sábado, 24 de março de 2012

Teste seus conhecimentos sobre cultura e diversidade cultural

Cultura e diversidade cultural


1. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir que faz parte do artigo “O menino selvagem e as invariantes do humano”, publicado na revista virtual “P@rtes”, de autoria de José Carlos Rocha e Gilberto da Silva:

Em meados do século dezenove, em Paris, o jovem médico Jean-Jacques Gaspar Itard dá com um aglomerado de pessoas observando na rua um menino enjaulado a quem chamavam de menino-macaco. Com autorização judicial, o médico o conduz à residência, onde tratará de educá-lo, tornando-o objeto de investigações científicas.

Aparentando seis a oito anos de idade, surdo e mudo, com posturas próximas do animalesco, o menino que fora capturado no mato, onde teria sido abandonado ainda recém-nascido, quase nada aprenderá. Itard observará meticulosamente o menino durante três anos, período que o teve de sobrevida em ambiente social. Entre as letras do alfabeto fonético, o menino aprendeu apenas a pronunciar o “ô”, derivando daí o nome Victor e o sobrenome d’Aveyron, região onde fora capturado. Durante este período o máximo de imagens que Victor conseguiu reconhecer foi o desenho de uma garrafa de leite no quadro negro.

Fonte: Disponível em: http://www.partes.com.br/colunistas/gilbertosilva/meninoselvagem.asp. Acesso: 28/09/2011

Com base na analise do texto, é correto afirmar que

a) a dificuldade do menino em aprender estava diretamente ligada ao processo primário de desenvolvimento das instituições responsáveis pela socialização.

b) a tentativa de se educar o menino foi mal sucedida pela ausência de técnicas desenvolvidas de aculturação dos indivíduos.

c) as tentativas de se educar o menino para uma vida social completa foram falhas por se tratarem de métodos científicos, sendo desconsiderados os métodos sociais.

d) o menino descrito no texto estava fora dos processos culturais e de socialização comuns a todos os indivíduos quando foi encontrado e capturado.

e) o menino recusou ser educado pelo médico por acreditar ser desnecessário para sua vida a educação nos padrões vigentes na França naquele período.

resposta da questão 1: [D]


2. (PITÁGORAS) Analise a pintura de Camilo Tavares denominada “Bumba-meu-boi” e o fragmento do texto de Marcos Agostinho (Ascom/MinC) e Adélia Soares (Ascom/Iphan).

Disponível em: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/469003/gd/1253113770/CAMILO-TAVARES-TEMA-BUMBA-MEU-BOI-MEDIDA-30X40-A-S-T.jpg .Acesso em: 28/09/2011

Novo patrimônio cultural do país

Horas antes da inauguração da nova sede do Iphan, foi realizada a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. A reunião contou com a presença da ministra Ana de Hollanda, que na ocasião destacou que “a fundamentação dos processos que tramitam no Iphan é tão rigorosa e tão minuciosa que dá ao povo brasileiro a garantia de que o bem avaliado está protegido e será realmente preservado”.

A ministra disse ainda que está “especialmente feliz” por ter participado pela primeira vez da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural exatamente neste dia porque é “fã do Bumba-meu-boi”. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também ressaltou a importância do registro confirmando que “em breve, todos estaremos no Maranhão para estabelecer as estratégias de salvaguarda no Bumba-meu-boi, agora um patrimônio nacional”.

Fonte: Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/31/patrimonio-cultural-7/ . Acesso em: 28/09/2011

Na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris, o Brasil, então representado por seu Ministro da Cultura Gilberto Gil, defendeu um posicionamento com relação ao patrimônio e diversidade cultural.

Ao analisar a pintura de Camilo Tavares e o fragmento de texto, assinale a alternativa correta:

a) A atitude do Ministério da Cultura em tornar o Bumba meu Boi Patrimônio Cultural do Brasil está de acordo com a posição defendida pelo Brasil na conferência da UNESCO.

b) A conferência da UNESCO opinou que o governo brasileiro devia eximir-se de estabelecer medidas de proteção às manifestações culturais do país.

c) A transformação da manifestação do Bumba-meu- Boi em Patrimônio Cultural do Brasil pelo Ministério da Cultura feriu a constituição brasileira e o acordo firmado na conferência da UNESCO.

d) O fragmento do texto mostra que as manifestações culturais devem ficar fora da proteção do Estado e que a sociedade deve ser organizada a ponto de fazê-las perpetuar.

e) O texto mostra que a cultura, de forma geral, deve ser regulada pelas leis de mercado e que num país democrático o governo deve ficar de fora dessa regulamentação.

Resposta da questão 2: [A]

3. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir do Cartunista Quino.

Fonte: Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8-0ExslbvhX-z85oH2TftwAoCUjUOzcmGlOgtLpMhNdEyNKim_l6LKj4h_ubU-TpeNEipvS7ytO1IcigN1lPMT3mzhu8MjFDPtpO1d1FAdpxNYYkkaV2uEhEwrTTRtCLS1DN95gi_vk_5/s1600/consumismo+charge.jpg Acesso em: 05/10/2011

De acordo com vários estudiosos da sociedade de cultura pós-moderna, a sua principal característica é a de ser uma sociedade-cultura de consumo.

A charge de Quino passa a ideia de que

a) a sociedade de consumo é uma resposta a um período em que o consumo era restrito e a distribuição de bens e utensílio era feita de forma igualitária.

b) a prática do consumo desenfreado da sociedade-cultura pós-moderna mostra que os indivíduos estão mais preocupados com o ato de “ser” do que com o ato de “ter”.

c) os indivíduos são bombardeados por imagens e objetos descontextualizados, mas que evocam sonhos e desejos para um consumo desenfreado.

d) os veículos de comunicação de massa, ao promoverem o acesso dos indivíduos a vários tipos de manifestação da cultura, podem ser considerados os principais oponentes do consumismo.

e) os indivíduos trazem em sua essência a característica da prática consumista que pode ser observada ao longo da história das sociedades.

resposta da questão 3: [C]

4. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir da matéria de Pedro Alexandre Sanches e Laura Mattos publicada na Folha de São Paulo em 15/04/2003

Gil apóia projeto de criminalização do jabá; rádios se opõem

Está em gestação um projeto de lei que irá agitar a indústria fonográfica e as rádios: a criminalização do jabá (execução de música mediante pagamento).

O objetivo do parlamentar é proibir que as emissoras cobrem para inserir uma música em sua programação, o que, segundo ele, tira o espaço de artistas iniciantes.

A iniciativa já ganhou o apoio do ministro Gilberto Gil (Cultura) e a oposição das rádios, que lucram com esse esquema de divulgação.

Segundo a Folha apurou, grandes redes de rádio chegam a cobrar até R$ 20 mil para inserir uma música de lançamento em sua programação. As gravadoras negam a existência de jabá, e a Associação Brasileira dos Produtores de Discos, que as congrega, afirma que não se pronuncia sobre o assunto porque o projeto de lei ainda não existe.

Entre artistas consultados pela reportagem, a maioria adota postura cautelosa, mas com posicionamento a princípio favorável à criação da lei. "O bacana do momento é que se sente finalmente um movimento de representação efetiva das demandas da classe musical. Não é à toa que estão retirando os esqueletos de dentro dos armários", diz Lulu Santos.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u32094.shtml. Acesso em : 05/10/2011


Segundo Karl Marx, a religião, a arte, o moral, a filosofia e a ciência fazem parte da superestrutura, e as relações materiais econômicas e sociais numa sociedade são chamadas de bases dessa sociedade.

Ao analisar o trecho da matéria e com base na teoria de Marx é possível inferir que

a) a veiculação cultural é desprovida de objetivos financeiros.

b) a veiculação de cultura não proporciona lucros aos meios de comunicação.

c) o capital passa a controlar os meios de produção cultural.

d) o capital só é investido em cultura de qualidade.

e) o poder aquisitivo dos artistas, de modo geral, propicia a realização desses pagamentos.



resposta da questão 4: [D]



5. (PITÁGORAS) Leia o fragmento do texto a seguir.

NATUREZA E CULTURA - DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E O ANIMAL

de Marco Maluf

O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história.

O homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é responsável por eles.

Os animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc., que são a grande produção da humanidade. A filosofia é também um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental.

Fonte: Disponível em: http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html . Acesso em: 06/10/2011

De acordo com o texto percebe-se o que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base no texto, podemos entender que a diversidade cultural

(A) altera os valores das sociedades provocando diversos conflitos entre os indivíduos, afastando-os, assim, da natureza humana.

(B) atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o desenvolvimento da sociedade ao torná-la múltipla.

(C) busca distinguir cada individuo, aproximando-os do estado de natureza onde inexistia uma sociedade organizada.

(D) constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com sua multiplicidade de signos e valores, dificultando a relação entre os indivíduos.

(E) contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e valores que representam os indivíduos mais intimamente.


resposta da questão 5: [E]


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