segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Confira a correção da avaliação de recuperação de Sociologia (Primeiro ano)



Confira a correção da avaliação de recuperação de Sociologia (Primeiro ano)

SOCIOLOGIA
Primeiro ano
1. (Uel 2010) Leia o texto a seguir:
Celulares e carros são, hoje em dia, objetos de grande desejo de consumo. Ter um carro pode representar muita coisa, sucesso com as garotas, inveja dos vizinhos, glamour, requinte. O fato é que poucos podem comprar um carro, estando este objeto longe da realidade da maioria. Celular, por sua vez, é uma mercadoria mais barata que começou com um apelo funcional: a mãe conseguir falar com os filhos, ligar para alguém de qualquer lugar, uma ligação de emergência. Rapidamente ganhou funções “inúteis”, marcas, modelos e preços diferentes, transformando-se num objeto de forte apelo, capaz de mostrar aos demais “quem você é”, diferenciar ricos de pobres, pessoas de “bom gosto” e pessoas “fora demoda”.
(Adaptado de http://panoptico.wordpress.com/2007/04/20/celular. Acesso em: 22 abr.2009.)

Os fenômenos sociais contidos no texto referem-se exclusivamente a:
I. Mobilidade social ascendente, que expressa a melhora da posição do indivíduo no sistema de estratificação social, decorrente da posse de mercadorias tecnológicas.
II. Grupos de status referentes à hierarquização de pessoas e grupos com base em “estilos de vida” especiais identificados pela posse de certos atributos e bens peculiares que conferem prestígio, honra e distinção social a seus membros.
III. Reificação, que se refere à iniciativa do homem em atribuir a coisas e objetos inertes características de seres “animados” ou “humanizados”, portadores de propriedades “mágicas”.
IV. Classes sociais, entendidas como aqueles agrupamentos de pessoas estratificadas de acordo com suas posições nas relações de produção (propriedade, controle e apropriação dos meios de produção).


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.




Alternativa correta: b
 
Conteúdo programático: Estrutura e Estratificação Social/As Desigualdades Sociais.
Competências e habilidades: Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do marketing enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
 
Justificativa
O texto se refere ao status produzido ou que se busca adquirir com a aquisição de mercadorias modernas e de consumo popular. Com o seu consumo, não se transita de uma classe à outra, mas busca-se definir posições de status no interior de um determinado agrupamento ou grupo no qual se está inserido. Ao mesmo tempo, a expansão do reino das mercadorias produz, socialmente, a impressão de que os objetos têm vontade própria, podendo até mesmo decidir, aparentemente, no lugar de seu portador. A este fenômeno a sociologia atribui o nome de reificação, ou seja, a coisificação do mundo, onde as mercadorias existem como se não dependessem do trabalho humano que nelas foi depositado. Em contrapartida, o consumo de celulares ou outras mercadorias, identificadas como bem de consumo duráveis, não garante a transição, no sistema de estratificação social, de uma classe para outra ou de um estrato para outro, seja em sentido ascendente ou descendente. Isto significa que a estratificação social não tem por base a posse ou não de mercadorias tecnológicas. Por fim, o texto não se refere às classes sociais e os princípios de estratificação ali identificados não se referem a classe e sim a grupos de status, em que o prestígio adquirido é um elemento importante.


2. (PITÁGORAS) Leia o trecho da reportagem retirada da revista Exame.

“As chances de um filho da elite permanecer em sua classe são 20 vezes maiores do que as de um filho de um trabalhador ultrapassar um degrau na escala social”, afirma o sociólogo Carlos Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).”
Gustavo Poloni. Exame, 10/10/2007

A possibilidade de mudança de posição dentro da estrutura social é definida pela
a) ascensão social.
b) desigualdade social.
c) inclusão social.
d) mobilidade social.
e) segregação.




resposta:[D] 

Denomina-se mobilidade social a possibilidade de mudança de posição dentro da estrutura social.


3. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.
           

É muito comum a presença de mendigos nas ruas e calçadas das grandes cidades de nosso país. Em geral, são homens sozinhos que passam os dias vagando nas ruas. Mas não é muito difícil encontrarmos famílias inteiras nessa condição. Caso paremos para observar, é notório que as pessoas que passam sequer expressam ou esboçam alguma reação. Ou não veem, ou fingem não ver.

Escreva um texto sobre a condição de invisibilidade da população de rua explicando quais as principais políticas que podem promover a mobilidade social dessas pessoas.





resposta:



O poder público não pode se omitir diante da indigência, da pobreza extrema e das duras condições de vida nos meios urbanos. A invisibilidade social é consequência de relações sociais desiguais e injustas, onde segmentos médios e superiores da estrutura social demoram ou fingem perceber que a situação das pessoas pobres ou mendicantes é resultado de uma má distribuição da renda e da incapacidade de aplicar corretamente os recursos públicos.
A possibilidade de reverter tal quadro vai depender de ações integradas complexas e planejadas que passam pela ação das áreas de assistência social das prefeituras que devem cadastrar e reconhecer as famílias das pessoas abandonadas, verificar as situações econômicas e sociais que provocaram tal exclusão ou segregação, questionar a educação e a profissionalização das pessoas e promover projetos de lei que ampliem as facilidades para melhorar a formação de pessoas de baixa renda, capacitando-as para o mercado de trabalho e para a cidadania.
O governo federal só pode oferecer programas de transferência de renda para pessoas que dispõem de domicílio, filhos matriculados em escolas ou parentes integrados às secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e de trabalho.


4. (Uel 2007) De acordo com Octavio Ianni: “Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente”.
Fonte: IANNI, O. Estrutura e História. In IANNI, Octavio (org).Teorias da Estratificação Social: leitura de sociologia. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978, p. 11.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre estratificação social, considere as afirmativas a seguir:
I. Os estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo.
II. As classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda, religião, raça e hereditariedade.
III. As mudanças sociais estruturais ocorrem quando há mudanças significativas na organização da produção e na divisão social do trabalho.
IV. As castas são formas de estratificação social baseadas na propriedade dos meios de produção e da força de trabalho.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV





resposta:[B]

5. (PITÁGORAS) Observe a foto a seguir.
Moradores do Complexo do Alemão voltam à rotina


Descreva, a partir da foto seguinte, duas condições de vida das áreas prejudicadas pelo tráfico e, agora ocupadas pela polícia.







resposta:
        A aglomeração das pessoas de baixa renda nos morros cariocas ocorre em função dos grandes contingentes migratórios que saíram das regiões Norte e Nordeste após o aprofundamento da pobreza nos anos 50 e 60. Os trabalhadores pobres também ampliaram a ocupação nas difíceis décadas de 70 e 80. Atualmente, da 2ª geração que se formou no crime, já pode ser observada uma terceira geração que nasceu integrada aos bolsões de criminalidade e marginalidade que cresceram ao largo do descaso das autoridades políticas do município.


6. (PITÁGORAS) Leia o gráfico a seguir. Ele apresenta a evolução da renda nacional dividida por quatro grupos populacionais entre 1983 e 2000. 



Fonte: IBGE
A partir das informações presentes no gráfico, identifique uma alternativa que explica corretamente a situação da estrutura da renda brasileira:

A)   A renda dos 50% mais pobres diminuiu consideravelmente no período 1990-2000.
B)   A porcentagem da renda apropriada pelos mais pobres e pelos mais ricos é  bem semelhante.
C)   Os setores de classe média no Brasil sofreram transformações significativas no período.
D)   Quase metade da renda nacional encontra-se concentrada nas mãos de apenas 10% da população brasileira.
E)    A classe dos 50% mais pobres apropria-se de pouco mais de 20% da renda nacional.






resposta: [D]

7. (PITÁGORAS) Analise o gráfico de pirâmide apresentado a seguir.

A pirâmide ilustra uma sociedade

A) de castas.  
B) de classes. 
C) de estamentos.      
D) de idades. 
E) de ordens.




resposta:[B]

8. (CNDL) Compare os indicadores da tabela de IDH.
Tabela 1: Comparação de indicadores do IDH

Explique o que é possível concluir a partir da análise dos dados da tabela acima.







resposta:
O indicador de pior desempenho para o Brasil é o de renda, em função da grande distância entre as classes sociais que sustenta uma desigualdade histórica.







9. (PITÁGORAS)


EXPLIQUE o que o autor da charge procurou ironizar.


resposta:



Espera-se que o aluno perceba que autor da charge procurou ironizar a matéria do jornal que divulga uma pesquisa apontando para o fato de que as condições salariais de brancos e negros irá se igualar em 32 anos e que enquanto isso os afrodescendentes ocupam posições desprestigiadas no mercado de trabalho, recebendo remuneração salarial bem inferior que os brancos.

10. (Unifesp) Recente pesquisa divulgada pelo IBGE apontou um crescimento da participação de mulheres como chefes de família no Brasil.
a) Aponte e explique uma determinação econômica deste fato.



b) Descreva e explique uma conseqüência para o mercado de trabalho no país.



resposta:

a) Segundo o IBGE, o aumento da participação da mulher como chefe de família, posição sociofamiliar também chamada de "cabeça do casal", se deu principalmente nas camadas sociais menos favorecidas em termos financeiros, em função principalmente da menor estabilidade no emprego por parte do homem, fato também constatado na pesquisa dessa instituição.


b) Outra constatação da pesquisa foi que a mulher continua recebendo uma remuneração menor do que o homem (para executar o mesmo tipo de serviço), o que acarreta numa menor média dos salários pagos de um modo geral.







QUESTÕES EXTRAS



1. (CNDL) O que entendemos por distribuição dos indivíduos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social. A essa descrição denominamos de:
a) classe social
b) mobilidade social
c) estratificação social
d) divisão social
e) ascensão social


resposta:[C]




2. (CNDL) Os fatores da estrutura social que devem ser levados em consideração para analisar uma sociedade estão na alternativa:
a) Somente o fator cultural, pois este elemento é que definirá a estrutura de uma sociedade.
b) Econômico, político, histórico, social, religioso e cultural.
c) Esportivo, político, alimentar e econômico.
d) Cultural, filosófico, religioso e esportivo
e) A felicidade e a união da população.


resposta:[A]

2 comentários: