SOCIOLOGIA
TERCEIRO ANO
46. (ENEM 2011) Os três tipos de
poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o
motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder
racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do
comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes
extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo,
Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999
(adaptado).
O texto apresenta três tipos de
poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique
o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder
carismático:
a) República Federalista
Norte-Americana.
b) República Fascista Italiana no
século XX.
c) Monarquia Teocrática do Egito
Antigo.
d) Monarquia Absoluta Francesa no
século XVII.
e) Monarquia Constitucional
Brasileira no século XIX.
47. (UEL - 2008) De acordo com
Max Weber, a Sociologia significa: “uma ciência que pretende compreender
interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e
em seus efeitos.” Por ação social entende-se as ações que: “quanto ao seu
sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros,
orientando-se por este em seu curso.”
(WEBER, M. Economia e
sociedade. Traduzido por Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. vol. I.
Brasília: Editora UnB, 2000. p. 3)
Com base no texto, considere as
afirmativas a seguir:
I. “Mesmo entre gente humilde,
porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel
lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que
era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume,
se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz
Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar
louvado (pedir a benção).”
(CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio
Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.)
II. “O sertanejo é, antes de
tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do
litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o
contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura
corretíssima das organizações atléticas.”
(CUNHA, E. Os Sertões.
São Paulo : Círculo do Livro, 1989. p. 95.)
III. “Não há assim por que
considerar que as formas anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda
presentes nas relações de trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso
origem a relações semi-feudais que implicariam uma situação de ‘latifúndios de
tipo senhorial a explorarem camponeses ainda envolvidos em restrições da
servidão da gleba’. Isso tudo não tem sentido na estrutura social brasileira.”
(PRADO Jr., C. A
Revolução Brasileira. São Paulo : Brasiliense, 1987. p. 106.)
IV. “O coronel, antes de ser um
líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre,
o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo
não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do
poder privado na ordem na ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda
porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não
escrito.”
(FAORO, R. Os donos do
poder. v. 2. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. p. 622.)
Correspondem ao conceito de ação
social citado anteriormente somente as afirmativas
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
48. (UEL - 2008) Sobre a
exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx
(1818-1883), é correto afirmar:
a) A lei da hora-extra explica
como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao
trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste
nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao
trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica
como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente
produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas
trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a
garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a
jornada de trabalho.
e) As horas extras trabalhadas
após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de
excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de
produção.
49. (PITÁGORAS) Leia os trechos
selecionados dos autores Antônio Cândido e Saulo Ramos.
Trecho 1
“Na sociedade caipira a sua
manifestação mais importante é o mutirão, cuja origem tem sido objeto de
discussões. Qualquer que ela seja, todavia, é prática tradicional. (...)
Consiste essencialmente na reunião de vizinhos, convocados por um deles, a fim
de ajudá-lo a efetuar determinado trabalho: derrubada, roçada, plantio, limpa,
colheita, malhação, construção de casa, fiação, etc. Geralmente os vizinhos são
convocados e o beneficiário lhes oferece alimento e uma festa, que encerra o
trabalho. (...) Um velho caipira me contou que no mutirão não há obrigação para
com as pessoas, e sim para com Deus, por amor de quem serve o próximo; por isso
a ninguém é dado recusar auxílio pedido.”
(ANTONIO CANDIDO. Os parceiros do
Rio Bonito. 9. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p.
87-89.)
Trecho 2
“Saí de lá matutando, Santo Deus, o
que estou fazendo aqui, neste tumultuado momento do meu país? Afinal, nasci em
Brodowski, terra de Cândido Portinari, nosso conterrâneo mais importante. Podia
ter ficado por lá. Eu era apenas um dos meninos de Brodowski, aquela linda
pintura com que Candinho encantou o mundo. Eu não devia nunca ter saído do
quadro do Cândido Portinari. Talvez hoje fosse o dono do armazém ou da farmácia
e sentaria numa cadeira de palha trançada, conversando na calçada com o pessoal
que saía do cinema, e passearia na rua, fazendo hora para dormir.”
(SAULO RAMOS. Código da
Vida. São Paulo: Editora Planeta, 2007. p. 89.)
O tipo de vínculo social que
relaciona os dois trechos selecionados é a
a) Solidariedade Orgânica, pois
as cidades como Brodowski apresentam um tipo de relação fundada na divisão do
trabalho com extensa variedade de funções capitalistas dentro de suas
engrenagens.
b) Solidariedade Mecânica, pois o
trabalho nas sociedades caipiras funciona em sistema cooperativo, preservando
laços onde todos preservam funções semelhantes na estrutura produtiva, tornando
possível o mutirão.
c) Solidariedade Mecânica no
trecho 2 e Solidariedade Orgânica no texto 1, pois os textos não têm nenhuma
relação social entre si, já que a formação do trecho 2 foi essencialmente
urbana e marcada pela presença de profissionais liberais que o influenciaram
como professores e advogados.
d) Solidariedade Orgânica onde o
país apresentou poucas mudanças nas últimas três décadas, indicando a
manutenção de um modelo produtivo dependente, autoritário e indiferenciado.
e) Solidariedade Mecânica no
trecho 1 e Solidariedade Orgânica no trecho 2; o processo social do trecho 1
sofreu um processo de modernização que prejudicou as relações de convivência,
diferente do trecho 2, onde encontramos um sistema de trabalho individualista e
pouco comprometido com as tradições.
50. (UNESP) Pode-se afirmar que a
Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados
clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se
correntes teóricas distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno
e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl
Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile
Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e
Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e
Talcott Parsons.
GABARITO
46. resposta:[B]
47. resposta:[A]
48. resposta:[C]
49. resposta:[B]
50. resposta:[C]
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