Confira a correção do Notrevest (terceiro bimestre)
Sociologia
Terceiro Ano
1. (ENEM 2011) No mundo árabe,
países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam
metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet.
Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia,
esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de
dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio
corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações
eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar
pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni
Mubarak. Sites e redes sociais — como o
Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a
ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA,
C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011
(adaptado).
Considerando os movimentos
políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
a) reforçar a atuação dos regimes
políticos existentes.
b) tomar conhecimento dos fatos
sem se envolver.
c) manter o distanciamento
necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de
destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias
revolucionárias que mobilizaram a população.
Resposta:[E]
Comentário: O movimento social e
político que ficou conhecido como “Primavera Árabe”, iniciado em dezembro 2010,
mostrou a enorme força de mobilização político-social das redes sócias e das novas tecnologias da informação.
2. (G1 CPS) Leia o texto e as
afirmações a seguir.
"Ainda que a fase juvenil
esteja presente em todas as classes, nota-se que ela não ocorre de forma
homogênea a todos. O modo de ser jovem difere muito, principalmente quando há
diferenças significativas entre estratos de renda no conjunto da
população".
(Fonte: Marcio Pochmann.
Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. In; "Juventude e
sociedade". Regina Novais & outros. Ed. Fundação Perseu Abramo, 2004.)
I. No Brasil, os jovens filhos de
pobres encontram-se praticamente condenados ao trabalho como uma das poucas
condições de sobrevivência e de ascensão social.
II. O pobre, ao ingressar muito
jovem no mercado de trabalho, o faz em geral com baixa escolaridade.
III. Os jovens, filhos de pais de
classe média e alta, em geral, possuem condições de financiar a inatividade, de
elevar a escolaridade e retardar o ingresso no mercado de trabalho.
IV. O jovem das classes médias e
altas, tem mais chance de acesso às principais vagas disponíveis, com maior
remuneração e em postos de direção.
Estão corretas somente
a) I, II, III e IV
b) I, II e III
c) I e II
d) II, III e IV
e) II e III
resposta:[A]
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