quinta-feira, 2 de junho de 2011

Confira as avaliações de Sociologia do segundo bimestre




Avaliação de Sociologia P2 – Primeiro ano - CNDL



1. (PITÁGORAS) A frase a seguir contém algumas lacunas. Dentre as alternativas que seguem, identifique aquela que CONTÉM as palavras que a completam mais adequadamente.



- "Nossa sociedade é movida pela _____________, pelo ___________ de inúmeras de pessoas que decidem fazer a diferença", disse a jovem à plateia que a escutava atentamente. Para eles, o _____________ é aquela pessoa que sabe identificar problemas presentes e tem a ousadia de lutar por uma solução.



a) Ganância– corporativismo trabalhador.



b) Iniciativa pessoal– voluntarismo – trabalhador.



c) Unidade e o comunitarismo – suor - diferencial.



d) Iniciativa pessoal – voluntarismo – empreendedor.



e) Autonomia – suor – empreendedor.



RESPOSTA: D





2. (PITÁGORAS) Temos, na contemporaneidade, ao menos duas formas de conceber os termos da cidadania de forma progressista. O primeiro deles teria como base a tradição liberal. A partir de uma noção forte de direitos, apenas a sua posse integral asseguraria uma condição de cidadania. Direito à moradia, direito à educação, à saúde, à alimentação. O alcance desses direitos, no entanto, estaria relacionado com a regulada expansão do _____________. A segunda matriz, de base republicana, consideraria a dimensão dos direitos como necessariamente conectada à vida pública, isto é, entendendo como condição a _____________ das pessoas na produção e construção da cidadania. Seria, para esta segunda tradição, a única forma para que os direitos contemplassem



a) território - publicidade



b) mercado - participação ativa



c) povo - atividade



d) indivíduo - conexão



e) Estado - individualidade





RESPOSTA: B



3. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que NÃO apresenta nenhuma forma direta de participação política.



a) Participação em abaixo-assinados.



b) Participação em grêmios literários.



c) Participação em comícios.



d) Participação eleitoral.



e) Participação em manifestações públicas.



RESPOSTA: B





4. (PITÁGORAS) Desde os seus primeiros passos, a abordagem sociológica se identificou como uma forma de compreensão crítica da sociedade. Todavia, para muitos, a interpretação de uma cultura não é suficiente enquanto objetivo final. Karl Marx, em 1845, já dizia em sua XI Tese sobre Feuerbach: "Os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de diversas maneiras, aquilo que importa [porém] é transformá-lo" (A ideologia alemã). O sociólogo Betinho pode muito bem ser visto como um desses "agentes de transformação", mais do que apenas "pensadores da situação". O seu projeto de combate à fome mostra claramente como uma preocupação social pode se tornar uma ação substantiva de intervenção em nossa realidade. Mas, para que sejam bem sucedidas, é preciso que iniciativas como essa sejam, em primeiro lugar, muito bem _____________.



Dentre as alternativas abaixo, identifique aquela que MELHOR completa a frase anterior.



a)Avaliadas.



b)Implementadas.



c) Planejadas.



d) Financiadas.



e) Executadas.



RESPOSTA: C





5. (PITÁGORAS) Nas últimas décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.



Assinale a alternativa que apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.



a)Monitoramento, execução e execução.



b) Elaboração, implementação, avaliação e monitoramento.



c) Implementação, projeção e avaliação.



d) Avaliação, implementação e elaboração.



e) Elaboração, avaliação, implementação e monitoramento



RESPOSTA: B





Acompanhe o texto a seguir e responda às questões 6 e 7.





A ESTUDANTE PATRÍCIA OSANDÓN ALBARRÁN, QUE TRABALHA COMO VOLUNTÁRIA NA ANDI, MOSTRA-NOS O QUE É SER PROTAGONISTA





O que é ser um jovem protagonista? Numa fase de tantas pressões e conflitos, também é possível se importar com a sociedade, embora nem todos os jovens percebam o potencial que têm em suas mãos. Justamente por estar enfrentando um período difícil, o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e até sonha com um mundo perfeito.



O protagonismo juvenil pode e deve se tornar uma "corrente de energia", porque a tendência é que esse movimento cresça e seja propagado. O jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria ideias para melhorá-lo - seja na sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho - e sua atuação pode atingir grandes proporções.



Muitas vezes, o protagonista é discriminado pela sociedade, enquanto deveria ser incentivado a continuar propagando esse pensamento. O comportamento mais esperado de um adolescente é de uma figura revoltada e incapaz de tomar atitudes coerentes. Então, quando alguém tenta mostrar uma realidade diferente, é separado do grupo, sendo que deveria ser totalmente ao contrário.



Cabe a todos valorizar as ações protagonistas, na tentativa de que com o tempo "não existam mais jovens protagonistas", justamente porque ser participante e solidário tornou-se algo normal. Ou seja, o objetivo do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos cidadãos atuantes em nossa sociedade.





Disponível em: http://expressocidadania.blogspot.com/2008/03/protagonismo-juvenil_18.html





6. (CNDL) De acordo com o texto, explique o que é ser um jovem protagonista.





RESPOSTA: De acordo com o texto, o jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria ideias para melhorá-lo - seja na sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho - e sua atuação pode atingir grandes proporções.



7. (CNDL) Cite os principais objetivos do protagonismo juvenil.



RESPOSTA: Um objetivos do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos cidadãos atuantes em nossa sociedade.



Leia o texto e responda as questões a seguir



O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde (SIC) o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. [...]



O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.



Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.



Na raiz do protagonismo deve haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois deve participar da execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.





Disponível em: www. http://protagonismojuvenil.inesc.org.br/





8. (CNDL) Explique o que significa protagonismo juvenil.





RESPOSTA: O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.



9. (CNDL) De que forma é possível se viabilizar um projeto de atuação na sociedade com base no protagonismo juvenil.



RESPOSTA: Na raiz do protagonismo deve haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois deve participar da execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.



10. (ENEM)









O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram, tocar experiências sobre o chamado PROTAGONISMO JUVENIL.



O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.



([Adaptado de] " Para quem se revolta e quer agir", FOLHA DE S. PAULO, 16/11/1998)





Depoimentos de jovens participantes do encontro:



- Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de ser parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu.



(E. M. O. S., 18 anos, Minas Gerais)





- A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.



(C. S. Jr., 16 anos, Paraná)





- Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro.



(H. A., 19 anos, Amazonas)



(Depoimentos extraídos de " Para quem se revolta e quer agir", FOLHA DE S. PAULO, 16/11/1998)





Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL.



Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar; organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.








Avaliação de Sociologia P2 – Segundo ano





1. (PITÁGORAS) INDIQUE a alternativa que contém a resposta mais apropriada para a seguinte pergunta: o que é a mercantilização da cultura?



a) É a venda desenfreada de itens culturais, como CDs, livros.



b) É a produção em larga escala de bens industriais tendo em vista as preferências do mercado.



c) É a comercialização da cultura imaterial através da prática da terceirização.



d) É a disponibilização, através do mercado, de bens culturais que visam a construção e reconstrução dos estilos de vida.



e) É a comercialização da cultura material de um povo.


RESPOSTA: D


2. (PITÁGORAS) Reflita sobre a matéria abaixo, de maio de 2009.



Brasil lidera pesquisa de preocupação com concentração na mídia



A sondagem – encomendada pelo Serviço Mundial da BBC e feita pelas empresas de pesquisa GlobeScan e Synovate – avaliou a opinião de 11.344 pessoas por meio de um questionário. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros se mostram preocupados com a propriedade das companhias de mídia e acreditam que esse controle pode levar à 'exposição das visões políticas' de seus donos no noticiário.



Entrevistados de outros países também compartilham da mesma opinião, como no México (76%), nos Estados Unidos (74%) e na Grã-Bretanha (71%) [...].



Segundo pesquisadores brasileiros, essa preocupação popular tem razão de ser. Afirmam eles que cerca de 8 famílias concentram em suas mãos o controle sobre mais de 80% dos meios de comunicação de massa do país.



Fonte: BBC



a) Você acredita que o controle da informação que circula pelos meios de comunicação pode oferecer algum risco ao cidadão comum?



RESPOSTA: SIM



b) Que risco é esse?



RESPOSTA:O controle da informação por pequenos grupos compromete sobremaneira a confiança daquilo a que se tem acesso. Naturalmente, esses meios de comunicação não procurarão a própria ruína. Pelo contrário, procurarão assegurar seu lugar na ordem social, e, na medida em que lhes for facultado, tentarão aumentar a sua participação no mercado cultural. Assim, são grandes as chances de que uma parcela das notícias veiculadas omita certas perspectivas, ou apenas apresente-as de forma parcial



c) Na sua opinião, o que pode e deveria ser feito para remediar os problemas da concentração da mídia?





RESPOSTA: De forma mais emergencial, e no intuito de assegurar a qualidade das informações que consumimos, é importante diversificarmos as nossas fontes de notícias. Atualmente, os blogs são uma ótima ferramenta para tal. Ademais, é importante que sejam levadas a cabo mudanças estruturais de democratização dos meios de comunicação. Tal processo envolveria mais transparência e justiça no sistema de concessões de rádios e televisão, bem como o fomento na criação de veículos públicos de informação cultural.



3. (PITÁGORAS) Avalie as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.





I – A televisão é o segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas para a mídia escrita.



II – A pobreza é um dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.



III – Segundo estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.



ASSINALE se



a) todas as afirmativas estiverem incorretas.



b) apenas II estiver correta.



c) apenas II e III estiverem corretas.



d) apenas I e III estiverem corretas.



e) apenas I e II estiverem corretas.



RESPOSTA: B





4. (CNDL) Leia atentamente a letra da canção





Televisão



A televisão me deixou burro muito burro demais



Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais



O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida



E agora toda noite quando eu deito é "boa noite, querida”.



Ô Cride, fala pra mãe!



Que eu nunca li num livro que o espirro fosse um vírus sem cura



E vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!



Ô Cride, fala pra mãe a mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada



A luz do sol me incomoda então deixa a cortina fechada



É que a televisão me deixou burro, muito burro demais



E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais.



Ô Cride, fala pra mãe que tudo que a antena captar meu coração captura



E vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!



Ô Cride, fala pra mãe.





Titãs. Álbum: Televisão (1985)








a) Qual a crítica apresentada pelos Titãs, na letra dessa música?







RESPOSTA: A crítica apresentada pelos Titãs na letra dessa música é sobre a alienação causada pela televisão no telespectador.



b) Argumente sobre a importância de se assistir televisão criticamente.



RESPOSTA: Assistir televisão com criticidade é a melhor maneira de evitar o processo de alienação.



5. (PITÁGORAS) Segundo dados do IBGE, entre os anos de 1949 e 1988 o número de periódicos (jornais, folhetins e revistas) publicados no Brasil mais do que dobrou, passando de 2535 a 5139 (Fonte: http://www.ibge.gov.br/seculoxx).



IDENTIFIQUE dentre as afirmações a seguir aquela que melhor relaciona este aumento com as novas condições políticas da atualidade.



a) "O problema é que o brasileiro não tem educação, ele não lê – por isso vota em políticos corruptos".



b) "A televisão revolucionou a forma de se fazer política".



c) "O controle dos meios de comunicação de massa garantem a notoriedade de uma elite política viciosa".



d) "Eles não querem que o povo seja educado, pois assim eles continuam sendo eleitos".



e) "As pessoas tem cada vez mais opções de veículos de comunicação para se informarem".



RESPOSTA: C





6. (UERJ) A charge de Henfil faz referência à influência dos meios de comunicação, especialmente da televisão, na construção de uma identidade nacional.







A interação entre realidades regionais e a chamada "mídia de massa", na sociedade brasileira atual, tem como principal conseqüência:



a) resgate da história local



b) difusão de modelos culturais



c) crescimento da integração regional



d) fortalecimento da diversidade social



RESPOSTA: B





Leia atentamente o texto e responda às questões 7 e 8.





SOCIEDADE DE CONSUMO: SIM OU NÃO?







À primeira vista a sociedade de consumo parece ser a sobreposição de duas realidades. Uma mostra os produtos ligados à boa qualidade de vida, tais como as vacinas, os antibióticos, o tratamento da água e do esgoto, os marcapassos cardíacos e o aquecimento de ambientes nos países com inverno rigoroso. A outra mostra a poluição do ar e das águas, principalmente nas regiões mais industrializadas, a mão-de-obra muito barata nos países do terceiro mundo. como o Brasil, onde a maior parte da população trabalha desde a infância até a morte, sem higiene. Saúde, abrigo e alimentação adequados à dignidade do ser humano.



Essas duas realidades dividem as opiniões acerca da sociedade de consumo. Uns a defendem, outros se voltam contra ela.



Para que possamos nos definir diante dessas duas realidades, precisamos fazer algumas considerações e precisamos refletir sobre os efeitos dessa sociedade.



Estaríamos exaurindo os recursos energéticos e os recursos naturais, como a água, e poluindo o ar apenas para produzir os bens supérfluos dessa sociedade de consumo. Estaríamos, então, exaurindo riquezas nos excessos de consumo, ignorando a elaboração, transporte e distribuição dos bens e serviços de primeira necessidade aos carentes. Responder a essas dúvidas é posicionar-se diante da sociedade de consumo.



Parece que um número cada vez maior de pessoas acha que sim: que estamos sacrificando uma maioria para satisfazer os excessos de um grupo menor de indivíduos. Hoje em dia há em todo o mundo muitas organizações civis que se dedicam à elaboração e execução de programas para conscientizar as populações das necessidades emergenciais de se diminuir o consumo e a poluição; de se lutar pela igualdade entre os povos e contra as diferenças sociais num país: e também de se lutar pela preservação do meio ambiente. Essas organizações, em última análise, estão envolvidas na luta pela sobrevivência, dignidade e liberdade de todos os seres humanos, tanto daqueles que foram excluídos do consumo, quanto dos consumidores. .



No entanto, parece impossível desmantelar um sistema tão poderoso quanto esse, formado pela aliança entre a comunicação de massa e as indústrias.



O que dá força à sociedade de consumo, porém, é o fato de seus valores estarem presentes em cada um de nós, representados pela abundância e pela novidade (...)





(Texto extraído para fins didáticos de ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. Editora Moderna: São Paulo, 1993)



7. (PITÁGORAS) “Não é a tecnologia que atende às necessidades, como os meios de comunicação de massas geralmente nos fazem crer, e, sim, as necessidades é que são criadas para atender à crescente população e à elaboração cada vez mais diversificada dos bens de consumo”. Explique esta afirmação.





RESPOSTA: Para adquirir um bem, precisamos achar realmente importante possuí-lo. Nesse processo, a formação da opinião pública realizada pelos meios de comunicação, comandados por um número pequeno de pessoas que decidem o que vamos escolher, possuir e usar, colabora de forma vital para a criação de necessidades de uso de novos produtos. Esse processo de formação de opinião ocorre quando a opinião – que cada um possui como coisa exclusiva e genuína – é induzida, ou influenciada, pelos jornais, TV e outras formas de comunicação de massa.



8. (PITÁGORAS) O texto propõe uma reflexão: de quem é verdadeiramente a necessidade a que estamos atendendo como consumidores?



RESPOSTA: Como numa sociedade de consumo sempre haverá, por mais que consumamos, um novo produto, ou uma nova tecnologia, a ser lançada, melhor do que a que acabamos de consumir, somos obrigados a conseguir mais dinheiro para satisfazer nossas novas "necessidades". É essa a engrenagem principal que faz a economia girar e que torna ilusória a busca da felicidade por meio do consumo.





9. (FUVEST)





A caricatura de Glauco, no "Folhetim" de 18/11/79, critica



a) os programas televisivos que não eram submetidos à censura prévia e favoreciam a inculcação de hábitos consumistas nos telespectadores.



b) a censura dos anos ditatoriais, que obrigava os donos das redes de televisão a substituírem os programas normais por comerciais.



c) a indústria cultural em crescente desenvolvimento, na época do autoritarismo, que criava hábitos e valores consumistas.



d) a mediocridade de programas televisivos durante o regime militar, submetidos a um sistema de monopólio estatal das redes de difusão.



e) a televisão comercial, como veículo do sistema político implementado na fase da ditadura militar, para divulgar propagandas anticomunistas.



RESPOSTA: C







10. (PITÁGORAS) "Só um forte movimento de massas poderá reverter o controle que a mídia exerce sobre a informação no Brasil." Comente essa afirmação, comparando-a aos conhecimentos adquiridos até aqui.


RESPOSTA: Faz-se necessária uma grande mobilização, popular para que os indivíduos conquistem seus direitos fundamentais da cidadania: emprego, casa, saúde, educação de bom nível. Isso só será conseguido com muita luta, pois o governo, os empresários e os grandes proprietários no Brasil querem a mídia alienante. Eles fazem de tudo para mantê-la assim, a fim de não perder o seu domínio sobre a economia e seus privilégios.

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