas sobre o movimento cultural do século XX.
I. O movimento hippie realizou
uma crítica à sociedade de consumo, ao modelo industrial de produção e à
ideologia do sucesso individual a qualquer preço.
II. Jovens rebeldes russos,
influenciados pelo movimento de guerrilha latino-americana de inspiração
guevarista, iniciaram a "glasnost" e a "perestroika".
III. Estudantes e operários em
Paris, no ano de 1968, realizaram uma revolta criativa e espontânea,
contestando o sistema político tradicional.
IV. O movimento da Jovem Guarda
no Brasil foi criado para combater os efeitos contestadores da Tropicália,
disseminando o lema "Brasil ame-o, ou deixe-o".
Assinale a alternativa que contém
todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
resposta:[A]
16. (Ufmg) Considerando-se as
práticas e os agentes culturais no Brasil dos anos 1980, é CORRETO afirmar que
a) houve um intenso debate em
torno do uso, ou não, de influências e instrumentos estrangeiros - por exemplo,
a guitarra elétrica - na produção da MPB.
b) foi comum a criação de grupos
teatrais - entre outros, o Teatro Brasileiro de Comédia - que buscavam,
inspirados por autores como Brecht, uma grande sintonia com o mercado.
c) ocorreu um grande projeto
nacional, o Tropicalismo, que articulava diferentes atores da esquerda
militante e os estudantes em torno da cultura.
d) foi muito freqüente o
surgimento de grupos de rock, pelos quais parte da juventude expressava seu
descontentamento com a política e os políticos.
resposta:[D]
17. (Uece) "Juventude era o
nome do ingrediente secreto que revolucionou a sociedade de consumo e a cultura
ocidental. Isso ficou dramaticamente patente na ascensão do rock n roll, música
que depende quase que exclusivamente de fregueses adolescentes ou no início de
seus vinte anos, ou os que haviam sido convertidos a esse tipo de música naquela
faixa etária"
Fonte: HOBSBAWM, Eric.
"Tempos Interessantes": uma vida no século XX. São Paulo: Cia. das
Letras, 2002, p. 251.
Assinale a alternativa verdadeira
sobre as mudanças sócio-culturais, após a segunda guerra mundial.
a) A valorização do ritmo da
cultura negra, presente no rock, ocorreu devido à igualdade entre os
consumidores brancos e negros.
b) O movimento hippie, nos anos
60, foi uma das formas de crítica à sociedade de consumo.
c) A juventude, alienada e
contrária aos astros da televisão, supervalorizou Elvis Presley, como líder de
protesto.
d) O consumismo de produtos
supérfluos pela juventude foi responsável pelo aumento da inflação.
resposta:[B]
18. (ENEM 2011) O movimento
representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de
jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude,
movida por um forte sentimento cívico,
a) aliou-se aos partidos de
oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a
corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos
relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento
estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da
sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
resposta:[E]
Após uma série de denúncias de
corrupção que resultaram na formação de uma comissão parlamentar de inquérito, ganhou
corpo uma forte pressão popular sobre o governo Fernando Collor (1990-92). Jovens
que ficariam conhecidos como caras-pintadas tomaram as ruas de diversas cidades
do Brasil, em defesa da ética e da transparência na condução dos interesses
públicos.
Texto para as questões seguintes
Existem jovens que sentem
nostalgia por não ter sido jovens em gerações passadas. Saudade do enfrentamento
com os militares dos anos 70, da organização estudantil nas ruas, do sonho
socialista-comunista-anarquista-marxista-leninista. Ter saudade da ditadura é
ter saudade de conhecer a tortura, o medo, a falta de liberdade e a morte. Ser
jovem naquela época era coexistir com a morte, ver os amigos ser tirados das
salas de aula para o pau-de-arara, para o choque elétrico, para as humilhações.
Da mesma forma, quem sente nostalgia dos anos 80 se esquece do dogmatismo
limitante das tribos daqueles tempos, fossem punks, góticos ou metaleiros.
Hoje, é a vez dos mauricinhos-patricinhas cybermanos-junkies, das raves, do
crack, da segurança dos shoppings e do Beira Mar. Um cenário que pode parecer aborrecido
ou irritante para muita gente que tem uma visão romântica de outras décadas.
Mas nada melhor que a liberdade que temos hoje para saber qual é a real de uma
juventude e de uma sociedade. Hoje, a juventude é mais tolerante com as
diferenças. Hoje, existem ferramentas melhores para a pesquisa e a diversão.
Hoje, a participação em ONGs é grande e isso mostra um país que trabalha,
apesar do Estado burocrático. O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está
mais atento e até o sexo está mais seguro.
Não temos hinos mobilizadores, mas
nem precisamos deles.
O jovem de hoje não precisa mais lutar
pelo fim da tortura ou por eleições diretas, pois outras gerações já fizeram
isso. Se o país necessitar, é verdade, lá estarão eles de cara limpa, pintada,
o que for. Mas é bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi
feito. Há muito por realizar pelo país. Seria bom, por exemplo, se a juventude participasse
de forma mais efetiva na luta pela educação e pela leitura. Sim, porque lemos
pouco, muito pouco.
Ler mais vai fazer a diferença.
Transformar a chatice da obrigação de ler Machado de Assis no prazer absoluto de
ler Machado de Assis.
Repensar a escola também é
fundamental. Dar ao aluno mais responsabilidade pelo próprio destino e a chance
de se auto-avaliar e avaliar seus professores. Reformular o sistema de
avaliação e transformar a escola numa atividade de prazer: trazer para dentro
dos colégios os temas da atualidade, além de transformar numa atividade doce e
trinômio física-química-biologia.
Vivemos num país que mistura
desdentados com marombados, famintos com bad boys, motins em prisões com raves
na Amazônia, malabares nos cruzamentos com gatinhas tatuadas, crianças com 15
anos na Febem e outras com 15 na Disney.
É Macunaíma dando passagem aos tropicalistas, numa maçaroca que é o sambaenredo
chamado Brasil. É um país com muitas diferenças – e acabar com elas é papel dos
jovens. A juventude deve, acima de tudo, saber desconfiar das verdades
absolutas.
Desconfiar sempre é ser curioso,
pesquisador, renovador, transgressor. Seja intransigente na transgressão.
Sempre diga não ao não – e
desafine o coro dos contentes.
19. (cps) O que você lerá, a
seguir, foi inscrito há 4 000 anos, em uma placa de pedra, por um anônimo que
viveu na região onde hoje é o Iraque:
"O adolescente considera
tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e obsoleto. Ao passo que tudo
que é seu é novo e criativo, algo que sem dúvida dará certo. Essa praga só
pensa em sexo e contestação."
(citado por Roberto Wusthof,
"Descobrir o sexo". São Paulo, Ática, 1998)
Relacione o texto que você acabou
de ler com o de Serginho Groisman e assinale a alternativa que apresenta uma
comparação válida entre os dois.
a) Os dois textos coincidem na
idéia de que o jovem despreza e desvaloriza o passado porque não o conhece bem.
b) Enquanto Serginho justifica a
atitude da juventude com o argumento de que tudo o que era possível já foi
feito pelas gerações anteriores, o escritor anônimo irrita-se com a atitude dos
jovens de seu tempo.
c) Os dois textos apresentam de
forma negativa a identificação dos jovens aos movimentos que defendem mudanças
sociais.
d) Na frase "sempre diga não
ao não" Serginho estimula a juventude a desconfiar dos contestadores,
identificando-se, dessa forma, com o escritor anônimo que também os critica.
e) O texto mais recente estimula
a juventude a lutar contra o conservadorismo; o mais antigo critica o excesso
de contestações entre os jovens.
resposta:[E]
20. (cps) Compare as duas frases
a seguir, encontradas no texto de Serginho:
1ª frase (sobre a juventude):
"Hoje, a juventude é mais tolerante com as diferenças." 2ª frase
(sobre o Brasil): "É um país com muitas diferenças - e acabar com elas é
papel dos jovens."
Avalie os argumentos a seguir e
verifique se eles representam uma interpretação válida do texto:
I. O texto é contraditório, pois
ora assinala como positivo ser tolerante com as diferenças, ora propõe que a
juventude lute contra ela.
II. Na 1ª frase, a palavra
DIFERENÇA foi usada com o sentido de "diversidade", de "não
semelhança" e na 2ª frase como sinônimo de "desproporção", de
"injustiça".
III. As duas frases se completam:
A juventude de hoje é mais tolerante com as diferenças, mas não deveria ser.
Deveria acabar com elas.
Pode-se considerar como interpretação
válida a contida
a) somente em II e III
b) somente em I e II
c) somente em III
d) somente em II
e) somente em I
resposta:[D]
21. (cps) Analise e compare as
duas tirinhas a seguir:
Comparando as duas tirinhas e
relacionando-as com o tema "juventude de hoje", é válido afirmar que
as duas
a) chamam a atenção para o
consumismo como característica dos jovens.
b) relacionam a juventude com o
comodismo e o conformismo.
c) denunciam que o progresso
tecnológico tem resultado na solidão das pessoas e na observação deturpada dos
fenômenos naturais.
d) expressam a tendência dos
jovens a se comunicarem com o mundo através da intermediação de aparelhos
eletrônicos.
e) demonstram que os nossos
contatos com o mundo social são eficientes quando realizados através das
tecnologias atuais.
resposta:[D]
22. (cps) Há muito por realizar
pelo país", afirma Serginho, conclamando a juventude a lutar pela educação
e cultura. "Repensar a escola também é fundamental", diz ele. Sobre
esse assunto, observe e analise os quadrinhos a seguir:
Com base no texto do Serginho,
são citadas, nas alternativas a seguir, algumas propostas para melhorar nossas
escolas. Os dois quadrinhos apresentados referem-se à ausência de uma dessas
propostas. Assinale a alternativa que a indica.
a) Trazer para as escolas
reflexões e discussões de temas da atualidade de importância social.
b) Incentivar a autonomia do
aluno de modo que ele interfira ativamente e com responsabilidade na construção
de seu futuro.
c) Estimular o hábito de ler por
prazer e não apenas por obrigação.
d) Tornar mais evidentes os
objetivos e a importância das atividades curriculares das diferentes matérias
estudadas.
e) Dar ao aluno chance de se
auto-avaliar e poder dialogar com os professores sobre a sua avaliação.
resposta:[A]
23. (cps) A revista Veja Especial
Jovens, edição de junho de 2004, referiu-se aos jovens como uma tribo
planetária.
Analise as afirmações a seguir,
procurando selecionar aquelas que esclarecem o sentido da expressão em
destaque.
I. A juventude mundial está
ligada não apenas pelo culto aos artistas ou esportes radicais, mas também às
grifes internacionais e nacionais do momento.
II. Até alguns anos atrás, o
adolescente praticava esporte na rua, na escola, no clube ou na área de lazer
do condomínio. Cada vez mais, no entanto, jovens do mundo todo vêm se deixando
seduzir pelas academias.
III. Os jovens estão com a
cabeça no mundo e os pés em casa.
IV. Na hora de decidir, os jovens
candidatos ao exame de seleção não sabem o que querem ou querem tanta coisa que
não conseguem escolher.
A alternativa que contém todas as
afirmações válidas é
a) I, II, III e IV
b) apenas II e IV
c) apenas II e III
d) apenas I e III
e) apenas I e II
resposta:[A]
24. (cps) O texto que introduz
esta prova afirma que “...quem sente nostalgia dos anos 80 se esquece do
dogmatismo* limitante das tribos
daqueles tempos.”
(*Dogmatismo: atitude dos que
querem que sua doutrina ou suasafirmações sejam aceitas como verdadeiras.)
A alternativa que indica uma
postura dogmática é
a) A intransigência de quem
defende verdades indiscutíveis.
b) A transgressão das certezas
passivamente aceitas.
c) A renovação pelo espírito de
curiosidade.
d) A desconfiança do cenário dos
anos 70.
e) A tolerância da juventude de
hoje.
resposta:[A]
25. (cps) Os blogs são uma espécie
de diário eletrônico, em que os jovens utilizam uma língua repleta de
abreviações e neologismos (palavra ou expressão nova numa língua).
Considere o “pequeno dicionário
de bloguês” a seguir.
A alternativa cujo texto
apresenta literalmente um convite é
a) Bora pra Ksa?
b) Hj Vc tah tão Fofix como Ont?
c) Kdvc Ont?
d) Vcs Taum em Ksa Hj?
e) Ae kra Fmza?
resposta:[A]
26. (cps) Serginho afirma em seu
texto: “Há muito por realizar no país.”
Entre as coisas que o texto
aponta como realizações por fazer estão as que abaixo se encontram, exceto uma.
Identifique-a:
a) Promover a leitura e a
educação, transformar a escola e redefinir o papel do aluno.
b) Eliminar as diferenças
sociais, representadas, por exemplo, pelos jovens desdentados e marombados do
país.
c) Buscar a superação dos
problemas atuais mediante uma atitude renovadora.
d) Manter uma atitude saudosista
e nostálgica dos jovens dos anos 70, que souberam enfrentar a ditadura e,
conseqüentemente, a tortura, o medo, a falta de liberdade e a morte.
e) Posicionar-se criticamente em
relação à aceitação do país que temos, desconfiando das verdades dadas como
absolutas e de todas as proibições.
resposta:[D]
27. (UEL) “O etnocentrismo pode
ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar
e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela
própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar
culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que
exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo,
preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas
formas de etnocentrismo”.
(WILLEMS, E. Dicionário de
Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)
Com base no texto e nos
conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma
atitude etnocêntrica:
a) A existência de culturas
subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo
incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um
acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das
culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos
valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de
forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e
inferioridade entre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes
culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado
sobre as diferentes visões de mundo.
resposta:[A]
28. (CNDL) Associe corretamente
as colunas.
(A) Juventude dos anos 1960 e
1970.
(B) Juventude dos anos 1980.
(C) Juventude dos anos 1990.
(D) Juventude do novo milênio.
(1) A privacidade fica exposta
para quem quiser ver, principalmente nos sites de relacionamento. Não possui
grandes reivindicações e é marcada pelo grande consumismo.
(2) Bastante engajada,
reivindicavam liberdade política e de expressão, contestavam o status quo, à
situação econômica e política da época e, apresentavam principalmente uma
contestação da moralidade.
(3) Apresentavam uma linguagem
mais individualista e menos coletivista nas contestações, pois já desfrutavam
da liberdade de expressão.
(4) Defendiam as relações
afetivas menos compromissas, o namoro deu lugar ao “ficar”. As reivindicações e
conquistas ficaram em torno da sexualidade.
Assinale a seqüência correta.
A) A-2, B-3, C-4, D-1
B) A-1, B-2, C-3, D-4
C) A-4, B-1, C-2, D-3
D) A-4, B-3, C-1, D-2
E) A-3, B-4, C-2, D-1
resposta:[A]
29.. (UEM ) Considerando as
reflexões sociológicas sobre o conceito “cultura”, assinale o que for correto.
I - O processo de modernização
das sociedades gera impactos na manifestação das tradições populares, o que,
segundo algumas vertentes sociológicas, pode modificar as práticas culturais,
mas dificilmente extingui-las.
II - A variedade das culturas
acompanha, por um lado, a pluralidade da história humana e, por outro, os
processos de transformação social. Assim, dentro de um mesmo território, é
possível coexistirem diversos padrões culturais.
III - Ao observar as tradições
culturais manifestas nas colônias portuguesas, a sociologia construiu o
consenso de que a cultura do branco europeu é superior à do indígena e à do
africano.
IV - Algumas abordagens sociológicas
buscam observar os elementos materiais e não materiais das manifestações
culturais, com o objetivo de compreender as funções sociais dessas
manifestações.
V - Ao longo do século XX, a
Sociologia acumulou conhecimento suficiente para concluir que a cultura não
sofre efeitos do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, tais como o
cinema, a televisão e a internet.
Estão corretos os itens:
a) I, II e III.
b) II, III e IV
c) III, IV e V
d) I, II e IV
e) II, IV e V
resposta:[D]
30. O conceito antropológico de
cultura define o termo como:
a) um elemento que aproxima os
homens dos animais;
b) uma função orgânica do homem;
c) um elemento que garante a
homogeneidade entre os povos;
d) um traço distintivo do homem,
mas que não é homogêneo;
e) as capacidades e os hábitos
esquecidos pelo homem;
resposta:[D]
Nenhum comentário:
Postar um comentário