PRIMEIRO ANO - SOCIOLOGIA
1. (ENEM)
A conversa entre Mafalda e seus amigos:
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
Resposta: [A]
2. (UFMG) Leia o trecho da música.
A cidade
A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce.
Chico Science, “A Cidade”.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor:
a) considera a exclusão social como uma característica marcante das sociedades urbanas que tem aumentado à medida que se intensifica a concentração de renda.
b) denuncia a pequena mobilidade econômica das classes sociais, decorrente da intensificação da divisão do trabalho que acompanha o processo de urbanização.
c) exalta o modo de vida urbano ao alegar que, nas cidades, a posse de bens duráveis – como automóveis e motocicletas – é traço característico de seus habitantes.
d) inclui o contingente populacional urbano inserido no mercado de trabalho informal, comumente ligado à expansão do subemprego e do desemprego estrutural.
Resposta: [C]
3. (MACKENZIE) Leia o texto:
"Este Brasil onde aparentemente não cabem os 150 milhões de habitantes das estatísticas demográficas é assim por descaso. Com a produção agrícola atual, poderia alimentar 300 milhões de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam gerados 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse da terra fosse democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões de pessoas que estão passando fome teriam comida, pelo menos comida (...)"
(Herbert de Souza - "Reflexões para o futuro" - Revista VEJA "25 anos")
Nos últimos anos, importante campanha relacionada com o texto acima vem ocorrendo no Brasil, cuja denominação é:
a) Ação da Cidadania contra Fome e Miséria e pela Vida.
b) Campanha pela Reforma Agrária da Contag.
c) Movimento de Geração de Emprego do SEBRAE.
d) Campanha de Aumento da Produção Agrícola.
e) Frente Nacional pela Paz no Campo e na Cidade.
resposta:[A]
1. (UEL) No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
a) A consciência de classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.
b) É no mercado que a exploração do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de classe.
c) A ideologia da produção capitalista constitui-se de imagens e ideias que levam os indivíduos a compreenderem a essência das relações sociais de produção.
d) As mercadorias apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o trabalhador e o produto realizado.
e) O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade.
Resposta: [E]
2. (UEM/adaptada) Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”.
(O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04).
Considerando o texto acima e o conceito de ideologia para Karl Marx, assinale o que for correto.
I. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
II. Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
III. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
IV. Na sociedade brasileira, a ideologia da democracia racial afirma que índios, negros e brancos vivem em harmonia, com igualdade de condições. Essa formulação omite as desigualdades étnicas existentes no país.
V. Ideologia consiste em ideias que predominam na sociedade e que, por isso, são internalizadas por todos os indivíduos. Portanto não existem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
Estão corretos
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e V.
d) II e IV.
e) III e V.
resposta: [B]
3. (PUCMG) Foi-se o tempo em que as Sandálias Havaianas apelavam para durabilidade e praticidade nas campanhas publicitárias, estreladas pelo comediante Chico Anysio, o qual reforçava que as sandálias não davam cheiro e não soltavam as tiras. Hoje, as Havaianas fazem parte do mundo "fashion" e experimentam o fenômeno da globalização, sendo vendidas em vários países do mundo com imenso sucesso. Vários aspectos relacionados à moda e ao consumo na atualidade podem ser percebidos na mudança do produto Havaianas, EXCETO:
a) A variedade de cores e de modelos hoje evidencia que o alvo das campanhas não são mais os essencialmente "novos consumidores", mas a fidelidade daqueles que já conhecem o produto.
b) O processo de conscientização do consumidor, por meio dos órgãos de defesa e da valorização da própria cidadania, extinguiu as propagandas consideradas enganosas e lesivas.
c) O consumismo e o imediatismo presentes e dominantes no mundo atual materializam-se na busca pelo descartável e na necessidade de renovação sempre constante.
d) A utilização de pessoas famosas e de sucesso na mídia, associando sua imagem ao produto, aproxima esse produto do que é moda e do que é chique.
resposta: [B]SOCIOLOGIA – TERCEIRO ANO
1. (CPS) Analise e compare as duas tirinhas a seguir.
Comparando as duas tirinhas e relacionando-as com o tema “juventude de hoje”, é válido afirmar que as duas:
a) chamam a atenção para o consumismo como característica dos jovens.
b) relacionam a juventude com o comodismo e o conformismo.
c) denunciam que o progresso tecnológico tem resultado na solidão das pessoas e na observação deturpada dos fenômenos naturais.
d) expressam a tendência dos jovens a se comunicarem com o mundo através da intermediação de aparelhos eletrônicos.
e) demonstram que os nossos contatos com o mundo social são eficientes quando realizados através das tecnologias atuais.
Resposta: [D]
2. Assinale dentre as opções a seguir aquela que contém, respectivamente, as mais altas, hierarquicamente, instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
a) Ministério da Casa Civil, Presidência do Senado, Tribunal Superior Eleitoral.
b) Presidência da República, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal.
c) Ministério da Fazenda, Presidência da Câmara Federal, Ministério da Justiça.
d) Presidência da República, Senado, Ministério da Justiça.
e) Presidência da República, Presidência do Senado, Supremo Tribunal Federal.
resposta: [B]
3. Leia a letra da música abaixo.
PERFEIÇÃO
Vamos celebrar a estupidez humana Vamos festejar a violência.
A estupidez de todas as nações Nosso descaso por educação.
Covardes, estupradores e ladrões Festejar ter que pagar pedágio
Celebrar a juventude sem escolas sem ter estradas para caminhar.
As crianças mortas Comemorar ter filho e mulher
Vamos celebrar a estupidez do povo Sem ter pão para dar de comer
nossa política e televisão. Sem poder ter de levantar cedo
Para o emprego que não há
Celebrar nossa desunião
Vamos comemorar como idiotas Vamos celebrar o horror de tudo isso
A cada fevereiro e feriado com festa velório e caixão.
Todos os mortos nas estradas Está tudo morto e enterrado agora
E os mortos por falta de hospitais Já aqui também podemos celebrar
Vamos celebrar epidemias A estupidez de quem
É a festa da torcida campeã. Cantou essa canção.
...
Vamos celebrar nossa justiça Venha, meu coração está com pressa
A ganância e a difamação Quando a esperança está dispersa
Vamos celebrar os preconceitos Só a verdade me liberta
E o voto dos analfabetos. Chega de maldade e ilusão
Comemorar a água podre Venha, o amor tem sempre
Todos os impostos, queimadas a porta aberta.
Mentiras e sequestros E vem chegando a primavera
Nosso castelo de cartas marcadas, Nosso futuro recomeça
o trabalho escravo e nosso pequeno universo. Venha, que o que vem é perfeição.
(Letra: Renato Russo. Música: Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá. Adaptação)
A leitura global da letra da música nos faz perceber que o seu conteúdo faz referência:
1 - à situação social e ao descaso das autoridades do país para com questões sociais ligadas às injustiças as mais diversas.
2 - a situações bem contextualizadas à cultura brasileira, em que os direitos humanos são ameaçados em vários níveis.
3- a ideias de muito sentido nos dias de hoje, as quais, citadas de uma forma anti-conformista e provocativa, tentam combater as diversas formas de desamor e de violência que acontecem às pessoas.
4- à morte de nossos valores sociais e de nossa ética, sem qualquer esperança de dias melhores e transformações positivas para todos e para o país.
O correto está em:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 3, apenas.
c) 1 e 2, apenas.
d) 3 e 4, apenas.
e) 1, 3 e 4 apenas.
resposta: [B]
4. (PITÁGORAS) Leia os textos a seguir.
Disneylândia
Titãs
Filho de imigrantes russos casado na Argentina
Com uma pintora judia,
Casou-se pela segunda vez
Com uma princesa africana no México
Música hindú contrabandiada por ciganos poloneses faz sucesso
No interior da Bolívia zebras africanas
E cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York
Lanternas japonesas e chicletes americanos
Nos bazares coreanos de São Paulo.
Imagens de um vulcão nas Filipinas
Passam na rede dc televisão em Moçambique
Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia,
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima brasileira
Para competir no mercado americano
Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade européia.
Relógios suiços falsificados no Paraguay
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado árabe
Na baixada fluminense
Filmes italianos dublados em inglês
Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtém visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
Relacionando os trechos da música e da história em quadrinhos ao processo de globalização, pode-se CONCLUIR que
a) nos pontos mais distantes – Nova York, Paris, Zona Franca de Manaus, na Ásia ou na América Latina – nos deparamos com nomes de marcas em objetos culturais conhecidos – Sony, Ford, Mitsubishi, Phillips, Renault, Volkswagen –, promovendo, assim, a igualdade entre os países.
b) os centros de pesquisa avançada difundiram-se pelo mundo devido ao desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, modificando a divisão tradicional dos fornecedores de matérias primas que se tornaram exportadores de tecnologia.
c) o Brasil está integrado à economia mundial, participando e influenciando as decisões da Organização Mundial do Comércio e conquistando vitórias sucessivas, diminuindo os subsídios agrícolas dos países desenvolvidos.
d) ocorreu a internacionalização dos mercados de consumo e financeiro, rompendo as fronteiras geográficas clássicas. Ocorreu, também, a descentralização do aparelho estatal, a privatização de empresas públicas e a integração econômica através dos acordos de livre comércio.
e) a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. A internet é uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de várias partes do planeta, promovendo uma homogeneização cultural.
resposta: [D]
Nenhum comentário:
Postar um comentário