Segundo Ano
1. (PITÁGORAS) Leia o texto a
seguir que faz parte do artigo “O menino selvagem e as invariantes do humano”,
publicado na revista virtual “P@rtes”, de autoria de José Carlos Rocha e
Gilberto da Silva:
Em meados do século dezenove, em
Paris, o jovem médico Jean-Jacques Gaspar Itard dá com um aglomerado de pessoas
observando na rua um menino enjaulado a quem chamavam de menino-macaco. Com
autorização judicial, o médico o conduz à residência, onde tratará de educá-lo,
tornando-o objeto de investigações científicas.
Aparentando seis a oito anos de
idade, surdo e mudo, com posturas próximas do animalesco, o menino que fora
capturado no mato, onde teria sido abandonado ainda recém-nascido, quase nada
aprenderá. Itard observará meticulosamente o menino durante três anos,
período que o teve de sobrevida em ambiente social. Entre as letras do
alfabeto fonético, o menino aprendeu apenas a pronunciar o “ô”, derivando daí
o nome Victor e o sobrenome d’Aveyron, região onde fora capturado. Durante
este período o máximo de imagens que Victor conseguiu reconhecer foi o
desenho de uma garrafa de leite no quadro negro.
Acesso: 28/09/2011
|
Com base na analise do texto, é
correto afirmar que
a) a dificuldade do menino em
aprender estava diretamente ligada ao processo primário de desenvolvimento das
instituições responsáveis pela socialização.
b) a tentativa de se educar o
menino foi mal sucedida pela ausência de técnicas desenvolvidas de aculturação
dos indivíduos.
c) as tentativas de se educar o
menino para uma vida social completa foram falhas por se tratarem de métodos
científicos, sendo desconsiderados os métodos sociais.
d) o menino descrito no texto
estava fora dos processos culturais e de socialização comuns a todos os
indivíduos quando foi encontrado e capturado.
e) o menino recusou ser educado
pelo médico por acreditar ser desnecessário para sua vida a educação nos
padrões vigentes na França naquele período.
resposta: [D]
2. (PITÁGORAS) Analise a pintura
de Camilo Tavares denominada “Bumba-meu-boi” e o fragmento do texto de Marcos
Agostinho (Ascom/MinC) e Adélia Soares (Ascom/Iphan).
Disponível em:
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/469003/gd/1253113770/CAMILO-TAVARES-TEMA-BUMBA-MEU-BOI-MEDIDA-30X40-A-S-T.jpg
.Acesso em: 28/09/2011
Novo patrimônio
cultural do país
Horas antes da inauguração da
nova sede do Iphan, foi realizada a reunião do Conselho Consultivo do
Patrimônio Cultural, que aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do
Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. A reunião contou com a presença
da ministra Ana de Hollanda, que na ocasião destacou que “a fundamentação dos
processos que tramitam no Iphan é tão rigorosa e tão minuciosa que dá ao povo
brasileiro a garantia de que o bem avaliado está protegido e será realmente
preservado”.
A ministra disse ainda que está
“especialmente feliz” por ter participado pela primeira vez da reunião do
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural exatamente neste dia porque é “fã
do Bumba-meu-boi”. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também
ressaltou a importância do registro confirmando que “em breve, todos
estaremos no Maranhão para estabelecer as estratégias de salvaguarda no
Bumba-meu-boi, agora um patrimônio nacional”.
Fonte:
http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/31/patrimonio-cultural-7/
Acesso em: 28/09/2011
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Na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris, o
Brasil, então representado por seu Ministro da Cultura Gilberto Gil, defendeu
um posicionamento com relação ao patrimônio e diversidade cultural.
Ao analisar a pintura de Camilo Tavares e o fragmento de
texto, assinale a alternativa correta:
a) A atitude do Ministério da Cultura em tornar o Bumba meu
Boi Patrimônio Cultural do Brasil está de acordo com a posição defendida pelo
Brasil na conferência da UNESCO.
b) A conferência da UNESCO opinou que o governo brasileiro
devia eximir-se de estabelecer medidas de proteção às manifestações culturais
do país.
c) A transformação da manifestação do Bumba-meu- Boi em
Patrimônio Cultural do Brasil pelo Ministério da Cultura feriu a constituição
brasileira e o acordo firmado na conferência da UNESCO.
d) O fragmento do texto mostra que as manifestações
culturais devem ficar fora da proteção do Estado e que a sociedade deve ser
organizada a ponto de fazê-las perpetuar.
e) O texto mostra que a cultura, de forma geral, deve ser
regulada pelas leis de mercado e que num país democrático o governo deve ficar
de fora dessa regulamentação.
resposta:[A]
3. (PITÁGORAS) Leia o trecho a
seguir da matéria de Pedro Alexandre Sanches e Laura Mattos publicada na Folha
de São Paulo em 15/04/2003
Gil apóia projeto de criminalização
do jabá; rádios se opõem
Está em gestação um projeto de
lei que irá agitar a indústria fonográfica e as rádios: a criminalização do
jabá (execução de música mediante pagamento).
O objetivo do parlamentar é
proibir que as emissoras cobrem para inserir uma música em sua programação, o
que, segundo ele, tira o espaço de artistas iniciantes.
A iniciativa já ganhou o apoio
do ministro Gilberto Gil (Cultura) e a oposição das rádios, que lucram com
esse esquema de divulgação.
Segundo a Folha apurou, grandes
redes de rádio chegam a cobrar até R$ 20 mil para inserir uma música de
lançamento em sua programação. As gravadoras negam a existência de jabá, e a
Associação Brasileira dos Produtores de Discos, que as congrega, afirma que
não se pronuncia sobre o assunto porque o projeto de lei ainda não existe.
Entre artistas consultados pela
reportagem, a maioria adota postura cautelosa, mas com posicionamento a
princípio favorável à criação da lei. "O bacana do momento é que se
sente finalmente um movimento de representação efetiva das demandas da classe
musical. Não é à toa que estão retirando os esqueletos de dentro dos
armários", diz Lulu Santos.
Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u32094.shtml.
Acesso em : 05/10/2011
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Segundo Karl Marx, a religião, a
arte, o moral, a filosofia e a ciência fazem parte da superestrutura, e as
relações materiais econômicas e sociais numa sociedade são chamadas de bases
dessa sociedade.
Ao analisar o trecho da matéria e
com base na teoria de Marx é possível inferir que
a) a veiculação cultural é
desprovida de objetivos financeiros.
b) a veiculação de cultura não
proporciona lucros aos meios de comunicação.
c) o capital passa a controlar os
meios de produção cultural.
d) o capital só é investido em
cultura de qualidade.
e) o poder aquisitivo dos
artistas, de modo geral, propicia a realização desses pagamentos.
resposta:[C]
4. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir do Cartunista
Quino.
Fonte: Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8-0ExslbvhX-z85oH2TftwAoCUjUOzcmGlOgtLpMhNdEyNKim_l6LKj4h_ubU-TpeNEipvS7ytO1IcigN1lPMT3mzhu8MjFDPtpO1d1FAdpxNYYkkaV2uEhEwrTTRtCLS1DN95gi_vk_5/s1600/consumismo+charge.jpg
Acesso em: 05/10/2011
De acordo com vários estudiosos da sociedade de cultura
pós-moderna, a sua principal característica é a de ser uma sociedade-cultura de
consumo.
A charge de Quino passa a ideia de que
a) a sociedade de consumo é uma resposta a um período em que
o consumo era restrito e a distribuição de bens e utensílio era feita de forma
igualitária.
b) a prática do consumo desenfreado da sociedade-cultura
pós-moderna mostra que os indivíduos estão mais preocupados com o ato de “ser”
do que com o ato de “ter”.
c) os indivíduos são bombardeados por imagens e objetos
descontextualizados, mas que evocam sonhos e desejos para um consumo
desenfreado.
d) os veículos de comunicação de massa, ao promoverem o
acesso dos indivíduos a vários tipos de manifestação da cultura, podem ser
considerados os principais oponentes do consumismo.
e) os indivíduos trazem em sua essência a característica da
prática consumista que pode ser observada ao longo da história das sociedades.
resposta:[C]
5. (PITÁGORAS) Leia o fragmento
do texto a seguir.
NATUREZA E CULTURA - DIFERENÇAS
ENTRE O HOMEM E O ANIMAL
de Marco Maluf
O fato de o homem ser dotado da
criação simbólica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser
humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história,
ao contrário dos outros animais que não possuem história.
O homem vive num contínuo
processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo
ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo.
Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é
responsável por eles.
Os animais vivem em meio à
natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano,
através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se
encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc., que são a grande
produção da humanidade. A filosofia é também um produto do conhecimento
humano e fornece as bases da civilização ocidental.
Fonte: Disponível em:
http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html
. Acesso em: 06/10/2011
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De acordo com o texto percebe-se o que diferencia o ser
humano dos outros animais. Com base no texto, podemos entender que a
diversidade cultural
a) altera os valores das sociedades provocando diversos
conflitos entre os indivíduos, afastando-os, assim, da natureza humana.
c) atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o
desenvolvimento da sociedade ao torná-la múltipla.
c) busca distinguir cada individuo, aproximando-os do estado
de natureza onde inexistia uma sociedade organizada.
d) constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com
sua multiplicidade de signos e valores, dificultando a relação entre os
indivíduos.
e) contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e
valores que representam os indivíduos mais intimamente.
resposta:[E]
6. (Unicentro
2010) “Com o desenvolvimento do
capitalismo, também a arte passa a ser cada vez mais regida por princípios de
mercado. Em um sentido bem preciso: o formato mercadoria passa a determinar a
própria forma de produção da arte. A ideia fundamental é a de que há padrões,
"standards" de produção da arte que têm de ser respeitados se quem
produz arte quiser ter sucesso”
(Marcos Nobre, Folha de
São Paulo, coluna opinião. 16/12/2008).
Nos anos quarenta do século
passado, dois filósofos e sociólogos alemães, da chamada Escola de Frankfurt,
Max Horkheimer e Theodor Adorno, pensando a questão da arte e da cultura no
mundo capitalista cunharam uma expressão que, desde então, passou a ser
sistematicamente utilizada para designar a forma de produzir e consumir cultura
nas sociedades industrializadas. Que expressão é essa?
a) Cultura industrial.
b) Cultura mercantilizada.
c) Indústria cultural.
d) Mercantilização cultural.
e) Fabricação cultural.
resposta:[C]
7. (Uenp
2010) “Ultrapassando de longe o teatro de ilusões, o filme não
deixa mais à fantasia e ao pensamento dos espectadores nenhuma dimensão na qual
estes possam, sem perder o fio, passear e divagar no quadro da obra fílmica
permanecendo, no entanto, livres do controle de seus dados exatos, e é assim
precisamente que o filme adestra o espectador entregue a ele para se
identificar imediatamente com a realidade. Atualmente, a atrofia da imaginação
e da espontaneidade do consumidor cultural não precisa ser reduzida a
mecanismos psicológicos. Os próprios produtos [...] paralisam essas capacidade
em virtude de sua própria constituição objetiva.”
(HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W. Dialética do
Esclarecimento: Fragmentos filosóficos.
Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p.119.)
Assinale
a alternativa incorreta:
a) A indústria cultural impede a formação de indivíduos
autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
b) A indústria cultural, enquanto negócio, tem que seus fins
comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de
bens considerados culturais.
c) A indústria cultural não tem o condão de produzir
necessidades no homem.
d) A indústria cultural degenera a arte que a antítese da
sociedade selvagem produzida pelo desenvolvimento do capitalismo.
e) A indústria cultural tem como guia a racionalidade
técnica esclarecida, o consumidor de cultura não precisa se dar ao trabalho de
pensar, é só escolher.
resposta:[C]
A indústria cultural age
produzindo necessidades nos homens, construindo, segundo a lógica de mercado, a
percepção artística das pessoas, massificando a cultura e reproduzindo a lógica
de dominação capitalista. Todas as alternativas estão de acordo com essa
definição, com exceção da [C], a única incorreta.
8. (Udesc 2010) Leia o trecho a seguir retirado do livro Aprendendo
a pensar com a sociologia, de Zygmunt Bauman e TIM May (2010, p. 247). Em
seguida, faça um comentário enfatizando a publicidade como fonte capaz de
determinar “um estilo específico de vida”.
“Compare a vestimenta, a
linguagem, os passatempos e até a forma física das pessoas nos anúncios
produzidos para nos incentivar a beber determinado tipo de cerveja com as
características equivalentes dos comerciais de um perfume requintado, um carro
luxuoso ou mesmo um alimento de cão ou gato. O que está sendo vendido não é
apenas o valor de um produto, mas sua importância simbólica, como um bloco da
construção de um estilo específico de vida”.
resposta:
A publicidade, na
sociedade do consumo, funciona como uma forma de criar nos consumidores desejos
que fazem com que estes consumam determinados produtos para construírem uma
imagem e uma identidade a partir do produto comprado. Exemplo disso são as
redes construídas em torno dos consumidores dos aparelhos eletrônicos “Apple”. As
pessoas não apenas utilizam o produto, mas se relacionam simbolicamente com
este. A importância do produto, portanto, vai muito além do seu valor de uso. Há
uma verdadeira relação afetiva e simbólica com ele.
9. (Uel 2009) De acordo com a crítica à “indústria
cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da
cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica.
No contexto dessa crítica,
considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar:
a) A padronização dos hábitos e
valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade
industrializada.
b) O consumo dos produtos da
indústria do fast food e a satisfação dos novos hábitos alimentares contribuem
com a emancipação humana.
c) A homogeneização dos hábitos
alimentares reflete a inserção crítica dos indivíduos na cultura de massa.
d) A racionalidade técnica e a
padronização dos valores alimentares permitem ampliar as condições de liberdade
e de autonomia dos cidadãos.
e) A massificação dos produtos
alimentares sob os ditames do mercado corresponde à efetiva democratização da
sociedade.
resposta:[A]
A análise crítica da Escola de Frankfurt toma a cultura como
objeto de análise. Inserida num contexto capitalista de produção, a cultura se
torna cultura de massa, um produto a ser vendido e consumido pelas pessoas, segundo
a lógica de acumulação capitalista. O que se observa, portanto, é a
padronização dos gostos e a constituição de uma massa amorfa, alienada e a apta
a consumir.
10. (Uenp 2009) Leia
atentamente o poema, intitulado Eu, etiqueta, de autoria de Carlos Drummond de
Andrade:
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
........................................
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
........................................
Não sou – vê lá – anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
........................................
Hoje sou costurado, sou tecido,
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrina me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial.
Assinale a alternativa incorreta:
a) O poema faz referência direta ao conceito de cultura de
massa, que segundo Adorno é uma forma de controle da consciência pelo emprego
de meios como o cinema, o rádio ou a imprensa.
b) De acordo com a Escola de Frankfurt o surgimento da
cultura de massa, em meados do século passado, deveu-se em grande parte ao
desenvolvimento do projeto iluminista que desencadeou uma crise ética e
epistemológica dando origem por fim a já referida cultura de massa.
c) A Revolução Industrial não foi apenas um conjunto de
inovações técnicas, mas uma forma de dominação e controle do tempo do
trabalhador, essa dominação se dá por meio da disciplina e da indústria cultural.
d) O produto da indústria cultura não pode ser considerado
arte em sentido estrito, já que ela tende a padronização, a ausência de
conteúdo, e o apelo ao mercado.
e) A cultura de massa tem o papel de difundir por meio do
mercado as culturas regionais, contribuindo para a emancipação do homem.
resposta:[E]
A alternativa [E] não somente é
incorreta, como também contraria todas as outras. A cultura de massa é um
produto do modo de produção capitalista e contribui para a mercantilização da
cultura e para a coisificação do homem.
Questões extras
1. (PITÁGORAS) Leia a letra da música a seguir.
Burguesinha
Composição: Seu
Jorge, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha
Vai no cabeleiro
No esteticista
Malha o dia
inteiro
Pinta de artista
Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro
esporte
Via zoar na pista
Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior ganadaia
Vai para balada
Dança bate estaca
(...)
Burguesinha,
Burguesinha
Burguesinha,
Burguesinha
Burguesinha
(...)
Explique o que é
ser burguesia, partindo da letra da música.
resposta:
Burguesia é uma pessoa que tem posses, bem sucedida e rica; os ‘bem-nascidos”;
uma classe social privilegiada devido ao seu poder econômico e social.
2. Observe o
cartaz a seguir.
|
|||||
a) a xenofobia faz parte do
passado europeu, visto que atualmente é grande a contribuição das diversas
culturas no continente.
b) o ressentimento e a violência
de alguns grupos contra os imigrantes no continente europeu contradizem com a
contribuição destes imigrantes nas mais diversas áreas e com a integração do
mundo globalizado.
c) com o progressivo
envelhecimento da população europeia, as atitudes de discriminação estão
completamente erradicadas no continente. Hoje não se responsabiliza mais os
estrangeiros pelo desemprego e pela criminalidade.
d) o preconceito existente nos
dias de hoje na Espanha é herança do racismo praticado, com exclusividade,
pelos nazistas alemães na década de 1930.
resposta:[B]
3. (Uenp 2011) “A política, outrora, eram as ideias. Hoje
são as pessoas. Ou melhor, as personagens. Pois cada dirigente parece escolher
um emprego e desempenhar um papel. Como num espetáculo. Doravante, o próprio
Estado se transforma em empresa de espetáculos, em “produtor” de espetáculos. A
política se faz, agora, encenação. Agora, todo dirigente se exibe e se dá ares
de vedete. Por aí vai a personalização do poder. Fiel à sua etimologia.
“Pessoa” não é uma palavra derivada do latim “persona”, que significa máscara
de teatro?”
SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O Estado espetáculo.São Paulo: Círculo do
Livro S.A, 1977, p. 9.
De acordo com o texto, é
incorreta qual conclusão?
a) O mercado de informações é
também um mercado de poder político, de modo que as informações oferecidas
pelos meios de comunicação, independentemente do formato e da linguagem,
subsidiam o debate político.
b) A imprensa é um ator
privilegiado no jogo discursivo eleitoral, visto que candidatos, eleitores e
financiadores, entre outros, se valem das informações disponibilizadas por ela
para elaboração de sua pauta política.
c) Entre os exemplos famosos da
interferência da imprensa no debate político eleitoral podem ser citadas a
eleição do presidente americano Jimmy Carter, e a do presidente brasileiro
Fernando Collor de Melo.
d) O voto de performance
(influenciado pela imagem pessoal dos candidatos) não é relevante para a
decisão de disputas eleitorais, já que a maioria das pessoas faz sua opção de
acordo com alinhamentos ideológico-partidários.
e) As pautas políticas
estabelecidas pela imprensa sofrem forte influência econômica, de modo que é
possível constatar a existência de um mercado de ideias políticas que se limita
à oferta de determinados modelos, com aceitação previamente constatada.
resposta:[D]
Somente a alternativa [D] apresenta
uma conclusão incorreta. Essa alternativa é a antítese da relação entre voto de
performance e disputas eleitorais. Na realidade, como mostram todas as outras
alternativas, a imagem dos candidatos influencia de forma direta as disputas
eleitorais, o que significa que as pessoas geralmente não votam segundo
alinhamentos ideológico-partidários, mas por identificação pessoal com o
candidato.
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