sábado, 18 de junho de 2011

Confira as questões de Sociologia do Notrevest 2 (Segundo Bimestre)


NOTREVEST 2
PRIMEIRO ANO – SOCIOLOGIA

1. (UNIFAL) Analise as charges a seguir.





A partir dessas charges, pode-se afirmar que:



a) carnaval e futebol são manifestações da cultura popular brasileira que ao longo dos anos vêm polarizando inúmeros programas sociais, os quais contribuíram, inclusive, para a extinção da fome no país.


b) o programa Fome-Zero erradicou a fome no Brasil e, por isso, esse programa é motivo de grande destaque na mídia, assim como são carnaval e futebol.


c) as críticas das charges não procedem, pois não há casos de fome no Brasil.


d) no Brasil, enquanto carnaval e futebol merecem grande destaque na mídia, a fome continua assolando, silenciosamente, parte da população do país.

Resposta: [D]


2. (UEL) "Pelos campos a fome em grandes plantações/ Pelas ruas marchando indecisos cordões/ Ainda fazem da flor seu mais forte refrão/ E acreditam nas flores vencendo o canhão/ Há soldados armados, amados ou não/ Quase todos perdidos, de armas na mão/ Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição/ De morrer pela pátria e viver sem razão/ Nas escolas, nas ruas, campos, construções/ Somos todos iguais, braços dados ou não/ Os amores na mente, as flores no chão/ A certeza na frente, a história na mão/ Caminhando e cantando e seguindo a canção/ Aprendendo e ensinando uma nova lição / Vem, vamos embora, que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Refrão)."


A canção intitulada "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, foi interpretada no Festival da Canção de 1967. Sobre ela, é correto afirmar:


a) Constituiu-se em veículo de propaganda política do regime militar, no intuito de forjar o patriotismo.

b) Tornou-se hino de contestação dos movimentos sociais a partir da década de 1970, assinalando a presença de novos sujeitos sociais no cenário político.

c) Defende que a luta social depende da emergência de grandes líderes políticos.

d) Sua letra está desvinculada da realidade nacional, tendo por objetivo mudanças no plano estético da canção brasileira.

e) Conclama os militantes a desistirem da luta pela justiça social nos seus respectivos espaços de atuação política.


resposta:[B]


3. (PITÁGORAS) Nas últimas décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.


Assinale a alternativa que apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.

a) Monitoramento, execução e avaliação.

b) Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação.

c) Implementação, projeção e avaliação.

d) Avaliação, implementação e elaboração.

e) Elaboração, avaliação, implementação e monitoramento.


resposta: [B]



SEGUNDO ANO - SOCIOLOGIA


1. (PUC-MG) A análise da charge, reproduzida na edição de 31 de maio de 1998 pela Folha de S. Paulo, permite afirmar, EXCETO:


A ERA DA INFORMAÇÃO "Pensador" segura computador portátil enquanto pensa em nada na charge do jornal "Los Angeles Times".


O desenho faz referência à obra "O Pensador", de Auguste Rodin.


a) O cidadão comum, muitas vezes, torna-se incapaz de absorver e interpretar a gama de informações com a qual é bombardeado diariamente.


b) O computador deve ser visto como um instrumento agilizador do processo de recepção de informações, e não como um fim em si mesmo.


c) O desenvolvimento dos meios de comunicação e da informática é condição necessária e suficiente para a formação da consciência crítica da população.


d) O acesso a um crescente fluxo de informações e imagens, paradoxalmente, pode contribuir para a alienação de um número significativo de indivíduos.

e) O afã de informar-se a qualquer custo leva algumas pessoas a reduzirem sua capacidade reflexiva, não sabendo qual destino dar às informações recebidas.


resposta: [C]

2. (UERJ) A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos, o principal meio de comunicação na sociedade brasileira.


As duas imagens possibilitam a identificação da seguinte característica dessa expansão e um de seus efeitos:


a) difusão tecnológica - aumento da inclusão social .


b) substituição da radiodifusão - ampliação dos direitos de cidadania.


c) popularização dos programas transmitidos - massificação dos hábitos de consumo.


d) diminuição do consumo de materiais impressos - alienação em relação aos valores culturais.


resposta:[C]

3. (UEL) Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:





I. Os dados sobre a divisão das concessões de Rádio e TV no Brasil indicam concentração de poder, de produção e de circulação de produtos culturais.

II. Embora a Rede Globo tenha o maior número de grupos afiliados, de audiência e de arrecadação com o mercado publicitário, a divisão equânime entre as outras redes garante a feição democrática da maior indústria cultural do Brasil.

III. O mercado dos diferentes veículos de mídia revela que mais de 60% dos jornais e 70% da audiência de TV pertencem a dois grupos, que apresentam o maior faturamento na indústria cultural nacional.

IV. Os números de grupos afiliados às grandes redes revelam diversificação, flexibilização e maior regionalização na produção dos bens culturais, e, portanto, uma tendência de fortalecimento da democratização social.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

resposta: [B]


TERCEIRO ANO - SOCIOLOGIA


1. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CONTÉM os poderes que compõem o Estado brasileiro.

a) Executivo, Distributivo e Legislativo.

b) Prefeitura municipal, Governo do estado e Governo federal.

c) Governo Federal, Senado Federal e Câmara dos deputados.

d) Executivo, Legislativo e Judiciário.

e) Policial, Secretariado e Judiciário.

resposta: [D]

2. (PITÁGORAS) Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que contém a definição de Estado mais próxima à de Marx.

a) Instituição que detém o monopólio sobre o uso legítimo da força.

b) Instituição responsável pela manutenção da paz no interior de uma sociedade.

c) Instituição de sustentação ideológica e legal da classe dominante.

d) Instituição racional-legal responsável pela manutenção da ordem.

e) Instituição que realiza a universalização do espírito racional.

resposta: [C]


3. (PITÁGORAS) O uso da violência é cada vez menos frequente nas sociedades modernas. Segundo o sociólogo alemão Norbert Elias, a pacificação é uma das características das sociedades contemporâneas, marcadamente mais "civilizadas". No entanto, ele está ciente de que a paz é um estado apenas costumeiro, um hábito que por vezes é deixado de lado. Existem espaços em que a violência é respeitada e mesmo desejada – caso de alguns esportes, por exemplo. Para além de alguns ambientes esportivos, existem também aqueles em que a violência é utilizada como instrumento para a manutenção da ordem estabelecida. Trata-se da violência praticada por agentes do Estado. Devemos, assim, lembrar as palavras do também sociólogo Max Weber, que definiu o Estado como a instituição que detém o monopólio sobre o uso legítimo da força.



Assinale a afirmativa que indica instituições que fazem esse uso legítimo da força em nossa sociedade.


a) A polícia e as gangues urbanas.

b) Seguranças e grupos de extermínio.

c) Capangas e seguranças.

d) Seguranças e vigilantes.

e) A polícia e as forças armadas.

resposta: [E]



4. (PITÁGORAS) Dentre as várias definições de Estado, a mais influente na contemporaneidade é decerto a do sociólogo alemão Max Weber. Para ele, o Estado é a instituição que "detém o monopólio do uso legítimo da força".

Dos textos a seguir, assinale aquele que, de acordo com a definição weberiana, NÃO apontaria uma crise na condição do Estado.

a) "Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu Eu sei que ela pode te parar!
Eu sei que ela pode te prender!
Polícia! Para quem precisa
Polícia! Para quem precisa de polícia...
Polícia"

Polícia, Titãs.

b)


A dor que angustia

"Sinto no meu corpo

A lei ao meu redor

A lei que eu não queria...

Estado Violência

Estado Hipocrisia

A lei não é minha

A lei que eu não queria..."

Estado Violência, Titãs.


c)

"você sai de casa e não sabe se vai voltar a sociedade está em apuros, quando isso vai mudar ?

com sua violência e corrupção a polícia não ajuda o pobre cidadão

segurança é o que queremos violência é o que nos temos polícia decadente......decadente [...]

o suborno e a propina estão em todo lugar quem tem dinheiro não é preso não é o pobre que rouba um pão fica mais de 5 anos na prisão [...]".


Polícia Decadente, Garotos podres.


d)


"[...] Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Nós nem cremos que escravos outrora Tenha havido em tão nobre País... Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmãos, não tiranos hostis. Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, ovante, da Pátria no altar!".


Hino da proclamação da República.


e)




"Protegidos pela lei praticam as maiores injustiças

São os donos da verdade,são a nossa maldita polícia

São nossos inimigos ou não?

Não sei, não se pode confiar em quem tem

Uma arma na mão

Mesmo sem resistência,eles usam da violência

Nos tratam como animais, eles não são imparciais

Usam do medo, da violência e da repressão

São as mãos do poder e da corrupção

Não podemos fugir, temos que enfrentar

Eles podem nos matar, eu só odeio Polícia!".

Maldita Polícia, Inocentes.


resposta: [D]

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