sábado, 17 de setembro de 2011

Confira a correção do Notrevest Simulado II do Terceiro Bimestre






SOCIOLOGIA – PRIMEIRO ANO

1. (UEL) "Tá relampiano, cadê Neném? Tá vendendo drops no sinal pra alguém. [...] Todo dia é dia, toda hora é hora, / Neném não demora pra se levantar / Mãe lavando roupa, pai já foi embora, / E o caçula chora pra se acostumar / Com a vida lá de fora do barraco, / Ai que endurecer um coração tão fraco, / Pra vencer o medo do trovão, Sua vida aponta a contramão. Tudo é tão normal, todo tal e qual, / Neném não tem hora pra ir se deitar, / Mãe passando roupa do pai de agora, / De um outro caçula que ainda vai chegar, / É mais uma boca dentro do barraco, / Mais um quilo de farinha do mesmo saco, / Para alimentar um novo João Ninguém, / E a cidade cresce junto com Neném."

(Composição de Lenine. Relampiano. Álbum "Na pressão". BMG, 1999.)

O debate em torno das condições de vida das crianças e jovens está na ordem do dia. Com base na letra da canção e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) Para o compositor a infância abandonada é um estado natural, cuja conexão com o mundo do trabalho na rua facilita a transição para a vida adulta.

b) A frase "Ai que endurecer um coração tão fraco / Pra vencer o medo do trovão” é uma crítica velada à visão romântica da infância, que apregoava a inocência e a livre criação dos filhos de famílias pobres.

c) Os "Nenéns" vendendo drops nos sinais das grandes cidades, que abandonam seus lares de dia só retornando para dormir, formam uma subcultura autônoma e de rejeição ao mundo do adulto.

d) Ao afirmar que "a cidade cresce com Neném", o compositor reconhece que as estratégias do Estado para coibir a perambulação das crianças pelas ruas são eficazes, tornando-as indivíduos que progridem junto com as cidades.

e) A crise da família, a inadequação do lar, as deficiências da escola, o mundo da criminalidade e da pobreza são "mais um quilo de farinha do mesmo saco" que produzem a realidade dessa infância no Brasil.

resposta:[E]

2. (ENEM) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

a) Internet.

b) fibra ótica.

c) TV digital.

d) telefonia móvel.

e) portabilidade telefônica.

RESPOSTA: A

3. (UNIOESTE – 2011) Na visão do senso comum, socialização tem o mesmo significado de universalização, isto é, socialização da educação seria o mesmo que educação para todos, socialização da saúde igual à saúde para todos, etc.. Na Sociologia, a palavra socialização tem um outro significado, e a comunicação simbólica tem uma importância fundamental para a concretização da socialização nas sociedades humanas. Com relação à socialização e à comunicação simbólica, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) Socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica. Já o conceito de comunicação simbólica pode ser descrito a partir da própria etimologia do termo. Comunicação simbólica é o mesmo que comunicação através de símbolos.

b) Socialização é o mesmo que aprendizagem, enquanto que comunicação simbólica é o mesmo que comunicação através de sinais gráficos, visuais, orais e nasais.

c) Socialização é o mesmo que linguagem emocional e comunicação simbólica é a comunicação humana processada através de símbolos.

d) Socialização é o mesmo que transmissão é assimilação de valores em uma determinada sociedade, e comunicação simbólica é a comunicação através de símbolos reconhecidos e valorados por uma determinada sociedade.

e) Socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica. Comunicação simbólica é a comunicação humana processada através de símbolos.

Resposta: C


SEGUNDO ANO – SOCIOLOGIA

1. (PITÁGORAS) As eleições no Brasil são noticiadas, por vezes, como a "festa da democracia". Essa expressão faz mesmo muito sentido. Devemos sempre nos lembrar que o voto direto é uma conquista muito recente. Até poucos anos atrás, por exemplo, os governadores dos estados eram indicados pelo presidente da República, não eram escolhidos pelos cidadãos.

A consulta popular é a forma pela qual a população escolhe aqueles que vão compor os principais cargos dos poderes Legislativo e Executivo.

Assinale a afirmativa que INDICA o nome dessa forma de organização do Estado.

A) Democracia direta.

B) Democracia representativa.

C) Democracia participativa.

D) Democracia deliberativa.

E) Ditadura popular.

RESPOSTA: B

2. (ENEM)

A chegada da televisão

A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche.

SEVCENKO, N. (Org.). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque a Era do Rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

a) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.

b) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.

c) maquiou indicadores socias negativos durante as décadas de 1970 e 1980.

d) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.

e) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.

RESPOSTA: B

3. (UNIOESTE - 2011) O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.

a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.

b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.

c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.

d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.

e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.

Resposta: C

TERCEIRO ANO – SOCIOLOGIA

1. (UFOP) Em 05/03/2010, a edição digital do canal Globo News publicou uma matéria do programa “Sem fronteiras” com a seguinte chamada:

Quais as consequências da invasão feminina no mercado de trabalho?

As mulheres ainda recebem salários mais baixos que os homens.

As mulheres são metade da força de trabalho em vários países desenvolvidos e quase a metade no Brasil. Mudou o mundo, mudaram as relações entre as pessoas, entre os sexos, depois que elas saíram de casa em massa para trabalhar fora. O que pode acontecer daqui pra frente, desde que as mulheres ficaram mais poderosas?

fonte: http://globonews.globo.com/ acesso em 05 mar. 2010.

Sobre a questão, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) As mulheres ocupam grande parcela do mercado de trabalho, mas, na prática, ainda ganham menos do que os homens.

b) Em diversos países tem sido verificada a presença de mulheres em ocupações de nível superior, em decorrência da elevação do padrão da escolarização feminina.

c) Grande parte das mulheres incorporadas ao mundo do trabalho tem de conciliar as atividades familiares e domésticas com a vida profissional.

d) O aumento do número de mulheres no setor produtivo tem ocorrido principalmente nas atividades relacionadas aos processos de gerenciamento.

Resposta: D

2. (ENEM) A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:

I. Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.

II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:

Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o. (Gilberto Freire. O mundo que o português criou.)

[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.

(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar

a) a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.

b) a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.

c) a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.

d) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.

e) somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

RESPOSTA: C

3. (UEL) "Os americanos consideraram que, já que a natureza tinha estabelecido uma diferença tão grande entre a constituição física e moral do homem e da mulher, o fim claramente indicado era dar emprego diverso às faculdades diferentes; julgaram, assim, que o progresso não consistiria em obrigar seres dessemelhantes a fazerem mais ou menos a mesma coisa, mas em obter de cada um deles o desempenho de sua tarefa da melhor maneira possível. Os americanos aplicaram aos dois sexos o grande princípio da economia política que domina a indústria do nosso tempo. Dividiram cuidadosamente as funções do homem e da mulher, a fim de que o grande trabalho social fosse mais bem feito".

(TOCQUEVILLE, A. P. "O exercício do poder popular e suas bases". São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 295.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Na sociedade burguesa ocidental, detecta-se a ausência de definição de esferas separadas para as atividades de homens e mulheres.

II. No Ocidente, a relação das mulheres com a esfera íntima familiar e sua exclusão da esfera pública carece de historicidade, já que a intensificação das relações de mercado as incluiu.

III. Tocqueville naturalizou como espaço feminino a imagem física do círculo do lar, metáfora que tem sido usada para justificar e enaltecer a presença feminina neste ambiente.

IV. No Brasil, a persistência de relações desfavoráveis de gênero tornou necessário a implantação de cotas para mulheres concorrerem a cargos eletivos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

resposta:[C]

4. (UERJ)

"Eu gostaria que a palavra "raça" não fosse utilizada para dizer que há diversidade humana. Ela acaba servindo para exagerar os efeitos das diferenças aparentes, ou seja, físicas. Não temos o direito de nos basear nas diferenças físicas - a cor da pele, o tamanho, os traços do rosto - para dividir a humanidade hierarquicamente, ou seja, considerando que em homens superiores em relação outros que seriam postos em uma classe inferior. Proponho não utilizar a palavra "raça". Ela foi tão explorada por pessoas más que é melhor substituí-Ia pelas palavras "espécie humana".

(JELLOUN,T. B "O racismo explicado à minha filha." São Paulo: Lettera, 2000.)

"Inquiridos os brasileiros não brancos sobre sua cor, no Censo de 1980, eles responderam que era: "Acastanhada, alva, bem-morena, bronzeada, bugrezinha-escura, burro-quando-foge, cabocla, cor-de-canela, encerada, meio branca, morena-clara, morena-roxa, morena trigueira, mulata, pretinha, queimada, rosada, ruço, sarará, tostada, ... etc, num total de 136 cores declaradas".

(Adaptado de MUNANGA, K. "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil."Petrópolis: Vozes, 1999.)

No primeiro texto, a questão do racismo é tratada de forma teórica, enquanto no segundo apresenta-se informação sobre este assunto associada à realidade brasileira. Com base na posição dos autores, é possível concluir que os conceitos sociais referentes a esta questão são passíveis de crítica pela seguinte razão:

a) Têm origem em tensões psicológicas.

b) Justificam-se por características biológicas.

c) Provocam diferentes contextos históricos.

d) Estão carregados de significados ideológicos.

Resposta: D

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