Confira a prova de Sociologia do
vestibular da Unioeste 2012
SOCIOLOGIA
13. A filosofia da História –
o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio
Comte na célebre “Lei dos Três Estados”
e tinha o objetivo de mostrar porque o pensamento positivista deve
imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é
correto afirmar que
A. Augusto Comte demonstra com
essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem
em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a
metafísica.
B. na “Lei dos Três Estados” a
argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O
estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado
positivo.
C. o estado teológico, segundo
está formulada na “Lei dos Três Estados”, não tem o poder de tornar a sociedade
mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral.
D. o estado positivista apresenta-se
na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a
imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos
observáveis.
E. para Comte, o estado
metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado
metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.
14. O conceito de gênero tem como
objetivo explicitar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de
ordem física ou biológica. Antes disso, as relações de gênero estão diretamente
relacionadas às características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua
cultura. Sobre o conceito de gênero, é correto afirmar que
A. o conceito de gênero começa a
ser utilizado de forma mais ampla no final da década de 1970 por pesquisadoras interessadas
em compreender o fenômeno do feminismo e o processo de opressão sofrido pelas
mulheres naquele momento histórico.
B. os estudos de Margareth Mead
sobre a importância da cultura na
determinação dos papéis sociais e nos usos e costumes de homens e mulheres
pouco contribuíram para o desenvolvimento do conceito.
C. os estudos contemporâneos
sobre as relações de gênero apresentam uma completa ruptura com as concepções desenvolvidas
por Joan Scott a respeito da temática que, em sua teoria, previa uma grande
importância para o conceito ao não restringi-lo a história das mulheres.
D. em uma sociedade democrática e
com uma ampla liberdade sexual o conceito de gênero não é representativo, pois sua
sustentação está centrada exclusivamente nos conflitos entre os sexos.
E. os estudos realizados por
Georg Simmel sobre a história da família e sobre o impacto do dinheiro nas
relações entre os sexos
demonstram que a
organização das estruturas
de parentesco não
possuem relação com as
concepções históricas do conceito de gênero.
15. O relativismo cultural é um
princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de
maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em
relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio
transcrito acima, é correto afirmar que
A. relativizar é construir
descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
B. relativizar é uma tentativa de
construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos
dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
C. relativizar é uma defesa da
homogeneidade cultural.
D. é o reconhecimento da unidade
biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar
as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
E. o relativismo defende que
todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao
difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
16. Para Max Weber a economia capitalista não é
marcada pela irracionalidade e pela “anarquia da produção”. Ao contrário de
Karl Marx, que frisava a irracionalidade do capitalismo, para Weber as
instituições do capitalismo moderno podem ser consideradas como a própria
materialização da racionalidade. Segundo Weber, uma das características do capitalismo
moderno é a estrutura burocrática com instituições administradas racionalmente
com funções combinadas e especializadas. Para o sociólogo alemão, o controle
burocrático é marcado pela eficiência, precisão e racionalidade.
Considerando a importância do
tema da burocracia na obra de Weber, é correto afirmar que
A. Marx Weber identifica a
burocracia com a irracionalidade, com o processo de despersonalização e com a
rotina opressiva. A irracionalidade, nesse contexto, é vista como favorável à
liberdade pessoal.
B. segundo Weber, a ocupação de
um cargo na estrutura burocrática é considerada uma atividade com finalidade objetiva
pessoal. Trata-se de uma ocupação que não exige senso de dever e nenhum
treinamento profissional.
C. na burocracia moderna os
funcionários são altamente qualificados, treinados em suas áreas específicas, enfim,
pessoas que tem ou devem ter qualificações consideradas necessárias para serem
designadas para tais funções.
D. para Weber, o elemento central
da estrutura burocrática é a ausência da hierarquia funcional e a obediência à ordem
pessoal e subjetiva.
E. a burocratização do
capitalismo moderno impede segundo Weber, a possibilidade de se colocar em
prática o princípio da especialização das funções administrativas.
17. Segundo Cristina Costa, “chamamos
de violência à agressão premeditada sistemática e por vezes mortal de um
indivíduo ou um grupo sobre
outro”. Sobre o fenômeno da violência, é correto afirmar que
A. o desenvolvimento da indústria
e a expansão dos padrões de vida e de acumulação existentes no modo de produção
capitalista não possuem nenhuma relação com a ampliação dos níveis de violência
visualizados no mundo contemporâneo.
B. a única
maneira de controlar
a explosão de
violência vivenciada na
contemporaneidade é ampliação
dos mecanismos de defesa existentes na sociedade. Assim, o aumento do
policiamento e dos estabelecimentos penais representam o único caminho de superação das dificuldades encontradas.
C. o bullying é um fenômeno restrito ao universo
escolar e possui pouca relação com a banalização da violência existente nos
dias atuais.
D. a violência é instintiva, podendo
ser considerada como um mecanismo de auto defesa do individuo utilizado nos momentos
em que este se encontra inseguro ou coagido.
E. a violência não se restringe a
agressão física. Como observa Pierre Bourdieu, existem práticas de violência simbólica
presentes no cotidiano e que são caracterizadas pela tentativa de imposição de
valores, costumes e padrões de comportamento de um grupo à outro.
18. Costuma-se definir comunidade
pelas seguintes características: a) Existe um limite territorial, que é
percebido pelos membros da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde acaba. b)
A comunidade é, em si, a unidade de observação pessoal ou, então, sendo
um pouco maior,
porém homogênea, proporciona
uma unidade de
observação pessoal plenamente
representativa do todo. c) As atividades e o estado de espírito são muito
semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes; o curso de
uma geração é semelhante ao da precedente. d) Ela é auto-suficiente, e isso proporciona
todas ou a maioria das atividades que atendem às necessidades de seus membros. Considerando
o anúncio acima, é INCORRETO afirmar que
A. as comunidades se estabelecem
pela associação entre seus membros.
B. a uniformidade de valores é
constante em uma comunidade.
C. as comunidades estabelecem
suas fronteiras culturais.
D. grupos de pessoas que vivem
próximas geograficamente são uma comunidade.
E. em uma comunidade existe a
reprodução de valores de geração à geração.
19. Maquiavel é considerado um pensador que
fundou uma nova visão política. Desde o século XV, não faltaram interpretes que
viram na sua obra a expressão de uma política voltada exclusivamente para os
seus fins. Sobre o Príncipe de Maquiavel, é INCORRETO afirmar que
A. na obra o Príncipe a posse de virtù é fundamental para
o êxito do príncipe. A posse de virtù, portanto, é imprescindível para que o
príncipe se mantenha no poder e obtenha o respeito dos governados. Com a posse
de virtù, o príncipe mostra-se capaz de resistir aos inimigos e aos golpes da
sorte.
B. na obra o Príncipe,
Maquiavel dá um novo sentido as qualidades necessárias que deve ter um
príncipe. Para Maquiavel, o príncipe
que deseje se
manter no poder
não deve se
pautar nos ditames
de uma moralidade convencional.
C. Maquiavel tem uma visão clara
da sociedade que ele deseja ver concretizada na Itália. Nos primeiros capítulos
dos Discorsi dedicam-se a mostrar como a República Romana, antes de seu
declínio, foi marcada pela ação política de grandes personalidades políticas, o
que faz de Roma um modelo de sociedade a ser imitada.
D. em o Príncipe, Maquiavel faz
uma condenação formal a moral cristã, ou dos valores que sua sociedade aprova. A
sua preocupação é corrigir o conceito cristão de um homem bom e o que é
considerado um comportamento honrado ou que não deva ser admirado na conduta
dos homens.
E. Maquiavel tem em mente a
Itália de sua época, dividida em várias principados e sujeita à invasões
externas e com um sistema político corrupto. Sua preocupação é encontrar
mecanismos que tragam estabilidade política e social necessárias para a
unificação e regeneração da Itália. Daí ser imprescindível o surgimento de um
homem virtuoso e capaz de fundar um Estado.
20. Émile Durkheim é considerado
um dos fundadores das Ciências Sociais e entre as suas diversas obras se
destacam “As Regras do Método Sociológico”, “O Suicídio” e “Da Divisão do
Trabalho Social”. Sobre este último estudo, é correto afirmar que
A. a divisão do trabalho possui
um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a
divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo especifico de solidariedade.
B. a solidariedade mecânica é o
resultado do desenvolvimento da industrialização, que garantiu uma robotização
dos comportamentos humanos.
C. a solidariedade orgânica
refere-se as relações sociais estabelecidas nas sociedades mais tradicionais. O
nome remete ao entendimento da harmonia existentes nas comunidades de menor
taxa demográfica.
D. indiferente dos tipos de
solidariedade predominantes, o crime necessita ser punido por representar uma
ofensa as liberdades e a consciência individual existente em cada ser humano.
E. a consciência coletiva está
vinculada exclusivamente as ações sociais filantrópicas estabelecidas pelos
indivíduos na contemporaneidade, não tendo nenhuma relação com tradições e
valores morais comuns.
21. Etnocentrismo é uma atitude em que
os indivíduos reduzem todos os fenômenos sociais àqueles que conhecem.
Considerando a afirmação acima, é
INCORRETO afirmar que
A. os indivíduos fazem uma
avaliação preconceituosa das outras culturas.
B. os indivíduos tendem a
considerar o seu grupo social como superior aos demais grupos sociais.
C. os indivíduos possuem uma
facilidade em ver e tolerar as diferenças sociais.
D. os indivíduos tendem a
considerar um determinado modo de vida como o mais correto.
E. os indivíduos acreditam que a
sua cultura é melhor que as outras e preferível a qualquer outra.
22. O pensador Friedrich Hegel, cujas análises
filosóficas foram feitas após à Revolução Francesa, esforçou-se por pensar o
Estado Soberano como modo de organização ao mesmo tempo necessário e legítimo
da existência social. A Hegel, a quem frequentemente se atribui o método
dialético, é INCORRETO afirmar que
A. segundo Hegel, a dialética não
é originalmente um objeto da reflexão filosófica, mas o elemento estrutural essencial da realidade.
Hegel queria apreender todo o real como representação pura e perfeita do
espírito absoluto.
B. a intenção básica de Hegel, consistiu,
pois, em ver fundada toda realidade no absoluto, em conceber tudo como manifestação
do único absoluto. O importante era considerar a realidade do ponto de vista do
real, do absoluto.
C. para Hegel, ao contrário de
Karl Marx, a história não é uma sequência casual de acontecimentos, mas um
suceder racional. Para Marx, a realidade não é contraditória e está conciliada
com a razão. O verdadeiro sujeito da história é o espírito absoluto.
D. segundo Hegel, o espírito
absoluto havia alcançado seu objetivo em seu tempo: a perfeita autoconsciência.
A própria realidade total seria uma manifestação do espírito absoluto. Com
efeito, ambas, razão e realidade, tinham chegado a uma adequação.
E. para Hegel, a realidade tinha
se conciliado com a razão. Em Hegel, tudo se passa no âmbito do pensamento. Mesmo
a realidade que ele fala, é mera realidade pensada.
23. “A maioria dos que se
encontram abaixo da linha de pobreza, nos países não-desenvolvidos, é
constituída por famílias que subsistem em microunidades agrícolas, em
atividades artesanais, no
comércio ambulante, através de trabalho sazonal ou uma combinação de
atividades desta natureza. Estas famílias não se beneficiam do salário-minimo nem
de outras medidas de proteção do trabalhador formal. Para ajudá-las, torna-se
necessário capitalizá-las e dar aos seus membros treinamento básico em
tecnologia produtiva e em procedimentos contábeis e financeiros”
Paul Singer. Perspectivas de
Desenvolvimento da América Latina. In: Novos Estudos CEBRAP, n. 44, mar. 1996, p.
163.
Partindo da análise do texto
transcrito acima, assinale a alternativa INCORRETA.
A. As políticas de renda mínima
buscam criar condições básicas de sobrevivência para uma parcela da população
que não possui acesso a nenhuma forma de proteção trabalhista.
B. Os trabalhadores informais e
aqueles inseridos na pequena agricultura familiar encontram-se entre a parcela
da população economicamente mais vulnerável, necessitando de políticas públicas
específicas.
C. A qualificação do trabalhador,
que garante o domínio tecnológico e dos procedimentos contábeis necessários
para o controle da renda familiar, são fundamentais no processo de melhoria das
condições de vida dos trabalhadores que se encontram fora do mercado formal.
D. As rápidas
transformações na economia
e na organização
do mundo do
trabalho exige da
população economicamente ativa uma constante adaptação as novas
configurações do mercado.
E. Os trabalhadores excluídos do
mercado de trabalho formal e carentes de uma rede de proteção social são
derivados da falta de educação pessoal e do excesso de comodismo, não possuindo
nenhuma relação com as configurações adquiridas pelo mercado no seu processo de
expansão.
24. A cultura de um povo não
é estática, desligada do tempo, ela é dinâmica, transforma-se por necessidades
internas ou por influências externas, é influenciada por fatores como: aculturação,
difusão, assimilação, socialização, entre outros.
Assim, a cultura conhecida por
gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida
pela geração atual, características estas
que serão diferentes
das que serão
conhecidas pelas gerações
futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que
A. a capacidade de aprendizado
faz com que a cultura tenha a característica de ser acumulativa; a cada geração
selecionamos, descartamos ou aperfeiçoamos a herança cultural recebida.
B. existe um processo de
condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao
longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.
C. o contato
com outras culturas
agiliza as mudanças;
muitas vezes esse
contato pode influenciar
algumas características, transformando-as.
D. as transformações podem ser o
resultado do impacto de alguns fatos históricos como guerras e revoluções, por
isso culturas semelhantes em um momento histórico podem ser diferentes um pouco
depois.
E. transformações culturais é o
resultado da capacidade que cada cultura tem para se adaptar a uma nova
situação histórica.
GABARITO OFICIAL
13=D
14=A
15=B
16=C
17=E
18=D
19=D
20=A
21=C
22=C
23=E
24=B
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