sexta-feira, 20 de maio de 2011

Confira a correção da avaliação de Sociologia

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – TERCEIRO ANO
1. Vai acontecer uma eleição para presidente, deputado federal, senador, governador e deputado estadual. Você será um dos candidatos.

a) Escolha a qual cargo você gostaria de se candidatar e explique por que você escolheu esta função.

resposta:Resposta pessoal. Possível: Presidente.


b) Explique para que serve a função que escolheu.

resposta: Resposta pessoal. Possível: Por ser o cargo mais importante do país.


c) E para os outros cargos, quais são as funções de cada um? Explique.
resposta: Deputado estadual e federal, junto com os senadores, legislam o estado e o país, ou seja, constroem as leis. Os governadores administram os estados para o qual foram eleitos.

2. A Constituição do Brasil reconhece três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A existência de três poderes e a ideia que haja um equilíbrio entre eles, de modo que cada um dos três exerça um certo controle sobre os outros é, sem dúvida, uma característica das democracias modernas. A noção da separação dos poderes foi intuída por Aristóteles, na Antiguidade, mas foi aplicada pela primeira vez na Inglaterra, em 1653. Sua formulação definitiva, porém, foi aplicada por Montesquieu, no século XVIII, visando assegurar a liberdade dos homens e conter o poder absoluto de alguns monarcas. A divisão dos poderes é um dos pilares da democracia porque impede que o poder se concentre nas mãos de um único mandante (ditador). Os três poderes devem ser independentes – um não pode interferir no funcionamento do outro – mas devem funcionar em harmonia.
A partir do texto anterior e de seus conhecimentos, responda às questões.
a) Qual a importância da autonomia dos três poderes? Justifique sua resposta.
resposta: A existência de três poderes e a ideia de que haja um equilíbrio e uma descentralização entre eles, de modo que cada um dos três exerça um certo controle sobre os outros.


b) O que você entende por equilíbrio entre os três poderes? Justifique sua resposta.
resposta: Equilíbrio quer dizer que não há preponderância de um poder sobre o outro.

3. (Mackenzie) "Votar é essencialmente um direito, não um dever. Ninguém deve ser obrigado a escolher representantes. A todo cidadão deve ser garantido o direito de se fazer representar nas instâncias executiva e legislativa. Quem não se vale desse direito está simplesmente abrindo mão de um valoroso instrumento para o exercício da cidadania. Deve, pois, arcar com os efeitos dessa omissão."
("Folha de São Paulo")

Assinale a alternativa correta sobre o trecho anterior.
a) Está pressuposto que todas as pessoas, se pudessem, não votariam.
b) O voto tem de pertencer mais ao universo do dever, do que ao universo do querer e do saber.
c) Votar é circunstancialmente um direito, mas indubitavelmente um dever.
d) Está pressuposto que alguns só votam por obrigação.
e) O cidadão que é alheio a seus próprios direitos deve permanecer isento de quaisquer ônus decorrentes dessa alienação.
resposta: [D]

4. (CNDL) Observe a imagem.




O poder da mídia
Um quarto poder. In: http://contextoshistoricos.blogspot.com/2011/04/cndl-colegio-notre-dame-de-lourdes.html acesso em 30 abr 2011.

a) Explique o que caracteriza a Imprensa como o quarto poder?
resposta:Graças ao senso cívico dos meios de comunicação e à coragem de jornalistas audaciosos, as pessoas dispunham deste “quarto poder” para criticar, rejeitar e resistir, democraticamente, às decisões ilegais que poderiam ser iníquas, injustas e até criminosas para com pessoas inocentes. Dizia-se, muitas vezes, que era a voz dos sem-voz.


b) Alguns intelectuais argumentam que a Imprensa não é mais o quarto poder, como já fora em outras épocas. Você concorda? Justifique sua resposta.
resposta: Preocupados, acima de tudo, em ver triunfar seu gigantismo – o que obriga a adular os outros poderes -, estes grandes grupos deixaram de ter como objetivo cívico o de ser um “quarto poder”, assim como deixaram de denunciar os abusos contra os direitos ou de corrigir as disfunções da democracia para polir e aperfeiçoar o sistema político. Não pretendem se apresentar como um “quarto poder” e, menos ainda, como um contrapoder.


5. (UFRS) Ao surgir nos Estados Unidos, no começo da década de 1980, o termo "globalização" significava uma liberalização planetária das trocas comerciais. Na década de 1990, além do campo econômico, a concepção estendeu-se à intensa e inédita circulação mundial da cultura e da informação, dotada de uma certa homogeneização. Em relação ao fenômeno descrito no texto apresentado, considere as seguintes afirmações.
I - A derrocada do comunismo no leste europeu e a intensificação da abertura da economia pela China contribuíram para uma maior unificação dos mercados mundiais.
II - A revolução das comunicações, especialmente com a Internet, acentuou a dimensão cultural da globalização.
III - Um dos sustentáculos da globalização são as empresas transnacionais.

Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
resposta:[E]


6. (CNDL) Observando a sua comunidade próxima, relacione as diversas formas de exercício da cidadania nela presentes e mencione os novos instrumentos tecnológicos que tornam possível a efetivação dessa participação.
resposta: Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: participação em associação de moradores, envolvimento com o grêmio estudantil da escola. Participação nas eleições tanto votando, como propagando a ética no voto.

7. (UERJ) Observe o gráfico a seguir:




Uma explicação para a mudança representada no gráfico e sua respectiva consequência estão indicadas em:
a) legalização da liberdade sindical - institucionalização dos direitos civis
b) adoção do pluripartidarismo - ampliação dos direitos políticos e sociais
c) reorganização do poder judiciário - vigência do Estado de direito democrático
d) inclusão do voto feminino e dos analfabetos - expansão da cidadania política

resposta: [D]


8. (FGV) "Blade Runner é uma parábola de ficção científica em que temas pós-modernos situados num contexto de acumulação flexível (...) são explorados com todo o poder de imaginação que o cinema pode mobilizar. O conflito ocorre entre pessoas que vivem em escalas de tempo distintas e que, como resultado, vêem e vivem o mundo de maneira bem diferente."
(Harvey, David. "A Condição Pós-Moderna". São Paulo: Loyola, 1999).
Sobre a pós-modernidade é correto afirmar:
a) Pós-modernidade se refere às condições socioeconômicas e culturais do capitalismo pós-industrial, que acentuam o individualismo, o consumismo e promovem a compressão do espaço e do tempo.
b) Enquanto movimento estético, o termo denota um compromisso de resgate do pensamento iluminista e de princípios funcionais rígidos sobre o uso do tempo.
c) Pós-modernidade se refere à era da produção fordista, que aumentou a velocidade da produção das mercadorias, graças à implantação da linha de montagem, produção em série e do consumo de massa.
d) A pós-modernidade chega ao Brasil no esteio da política de industrialização baseada na substituição de importações, redirecionando a concepção tradicional do sistema produtivo e do uso do tempo.
e) O movimento que dá início à pós-modernidade se apóia na defesa dos princípios tayloristas de produção, baseados no planejamento e divisão flexível do trabalho.
resposta:[A]


9. (PITÁGORAS) Você considera que exerce a sua cidadania na sua comunidade? Se sim, apresente três exemplos. Se não, justifique sua resposta.
resposta: Resposta pessoal. Sim, pois participo do grêmio da escola. Não, porque considero política uma coisa suja e prefiro não me envolver.


10. (UFU) Considere a seguinte citação.
Movimentos e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área social.
GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. p. 303.
A respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações não-governamentais no contexto brasileiro, marque a alternativa correta.
a) Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política.
b) Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.
c) As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
d) Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
resposta: [A]

Nenhum comentário:

Postar um comentário