terça-feira, 19 de março de 2013

Correção da Prova 1 de Sociologia do 1º bimestre 2013 (Primeiro Ano)

Confira a correção da Avaliação de Sociologia (Primeiro Ano)



Getty Images



1. (CNDL) “A sociedade humana é construída a partir da interação entre os homens e o meio em que vivem”.

Explique por que essa interação é importante.



resposta da questão 1:

Espera-se que o aluno compreenda a importância da interação da humanidade com o meio estabelecendo intervenções a fim de criar condições que possibilitem uma melhor organização das relações sociais.



2. (CNDL) Discorra a respeito da valorização da investigação científica nos estudos sociológicos, a partir da seguinte citação:



“Toda ciência seria supérflua se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”MARX, K; ENGELS, F. História; (Org.) FERNANDES, Florestan, São Paulo: Ática, 1983. |



resposta da questão 2:

Marx, em uma análise sociológica, preconizava que não se deve partir do que os homens dizem ou representam, mas, ao contrário, deve-se partir de seu processo de vida efetivo, ou seja, de homens efetivamente ativos. Marx defende que a ciência não deve ser superficial, valorizando a importância da investigação aprofundada com base na pesquisa científica.



3. (Ufpr 2012)  “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.”



(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.)



Que realidades daquela época passaram a constituir um problema e um objeto da Sociologia?




resposta da questão 3:

 A sociologia se relaciona ao processo de modernização. Esse processo é caracterizado pelo surgimento de uma sociedade urbana, industrial, racionalista, capitalista e laica. Isso gerou um novo sistema de estratificação social e modificou as relações sociais, que passaram a ser objeto de estudo da sociologia. 





4. (CNDL) Duas revoluções promoveram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais fazendo com que se tornasse necessária uma nova ciência para explicar os mecanismos de funcionamento da nova sociedade urbana, industrial e contemporânea. Com base no exposto, responda:

a) Qual é essa nova ciência surgida a partir do século XIX, em razão de tais profundas transformações da sociedade?



b) Cite as duas revoluções mencionadas implicitamente no texto.





resposta da questão 4:

a) A Sociologia surgiu durante o século XIX para compreender a nova sociedade que se edificava sobre as consequências de duas revoluções: a industrial e a francesa.



b) Revolução Industrial e Revolução Francesa.




5. (CNDL) Uma das perguntas mais frequentes sobre a disciplina Sociologia é: “Para que serve a Sociologia?”.

Tomando como base o que foi discutido em sala de aula, explique a importância dessa disciplina no Ensino Médio.


resposta da questão 5:
Uma resposta possível: Cabe à Sociologia enxergar além das aparências, do senso comum ou a partir dele; cabe também "desnaturalizar" o que a todos parece natural; cabe ainda um olhar de "estranhamento" à normalidade; A Sociologia observa a realidade social, estuda as relações estabelecidas entre os seres humanos e sua interdependência.



6. (CNDL) A partir do que foi tratado em sala de aula, responda: Em que circunstâncias históricas se deu o surgimento da sociologia?





resposta da questão 6:
O mundo, ao final do século XVIII  e início do século XIX, encontrava-se em profundo processo de transformação, não uma transformação de regime político ou de dominação religiosa, um grande mudança de mentalidade provocada pelas revoluções industrial e francesa que edificaram uma sociedade mais urbana, moderna e racional.

 

7. (UNESP) A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?




resposta da questão 7:

A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.





8. (UNESP) “Além disso, tomamos desse documento a ideia de que a proposta curricular não pretende “formar sociólogos, mas sim contribuir, através da visão sociológica da realidade, para a formação de cidadãos dotados, no mínimo, de discernimento e de capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos das suas experiências de vida. Assim, o alvo do aprendizado não é a apreensão de conceitos, mas uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.”

(Proposta Curricular do Estado de São Paulo, Sociologia; p.01)



Tendo por base o texto, mencione os principais objetivos da Sociologia.


resposta da questão 8:

Uma resposta possível: O aprendizado no campo da sociologia deve ser uma visão da realidade diferenciada daquela do senso comum.




9. (CNDL) Tomando como referência as discussões realizadas em sala de aula, apresente uma definição para a Sociologia, relate o que podemos aprender com ela e cite alguns temas estudados por esta ciência social.

 resposta da questão 9:
A Sociologia trabalha a partir de padrões estabelecidos para as relações das pessoas, ou seja, é o estudo das relacões padronizadas. É o estudo do comportamento humano em sociedade. Alguns temas estudados por essa ciência: Globalização, Estrutura e estratificação social, questões etnico-raciais e relações de gênero, estruturas de poder, socialização, desigualdades sociais, entre outros.


10. (CNDL) Observe a imagem a seguir, ela retrata uma situação típica de nossa sociedade.



a) A imagem anterior apresenta símbolos que representam o processo de organização do ser humano em sociedade, identifique-os.







b) Explique por que esses símbolos são necessários para a organização da sociedade.



resposta da questão 10:
a) Os sinais de trânsito (faixas de pedrestres, sinais, etc), os próprios carros, as ruas, as calçadas, as diversas placas de sinalização.

b) Sugere a organização para disciplinar as relações humanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário