Confira a correção do Simula Enem do terceiro bimestre
Sociologia
Terceiro Ano
1. (CNDL) Associe corretamente as
colunas.
(A) Juventude dos anos 1960 e
1970.
(B) Juventude dos anos 1980.
(C) Juventude dos anos 1990.
(D) Juventude do novo milênio.
(1) A privacidade fica exposta
para quem quiser ver, principalmente nos sites de relacionamento. Não possui
grandes reivindicações e é marcada pelo grande consumismo.
(2) Bastante engajada,
reivindicavam liberdade política e de expressão, contestavam o status quo, à
situação econômica e política da época e, apresentavam principalmente uma
contestação da moralidade.
(3) Apresentavam uma linguagem
mais individualista e menos coletivista nas contestações, pois já desfrutavam
da liberdade de expressão.
(4) Defendiam as relações
afetivas menos compromissas, o namoro deu lugar ao “ficar”. As reivindicações e
conquistas ficaram em torno da sexualidade.
Assinale a sequência correta.
A) A-2, B-3, C-4, D-1
B) A-1, B-2, C-3, D-4
C) A-4, B-1, C-2, D-3
D) A-4, B-3, C-1, D-2
E) A-3, B-4, C-2, D-1
resposta:[A]
2. (Puc-mg) Ser jovem é ser belo,
forte, livre, feliz e transformador. É saber lidar com o inesperado com a rapidez
e não ter ainda as marcas deixadas pelo viver. É ter a liberdade idealizada e
um poder ilimitado. Ser jovem é ter dentes bonitos e limpos, pele queimada pelo
sol, lábios sorridentes, cabelos revoltos e movimentos ágeis. É antes de tudo
ser livre, poder escolher e mudar a vontade uma vez que seu caminho está ainda
por ser traçado. Ser jovem é assim, mudar muito, experimentar intensamente as
emoções, o que significa estar potencialmente aberto ao mundo, ao consumo, às
novidades que o mercado oferece."
(Luci Gati Pietrocolla)
Sobre a imagem mítica da
juventude, criada pela sociedade de consumo de massa e apresentada
anteriormente, é possível afirmar, EXCETO:
a) Remete o jovem ao mundo da
produção e do trabalho, contextualizando-o enquanto agente histórico.
b) Mascara as condições reais de
existência do jovem em uma sociedade de classes.
c) Reafirma o poder do consumo
como elemento que garante o "status" e a integração social.
d) Impede que se manifestem as
particularidades físicas, culturais e sociais do ser humano.
e) Responde ao desejo dos homens
de serem eternamente jovens numa sociedade supostamente homogênea e livre.
resposta:[A]
3. (ENEM 2011) O movimento
representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de
jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude,
movida por um forte sentimento cívico,
a) aliou-se aos partidos de
oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a
corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos
relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento
estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da
sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
resposta:[E]
O movimento demonstrou a inserção
da juventude urbana na vida política brasileira da época, reivindicando ação
das autoridades diante das denúncias de corrupção no governo Collor. Apesar de
fácil, a questão é factual e exige conhecimento específico do período para
resolver.
4. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.
“O primeiro beijo é sempre o
último”. Assim um informante define, com certa nostalgia, o surgimento de uma
nova rotina na prática de “ficar” entre os jovens ao longo da night. “Ficar” é
essencialmente beijar, beijar em série, beijar muito. O primeiro beijo, marcado
por algo absolutamente fugaz, registro imediato do tátil, desliga--se do que
outrora era ritual do enamoramento, prelúdio de uma trajetória sentimental.
[...] No campo do afeto e do exercício da sociabilidade, essa mesma noite
propicia comportamentos que revelam a transitoriedade, a seriação e o
deslocamento afetivo como um novo mecanismo de agrupamento dos jovens.
(ALMEIDA, M. I. M. de.
“Guerreiros da noite - cultura jovem e nomadismo urbano”. In: Ciência hoje, v.
34, n. 202, p. 28.)
Com base no texto e nos
conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. As práticas assinaladas entre
os jovens identificam-se ao que se definiu como pós-modernidade, isto é,
relações fluidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contínuas com
referenciais pré-estabelecidos.
II. O comportamento dos jovens
que optam pela prática do “ficar” é diferente do estado anômico, analisado por
Durkheim, na medida em que as bases da existência social mantêm seu
funcionamento normal.
III. A vida social moderna, ao
individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de participar
de agrupamentos identitários e de estabelecer vínculos sociais com outras
pessoas.
IV. A adoção da prática
antissocial do “ficar” é fruto de uma juventude sem valores morais, como
família, tradição e propriedade privada, presentes desde os primórdios da
humanidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II
são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV
são corretas.
c) Somente as afirmativas III e
IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e
III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III
e IV são corretas.
resposta:[A]
5. (PITÁGORAS) Em estudo
realizado pelo governo federal em 2003, com apoio dos Institutos Cidadania,
Hospitalidade, Sebrae e empresa de pesquisas Criterium, foi investigado um
perfil da juventude brasileira.
Fonte: Perfil da juventude
brasileira, 2003.
Indique o perfil sociológico
revelado a partir da pesquisa realizada com os jovens.
a) A situação geral mostra uma
juventude tensa e preocupada com os problemas sociais.
b) As questões de trabalho e
financeiras foram as primeiras que apareceram no perfil da juventude.
c) O comportamento social e
cultural está mais aguçado, com atenções voltadas para o lazer e o
entretenimento.
d) O peso que a liberdade da vida
privada tem na vida do jovem foi pouco registrada na pesquisa.
e) A atenção maior é para com os
assuntos políticos partidários formais e o compromisso com a cidadania.
resposta:[C]
Nenhum comentário:
Postar um comentário