quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Confira a avaliação de Sociologia do terceiro ano

TERCEIRO ANO

01. (PITÁGORAS) Leia o fragmento a seguir.

“Ao afirmar que “o pessoal é político”, o feminismo trás para o espaço da discussão política as questões até então vistas e tratadas como específicas do privado, quebrando a dicotomia público-privado base de todo o pensamento liberal sobre as especificidades da política e do poder político. O movimento ressignificou o poder político e a forma de entender a política ao colocar novos espaços no privado e no domestico. Sua força está em recolocar a forma de entender a política e o poder, de questionar o conteúdo formal que se atribuiu ao poder a as formas em que é exercido. Distingue-se dos outros movimentos de mulheres por defender os interesses de gênero das mulheres, por questionar os sistemas culturais e políticos construídos a partir dos papeis de gênero historicamente atribuídos às mulheres, pela definição da sua autonomia em relação a outros movimentos, organizações e o Estado e pelo princípio organizativo da horizontalidade, isto é, da não existência de esferas de decisões hierarquizadas."

( Alvarez,1990:23).”

Ana Alice Alcântara Costa (“O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política”, publicado em 2005,Revistas Labrys).

Assinale a alternativa que EXPRESSA, através de um provérbio popular, um endosso à separação entre o espaço público e o espaço privado.

a) em terra de cegos quem tem olho é rei.

b) em casa de ferreiro, espeto é de pau.

c) em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.

d) Escada se varre de cima pra baixo.

e) Em Roma, como os romanos.

resposta: [C]

02. (PITÁGORAS) Uma das demandas de movimentos contemporâneos por igualdade de direitos é a superação de preconceitos inscritos em expressões de fala do nosso cotidiano.

Assinale, dentre as frases a seguir, aquela que NÃO expressa a naturalização de preconceitos ou subordinação de pessoas de acordo com sua cor/raça, gênero ou classe.

a) "Mulher no volante, perigo constante".

b) "O homem veio do macaco".

c) "Bom dia para todos e para todas".

d) "A mulher foi feita a partir da costela do homem".

e) "Aquele lugar só é frequentado por gente 'feia'".

resposta: [C]

03. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir.

Em 1949, a francesa Simone de Beauvoir faria publicar o seu livro O segundo sexo. Em passagem célebre, a autora aponta que não são características naturais que conformam as nossas identidades de gênero na sociedade. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”.

Vale a pena refletirmos acerca dos elementos que nos diferenciam enquanto homens e mulheres. Segundo esta autora, os diferenciais de gênero tem muito mais amparo na cultura do que na natureza. É a nossa formação social, tanto em casa quanto na escola e na rua, que nos ensina a nos diferenciarmos enquanto mulheres ou homens. Aprendemos quais roupas devemos vestir, quais cores gostar, quais atividades nos são mais próprias. Enfim, é a sociedade e não a natureza que estabelece as diferenças de gênero.

O senso comum, no entanto, fornece-nos uma explicação distinta para as diferenças entre homens e mulheres. É muito habitual que as pessoas utilizem de raciocínios de ordem biológica ou natural para formular os diferenciais de gênero.

Assinale a alternativa onde se pode RECONHECER um raciocínio de ordem cultural, tal qual vimos expresso na frase de Simone de Beauvoir.

a) As mulheres são o sexo-frágil e por isso precisam ser protegidas pelos homens. Homens são mais fortes física e emocionalmente.

b) Cuidar dos filhos é tarefa primordial das mulheres. Elas ficam grávidas, os homens não. Apenas eles devem trabalhar fora de casa.

c) Os homens, mais fortes e decididos que são, devem ser os chefes da casa. As mulheres devem ser suas apoiadoras.

d) Ao incentivarmos meninos pequenos a brincarem de carrinho e de luta, e meninas a brincarem de boneca e de cozinha, estamos formando suas personalidades para a vida adulta.

e) As mulheres são mais aptas ao contato humano, ao cuidado inter-pessoal. Por isso vemos tantas enfermeiras mulheres, e não homens.

resposta: [D]

04. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CARACTERIZA uma situação de diferenciais de renda entre homens e mulheres em uma dada sociedade.

a) Desigualdade de gênero.

b) Diferença de gênero.

c) Preconceito masculino.

d) Diferenciais de desigualdade.

e) Sexismo desigual.

05. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa a seguir que melhor completa o texto que segue.

Um dos temas mais ricos da reflexão atual acerca das relações de gênero é a insuficiência do __________ homem/mulher. Segundo alguns autores e autoras, assistimos a um processo de______________ das identidades no mundo contemporâneo. Representativo disso é o fato de que___________ passaram a se preocupar mais com sua estética, assim como ___________ assumiram posições de poder e deixaram de se colocar como a parte frágil da sociedade. Além disso, alguns movimentos sociais tem recolocado demais identificações de gênero em um lugar de destaque nas reflexões contemporâneas. Os grupos GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais), apesar das grandes barreiras ideológicas que enfrentam, tem conquistado um lugar de relevo na afirmação de suas identidades.

O tema citado que REFLETE a desconstrução das identidades na contemporaneidade é

a) conceito – desconstrução - as mulheres - os homens

b) ideal - reafirmação - os homens - as mulheres

c) binarismo – desconstrução - os homens - as mulheres

d) conceito - reafirmação - muitos - as pessoas

e) binarismo – reforço – os homens – não.

resposta: [C]

06. (PITÁGORAS) Leia o texto e identifique a alternativa que melhor responde à questão que o segue:

Um Brasil de cotas raciais?

[...]

“A maneira mais efetiva de reduzir as desigualdades sociais é pela generalização da educação basica de qualidade e pela abertura de bons postos de trabalho. Cotas raciais, mesmo se eficazmente implementadas, promoverão somente a ascensão social de um reduzido número de pessoas, não alterando os fatores mais profundos que determinam as iniquidades sociais.

[...]

Que Brasil queremos? Um país no qual as escolas eduquem as crianças pobres, independentemente da cor ou raça, dando-lhes oportunidade de ascensão social e econômica; no qual as universidades se preocupem em usar bem os recursos e formar bem os alunos. No caso do ensino superior, o melhor caminho é aumentar o número de vagas nas instituições públicas, ampliar os cursos noturnos, difundir os cursos de pré-vestibular para alunos carentes, implantar campus em áreas mais pobres, entre outras medidas. Devemos almejar um Brasil no qual ninguém seja discriminado, de forma positiva ou negativa, pelo cor ou raça: que se valorize a diversidade como um processo vivaz que deve permanecer livre de normas impostas pelo Estado a indivíduos que não necessariamente querem se definir segundo critérios raciais” (publicado em 14 de abril de 2006 no Correio Braziliense, de autoria de Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos – reproduzido na página 291 do livro Divisões perigosas, de Peter Fry e outros, editora Civilização brasileira, 2007).

Segundo a perspectiva dos autores, QUAL seria o provável efeito da utilização de cotas raciais para o enfrentamento das desigualdades sociais?

a) O rebaixamento da qualidade do ensino superior, assim como a racialização das identidades sociais.

b) A superação das desigualdades raciais, tal qual o abandono gradual de práticas de preconceito racial.

c) A continuidade das desigualdades sociais, apesar da diminuição das tensões racial-identitárias.

d) A superação das desigualdades raciais, assim como um aumento na escolaridade média do brasileiro.

e) A continuidade das desigualdades sociais, bem como a fixação arbitrária de identidades raciais.

resposta: [E]

07. (PITÁGORAS) Reflita sobre a figura a seguir.

Fonte: Editora Abril.

a) IDENTIFIQUE 3 (três) situações que contribuem para o acúmulo de tarefas exercidas pelas mulheres.




b) EXPLIQUE a responsabilidade dos homens no processo identificado acima.

resposta: Até algumas décadas atrás, era habitual que a mulher se dedicasse apenas aos trabalhos domésticos, ao passo que os homens trabalhavam fora de casa. Recentemente, no entanto, as mulheres passaram a ocupar postos no mercado de trabalho, acumulando mais tarefas, pois os homens não se voltaram aos trabalhos domésticos. Em uma situação ideal, podemos imaginar que homens e mulheres dividiriam os seus trabalhos de forma equânime. Todavia, este é apenas o ideal. Podemos certamente vislumbrar que estamos ao longo de um processo, e que, nesse sentido, os homens tendem a assumir mais responsabilidades domésticas e familiares. Até lá, no entanto, a realidade evidencia um acúmulo de tarefas por parte da mulher – situação muito bem ilustrada pela foto, onde uma mulher faz três coisas ao mesmo tempo, fala ao celular, utiliza o computador e passa tempo com um bebê.


08. (PITÁGORAS) Analise os dados da tabela a seguir.

Taxas de Desemprego segundo Raça
Brasil - Regiões Metropolitanas 1998 (em %)

Regiões Metropolitanas

Taxas de desemprego

Diferença entre as taxas de negros e não-negros


Negros

Não-negros

São Paulo

22,7

16,1

41%

Salvador

25,7

17,7

45%

Recife

23,0

19,1

20%

Distrito Federal

20,5

17,5

17%

Belo Horizonte

17,8

13,8

29%

Porto Alegre

20,6

15,2

35%

Fonte: DIEESE/SEADE e entidades regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego
Elaboração: DIEESE

a) IDENTIFIQUE dois fatores em nossa sociedade que podem ocasionar a diferença nas taxas de desemprego de diferentes grupos raciais.

b) EXPLIQUE por que os negros estariam consistentemente mais à margem da ocupação de postos no mercado de trabalho que os não-negros (brancos, amarelos e indígenas – segundo as categorias do IBGE). Procure elaborar a sua resposta dentro de um ponto de vista sociológico.

resposta: As melhores respostas devem apontar duas explicações possíveis. Em primeiro lugar, a posição ocupada por negros e não-negros na estrutura social. Quanto a este aspecto, o aluno pode refletir acerca do perfil sócioeconômico do desempregado, que seria, em geral, pobre e com baixa escolaridade. Sendo os negros aqueles que historicamente mais se encontram nessa situação, seria esperado que dentre o seu grupo racial tivessem mais desempregados. Sendo os brancos aqueles com mais acessos a recursos educacionais e de renda, seriam mais empregados que os negros. A segunda forma de explicar o diferencial nos dados é indicar o preconceito inscrito nos processos de seleção. Neste momento, negros seriam preteridos por brancos.

09. (PITÁGORAS) Leia e reflita acerca da notícia a seguir, publicada no dia 29 de novembro de 2009.

Mulher ganha até 28,5% menos

A histórica diferença salarial entre homens e mulheres é ainda mais evidente entre as pessoas com deficiência. Enquanto na população brasileira em geral mulheres ganham 17,2% menos que homens, entre quem tem alguma deficiência a diferença chega a 28,5%.

A remuneração das mulheres é inferior em qualquer recorte -como escolaridade, setor de atividade ou tipo de deficiência- que se faça nos dados da Rais 2008 (Relação Anual de Informações Sociais), elaborada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) [...].

Fonte: Folha de São Paulo.

a) IDENTIFIQUE duas formas de se combater a discriminação de gênero no mercado de trabalho.

b) ESCOLHA a forma que você considera mais apropriada para combater a discriminação tratada no trecho. JUSTIFIQUE sua resposta.

resposta:

a) As melhores respostas citariam duas formas de se combater este preconceito. Em primeiro lugar, indicariam a valorização do trabalho da mulher, ressaltando o valor da igualdade, como forma de se anular este referencial de discriminação. Em segundo lugar, a adoção de princípios formais de igualdade de remuneração.

b) Dado à dificuldade de se realizar esta segunda forma de combate à discriminação, a primeira poderia ser considerada como mais desejável. Todavia, trata-se aqui de considerar a opinião do aluno. Resta avaliar a medida com que a sua resposta foi pertinente.

10. (PITÁGORAS) Leia o texto.

“As cotas e políticas raciais são rejeitadas sob a alegação de que anulam o princípio da meritocracia, um argumento comum na seção de cartas dos jornais brasileiros e que, recentemente, surgiram nas ações na Justiça contra a aplicação da Lei de Cotas na UERJ. Os críticos partem do princípio de que a admissão à universidade, que é totalmente baseada apenas no resultado de provas de admissão (o vestibular), é inequivocamente baseada em mérito. Entretanto, passar no vestibular parece ter muito mais relação com a habilidade do candidato em pagar cursinhos, geralmente caros, de preparação para vestibular e em dedicar um ano ou mais inteiramente aos estudos para as provas, do que da habilidade em ter êxito na faculdade.

No mais, a qualidade muito superior das escolas da classe média branca dá a seus alunos maior chance de passar no vestibular. A meritocracia, conforme descrita na origem do termo [o poder dos melhores, isto é, um sistema no qual recompensas são concedidas aos mais preparados], é utópica, porque busca recompensar indivíduos com base na inteligência ou nas habilidades cognitivas [isto é, de entendimento]; e isto não ocorre em lugar algum. A admissão à universidade parece, então, ser muito mais uma 'testocracia' do que uma 'meritocracia'. A aprovação no vestibular é, na melhor das hipóteses, um teste de mérito muito questionável”

(fragmento retirado da página 287 de Racismo à brasileira, de Edward Telles – publicado pela Editora Relume & Dumará, em 2003).

Quando foi redigido o texto, as instituições educacionais brasileiras ainda não utilizavam sistematicamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção de candidatos ao ensino superior. Você considera que o ENEM é passível das mesmas críticas acima elencadas ao sistema de vestibular? JUSTIFIQUE sua resposta.

resposta: A questão coloca em evidência uma das principais críticas daqueles que se colocam contra a adoção de cotas na seleção para o vestibular. Espera-se que o aluno consiga compreender a ideia de mérito e avaliar criticamente a medida com que o ENEM é alternativo ao sistema de vestibular. Poderia, assim, responder positiva ou negativamente. O mérito, assim como colocado no texto citado, é o único critério relevante para o vestibular. Todavia, como ele indica, existem condicionalidades para atingir o suposto mérito. É preciso de tempo para estudar, o que dificulta a situação daqueles que tem de dividir seu tempo entre trabalho e estudos. Da mesma forma, um curso pré-vestibular poderia potencializar o mérito de um candidato. Novamente, aqueles em piores condições socioeconômicas encontram-se em uma situação desfavorecedora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário