quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Avaliação de Sociologia - 4º bimestre - 1º ano



Confira a correção da avaliação de sociologia (Primeiro ano - 2013)

Conteúdo: Unidade 4 - Trabalho e Produção Social

1. (CNDL) Cite alguns dos principais problemas que afligem a humanidade em relação ao meio ambiente e mencione ainda que providências vêm sendo tomadas.

resposta:


É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. Algumas atitudes são:

Evitar o consumismo desnecessário;

Diminuir o desperdício de água;

Adquirir produtos biodegradáveis;

Evitar os produtos descartáveis;

Utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo;

Realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.




2. (CNDL) Explique o que é desenvolvimento sustentável.




Resposta Questão2:



Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas, o conceito de desenvolvimento sustentável é: “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.



A utilização de recursos deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, de forma que o crescimento econômico não venha a agredir irreparavelmente os ecossistemas e possa, ao mesmo tempo, suprir as necessidades do presente.



3. (UERJ 2012) A Conferência de Copenhagen (COP-15), em 2009, foi mais uma reunião realizada com o objetivo de estabelecer um novo acordo global sobre clima, baseado no conceito do desenvolvimento sustentável.
 



Apresente a meta principal da proposta de desenvolvimento sustentável. Em seguida, defina os processos planetários denominados “efeito estufa” e “aquecimento global”.







Objetivo: Identificar meta principal do desenvolvimento sustentável e explicar processos atuantes na variação das temperaturas atmosféricas do planeta.

Item do programa: Natureza, meio ambiente e representações do espaço

Subitem do programa: Dinâmicas da natureza: dinâmicas do clima



Subitem do programa: Relação sociedade-natureza: as grandes temáticas ambientais atuais



Comentário da questão:



Uma da principais propostas do Relatório Brundtland, elaborado nos anos 1980, foi a do desenvolvimento sustentável, que estabelecia o propósito de organizar o sistema socioeconômico mundial de modo a garantir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as próprias demandas. Essa preocupação resultou do crescimento da consciência internacional a respeito do agravamento dos problemas climáticos em escala global. Dentre esses problemas, está o do “Aquecimento Global”, ou seja, o aumento da temperatura terrestre causado pela acumulação crescente de gases de efeito estufa na atmosfera, em função de atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial. Ele se diferencia do “Efeito Estufa”, processo natural que ocorre quando as ondas de calor irradiadas pela superfície terrestre encontram os gases de efeito estufa, aquecendo a atmosfera em escala global.




4. (CNDL)Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?


5. (UFPR) Umas das questões que vêm afetando a todos na sociedade contemporânea são os efeitos da emissão de carbono no meio ambiente. Esse fenômeno não é recente: ele se inicia com o processo de industrialização instaurado na modernidade. Nos últimos anos do século XX, a emissão de carbono passou a ser considerada um dos problemas a serem enfrentados na atualidade. Indique os agentes sociais que têm atuado no enfrentamento da questão e o que eles propõem.


resposta:



Os cidadãos comuns interessados na causa ambiental e principalmente a sociedade civil organizada em ONGs – Organizações Não Governamentais - que propõe: a) a educação ambiental e a adoção do consumo consciente por parte dos cidadãos comuns; e b) a criação de leis e políticas públicas que visam desencorajar (podendo ser utilizados incentivos econômicos) ou mesmo punir práticas que possam levar à degradação do meio ambiente. Ações de ativismo são tidas como importantes na medida em que dão visibilidade para a causa ambiental.




6. (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

O uso dessa expressão tem a finalidade de:

a)  sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.

b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.

c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.


resposta da questão 6: [D]



7. (UFU) A mecanização do processo produtivo assume hoje dimensões nunca vistas, com o desenvolvimento da robótica e, cada vez mais, as fábricas empregam um contingente menor de operários.
Em vista disso, podemos observar as seguintes mudanças nas relações de trabalho:


I.        A concorrência desenfreada entre trabalhadores por empregos não reforça um sentimento crescente de individualismo e isolamento.
II.      Com a transformação na indústria, novas relações de trabalho se organizam - trabalho individual, terceirizado e prestação de serviços - substituindo relações de emprego tradicionais.
III.   A concorrência desenfreada, entre trabalhadores por emprego, entre empresas pelo controle dos mercados e entre nações pelos recursos escassos, abala antigas alianças e relações tradicionais de solidariedade.
IV.    Nos países industrializados, surge o desemprego estrutural, com a diminuição constante e irreversível dos cargos nas empresas, colocando em disponibilidade uma parcela cada vez maior da população.



a)       I, III e IV estão corretas.

b)       I, II e III estão corretas.

c)       III e IV estão corretas.

d)       II, III e IV estão corretas.

e)       Todas as afirmativas estão corretas.



resposta :[D] 


8. (ENEM) As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de "limpeza da terra" para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em:

(a) derrubar a floresta e esperar que a massa vegetal seque;
(b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo.

Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo.

CARNEIRO FILHO, A. Queimadas. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo Instituto Socioambiental 2007 (adaptado).



Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa
a)  método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo.
b)  atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra.
c) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.
d) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira.
e)   valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.




Resposta:[B]

Comentário:

A- Método que prejudica a biodiversidade e gera danos ao meio ambiente.

B- O texto propõe práticas para o desenvolvimento sustentável, ou seja, aliando necessidades econômicas e sociais à conservação do meio ambiente.

C- Prejudica a biodiversidade e gera o aquecimento global.

D- Atividade agressiva ao meio ambiente, potencializando o aquecimento global.

E- Atividade insustentável, gerando problemas para a população.



9. (ENEM) Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõe da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais e um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto ha necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também e necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.
BRIGAGAO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado)

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que
a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
b)  a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para beneficio próprio e fonte de conflitos e ressentimentos.
c)   as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mutua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
e)  a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, esta dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.



 Resposta: [A]
O texto apresenta como ideia central a difusão da tecnologia digital e o desafio de utilizar o avanço tecnológico como aliado do ensino tradicional, o que implicaria reformulação nas concepções de educação.






10. (ENEM 2011) O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

a)       ampliação da taxa de fecundidade.
b)       diminuição da expectativa de vida.
c)       elevação do crescimento vegetativo.
d)       aumento na participação relativa de idosos.
e)       redução na proporção de jovens na sociedade.



Resolução:



A situação descrita é característica de grandes metrópoles brasileiras, nas quais os pulmões dos habitantes recebem continuamente substâncias nocivas. Consequentemente há um aumento no caso de doenças, principalmente as respiratórias, que podem levar a um aumento dos índices de mortalidade e, consequentemente, a uma redução da expectativa de vida.



Resposta:[B]




Nenhum comentário:

Postar um comentário