sábado, 20 de agosto de 2011

Confira a correção do Simulado 1 do Terceiro Bimestre

SIMULADO DE SOCIOLOGIA

PRIMEIRO ANO

01. (PITÁGORAS) Avalie as seguintes afirmativas acerca da organização familiar em nossa sociedade atual.

I – As famílias são menos numerosas por causa de medidas governamentais, como o controle de natalidade.

II – As mulheres tem ganhado espaço no mercado de trabalho, no entanto há ausência da participação dos homens nas tarefas domésticas.

III – A família tem transferido à escola a tarefa de educar e socializar seus filhos.

ASSINALE se

a) apenas I estiver certa. certa.

b) apenas I e II estiverem certas.

c) apenas II e III estiverem certas.

d) apenas III estiver certa.

e) todas estiverem certas

resposta: [E]

02. (UEM/ adaptada) Leia o texto a seguir:

“Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.”

(BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).

Podemos concluir do texto que

I. os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade.

II. a relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser do interesse das ciências biológicas, mas apenas da sociologia.

III. o fenômeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais.

IV. as experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contêm dimensões sociais.

V. o desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual eles estão inseridos.

a) I, III, IV e V

b) II, IV e V

c) II, III e IV

d) I, II e III

e) I, II, III e V

resposta: [A]

03. (PITÁGORAS) Dentre as diversas características que diferenciam a modernidade de momentos históricos anteriores está a alteração do lugar da religião na vida das pessoas. No entanto, podemos notar que a história da sociedade brasileira está profundamente ligada aos seus símbolos religiosos.

Indique dentre os itens a seguir aquele que NÃO expressa essa relação entre a religião e o desenvolvimento de nossa sociedade.

a) A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

b) Feriados religiosos.

c) Expressões públicas de fé por parte de esportistas.

d) Cidades batizadas com nomes de santos.

e) Os dizeres da bandeira do Brasil, Ordem e Progresso.

Resposta: [E]

SEGUNDO ANO

01. (ENEM) A política, foi inicialmente, a arte das pessoas se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.

VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V.M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.

Nesta definição o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

a) A distribuição equilibrada do poder.

b) O impedimento da participação popular.

c) O controle das decisões por uma minoria.

d) A valorização das opiniões mais competentes.

e) A sistematização dos processos decisórios.

Resposta: [C]

02. (ENEM) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas, ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.

FOUCAULT, M. Aula de 14 e janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

a) Combater ações violentas na guerra entre as nações.

b) Coagir e servir para refrear a agressividade humana.

c) Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.

d) Estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.

e) Organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

Resposta: [E]

03. (ENEM)

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo

a) impedir a contratação de familiares para o serviço público.

b) reduzir a ação das instituições constitucionais.

c) combater a distribuição equilibrada de poder.

d) evitar a escolha de governantes autoritários.

e) restringir a atuação do Parlamento.

Resposta: [D]


SOCIOLOGIA

TERCEIRO ANO

01. “Negro drama / entre o sucesso e a lama / Dinheiro, problemas, inveja, luxo, fama / Negro drama / Cabelo crespo e a pele escura / a ferida, a chaga, à procura da cura / Negro drama / Tenta ver e não vê nada / a não ser uma estrela / longe, meio ofuscada / Sente o drama, o preço, a cobrança / no amor, no ódio, a insana vingança / Negro drama / Eu sei quem trama e quem tá comigo / o trauma que eu carrego / pra não ser mais um preto fodido / O drama da cadeia e favela / túmulo, sangue, sirene, choros e velas / Passageiros do Brasil, São Paulo / agonia que sobrevive / em meio à zorra e covardias / Periferias, vielas, cortiços / Você deve estar pensando o que você tem a ver com isso / Desde o início, por ouro e prata / olha quem morre, então veja você quem mata / Recebe o mérito a farda que pratica o mal / Me ver pobre, preso ou morto já é cultural [...] “

(Negro drama, Edy Rock e Mano Brown)

A letra da música acima expressa:

a) a situação de marginalização dos negros no Brasil, herança de um passado escravocrata.

b) a certeza de que a condição do negro no Brasil é fruto de um contexto internacional marcado pelo apartheid.

c) a vida do negro, vítima de preconceito, problema que surge no Brasil na década de 50.

d) a ideia de que o preconceito racial surgiu no Brasil nas favelas do Rio de Janeiro.

Resposta: [A]

02. (UNIOESTE 2011) “Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África”.

Marina de Mello e Souza. A descoberta da África. RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008, p. 72-75.

A partir deste texto e do conhecimento da sociologia a respeito da questão racial em nosso país, é possível afirmar que

a) autores como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, entre outros tantos autores, são importantes por chamarem a atenção do país para o papel dos negros na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas de exclusão explícitas e implícitas que sofreram.

b) apesar de relevante a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria respeito ao conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até a abolição da escravidão entre nós.

c) estudar a África só nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos africanos, tendo em vistaque raça e o racismo são categorias ideológicas as quais servem para encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa classe de pobres e o seu oposto a dos ricos.

d) a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais.

e) nenhuma das alternativas está correta.

Resposta: [A]

03. (UFU) O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a Colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990.

Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é INCORRETO afirmar que:

a) tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.

b) pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.

c) relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.

d) pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.

Resposta: [D]

04. (UFU) A noção de gênero consiste em uma categoria de análise fundamental para os estudos contemporâneos destinados à compreensão da dominação masculina e às representações sociais do feminino e masculino.

Com base na afirmação acima, conclui-se que:

a) O conceito de gênero substituiu o termo sexo para se referir à caracterização anátomo-fisiológica dos seres humanos.

b) Os estudos de gênero se referem apenas ao comportamento sexual dos indivíduos.

c) Ela envolve a concepção da distinção entre os sexos como uma construção social.

d) A noção de gênero surge nos anos 90 do século XX a partir das teorias feministas.

Resposta: [C]

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