Sociologia
Terceiro Ano
Unidade 5
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Orientação de estudos
1. (PITÁGORAS) Associe a coluna da esquerda com as
definições apresentadas para o pensamento de Emile Durkheim na coluna da
direita:
1. Consciência coletiva
2. Fato social
3. Solidariedade social
4. Anomia
( ) Vínculo
recíproco entre pessoas que envolve ações de ajuda mútua e está baseado em interesses e sentimentos de
responsabilidade comuns a esse grupo de pessoas.
( ) Termo que
designa as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir que exercem um poder
coercitivo sobre as pessoas, levando-as a se comportar de acordo com os padrões
estabelecidos pela sociedade.
( ) Sentimento de
identidade cultural e emocional que abrange todos os indivíduos que integram um
grupo social. É o sentimento de pertencimento a um grupo ou coletividade.
( ) Ausência de
regras ou de leis que designa situações nas quais muitas pessoas violam as
normas geralmente aceitas pelo grupo e se comportam de forma anômala, em claro
desrespeito à conduta considerada “normal” pela sociedade.
Fonte: Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia.
Dicionário Básico de Sociologia. Editora Ática.
Identifique a sequência que numera a coluna da direita
relacionando-a à da esquerda:
a) 1, 4, 3, 2.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 3, 2, 1, 4.
d) 4, 1, 2, 3.
e) 3, 4, 1, 2.
resposta: [C]
2. (PITÁGORAS) Associe a coluna da esquerda com as
definições apresentadas para o pensamento de Karl Marx na coluna da direita:
1. Alienação
2. Ideologia
3. Dialética
4. Fetiche
( ) Crença no poder
sobrenatural ou mágico dos objetos; culto ou adoração de uma coisa ou pessoa.
( ) Processo
caracterizado pela contradição entre forças opostas que assumiam a forma de
classes antagônicas que lutam entre si até que uma delas vença e estabeleça um
novo modo de produção.
( ) Sistema de
produção que separa o trabalhador do objeto que ele ajudou a fabricar. O objeto
se transforma em mercadoria e, no mercado, passa a dominar o trabalhador.
( ) Consciência
social de uma classe dominante ou conjunto de ideias falsas e enganadoras
destinadas a mascarar a realidade social aos olhos das classes dominadas.
Fonte: Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia.
Dicionário Básico de Sociologia. Editora Ática.
Identifique a sequência que numera a coluna da direita
relacionando-a à da esquerda:
A) 4, 3, 1, 2.
B) 2, 3, 4, 1.
C) 3, 2, 1, 4.
D) 4, 1, 2, 3.
E) 3, 4, 1, 2.
resposta: [A]
3. (PITÁGORAS) Associe a coluna
da esquerda com as definições apresentadas para o pensamento de Max Weber na
coluna da direita:
1. Ação social
2. Dominação
3. Relação social
4. Tipo Ideal
(
) “ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da
expectativa de reação de outras partes envolvidas.“
( ) “um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (‘mandato’)
do”dominador” influi sobre os atos de outros (‘do dominado’), configurando uma
obediência socialmente legítima.”
( ) "ênfase na
caracterização sistemática dos padrões individuais concretos (característica
das ciências humanas), opõe a conceituação típico-ideal à conceituação
generalizadora tal como esta é conhecida nas ciências naturais”.
( )
Deve-se entender uma conduta de vários participantes referidos reciprocamente e
orientados por um sentido mútuo.”
Fonte: Coleção Grandes Ciências
Sociais. Max Weber. Sociologia e Sociedade. Foracchi e Martins e Política e Sociedade. Cardoso e Martins.
Identifique a sequência que
numera a coluna da direita relacionando-a à da esquerda:
A) 2, 3, 4, 1.
B) 3, 2, 1, 4.
C) 4, 1, 2, 3.
D) 1, 2, 4, 3.
E) 3, 4, 1, 2.
resposta: [D]
4. (PITÁGORAS) Associe a coluna da esquerda com as
definições apresentadas por Max Weber para a ação social na coluna da direita:
1. Racional com
relação aos fins
2. Racional com
relação a valores
3. Afetiva
4. Tradicional
( ) Determinada por
um costume arraigado.
( ) Especialmente
emotiva, determinada por estados sentimentais atuais.
( ) Crença
consciente na ética, estética, religião ou qualquer conjunto de princípios.
( ) Expectativas no
comportamento como condições ou meios para atingir objetivos.
Fonte: Max Weber. Ação e relação social. In: Sociologia e Sociedade. Foracchi e Martins.
Identifique a sequência que numera a coluna da direita
relacionando-a à da esquerda:
A) 2, 3, 4, 1.
B) 3, 2, 1, 4.
C) 4, 1, 2, 3.
D) 1, 2, 4, 3.
E) 4, 3, 2, 1.
resposta: [E]
5. (PITÁGORAS) Leia os trechos
selecionados dos autores Antônio Cândido e Saulo Ramos.
Trecho 1
“Na
sociedade caipira a sua manifestação mais importante é o mutirão, cuja origem
tem sido objeto de discussões. Qualquer que ela seja, todavia, é prática
tradicional. (...) Consiste essencialmente na reunião de vizinhos, convocados
por um deles, a fim de ajudá-lo a efetuar determinado trabalho: derrubada,
roçada, plantio, limpa, colheita, malhação, construção de casa, fiação, etc.
Geralmente os vizinhos são convocados e o beneficiário lhes oferece alimento e
uma festa, que encerra o trabalho. (...) Um velho caipira me contou que no
mutirão não há obrigação para com as pessoas, e sim para com Deus, por amor de
quem serve o próximo; por isso a ninguém é dado recusar auxílio pedido.”
(ANTONIO CANDIDO. Os parceiros do Rio Bonito. 9. ed. São
Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p. 87-89.)
Trecho 2
“Saí
de lá matutando, Santo Deus, o que estou fazendo aqui, neste tumultuado momento
do meu país? Afinal, nasci em Brodowski, terra de Cândido Portinari, nosso
conterrâneo mais importante. Podia ter ficado por lá. Eu era apenas um dos
meninos de Brodowski, aquela linda pintura com que Candinho encantou o mundo.
Eu não devia nunca ter saído do quadro do Cândido Portinari. Talvez hoje fosse
o dono do armazém ou da farmácia e sentaria numa cadeira de palha trançada,
conversando na calçada com o pessoal que saía do cinema, e passearia na rua,
fazendo hora para dormir.”
(SAULO RAMOS. Código da Vida. São Paulo: Editora Planeta,
2007. p. 89.)
O tipo de vínculo social que relaciona os dois trechos
selecionados é a
A) Solidariedade Orgânica, pois as cidades como Brodowski
apresentam um tipo de relação fundada na divisão do trabalho com extensa
variedade de funções capitalistas dentro de suas engrenagens.
B) Solidariedade Mecânica, pois o trabalho nas sociedades
caipiras funciona em sistema cooperativo, preservando laços onde todos
preservam funções semelhantes na estrutura produtiva, tornando possível o
mutirão.
C) Solidariedade Mecânica no trecho 2 e Solidariedade
Orgânica no texto 1, pois os textos não têm nenhuma relação social entre si, já
que a formação do trecho 2 foi essencialmente urbana e marcada pela presença de
profissionais liberais que o influenciaram como professores e advogados.
D) Solidariedade Orgânica onde o país apresentou poucas
mudanças nas últimas três décadas, indicando a manutenção de um modelo
produtivo dependente, autoritário e indiferenciado.
E) Solidariedade Mecânica no trecho 1 e Solidariedade
Orgânica no trecho 2; o processo social do trecho 1 sofreu um processo de
modernização que prejudicou as relações de convivência, diferente do trecho 2,
onde encontramos um sistema de trabalho individualista e pouco comprometido com
as tradições.
resposta: [B]
6. (PITÁGORAS) Leia a letra da música “Candidato Caô Caô”,
de Bezerra da Silva, interpretada pelo conjunto O RAPPA:
Candidato Caô Caô
O Rappa e Bezerra da Silva
Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça, foi lá
Na tendinha e bebeu cachaça e até
Bagulho fumou
Foi no meu barracão
E lá usou lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato
As próximas eleições
As próximas eleições
As próximas eleições
Fez questão de beber água da chuva
Foi lá na macumba e pediu ajuda
Bateu a cabeça no gongá, deu azar
A entidade que estava incorporada
Disse: esse político é safado
Cuidado na hora de votar
Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a polícia lhe bater
Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe prender
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe bater
Eu falei prá você, "viu"?
Nesse país
que se divide
Em quem tem e quem não tem
Sempre o sacrifício cai no braço operário
Eu olho para um lado, eu olho para o outro
Vejo desemprego vejo quem manda no jogo
E você vem, vem e pede mais de mim
Diz que tudo mudou e que agora vai ter fim
Mas eu sei quem você é
Ainda confia em mim?
Este jogo é muito sujo
Mas eu não desisto assim
Você me deve
Rárárárárárárá
Malandro é malandro e mané é mané
Você me deve
Você me deve, malandragem
O rappa
Você ganhou 200 vezes na loteria malandro
200 vezes,
cumpadi!? É f...
Ai, ai, ai, ai
Peraí, cumpadi
Sujou, sujou
Ae malandragem, se liga na missão
Fica atento
Político é cerol fininho
Político engana todo mundo
Menoso o caboclo, ele deu azar na macumba do malandro
O caboclo deu azar na macumba do malandro
Hoje ele pede, pede, pede de você
Amanhã vai, vai, vai te f...
As características do “candidato Caô”, descritas na letra de
Bezerra da Silva, configuram um tipo ideal de dominação característico da
sociedade brasileira e presente na caracterização de Max Weber. Trata-se da
dominação
A) racional
burocrática.
B) racional
legal.
C) carismática.
D) tradicional.
E) com relação
aos fins.
resposta: [C]
7. (PITÁGORAS) Analise a charge e
o trecho a seguir.
“(...) A
educação, para Émile Durkheim, é essencialmente o processo pelo qual aprendemos
a ser membros da sociedade. Educação é socialização.”
Alberto
Tosi Rodrigues. Sociologia da Educação. Porto Alegre: Lamparina. Página 27.
A)
Caracterize o conflito evidenciado pela
charge.
B) Diferencie os conceitos de solidariedade
e anomia no pensamento de Émile Durkheim.
resposta:
A) A charge apresenta um conflito entre os
padrões de socialização esperados pela família e os vivenciados pelos grupos
sociais da internet. As comunidades possuem uma linguagem diferenciada e que
produz um conjunto de valores compartilhados. Durkheim afirmava que a sociedade
se impõe através do processo de socialização e que compartilhamos valores pelos
quais aprendemos a nos adaptar aos mundos sociais.
B) Solidariedade seria o conjunto de vínculos
sociais que garantem uma reciprocidade. A
sociedade é o conjunto de relações mútuas em que se compartilham valores
coletivos capazes de alterar o comportamento individual. A anomia é quando
indivíduos não seguem as regras e não respeitam os vínculos sociais.
8. (PITÁGORAS) Leia o trecho
escrito por Karl Marx.
“(...) Os
homens não estabelecem relações entre os produtos do seu trabalho como valores,
por considerá-los simples aparência material de trabalho humano de igual
natureza. Ao contrário, ao igualar, na permuta, como valores, seus diferentes
produtos, igualam seus trabalhos diferentes, de acordo com sua qualidade comum
de trabalho humano. (...) O que é verdadeiro apenas para essa determinada forma
de produção, a produção de mercadorias, - a saber, que o caráter social
específico dos trabalhos particulares, independentes entre si, consiste na
identidade deles como trabalho humano e assume nos produtos a forma de valor, -
parece aos produtores de mercadorias tão natural e definitivo, apesar daquela
descoberta, quanto o ar que continuou a existir tal como era antes, após a
ciência tê-lo decomposto em seus elementos.”
Karl
Marx. O caráter fetichista da mercadoria.
Coleção Grandes Cientistas Sociais. Volume 10. Págs162/163
A)
Diferencie valor de uso e valor de troca
nas relações sociais de produção.
B) Explique o encantamento produzido pela
circulação de mercadoria no mundo social.
resposta:
A) Valor de uso é o tempo gasto pelos
trabalhadores para produzir bens essenciais à vida em sociedade. Caracteriza-se
pelo trabalho coletivo empregado na produção de um bem, serviço ou sistema. Valor
de troca caracteriza-se pelo valor que as mercadorias adquirem fora do processo
produtivo na circulação pelo mercado. O valor final que chega ao mercado
acumula o tempo gasto pela produção e o quanto o produto é desejado pelo
mercado.
B) O caráter fetichista da mercadoria ou o
encanto que os produtos causam está relacionado às atribuições dos objetos que
acabam ofuscando o senso crítico e impedindo os consumidores de enxergarem a
necessidade e utilidade dos bens, fazendo com que os trabalhadores compreendam
integralmente seus papéis na produção capitalista.
9. (PITÁGORAS) Analise a charge e
o trecho escrito por Max Weber.
“(...) A
dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado
mandato pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender
diretamente de uma constelação de interesses, ou seja, de considerações
utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece. Pode
também depender de mero “costume”, do hábito cego de um comportamento
inveterado. Ou pode fundar-se, finalmente no puro afeto, na mera inclinação
pessoal do súdito.”
Max
Weber. Os três tipos puros de dominação
legítima. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Volume 13. Págs128
A)
Identifique o tipo de dominação que o
povo espera dos candidatos na charge. Justifique.
B)
Diferencie os modelos de dominação legal
e carismática.
resposta:
A) O vínculo esperado pelos eleitores é de
caráter afetivo. Uma ação social movida por interesses afetivos cria um vínculo
entre os dominados e o carisma dos dominadores. As relações sociais de
dominação baseadas no carisma preferem uma proximidade ao mérito e à
competência técnica para ocupar os cargos.
B) A dominação legal e burocrática compreende
um quadro técnico especializado e com méritos escolhido por processos
competitivos legalizados, evitando-se o nepotismo e o favorecimento; as
relações são formais e prescritas em leis. A dominação carismática valoriza um
quadro de pessoas dotadas de grande poder de comunicação, simpatia e dons
sobrenaturais atribuídos por seu magnetismo e energia pessoais.
10. (UFU) Considere a maneira
pela qual Émile Durkheim define os fatos sociais. “... consistem em maneiras de
agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de
coerção em virtude do qual se lhe impõem”.
DURKHEIM Émile, As Regras do
Método Sociológico. 9ª Ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978. p. 3.
Marque a alternativa correta.
A) De acordo com Durkheim, cabe
apenas à consciência coletiva e às sanções repressivas garantirem a
solidariedade das sociedades modernas.
B) Segundo Durkheim, as sanções
repressivas são as únicas compatíveis com o tipo de solidariedade caraterístico
das sociedades modernas.
C) Para Émile Durkheim, as
sanções restitutórias ganham importância crescente à medida que a divisão
social do trabalho torna-se o fator por excelência da solidariedade social.
D) Conforme Durkheim, é a divisão
social do trabalho que garante a coesão social e moral das sociedades
primitivas.
resposta:[D]
11. (UFU) Considere a seguinte passagem da obra de Max
Weber.
“... de acordo com a ética quaker é a vida profissional do
homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a
sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele
consiga cumprir a sua vocação. Não é um trabalho em si, mas um trabalho
racional, uma vocação que é pedida por Deus. Na concepção puritana da vocação,
a ênfase sempre é posta neste caráter metódico da ascese vocacional...”
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
6ª Ed. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1992. p. 115.
Marque a alternativa correta.
A) De acordo com Weber, a ação racional referente a valores
passou a predominar tão logo o capitalismo e a burocracia modernos se firmaram
no seio das sociedades ocidentais.
B) Conforme Weber, a ação racional referente a fins é
componente essencial do tipo de ética predominante nas sociedades modernas.
C) Segundo Weber, a ação social de tipo tradicional é
condição sine qua non para a dinâmica das sociedades capitalistas modernas.
D) Para Weber, a ação social determinada de modo afetivo é
central para a lógica de funcionamento da burocracia moderna.
resposta:[A]
12 . (UFU) Sobre os quadros de anomia social, considere a
teoria sociológica de Émile Durkheim e marque a alternativa correta.
A) A anomia social não se relaciona à divisão social do
trabalho, pois essa diz respeito, estritamente, às funções econômicas de
produção, de riqueza e de comércio.
B) Situações de patologia social são raras nas sociedades de
solidariedade orgânica, pois essas se assentam na semelhança de funções entre
as partes que compõem o tecido social.
C) A ameaça de desintegração é particularmente presente nas
sociedades mais complexas, pois essas se baseiam na diferenciação, o que
potencializa o enfraquecimento dos valores.
D) A sociedade ocidental moderna encontra na religião
tradicional sua principal fonte para as crenças comuns, sendo essas a prevenção
eficaz à anomia social.
resposta:[D]
13. (UFU) Considere a citação abaixo.
Por sua formação filosófica, Marx concebia a realidade
social como uma concretude histórica, isto é, como um conjunto de relações de
produção que caracteriza cada sociedade num tempo e espaço determinados (...).
Por outro lado, cada sociedade representava para Marx uma totalidade, isto é,
um conjunto único e integrado das diversas formas de organização humana nas
suas mais diversas instâncias – família, poder, religião.
COSTA, Cristina. Sociologia – introdução à ciência da
sociedade, 3ª ed., São Paulo: Moderna, 2005. p. 123-124.
Com base nesse trecho e na teoria social de Karl Marx,
marque a alternativa correta.
A) A consciência é um fenômeno autônomo diante do processo
produtivo e das relações sociais de produção, o que nos leva a concluir que há
uma evolução das idéias sociais.
B) A dominação de classes no capitalismo é um processo
econômico que prescinde das esferas política, ideológica e jurídica.
C) As transformações sociais decorrem, fundamentalmente, da
evolução das forças produtivas, principalmente, da ciência e da tecnologia.
D) A totalidade social, para Marx, é indeterminada, sendo
autônoma em relação à instância da produção e reprodução das condições
materiais de existência.
resposta:[D]
14.(UEL) Leia os depoimentos a seguir:
• Sou um ser livre, penso apenas com minhas idéias, da minha
cabeça, faço só o que desejo, sou único, independente, autônomo. Não sigo o que
me obrigam e pronto! Acredito que com a força dos meus pensamentos poderei realizar
todos os meus sonhos, e o meu esforço ajuda a sociedade a progredir.
(Jovem estudante e trabalhadora em uma loja de shopping).
• Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos
meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes
faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus amigos, minha
religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e
gostaria muito de ser livre, mas não sou! (Jovem estudante em uma escola
pública que trabalha em empregos temporários).
• Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo,
como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde. Em outros
momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente
viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem
regras, muita gente não percebe, mas há toda uma estrutura, seguranças, taxas,
etc. Então, sinto que sou livre, posso escolher coisas, mas com alguns limites.
(Jovem estudante e Office boy).
Some a(s) alternativa(s) que expressam as explicações
sociológicas sobre a relação entre indivíduo e sociedade presentes nas falas.
01 – Individualismo, fundado no liberalismo de vários autores
dos séculos XVIII a XX;
02 - funcionalismo, fundado no conceito de consciência
coletiva de E. Durkheim;
04 - sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação
social e suas tipologias de M. Weber.
08 - Sociologia compreensiva, fundada em K. Marx;
16 - funcionalismo, fundado no conceito dos três estados de
Augusto Comte.
resposta:[C]
15. (UEL - 2008 ) De acordo com Florestan Fernandes:
A concepção fundamental de ciência, de Emile Durkheim
(1858-1917), é realista, no sentido de defender o princípio segundo o qual
nenhuma ciência é possível sem definição de um objeto próprio e independente.
(FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação
sociológica. Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional, 1967. p. 73).
Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da
Sociologia, segundo Emile Durkheim (1858-1917).
a) O conflito de classe, base da divisão social e
transformação do modo de produção.
b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade
dos indivíduos.
c) A ação social que define as inter-relações compartilhadas
de sentido entre os indivíduos.
d) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos
que agem independentes uns dos outros.
e) A cultura, resultado das relações de produção e da
divisão social do trabalho.
resposta:[B]
16. (UEL - 2008) De acordo com Max Weber, a Sociologia significa:
“uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim
explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos.” Por ação social
entende-se as ações que: “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se refere
ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu curso.”
(WEBER, M. Economia e sociedade. Traduzido por Regis Barbosa
e Karen Elsabe Barbosa. vol. I. Brasília: Editora UnB, 2000. p. 3)
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir:
I. “Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema
de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia
em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a
novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho
ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o
batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).”
(CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria
Duas Cidades, 1982. p. 247.)
II. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o
raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência,
entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a
plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações
atléticas.”
(CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo : Círculo do Livro, 1989.
p. 95.)
III. “Não há assim por que considerar que as formas
anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda presentes nas relações de
trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso origem a relações semi-feudais
que implicariam uma situação de ‘latifúndios de tipo senhorial a explorarem
camponeses ainda envolvidos em restrições da servidão da gleba’. Isso tudo não
tem sentido na estrutura social brasileira.”
(PRADO Jr., C. A Revolução Brasileira. São Paulo :
Brasiliense, 1987. p. 106.)
IV. “O coronel, antes de ser um líder político, é um líder
econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos
seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão
simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem na
ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas
manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não escrito.”
(FAORO, R. Os donos do poder. v. 2. Porto Alegre: Editora
Globo, 1973. p. 622.)
Correspondem ao conceito de ação social citado anteriormente
somente as afirmativas
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
resposta:I e IV
17. (UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no
capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
a) A lei da hora-extra explica como os proprietários dos
meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo
maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas
após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários
dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios
de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador,
pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador
receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o expediente
constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da
apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.
resposta:[C]
18. (UEL) Max Weber, sociólogo alemão, conceituou três tipos
ideais de dominação: dominação legal, dominação tradicional e dominação
carismática. São tipos ideais porque são construções conceituais que o
investigador utiliza para fazer aproximações entre a teoria e o mundo empírico.
Leia a seguir o trecho da Carta Testamento de Getúlio
Vargas:
Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio
e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de
uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de
liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.
(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em:
http://www.cpdoc.fgv.br/dhbd/verbetes_htm/5458_53.asp. Acesso em: 17 nov.
2007.)
Com base nos conhecimentos sobre os tipos ideais de
dominação e levando em consideração o texto citado e as características
históricas e políticas do período, assinale a única alternativa que apresenta a
configuração correta do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas.
a) Dominação carismática e tradicional.
b) Dominação tradicional que se opõe à dominação
carismática.
c) Dominação tradicional e legal.
d) Dominação legal e carismática.
e) Dominação legal que reforça a dominação tradicional.
resposta:[A]
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