quinta-feira, 5 de maio de 2011

Confira as avaliações de Sociologia do segundo bimestre

Avaliação de Sociologia do Primeiro Ano

1. (FAAP) Campanha contra a Fome no Brasil mobiliza 32% da população e amplia perspectivas para a democracia. A campanha não tem dono, mas tem rosto: o do sociólogo:



a) Walter Barelli



b) José Serra



c) Herbert de Souza, o Betinho



d) Delfim Neto



e) Luiz Eduardo Soares



2. (PITÁGORAS) A partir das lembranças dos últimos noticiários que assistiu, observe a realidade brasileira e descreva quais são os problemas mais urgentes do nosso país a serem resolvidos.








3. (PITÁGORAS) Agora mencione os problemas mais urgentes a serem resolvidos no estado, na cidade e no bairro onde você mora?








4. (PITÁGORAS) A partir dos problemas levantados nas questões anteriores, discuta de que maneira você poderia ajudar ou contribuir para solucioná-los. Registre aqui suas ideias.










5. (CNDL) Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.





A Cidade





Chico Science



Composição : João Higíno Filho







O sol nasce e ilumina



As pedras evoluídas



Que cresceram com a força



De pedreiros suicidas



Cavaleiros circulam



Vigiando as pessoas



Não importa se são ruins



Nem importa se são boas



E a cidade se apresenta



Centro das ambições



Para mendigos ou ricos



E outras armações



Coletivos, automóveis,



Motos e metrôs



Trabalhadores, patrões,



Policiais, camelôs



A cidade não pára



A cidade só cresce



O de cima sobe



E o de baixo desce





Chico Science, ao abordar em sua música os problemas urbanos desencadeados pelo crescimento das cidades, trata a urbe como centro das atenções para distintos setores da sociedade e nos convida a refletir sobre este espaço que se tornou o centro da vida social, econômica e política do país.



a) Descreva a cidade representada na letra da música cantada por Chico Science.





b) Quais são os personagens da cidade citados por ele?








6. (CNDL) Levando em consideração o seguinte trecho da música – “A cidade não para, a cidade só cresce / O de cima sobe e o de baixo desce” -, discuta:



a) O papel que cada personagem cumpre nas cidades atuais.





b) as relações que se estabelecem entre esses personagens.





7. (UFRJ) Tema: INDIVIDUALISMO E COMPROMISSO COLETIVO



Os trechos a seguir oferecem-lhe material para reflexão sobre o tema proposto. Examine-os com atenção.



I. "Meu partido / é um coração partido / e as ilusões estão todas perdidas / os meus sonhos / foram todos vendidos / tão barato que eu nem acredito / que aquele garoto que ia mudar o mundo / freqüenta agora as festas do 'grand monde'



(CAZUZA. "Ideologia".)



II. "Não sou de São Paulo, não sou / japonês. / Não sou carioca, não sou português. / Não sou de Brasília, não sou do / Brasil. / Nenhuma pátria me pariu. / Eu não tô nem aí./ Eu não tô nem aqui."



(ANTUNES, Arnaldo e outros. "Lugar nenhum".)



III. "Eu sei / que a vida devia ser bem melhor / e será".



(GONZAGA JR., Luiz. "O que é o que é?")



IV. "Qualquer que seja o modelo de desenvolvimento, independentemente de sua ideologia, ele se fará através das pessoas e daquilo que elas forem capazes de realizar a partir de si próprias."



(SOUZA, Herbert de. / Betinho. "Escritos indignados". RJ. ED/IBASE, 1991.)



V. "De todas as coisas desse mundo tão variado, a única que me exalta, me afeta, me mobiliza é o gênero humano. São as gentes (...) minha amada gente brasileira, que é minha dor, por sua pobreza e seu atraso desnecessários. É também meu orgulho, por tudo o que pode ser, há de ser".



(RIBEIRO, Darcy. "O Brasil como problema". 2 ed. RJ: Francisco Alves, 1995.)



VI. "Individualista dos pés à cabeça. (...) Sem ídolos, descrente nos políticos e preocupada com o mercado de trabalho, a juventude do estado do Rio lista sonhos resumidos à primeira pessoa do singular: eu.



(...)



Ajudar o próximo, ser feliz, viver numa sociedade mais justa, paz na terra? Não é por aí. Eles não estão interessados em mudar o mundo".



(VENTURA, Mauro, CÂNDIDA, Simone. "Jovem troca ideais por ambição". ln: JB. Caderno Cidade. 06/07/97.)



Considerando os trechos acima, produza um TEXTO DISSERTATIVO sobre "Individualismo e compromisso coletivo" na sociedade brasileira, hoje.



Lembre-se de que seu texto deverá estar fundamentado em argumentos que tornem clara sua posição.















Nenhum comentário:

Postar um comentário