sábado, 13 de outubro de 2012

Confira a correção da P1 de Sociologia (Quarto bimestre/primeiro ano)



Avaliação do quarto bimestre Sociologia
 
Primeiro ano

1. (IFSP) Texto


O ator Charles Chaplin, no filme Tempos Modernos, apertando parafusos numa fábrica do século passado.
(www.materiaincognita.com.br/wp-content/uploads/2011/01charlie-chaplin. Adaptado)

Não é dinheiro, estúpido. Sou, com frequência, chamado a fazer palestras para turmas de formandos. Orgulha-me poder orientar jovens em seus  primeiros passos profissionais.
Sempre digo que a atitude quente é muito mais importante do que o conhecimento frio.
Acumular conhecimento é nobre e necessário, mas sem atitude, sem personalidade, você, no fundo, não será muito diferente daquele personagem de Charles Chaplin apertando parafusos numa fábrica do século passado.
É preciso, antes de tudo, se envolver com o trabalho, amar seu ofício com todo o coração. Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência.
Napoleão não conquistou a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.
Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar têm  trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
Meu segundo conselho: pense no país, porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si.
(Nizan Guanaes, Folha de S.Paulo. 08.02.2011. Adaptado)

Para Nizan Guanaes, por que o profissional representado por Charles Chaplin, isto é, aquele que somente aperta parafusos em uma fábrica, não é mais adequado ao atual mercado de trabalho?

resposta:
De acordo com o publicitário Nizan Guanaes, um bom profissional é aquele que tem atitude, personalidade e conhecimento e não aquele que possui somente o conhecimento frio

2. (Ufg) Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária. A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas, aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação. Com relação a esses documentos,
a) explique o principal objetivo do Protocolo de Kioto quanto ao ambiente;
 
b) mencione dois princípios do desenvolvimento sustentável.
 


resposta:
a) Objetiva-se que os países, especialmente os mais industrializados, reduzam os níveis de emissão de gases que retém o calor na atmosfera e, conseqüentemente, provocam o “efeito estufa”. Essa redução foi estabelecida em 5,2% abaixo das emissões registradas em 1990.
b) Desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;– utilização racional dos recursos naturais;– distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;– reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;– conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;– valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais; – preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

3. (Puc-rio) "(...) a preocupação muito difundida quanto à configuração de uma crise ambiental expressa seja no esgotamento dos recursos naturais, na perda da diversidade biológica, nas mudanças atmosféricas, na crescente produção de rejeitos comprometedores das condições ambientais, seja, ainda, na evidência de que os sistemas econômico-sociais vigentes vêm gerando formas inegáveis de exclusão, em diferentes âmbitos espaciais, justifica a adesão à noção de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que parece conter a capacidade de superar a ameaça à sobrevivência humana na Terra"
(In AJARA, C. "As difíceis vias para o desenvolvimento sustentável: gestão descentralizada do território e zoneamento ecológicoeconômico". ENCE/Rio de Janeiro. 2003. p. 6).

A partir da afirmação acima, explique o que significa "desenvolvimento sustentável"?






resposta:


O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.



4. (Ufrrj) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.



resposta:[D]

(Ufrrj) Leia o texto abaixo e responda as questões 5 e 6.

O presidente George W. Bush afirmou, em 13 de março de 2001, que não ratificaria o Protocolo de Kyoto (acordo firmado por 40 países em 1997, com o objetivo de reduzir em 5,2% a emissão dos gases que provocam o chamado efeito estufa).
Entre tantas manifestações de repúdio à posição declarada por George W. Bush, a revista "Time", em sua edição de 9 de abril de 2001, publicou o seguinte manifesto:

"Caro Sr. Presidente,
Nenhum desafio que enfrentamos é mais imperativo do que a ameaça de mudança global no clima. As medidas previstas atualmente pelo Protocolo de Kyoto são assunto de debate legítimo.
Mas a situação é urgente e o momento exige consenso e ação. Existem muitas estratégias para conter as emissões de gás responsáveis pelo efeito estufa, sem desacelerar o crescimento econômico. De fato, a disseminação de uma tecnologia mais limpa e avançada é mais uma oportunidade econômica do que um perigo. Nós solicitamos que o senhor desenvolva, o quanto antes, um plano para reduzir a produção americana de gases responsáveis pelo efeito estufa. O futuro de nossos filhos e netos depende da decisão que o senhor e outros líderes mundiais tomarem.
Respeitosamente,
Jimmy Carter (ex-presidente americano)
Mikhail Gorbachev (ex-secretário geral do Partido Comunista soviético)
John Glenn (astronauta e senador)
Walter Cronkite (jornalista de tv)
George Soros (financista)
J. Craig Venter (geneticista)
Jane Goodall (etóloga)
Edward O. Wilson (biólogo)
Harrison Ford (ator)
Stephen Hawking (físico)"
("Superinteressante", maio de 2001)

5. Que estratégias podem ser adotadas para diminuir a emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa?
  


resposta:
Desenvolvimento de novas tecnologias limpas e baratas, incentivo de campanhas e propagandas visando a preservação do meio ambiente, utilização de biocombustíveis, entre outras medidas.


6. Explique a afirmativa: "nenhum desafio que enfrentamos é mais imperativo do que a ameaça de mudança global no clima".




resposta:
A afirmação nos leva a concluir que a mudança global no clima é extremamente grave e deve ser enfrentado o mais rápido possível.

7. (Uerj) Os fragmentos a seguir representam posições distintas no debate estabelecido no Brasil a respeito da reforma agrária.

Posição A: [Existe] a necessidade de se repensar a questão agrária no Brasil, à luz dos novos tempos, o que exige, por conseguinte, formular-se uma nova teoria fundiária capaz de superar o modelo distributivista da terra. Defendi que havia absoluta necessidade de se romper com a idéia dominante na questão agrária, que enxerga na distribuição fundiária o único caminho para o combate à miséria. Precisamos inventar uma nova reforma agrária, porque a que temos não está funcionando.
(Adaptado de GRAZIANO, Xico. "O carma da terra no Brasil". São Paulo: A Girafa, 2004.)

Posição B: Uma política consistente de soberania alimentar no Brasil passa, necessariamente, por uma Reforma Agrária ampla e massiva e por uma política agrícola de apoio às pequenas unidades de produção. Assim, enquanto a Reforma Agrária não for feita, a luta continua a marcar os campos no país. A Reforma Agrária é analisada como alternativa importante para o desenvolvimento econômico, social e político para os camponeses Sem Terra do Brasil.
(Adaptado de OLIVEIRA, Ariovaldo U. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. "Terra Livre". São Paulo: AGB, 2003.)

Apresente um argumento utilizado por quem defende:
a) a posição A;


b) a posição B.


resposta:


a) Agropecuária moderna e competitiva, com elevada produtividade, dispensa a necessidade de eliminação do latifúndio.
b) Somente a desconcentração da terra possibilitaria o combate à pobreza no campo, conteria o êxodo rural e asseguraria a soberania alimentar do Brasil.  



8. (Vunesp). Leia o texto.
Fábrica
Nosso dia vai chegar
Termos nossa vez
Não é pedir demais
Quero justiça
Quero trabalhar em paz
Não é muito que peço
Eu quero trabalho honesto
Em vez de escravidão
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
E o que era verde aqui já não existe mais
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo
(…)
Nos versos da canção, composta por Renato Russo, há uma

a) exaltação ao processo de industrialização, sem levar em conta as péssimas condições de vida e trabalho  dos operários.
b) condenação ao processo de industrialização, porém,  ressalta-se o caráter benéfico de tal processo à sociedade como um todo e aos operários em especial.
c) clara divergência entre os ganhos humanos e ambientais e as perdas econômicas geradas pelo  processo de industrialização.
d) relação evidente entre o desenvolvimento do processo  de industrialização e a preservação do meio ambiente.
e) crítica direta ao processo de industrialização, com  ênfase na exploração sobre os trabalhadores e na  destruição do meio ambiente.


resposta:[E]

9. (UNIOESTE 2012)


Observe as imagens acima e responda. Sobre o trabalho escravo no Brasil é INCORRETO afirmar que
a) o trabalho  escravo  foi introduzido no Brasil pelos portugueses, durante o período colonial, a partir  da escravização da população indígena.
b) o trabalho escravo na atualidade, assim como no período colonial,  atinge exclusivamente a população negra empobrecida brasileira.
c) o trabalho escravo no Brasil se generalizou  durante o período colonial a partir da grande propriedade agrícola monocultora cuja produção era destinada ao mercado externo.
d) no período colonial, os colonos lucravam com a escravidão porque transformavam em renda monetária  o excedente produzido pelos escravos.
e) atualmente, diferente do que ocorria no período colonial, o trabalho livre é predominante e o trabalho escravo é considerado crime pela lei.


10. (G1 – CPS) Considere o texto e a charge.

A Convenção da ONU sobre mudanças climáticas, realizada na cidade japonesa de Kyoto, em 1997, estabeleceu que os países mais industrializados devem reduzir, até 2012, a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5% com relação aos níveis de 1990. Essa Convenção, conhecida por Protocolo de Kyoto, definiu índices maiores para os principais emissores desses gases: 8% para a União Européia, 7% para os Estados Unidos da América e 6% para o Japão.

Pode-se afirmar que o autor da charge sugere que
a) o Japão obrigou os Estados Unidos da América a aceitar as deliberações dos governantes de Kyoto.
b) o governo dos Estados Unidos da América não está disposto a cumprir decisões do protocolo de Kyoto.
c) a União Européia já cumpriu as resoluções estabelecidas pelos países que assinaram o protocolo de Kyoto.
d) os japoneses, por imposição dos cientistas de Kyoto, reduziram em 6% a emissão de gases do efeito estufa.
e) o governo de Kyoto acusou a União Européia de ser a maior responsável pela emissão de gases do efeito estufa.



resposta:[B]





Nenhum comentário:

Postar um comentário