sábado, 9 de março de 2013

Confira a correção do Notrevest - Primeiro ano



SOCIOLOGIA



Primeiro Ano
 

45. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.



DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.



Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:



a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.

b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.

c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.

d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.

e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.



46. (Uffs 2011) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associa­ção, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside­rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.



Qual foi esse autor?



a) Karl Marx.

b) Max Weber.

c) Émile Durkheim.

d) Augusto Comte.

e) Jean Jacques Rousseau



Gabarito:



Resposta da questão 45: [E]





O nascimento da Sociologia é contemporâneo às transformações sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, como a urbanização, o surgimento da burguesia, o aumento da divisão do trabalho e a paulatina consolidação do capitalismo. Essa ciência surge, portanto, como uma forma de compreender esse mundo moderno nas suas próprias relações e especificidades.



Resposta da questão 46: [C]



Durkheim é considerado por muitos como o pai da Sociologia. Isso porque foi quem estabeleceu não só um método característico de análise, mas também por ter conseguido instituir a Sociologia como curso acadêmico na universidade francesa. Somente a partir daí a Sociologia passou a ser reconhecida como ciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário