quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Confira a avaliação de Sociologia do segundo ano

SEGUNDO ANO

01. (PITÁGORAS) Comumente, associamos a política apenas àquilo que se dá nos altos escalões do Estado. Todavia, política é uma coisa, Estado é outra. O Estado é uma instituição cujo funcionamento podemos observar com clareza, conhecemos seus oficiais e podemos identificar seus limites geográficos. Com a política, as coisas são diferentes. Para o cientista político mineiro Fabio Wanderley Reis, ela consiste na administração dos problemas da vida em conjunto. Isto é, sempre que estamos com mais pessoas e algum problema de convivência surge, precisamos de alguma forma resolver os impasses e questões. Praticamos, assim, a política em seu melhor sentido.

Assumindo essa concepção de política, podemos afirmar que todas as alternativas abaixo caracterizam situações onde surgem problemas políticos, EXCETO:

a) Toda a família se reuniu à mesa para discutir o orçamento da casa, pois algumas dívidas surgiram.

b) Ela ficou muito zangada quando viu a jovem furando fila. Logo chamou-lhe a atenção: “Ei, existe uma regra que se aplica a todos: é preciso respeitar a fila.”

c) Aquele senhor precisou correr para não ser atropelado, pois um motoqueiro tinha ignorado a faixa de pedestres.

d) O parlamentar discursou durante duas horas na tentativa de convencer seus adversários a darem seu apoio ao projeto.

e) Ele passou horas tentando consertar seu computador, sem obter sucesso.

resposta: [E]

02. (PITÁGORAS) Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que contém a definição de Estado mais próxima à de Marx.

a) Instituição que detém o monopólio sobre o uso legítimo da força.

b) Instituição responsável pela manutenção da paz no interior de uma sociedade.

c) Instituição de sustentação ideológica e legal da classe dominante.

d) Instituição racional-legal responsável pela manutenção da ordem.

e) Instituição que realiza a universalização do espírito racional.

resposta: [C]

03. (PITÁGORAS) Considerando a política enquanto a arte de lidar com os problemas que surgem da convivência entre pessoas:

a) APRESENTE três situações de seu cotidiano que podem ser interpretadas como politicamente relevantes.

b) EXPLIQUE por que considera essas situações como exemplares.

resposta: A resposta deve versar sobre situações concretas do cotidiano em que a convivência com mais pessoas traga problemas que lhe são peculiares. Por exemplo:

(1) problemas no trânsito; a pressa de algumas pessoas pode acabar comprometendo o tráfego de muitos, caso fechem um cruzamento. Para evitar esse problema, é preciso que as normas de trânsito sejam respeitadas.

(2) problemas na fila da lanchonete; alguns podem não respeitar "a ordem de chegada" e furar a fila.

(3) problemas com som alto na vizinhança; um vizinho gosta de ouvir música com o som muito alto, o que incomoda a todos. Igualmente, é necessário recorrer a uma regra que seja aplicável a todos, tendo em vista um princípio justo de organização.

(PITÁGORAS) Leia o texto a seguir para responder as questões 04 e 05.

O Estado deve concentrar o poder da sociedade em que se encontra. Para tanto, ele tem de ser o único responsável naquele território por três atividades essenciais: a administração dos negócios de interesse coletivo, com os indivíduos e com outros Estados; a elaboração das leis que regem a sociedade e o próprio funcionamento do Estado; e a aplicação dessas leis de maneira homogênea a todos os homens, garantindo a justiça.

Tais leis darão origem à divisão do Estado em três poderes, respectivamente: Executivo, Legislativo e Judiciário, que hoje é adotada em quase todos os países do mundo.

O Estado, na administração dos negócios de interesse coletivo, assume a educação, saúde, segurança, economia, etc. Ele se organizou, burocratizou, inchou e também se deixou corromper. Surgiram, então, as filas nos postos de saúde, a educação de má qualidade, a violência desenfreada, a impunidade em todos os níveis, a falta de perspectiva para a população mais pobre. O Estado torna-se ausente.

04. Qual o papel do Estado nos dias de hoje?

resposta: O Estado, na administração dos negócios de interesse coletivo, assume a educação, saúde, segurança, economia, ele tem de ser o único responsável naquele território por três atividades essenciais: a administração dos negócios de interesse coletivo, com os indivíduos e com outros Estados; a elaboração das leis que regem a sociedade e o próprio funcionamento do Estado; e a aplicação dessas leis de maneira homogênea a todos os homens, garantindo a justiça.


05. O que significa a “ausência do Estado”?

resposta: O cidadão passa a não mais acreditar que o Estado possa lhe garantir suas necessidades sociais básicas. A ausência do Estado nas comunidades menos favorecidas – seja através da polícia, das escolas ou até da atuação de política mais engajada. São necessárias políticas de reorganização urbana que recuperem áreas pobres ou torne-se novamente presente no imaginário dos indivíduos.

06. (CNDL) A charge abaixo aborda uma característica que ainda marca o atual cenário político brasileiro.


A partir da análise da charge e dos conhecimentos que você possui a respeito da política contemporânea apresente uma leitura sociológica da temática retratada.

resposta: O aluno deverá mencionar que um dos maiores problemas políticos enfrentados pelo país é o alto índice de corrupção, inclusive em altos escalões do governo. E, ainda poderia ser mencionado que na maioria dos casos, esses crimes contra o patrimônio público ficam sem a devida punição aos dilapidadores dos cofres públicos.

07. (UFU) Segundo Weber, o Estado contemporâneo é uma comunidade humana que, dentro dos limites de um território, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Estado consiste em uma relação de dominação entre os homens, sob a condição de que os dominados se submetem à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores.

b) O Estado consiste em uma relação de dominação entre os homens, sob a condição de que os dominados se rebelam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores.

c) O Estado moderno exige uma dominação burocrático-racional, dada sua eficiência em relação às demais formas de dominação.

d) O Estado moderno se desenvolve paralelamente ao desenvolvimento da empresa capitalista.

resposta: [B]

08. (UNIOESTE 2011) Thomas Hobbes é considerado um dos maiores filósofos políticos da Idade Moderna, até Hegel. Escreveu obras políticas fundamentais para a compreensão do Estado Moderno. Sua obra mais conhecida é O Leviatã (1651). Seguindo o pensamento de Hobbes, assinale a alternativa INCORRETA sobre Hobbes e o seu pensamento.

a) Para Hobbes o poder do soberano não é absoluto. O poder do governante tem que ser limitado. Ou o poder é limitado, ou continuamos na condição de guerra.

b) Thomas Hobbes é considerado um filósofo contratualista, pois se trata de um pensador que viveu entre o século XVI e XVIII, e que afirmava que a origem do Estado e/ou sociedade está num contrato.

c) Para Hobbes, o poder do Estado tem que ser pleno, absoluto. A autoridade do poder de um rei deve resolver todas as pendências e arbitrar qualquer decisão.

d) Segundo Hobbes, do Estado derivam todos os direitos a quem o poder soberano é conferido mediante o consentimento do povo reunido.

e) Sua teoria contratual afirma o princípio de preservação da vida na base da política e sustenta a ideia da criação e da manutenção do poder soberano no ato de linguagem implicado na estrutura representativa do pacto político.

resposta: [A]

09. (UEM) Sobre as teorias sociológicas a respeito do Estado, assinale o que for correto.

01) Algumas teorias sociológicas afirmam que o Estado é necessário para garantir a unidade de uma sociedade dividida em classes sociais, favorecendo, assim, os interesses das classes dominantes. ( V )

02) Para alguns sociólogos, o que diferencia o Estado das demais instituições é o fato de ele ter o direito legítimo e exclusivo do uso da força. ( V )

04) Segundo alguns sociólogos, em sociedades complexas, o Estado é uma instituição fundamental para garantir a coesão social, sobrepondo-se às demais instituições e regulando sua coexistência. ( V )

08) Há um consenso na sociologia de que o Estado é um fenômeno exclusivamente ocidental e próprio do modo de produção capitalista. Nas demais sociedades, não se encontram instituições que assumam funções correlatas. ( F )

16) De acordo com algumas interpretações, o Estado é fundamental para assegurar as próprias condições de funcionamento da economia de mercado, embora muitos liberais rejeitem sua intervenção. ( V )

10. (UEL) Analise a figura a seguir.

NOVAES, Carlos Eduardo. Capitalismo para principiantes. São Paulo: Ática, 1995. p.123.

A figura ilustra, por meio da ironia, parte da crítica que a perspectiva sociológica baseada nas reflexões teóricas de Karl Marx (1818-1883) faz ao caráter ideológico de certas noções de Estado. Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar:

a) A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.

b) O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.

c) O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.

d) O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.

e) Os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.

resposta: [B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário