domingo, 28 de outubro de 2012

Confira a correção do Simula Enem (Segundo Ano)



SOCIOLOGIA
SEGUNDO ANO
43. (PITÁGORAS) Leia como a pensadora brasileira Aspásia Camargo diferenciou GOVERNO de GOVERNANÇA:

“Governança não é o mesmo que governo. Pode, em casos extremos, haver governança sem governo e governo sem governança. Governo sugere uma autoridade formal, dotada de poder de polícia, que garante a implementação de políticas instituídas. Governança refere-se a atividades apoiadas em objetivos comuns e partilhados, que abrangem tanto as instituições governamentais quanto mecanismos informais, de caráter não-governamental, mas que só funcionam se forem aceitos pela maioria ou, mais precisamente, pelos principais atores de um determinado processo. Em outras palavras, governança é um fenômeno mais amplo do que governo.”
(Governança. Aspásia Camargo. In: Meio Ambiente no Século 21, de André Trigueiro)

Assinale a afirmativa que contém um exemplo de governo tradicional diferente da proposta de governança:

a) O orçamento participativo que permite a uma população definir quais são as prioridades de atendimento e serviços mais importantes para uma determinada comunidade, sem necessariamente obedecer a programação desejada pelos governos.
b) A organização de cooperativas de trabalhadores como a ASMARE de Belo Horizonte (MG), que se ocupou da coleta de materiais recicláveis e estimula a formação de uma consciência coletiva entre os cooperados.
c) Projetos de iniciativa popular como o FICHA LIMPA, que demonstram capacidade espontânea de liderança e organização na sociedade civil e estabelece novos patamares éticos nas disputas eleitorais.
d) As unidades de pacificação implementadas pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, com o apoio das forças militares, pretendem consolidar a presença do Estado nas comunidades pobres da cidade, constituindo-se em bom exemplo de uma ação ascendente da sociedade em direção ao poder central.
e) A organização não-governamental CDI (Comitê para a Democratização da Informática) utiliza a informática como ferramenta para fortalecer comunidades de baixa renda através da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.


44. (PITÁGORAS) Analise a charge criada por Angeli.

Indique a afirmativa que explica o tema da charge.

a) A sociedade brasileira está com um grau elevado de moralidade na política, sendo possível afirmar que houve avanços significativos na preservação do patrimônio público do país.
b) A cidadania no Brasil é marcada pela dificuldade em distinguir o que é considerado como público e privado em nossa sociedade.
c) A cidadania republicana é aquela que valoriza os direitos individuais e privados como acima dos considerados públicos.
d) A utilização de cargos públicos para provisão e beneficiamento de interesses partidários ou eleitorais é considerado normal nas democracias modernas como a brasileira.
e) A observação de códigos de ética no poder legislativo e a rápida condenação dos acusados de corrupção ajudou a mudar o panorama da impunidade no Brasil.

45. (UFMG) A violência, em todas as suas manifestações, tem sido um dos maiores problemas da sociedade brasileira. Todas as alternativas contêm atitudes de violência que apresentam indicadores corretos das violações dos direitos humanos no Brasil, EXCETO:
a) A limitação do direito à vida ou à liberdade de movimento dos cidadãos pela existência de gangues delinqüentes agressivas.
b) As ações repressivas dos governos militares que visavam a neutralizar aqueles que eram considerados uma ameaça à estabilidade política.
c) As contratações de matadores profissionais para eliminar elementos considerados marginais nas áreas urbanas e líderes sindicais da cidade e do campo.
d) O cerceamento aos atos criminosos da contravenção e do narcotráfico nos redutos do crime organizado.
e) Os abusos cometidos pelos grupos políticos armados e pelos terroristas que buscavam, através da violência, por fim às injustiças sociais.



46. (PITÁGORAS) De acordo com Gilberto Dimenstein, a cidadania é:
“O direito de se ter uma ideia e poder expressá-la. É o poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido, de praticar uma religião sem ser perseguido. Há detalhes que parecem insignificantes, mas que revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública.”
Gilberto Dimenstein. Cidadão de papel. 5ª edição São Paulo: Ática, 1994. p.20



O direito de se ter uma ideia e poder expressá-la e o direito de ser negro sem ser discriminado foram conquistados, respectivamente,

a) na primeira e na segunda geração de direitos.
b) na primeira e na terceira geração de direitos.
c) na segunda e na terceira geração de direitos.
d) apenas na primeira geração de direitos.
e) apenas na segunda geração de direitos.


47. (PITÁGORAS)


Fonte: Infográfico criado por Luiz Cláudio de Araujo Pinho. Acervo pessoal.
Sobre a evolução dos direitos humanos, assinale a afirmativa correta.

a) Os direitos políticos conquistados pela burguesia no século XVIII foram ampliados para os segmentos sociais, melhorando a qualidade de vida das classes populares.
b) As conquistas de 1848 foram concedidas pelos patrões como forma de aumentar a produtividade e a participação dos operários nas decisões das empresas e conglomerados industriais.
c) Os direitos das minorias são conquistas de grupos sociais que afirmam sua identidade frente a um processo crescente de globalização ou mundialização.
d) Os direitos culturais estão acima dos direitos humanos porque a soberania de um país é inquestionável, independente de qualquer força política internacional.
e) Os direitos étnicos são aqueles que defendem a superioridade racial dos povos mais antigos com relação aos mais recentes no processo da evolução da humanidade.


48. (Uerj) Observe o gráfico a seguir:
Uma explicação para a mudança representada no gráfico e sua respectiva conseqüência estão indicadas em:
a) legalização da liberdade sindical - institucionalização dos direitos civis.
b) adoção do pluripartidarismo - ampliação dos direitos políticos e sociais.
c) reorganização do poder judiciário - vigência do Estado de direito democrático.
d) inclusão do voto feminino e dos analfabetos - expansão da cidadania política.
e) adoção de práticas populistas para manipular as classes trabalhadoras.



49. (ENEM 2011)

Tabela do eleitorado brasileiro
GOMES, A. et al. A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em

a) 1940-1950 — direito de voto para os ex-escravos.
b) 1950-1960 — fim do voto secreto.
c) 1960-1970 — direito de voto para as mulheres.
d) 1970-1980 — fim do voto obrigatório.
e) 1980-1996 — direito de voto para os analfabetos.




50. (G1) "QUE PAÍS É ESTE? Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é este No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz. Na morte eu descanso mas o sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão Que país é este Terceiro mundo se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios em um leilão Que país é este" Esta música foi escrita em 1978 e não se tornou obsoleta, superada. O texto fala de alguns dos problemas do país:
a) a falta de cumprimento da Constituição tem pouca relação com a existência de injustiça social e do pleno desenvolvimento.
b) o Brasil já faz parte do Primeiro Mundo tanto a nível dos direitos sociais quanto do desenvolvimento econômico.
c) o respeito às minorias políticas, como os índios, não faz parte da luta pela democracia social e política do país.
d) a falta de cumprimento à Constituição, a má distribuição da renda e das terras geram conflitos na cidade e no campo e o desenvolvimento fica comprometido sem o respeito aos direitos das minorias políticas, como os índios.
e) a violência na cidade e no campo não é fruto da concentração de renda e terras e da lentidão do Judiciário.

51. (FUVEST) "A imprensa, que sempre esteve alinhada às grandes causas da cidadania, está convicta de que o próximo passo para a consolidação da democracia em nosso país passa pelo restabelecimento imediato da ordem pública."
Manifesto "Basta à Violência", de 16/08/06, das associações de jornais, de editores de revistas e das emissoras de rádio e televisão. Com base no texto, pode-se afirmar que, no Brasil, como de resto no Ocidente, "as grandes causas da cidadania" e a "consolidação da democracia"
a) surgiram, fortuitamente, em decorrência da ação de grandes estadistas devotados à causa dos direitos do homem.
b) apareceram, simultaneamente, em decorrência do impacto provocado pela Revolução Francesa sobre praticamente todos os países.
c) derivaram, respectivamente, do absolutismo, que transformou os súditos em cidadãos, e do liberalismo, que garantiu os direitos políticos.
d) caminharam juntas, e, em geral, na seguinte ordem: primeiro, a igualdade jurídica; depois, os direitos políticos e, por último, os direitos sociais.
e) decorreram dos ideais socialistas e das lutas dos trabalhadores para conquistar, primeiro, os direitos sociais e, depois, os direitos políticos.



52. (PITÁGORAS) Leia a letra da música “Candidato Caô Caô”, de Bezerra da Silva, interpretada pelo conjunto O RAPPA:


Candidato Caô Caô
O Rappa e Bezerra da Silva

Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça, foi lá
Na tendinha e bebeu cachaça e até
Bagulho fumou

Foi no meu barracão
E lá usou lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato

As próximas eleições
As próximas eleições
As próximas eleições

Fez questão de beber água da chuva
Foi lá na macumba e pediu ajuda
Bateu a cabeça no gongá, deu azar

A entidade que estava incorporada
Disse: esse político é safado
Cuidado na hora de votar

Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a polícia lhe bater

Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe prender

Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe bater
Eu falei prá você, "viu"?



Nesse país que se divide
Em quem tem e quem não tem
Sempre o sacrifício cai no braço operário
Eu olho para um lado, eu olho para o outro
Vejo desemprego vejo quem manda no jogo
E você vem, vem e pede mais de mim
Diz que tudo mudou e que agora vai ter fim
Mas eu sei quem você é
Ainda confia em mim?
Este jogo é muito sujo 
Mas eu não desisto assim

Você me deve
Rárárárárárárá

Malandro é malandro e mané é mané

Você me deve
Você me deve, malandragem

O rappa

Você ganhou 200 vezes na loteria malandro
200 vezes, cumpadi!? É f...

Ai, ai, ai, ai
Peraí, cumpadi
Sujou, sujou

Ae malandragem, se liga na missão
Fica atento
Político é cerol fininho

Político engana todo mundo
Menoso o caboclo, ele deu azar na macumba do malandro
O caboclo deu azar na macumba do malandro

Hoje ele pede, pede, pede de você
Amanhã vai, vai, vai te f...

As características descritas na letra de Bezerra da Silva configuram um prática indesejada que se tornou comum na cultura política da sociedade brasileira. Identifique essa prática e uma forma de combatê-la.

a) A centralização de poder que deve ser substituída pela participação popular.
b) O personalismo de tipo populista, padrão que pode ser confrontado com a ficha limpa (o histórico do político).
c) A malandragem que deve ser tratada com rigor e com força policial.
d) O coronelismo, típico das áreas rurais que somente será reduzido com uma forte política de alfabetização.
e) O nepotismo, prática que pode ser diminuída com o estabelecimento de uma meritocracia.



GABARITO
43. resposta:[D]
44. resposta:[B]
45. resposta:[D]
46. resposta:[B]
47. resposta:[C]
48. resposta:[D]
49. resposta:[E]
50. resposta:[D]
51. resposta:[D]
52. resposta:[B]

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