SOCIOLOGIA
SEGUNDO ANO
43. (PITÁGORAS) Leia como a pensadora brasileira Aspásia
Camargo diferenciou GOVERNO de GOVERNANÇA:
“Governança não é o mesmo que governo. Pode, em casos
extremos, haver governança sem governo e governo sem governança. Governo sugere
uma autoridade formal, dotada de poder de polícia, que garante a implementação
de políticas instituídas. Governança refere-se a atividades apoiadas em
objetivos comuns e partilhados, que abrangem tanto as instituições
governamentais quanto mecanismos informais, de caráter não-governamental, mas
que só funcionam se forem aceitos pela maioria ou, mais precisamente, pelos
principais atores de um determinado processo. Em outras palavras, governança é
um fenômeno mais amplo do que governo.”
(Governança. Aspásia Camargo. In: Meio Ambiente no Século
21, de André Trigueiro)
Assinale a afirmativa que contém um exemplo de governo
tradicional diferente da proposta de governança:
a) O orçamento participativo que permite a uma população
definir quais são as prioridades de atendimento e serviços mais importantes
para uma determinada comunidade, sem necessariamente obedecer a programação
desejada pelos governos.
b) A organização de cooperativas de trabalhadores como a
ASMARE de Belo Horizonte (MG), que se ocupou da coleta de materiais recicláveis
e estimula a formação de uma consciência coletiva entre os cooperados.
c) Projetos de iniciativa popular como o FICHA LIMPA, que
demonstram capacidade espontânea de liderança e organização na sociedade civil
e estabelece novos patamares éticos nas disputas eleitorais.
d) As unidades de pacificação implementadas pela Secretaria
de Segurança Pública do Rio de Janeiro, com o apoio das forças militares,
pretendem consolidar a presença do Estado nas comunidades pobres da cidade,
constituindo-se em bom exemplo de uma ação ascendente da sociedade em direção
ao poder central.
e) A organização não-governamental CDI (Comitê para a
Democratização da Informática) utiliza a informática como ferramenta para
fortalecer comunidades de baixa renda através da capacitação nas tecnologias da
informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da
cidadania e do empreendedorismo.
44. (PITÁGORAS) Analise a charge criada por Angeli.
Indique a afirmativa que explica o tema da charge.
a) A sociedade brasileira está com um grau elevado de moralidade
na política, sendo possível afirmar que houve avanços significativos na
preservação do patrimônio público do país.
b) A cidadania no Brasil é marcada pela dificuldade em
distinguir o que é considerado como público e privado em nossa sociedade.
c) A cidadania republicana é aquela que valoriza os direitos
individuais e privados como acima dos considerados públicos.
d) A utilização de cargos públicos para provisão e
beneficiamento de interesses partidários ou eleitorais é considerado normal nas
democracias modernas como a brasileira.
e) A observação de códigos de ética no poder legislativo e a
rápida condenação dos acusados de corrupção ajudou a mudar o panorama da
impunidade no Brasil.
45. (UFMG) A violência, em todas as suas manifestações, tem
sido um dos maiores problemas da sociedade brasileira. Todas as alternativas
contêm atitudes de violência que apresentam indicadores corretos das violações
dos direitos humanos no Brasil, EXCETO:
a) A limitação do direito à vida ou à liberdade de movimento
dos cidadãos pela existência de gangues delinqüentes agressivas.
b) As ações repressivas dos governos militares que visavam a
neutralizar aqueles que eram considerados uma ameaça à estabilidade política.
c) As contratações de matadores profissionais para eliminar
elementos considerados marginais nas áreas urbanas e líderes sindicais da
cidade e do campo.
d) O cerceamento aos atos criminosos da contravenção e do
narcotráfico nos redutos do crime organizado.
e) Os abusos cometidos pelos grupos políticos armados e pelos
terroristas que buscavam, através da violência, por fim às injustiças sociais.
46. (PITÁGORAS) De acordo com Gilberto Dimenstein, a
cidadania é:
“O direito de se ter uma ideia e poder expressá-la. É o
poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que
cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de
volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma
religião sem ser perseguido, de praticar uma religião sem ser perseguido. Há
detalhes que parecem insignificantes, mas que revelam estágios de cidadania:
respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir
telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa
pública.”
Gilberto Dimenstein. Cidadão de papel. 5ª edição São
Paulo: Ática, 1994. p.20
|
O direito de se ter uma ideia e poder expressá-la e o
direito de ser negro sem ser discriminado foram conquistados, respectivamente,
a) na primeira e na segunda geração de direitos.
b) na primeira e na terceira geração de direitos.
c) na segunda e na terceira geração de direitos.
d) apenas na primeira geração de direitos.
e) apenas na segunda geração de direitos.
47. (PITÁGORAS)
Fonte: Infográfico criado por Luiz Cláudio de Araujo Pinho.
Acervo pessoal.
Sobre a evolução dos direitos humanos, assinale a afirmativa
correta.
a) Os direitos políticos conquistados pela burguesia no
século XVIII foram ampliados para os segmentos sociais, melhorando a qualidade
de vida das classes populares.
b) As conquistas de 1848 foram concedidas pelos patrões como
forma de aumentar a produtividade e a participação dos operários nas decisões
das empresas e conglomerados industriais.
c) Os direitos das minorias são conquistas de grupos sociais
que afirmam sua identidade frente a um processo crescente de globalização ou
mundialização.
d) Os direitos culturais estão acima dos direitos humanos
porque a soberania de um país é inquestionável, independente de qualquer força
política internacional.
e) Os direitos étnicos são aqueles que defendem a
superioridade racial dos povos mais antigos com relação aos mais recentes no
processo da evolução da humanidade.
48. (Uerj) Observe o gráfico a seguir:
Uma explicação para a mudança representada no gráfico e sua
respectiva conseqüência estão indicadas em:
a) legalização da liberdade sindical - institucionalização
dos direitos civis.
b) adoção do pluripartidarismo - ampliação dos direitos
políticos e sociais.
c) reorganização do poder judiciário - vigência do Estado de
direito democrático.
d) inclusão do voto feminino e dos analfabetos - expansão da
cidadania política.
e) adoção de práticas populistas para manipular as classes
trabalhadoras.
49. (ENEM 2011)
GOMES, A. et al. A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2002.
A análise da tabela permite identificar um intervalo de
tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma
luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a
conquista estão associados, respectivamente, em
a) 1940-1950 — direito de voto para os ex-escravos.
b) 1950-1960 — fim do voto secreto.
c) 1960-1970 — direito de voto para as mulheres.
d) 1970-1980 — fim do voto obrigatório.
e) 1980-1996 — direito de voto para os analfabetos.
50. (G1) "QUE PAÍS É ESTE? Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no
futuro da nação Que país é este No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz. Na morte eu descanso mas o
sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão
Que país é este Terceiro mundo se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar
rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios
em um leilão Que país é este" Esta música foi escrita em 1978 e não se
tornou obsoleta, superada. O texto fala de alguns dos problemas do país:
a) a falta de cumprimento da Constituição tem pouca relação
com a existência de injustiça social e do pleno desenvolvimento.
b) o Brasil já faz parte do Primeiro Mundo tanto a nível dos
direitos sociais quanto do desenvolvimento econômico.
c) o respeito às minorias políticas, como os índios, não faz
parte da luta pela democracia social e política do país.
d) a falta de cumprimento à Constituição, a má distribuição
da renda e das terras geram conflitos na cidade e no campo e o desenvolvimento
fica comprometido sem o respeito aos direitos das minorias políticas, como os
índios.
e) a violência na cidade e no campo não é fruto da
concentração de renda e terras e da lentidão do Judiciário.
51. (FUVEST) "A imprensa, que sempre esteve alinhada às
grandes causas da cidadania, está convicta de que o próximo passo para a
consolidação da democracia em nosso país passa pelo restabelecimento imediato
da ordem pública."
Manifesto "Basta à Violência", de 16/08/06, das
associações de jornais, de editores de revistas e das emissoras de rádio e
televisão. Com base no texto, pode-se afirmar que, no Brasil, como de resto no
Ocidente, "as grandes causas da cidadania" e a "consolidação da
democracia"
a) surgiram, fortuitamente, em decorrência da ação de
grandes estadistas devotados à causa dos direitos do homem.
b) apareceram, simultaneamente, em decorrência do impacto
provocado pela Revolução Francesa sobre praticamente todos os países.
c) derivaram, respectivamente, do absolutismo, que
transformou os súditos em cidadãos, e do liberalismo, que garantiu os direitos
políticos.
d) caminharam juntas, e, em geral, na seguinte ordem:
primeiro, a igualdade jurídica; depois, os direitos políticos e, por último, os
direitos sociais.
e) decorreram dos ideais socialistas e das lutas dos
trabalhadores para conquistar, primeiro, os direitos sociais e, depois, os
direitos políticos.
52. (PITÁGORAS) Leia a letra da
música “Candidato Caô Caô”, de Bezerra da Silva, interpretada pelo conjunto O
RAPPA:
Candidato Caô Caô
O Rappa e Bezerra da Silva
Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça, foi lá Na tendinha e bebeu cachaça e até Bagulho fumou Foi no meu barracão E lá usou lata de goiabada como prato Eu logo percebi é mais um candidato As próximas eleições As próximas eleições As próximas eleições Fez questão de beber água da chuva Foi lá na macumba e pediu ajuda Bateu a cabeça no gongá, deu azar A entidade que estava incorporada Disse: esse político é safado Cuidado na hora de votar Meu irmão se liga no que eu vou Lhe dizer Hoje ele pede seu voto amanhã Manda a polícia lhe bater Meu irmão se liga no que eu vou Lhe dizer Hoje ele pede seu voto amanhã Manda a policia lhe prender Hoje ele pede seu voto amanhã Manda a policia lhe bater Eu falei prá você, "viu"? |
Nesse país que se divide
Em quem tem e quem não tem Sempre o sacrifício cai no braço operário Eu olho para um lado, eu olho para o outro Vejo desemprego vejo quem manda no jogo E você vem, vem e pede mais de mim Diz que tudo mudou e que agora vai ter fim Mas eu sei quem você é Ainda confia em mim? Este jogo é muito sujo Mas eu não desisto assim Você me deve Rárárárárárárá Malandro é malandro e mané é mané Você me deve Você me deve, malandragem O rappa Você ganhou 200 vezes na loteria malandro 200 vezes, cumpadi!? É f... Ai, ai, ai, ai Peraí, cumpadi Sujou, sujou Ae malandragem, se liga na missão Fica atento Político é cerol fininho Político engana todo mundo Menoso o caboclo, ele deu azar na macumba do malandro O caboclo deu azar na macumba do malandro Hoje ele pede, pede, pede de você Amanhã vai, vai, vai te f... |
As características descritas na
letra de Bezerra da Silva configuram um prática indesejada que se tornou comum
na cultura política da sociedade brasileira. Identifique essa prática e uma
forma de combatê-la.
a) A centralização de poder que
deve ser substituída pela participação popular.
b) O personalismo de tipo
populista, padrão que pode ser confrontado com a ficha limpa (o histórico do
político).
c) A malandragem que deve ser
tratada com rigor e com força policial.
d) O coronelismo, típico das
áreas rurais que somente será reduzido com uma forte política de alfabetização.
e) O nepotismo, prática que pode
ser diminuída com o estabelecimento de uma meritocracia.
GABARITO
43. resposta:[D]
44. resposta:[B]
45. resposta:[D]
46. resposta:[B]
47. resposta:[C]
48. resposta:[D]
49. resposta:[E]
50. resposta:[D]
51. resposta:[D]
52. resposta:[B]
Nenhum comentário:
Postar um comentário