domingo, 9 de dezembro de 2012

Questões de Sociologia UNIOESTE 2013

SOCIOLOGIA
 

68. A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos.
 

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que
A. segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social.
B. na sociologia compreensiva de Max Weber a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista. 
C. para  Max  Weber  a  sociologia  está  voltada  unicamente  para  a  compreensão  dos  fenômenos  sociais.  Na sociologia compreensiva o homem não consegue compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções professadas.
D. no método compreensivo de Weber os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação.
E. Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe compreender a atividade social e deste  modo  explicar  causalmente  seu  desenrolar  e  seus  efeitos.  Para  explicar  o  mundo  social,  importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.
 

resposta:[E]


69. Em seu texto, O Enfraquecimento da Sociedade Civil, Michael Hardt salienta que na obra de Michel Foucault, a intermediação institucional que define a relação entre Sociedade Civil e Estado aparece em uma funcionalidade totalmente projetada para fins autoritários e antidemocráticos. Foucault se refere às múltiplas formas de organização e produção de forças sociais pelo Estado que impedem que forças pluralistas e interesses da sociedade civil se sobressaiam sobre o Estado. Tendo em vista essa intermediação entre Estado e Sociedade Civil, assinale a alternativa que corresponda a concepção foucaultiana de Estado.
A. Na concepção de Foucault, o Estado é considerado a fonte central das relações de poder na sociedade, cujo controle exerce através da máquina burocrática.
B. Segundo Michel Foucault, o poder está limitado apenas ao âmbito do Estado, portanto, ele reconhece um distanciamento teórico entre Estado e Sociedade Civil.
C. Para Michel Foucault o Estado não detém o monopólio legítimo da força. Nesse sentido, podemos dizer que o monopólio da força não é a condição necessária para a existência do Estado.
D. Michel Foucault prefere usar o termo Governo em lugar de Estado para indicar a multiplicidade e a imanência pluralista das forças de estatização no interior do campo social. Para Foucault, a sociedade civil está fundada na disciplina e na normatização.
E. Segundo Foucault, na sociedade disciplinar, há apenas Estado, pois ele pode ser concretamente isolado e contrastado num plano separado da Sociedade Civil. O exercício do poder dá-se por intermédio de dispositivos de poder organizados na sociedade civil.




resposta:[D]


70. Em seu artigo  Max Horkheimer: teoria crítica e materialismo interdisciplinar (2011), o filósofo Luís Sérgio Repa afirma que a teoria crítica procurou reintegrar a razão pelas promessas não cumpridas pelo Iluminismo. Entre os pensadores ligados a Escola de Frankfurt, Max Horkheimer se destacou por ter sistematizado e teorizado a teoria crítica, além de ter formulado um programa de pesquisa. Entre os principais fundamentos teóricos da teoria crítica frankfurtiana, assinale a alternativa correta.
A. O grande mérito da teoria crítica foi separar teoria e prática e de considerar a realidade social distante do seu devir histórico.
B. A teoria crítica faz uma crítica das noções de teoria e práxis, suprimindo a separação entre o ser e o dever, tão caras ao marxismo e ao ativismo político.
C. Segundo a teoria crítica de Horkheimer, o pesquisador é neutro em relação à sociedade que estuda e critica, ou seja, a teoria critica separa o sujeito do objeto do conhecimento.
D. A  teoria crítica tem como principal característica não se preocupar com os problemas sociais do tempo presente e por demonstrar desinteresse pela emancipação humana diante das estruturas econômicas, políticas e culturais de seu tempo.
E. A ideia  de  emancipação  humana  e  de  um  comportamento  critico  em  relação  à  sociedade  e  à  cultura contemporânea não é uma preocupação da teoria critica, pois ela não anseia uma sociedade emancipada por um interesse universalista.
 



resposta:[B]



71. Em História das ideias Políticas, François Châtelet e Olivier Duhamel inscrevem o movimento anarquista do
século XIX dentro de uma tradição muito antiga, que é marcada pela reivindicação da independência do indivíduo e
a sua capacidade para engendrar uma outra forma de organização da sociedade que não a do Estado. Sobre as
principais ideias anarquistas, é correto afirmar que
A. os  anarquistas  defendem  um  sistema  político  centralizador,  que  parte  do  principio  que  o  indivíduo  é essencialmente subordinado à coletividade.
B. o anarquismo crê na emancipação social através do voto e na possibilidade de uma revolução na sociedade somente pela via política proporcionado pelo sufrágio universal.
C. o anarquismo tem em mira o coletivo e o seu objetivo é a mudança da sociedade numa visão de classe coletivista; seu método é sempre a organização política via democracia representativa.
D. não há correntes anarquistas, mas um único anarquismo, pois todos os anarquistas sempre estiveram de acordo em relação ao fim último de seus propósitos, e a tática mais convincente para consegui-los.
E. para  os  anarquistas,  o  Estado,  este  organismo  imenso  e  todo  poderoso,  é a  síntese  da  autoridade  e  da centralização, cuja eliminação é inevitável ou cuja ação deve ser minimizada, quando não substituído por formas de cooperação inteiramente livres e espontâneas entre grupos, regiões e nações.



resposta:[E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário