sexta-feira, 9 de março de 2012

Confira a correção do Simula Enem


Primeira Série
1. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
2. (Unicentro 2011) Uma série de mudanças políticas e econômicas ocorreu na Europa, a partir do fim da Idade Média.
O quadro “A liberdade guiando o povo” (1830), de Eugène Delacroix, alude a um dos mais importantes acontecimentos decorrente desse período na história europeia, a Revolução Francesa.
Sobre a ligação entre as mudanças referidas no texto e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar:
a) O desenvolvimento da indústria se opunha à formação do processo de instalação da sociedade moderna.
b) A credibilidade da vida social, nas cidades, passa a ser buscada na coerência dos textos sagrados e na adoração religiosa.
c) A vida religiosa foi adquirindo cada vez mais importância, o que fez com que a história do cotidiano fosse concebida por um olhar sagrado.
d) A arte renascentista, ao apresentar a forte ligação entre Deus e os homens, expressou as transformações sociais de forma contundente.
e) O desenvolvimento tecnológico e a nova postura do homem ocidental decorrentes das transformações desse período histórico propiciaram o interesse pelo entendimento da vida social.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[E]
O nascimento da Sociologia é contemporâneo às transformações sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, como a urbanização, o surgimento da burguesia, o aumento da divisão do trabalho e a paulatina consolidação do capitalismo. Essa ciência surge, portanto, como uma forma de compreender esse mundo moderno nas suas próprias relações e especificidades.
Resposta da questão 2:
[E]
O mundo, ao final do século XVIII e início do século XIX, encontrava-se em profundo processo de transformação, não uma transformação de regime político ou de dominação religiosa, uma grande mudança de mentalidade das pessoas acontecia com o advento da Revolução Industrial e principalmente com a Revolução Francesa.
Segunda série
1. (Unimontes 2012)

A sociologia surge no século XIX intimamente relacionada com o processo de industrialização, com o fortalecimento do capitalismo, com o aumento da população das cidades e com o surgimento da classe operária e de novas formas de governo. Tudo isso pode ser considerado como fruto das revoluções burguesas. É nesse contexto que nasce a sociologia e o interesse do homem burguês de compreender o mundo social no qual é inserido.
“Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os “caretas”, os “vagabundos”, os “gays”, e todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”, um “saber” baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.”
(ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado)
A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é:
a) Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas.
b) Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado.
c) Criamos um conjunto de “outros” que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo.
d) Compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença.
2. (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.
3. (Uel 2012) Observe a figura a seguir.

O Super-Homem ganha poderes pelos efeitos dos raios solares, mas tem uma fraqueza: o minério criptonita. O Homem-Aranha adquire habilidades depois da picada de um aracnídeo. O Quarteto-Fantástico nasce dos efeitos de uma tempestade cósmica. Um a um, os elementos da natureza tornam-se importantes para o nascimento de vários super-heróis. Porém, mais do que superpoderosos, esses heróis de Histórias em Quadrinhos (HQ) também “escondem um segredo”:
I. Reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da liberdade mundial.
II. Veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta.
III. Defendem a ideologia da igualdade necessária entre as classes, sem a qual o mundo não poderia viver em paz e em harmonia.
IV. Reconhecem que os verdadeiros super-heróis não precisam de superpoderes, desde que sejam pessoas boas e altruístas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
4. (Ufpa 2011) A cultura é compreendida como um conceito polissêmico e suas características demonstram que ela pode, contraditoriamente, ser estática e dinâmica. Ao se considerar estas ponderações acerca das culturas, é correto afirmar:
a) Apesar de ser contemporânea, a busca pela qualidade de vida é uma constante nas sociedades e culturas humanas que está ligada à luta pela sobrevivência e ao modo de viver das pessoas em situação em que não há conflitos e diferenciação sociais.
b) O consumismo é uma prática que visa à satisfação das necessidades criadas no estágio atual do capitalismo, e é incentivado pelos meios de comunicação. O desejo de consumo, que está vinculado à cultura greco-romana, já fora registrado durante o capitalismo industrial.
c) A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais.
d) As concepções locais sobre desenvolvimento e sucesso estão presentes em planejamentos governamentais da América Latina e influenciaram ações em projetos econômicos e culturais existentes desde meados do século XX.
e) Culturas estão presentes desde o surgimento da sociedade humana e, desde esse período as alterações somáticas e culturais são perceptíveis mediante observação das diversas práticas políticas e econômicas das populações ameríndias.
5. (Ueg 2011) “Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas”.
CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103.
Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
a) o time do Palmeiras possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo.
b) a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
c) o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
d) o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
6. (Ufu 2011) A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos.
A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
a) A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico.
b) A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte.
c) Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
d) Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
7. (Uffs 2011) É uma forma de cultura produzida industrialmente, e tem por objetivo a lucratividade das corporações de mídia que nela investem grande capital em máquinas e infraestrutura fabril. Utiliza tecnologia de ponta, destina-se a um grande público anônimo e impessoal e é distribuída através do mercado e depende de patrocinadores:
a) Cultura Erudita.
b) Cultura Popular.
c) Cultura de Massa.
d) Cultura Midiática.
e) Cultura Eletrônica.
8. (Uffs 2011) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira.
Como é conhecido esse processo?
a) Difusão.
b) Aculturação.
c) Multiculturalismo.
d) Subordinação cultural.
e) Retardamento cultural.
9. (Unioeste 2010) Do ponto de vista sociológico a expressão “diversidade cultural” sustenta
a) o processo por meio do qual as classes dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.
b) a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais, práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que constituem uma sociedade.
c) a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais hegemônicas.
d) apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.
e) apenas os direitos de membros das classes subalternos da sociedade.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto 01
“A insegurança ambiente concentra-se no medo pela segurança pessoal; que por sua vez aguça ainda mais a figura ambígua e imprevisível do estranho. Estranho na rua, gatuno perto de casa... Alarmes contra assalto, bairros vigiados e patrulhados, condomínios fechados, tudo isso serve ao mesmo propósito: manter os estranhos afastados. A prisão é apenas a mais radical dentre muitas medidas — diferente do resto pelo suposto grau de eficiência, não por sua natureza. As pessoas que cresceram numa cultura de alarmes contra ladrões tendem a ser entusiastas naturais das sentenças de prisão e de condenações cada vez mais longas. Tudo combina muito bem e restaura a lógica ao caos da existência.”
(Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999)
Texto 02
“Depois de vinte anos sem prestar atenção nas consequências sociais e humanas de um capitalismo global incontido, o presidente do Banco Mundial chegou à conclusão de que, para a maior parte da população mundial, a palavra ‘globalização’ sugere ‘medo e insegurança’ em vez de ‘oportunidade e inclusão’.”
(Eric Hobsbawn, Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007)
Texto 03
“Entre os jovens, cada vez mais prevalece o ‘cada um por si’. Mais do que a amizade, são redes de cumplicidade que orientam a busca da sobrevivência, a abstenção da balbúrdia política. A sociedade pretensamente sem classes resulta num egoísmo cheio de cautela. Tal como o capitalismo. Isso significa que as ‘derivações’, para falar como Pareto, têm pouca influência e o homem continua a ser o que é (mais hobbesiano e menos rousseauísta), sejam quais forem o sistema político e a ideologia que o legitimam.”
(Gerard Vincent, Uma história do segredo? São Paulo: Companhia das Letras, 2009)
10. (Uenp 2011) A cultura contemporânea é marcada pelo medo do outro, pelo egoísmo e pela intolerância; é possível identificar, ainda, uma ideologia que é caracterizada pela ausência de fraternidade, pela desintegração dos laços humanos e pela solidão. Entre as principais críticas relacionadas a essa problemática (guerra civil, democracia e exclusão) estão as queixas ao sistema representativo, as queixas de direito e justiça, as queixas econômicas. Sobre o tema assinale a alternativa incorreta.
a) O ceticismo quanto à política – sobretudo a democracia – acompanha esta mesma linha de raciocínio. As relações autônomas minoram a criação de uma identidade e os direitos já reconhecidos, poucas vezes são efetivados. A solidão cresce na mesma proporção da atitude cética.
b) Embora haja medo do outro, as culturas de um modo geral estão se abrindo para acolher o diferente, e isso pode ser percebido tanto na Europa, com relação ao mulçumano, quanto no Brasil, com relação aos negros e indígenas, por exemplo.
c) As queixas de representatividade se dirigem tanto às distorções de representação internas de cada Estado, quanto externas, voltadas a atacar as distorções de representatividade existentes na Organização das Nações Unidas, por exemplo.
d) As queixas de direito e justiça ocorrem porque, a despeito de serem frequentemente reconhecidos nas constituições nacionais, não são efetivados especialmente no tocante aos grupos minoritários, isso tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo subdesenvolvido, o que tem colaborado para o aumento do número de movimentos que têm por escopo a reivindicação de direitos, ou da efetivação dos já reconhecidos.
e) Quanto às queixas econômicas, diga-se que estão relacionadas ao alcance da pobreza no mundo de hoje. Embora presente no mundo todo, ela é distribuída de forma desigual, de acordo com critérios de raça, etnia e gênero. Por exemplo, encontram-se no sul da Ásia e na África subsaariana aproximadamente 70% da população mundial que vivem com menos de um dólar por dia.
Gabarito
Resposta da questão 1:
[C]
O etnocentrismo reforça a ideologia de uma classe ou grupo dominante ao estabelecer uma relação de valor entre culturas e hábitos diversos, na qual o “outro” é sempre tido como inferior. Nesse sentido, somente a alternativa [C] é correta.
Resposta da questão 2:
[C]
O texto apresenta a intenção de Gandhi de conviver harmoniosamente com outras culturas, ainda que não precise negar a sua própria para isso, tal como afirma corretamente a alternativa [C].
Resposta da questão 3:
[A]
Somente as alternativas I e II estão corretas. Os super-heróis são americanos e homens que lutam contra a injustiça e o mal. Isso corresponde à exaltação da individualidade e das supostas capacidades sobre-humanas que algumas pessoas possuem. Tal concepção incute no leitor o ideal de um indivíduo que se diferencia da massa. Nessa construção está presente, portanto, a visão liberal e individualista da sociedade dos Estados Unidos, bem como o reforço dos estereótipos sociais.
Resposta da questão 4:
[C]
A cultura é dinâmica, variável e sempre sofre mudanças. No caso da beleza, como afirmada na questão C, não é complicado compreender que seus traços se percam e outros se adicionam em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Se por um lado introduzimos novos conceitos a partir de outras culturas, por outro descobrimos que a mudança origina a revelação de algo desconhecido pela própria sociedade que ela decide acolher, assim, o ambiente das realidades sociais exerce um papel fundamental sobre mudanças culturais e os seres humanos encaram o mundo de forma distinta no espaço e no tempo, nunca de maneira igual.
Resposta da questão 5:
[D]
A questão faz referência ao conceito de cultura em sua acepção socioantropológica. Por esta perspectiva, cultura não pode ser considerada como uma atribuição da pessoa (algo como “ele é culto ou inculto”), mas o conjunto de práticas, mentalidades, disposições e valores que são construídos historicamente, socialmente e que variam conforme o tempo. A fronteira de uma cultura para outra é difícil de ser delimitada, mas o fato é que esta gera um sentimento de pertencimento a um grupo, e assim nos sentimos mais próximos daqueles que compartilham a nossa mesma cultura e diferente daqueles que não a compartilham. Esta postura de desvalorizar as demais culturas por serem diferentes da nossa chama-se “etnocentrismo” e sempre foi causa de grandes conflitos entre as comunidades humanas.
Resposta da questão 6:
[D]
Somente a alternativa D está incorreta, pois afirma equivocadamente o caráter estático da cultura. Mesmo povos isolados não podem manter suas culturas inalteradas com o passar dos anos, pois, entre outras coisas, há diferenças entre as gerações - além de mudanças no ambiente – que alteram as maneiras de fazer, os hábitos e mesmo certos rituais. Ademais, considerar a cultura como estática é ignorar a importância da ação humana, que pode alterar ideias e costumes. Dessa maneira, povos que não mantiveram contato com outras culturas são exemplos cabais de que se falar em “pureza cultural” é um equivoco, já que nem mesmo uma cultura isolada se mantém igual no decorrer dos anos.
Resposta da questão 7:
[C]
A cultura de massa é dependente dos interesses econômicos de seus financiadores, criando produtos culturais pouco diferenciados e sem qualquer compromisso com a transformação social. Esse tipo de cultura é produzido por aquilo que foi nomeado pela Escola de Frankfurt de indústria cultural.
Resposta da questão 8:
[B]
O processo pelo qual as sociedades se modificam mediante o contato intercultural e a incorporação de elementos externos à própria cultura pode ser denominado de aculturação. Existem diversas interpretações da cultura brasileira que partem desse pressuposto que, apesar de útil, não é de uso consensual por todos os sociólogos e antropólogos.
Resposta da questão 9:
[B]
A diversidade cultural é um termo que designa a pluralidade de manifestações simbólicas, artísticas, linguísticas e práticas dos grupos sociais, como bem indica a alternativa [B].
Resposta da questão 10:
[B]
Somente a alternativa [B] está errada. Ainda que a questão do preconceito e do racismo esteja colocada de maneira mais nítida, verifica-se um movimento de manutenção do etnocentrismo e da intolerância. Isso pode ser percebido, sobretudo no caso da França, onde, em abril de 2011, entrou em vigor uma lei que proibia o uso do véu por mulheres muçulmanas em lugares públicos.
Terceira série

1. (UEL) Analise a imagem a seguir.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre o processo de globalização, é correto afirmar:
a) A heterogeneidade cultural foi fator determinante no processo de ampliação da desigualdade social planetária, visto que alimenta práticas repulsivas à incorporação dos benefícios da globalização.
b) A globalização resultou no aumento do número de empregos, na ampliação do mercado formal de trabalho, na melhoria dos contratos de trabalho e na ampliação das conquistas sindicais.
c) A charge demonstra que, com os processos de globalização, os excluídos no planeta foram brindados com um irreversível processo de incorporação ao mercado consumidor.
d) Com o processo de globalização, apesar da abertura de novos mercados, uma parcela significativa da população mundial encontra-se à margem do consumo de produtos básicos.
e) A charge retrata a prática conhecida do "dumping" (rebaixamento) comercial, estratégia inerente à globalização econômica que equalizou o acesso às mercadorias no planeta.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Com sua rápida expansão, a maioria dos trabalhadores não necessita ser muito qualificada já que as máquinas podem trabalhar com pouquíssima intervenção humana.
É necessário, no entanto, um pequeno grupo altamente especializado para programar e fazer as máquinas funcionarem.
2. (Uffs 2011) Os desempregados recentes, que dispõem ainda de qualificação e fazem parte da procura efetiva de emprego, exercem por isso influência na baixa de salários.
Eles constituem aquele “_____________________” referido tradicionalmente, que serve aos patrões para manter a pressão sobre os trabalhadores empregados.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a) grupo autônomo
b) grupo terceirizado
c) exército de reserva
d) proletariado moderno
e) grupo da reengenharia
3. (Uema 2011) Entre as opções abaixo, indique aquela em que a afirmativa sobre globalização está incorreta.
a) Envolve uma intensa competição entre as economias do norte e do sul com alternância entre mercado global, nacional e local.
b) Exclui a competição financeira entre os Estados Nacionais e a disputa entre esses por novos mercados.
c) Supõe uma intensa competição produtiva e financeira entre os países desenvolvidos.
d) Implica a disputa de mercados entre empresas multinacionais de países imperialistas com redes nacionais.
e) Supõe um intenso comércio internacional que une mercados globais às classes empresariais sob o impulso da revolução tecnológica.
4. (Unioeste 2011) O fim do regime soviético e a queda do muro de Berlim foram fatos históricos que marcaram o nascimento de um novo período caracterizado pela expansão do capital fictício, do consumismo e das políticas neoliberais. No interior de um mundo em rápida transformação, a globalização pode ser considerada como o principal veículo de transmissão das novas tendências políticas, econômicas e sociais. Assim, sobre a globalização é o correto afirmar que
a) a globalização é um fenômeno caracterizado exclusivamente pela expansão de padrões culturais homogêneos, garantidores do consumo em massa e da construção de uma identidade única.
b) a globalização é um fenômeno chave para a compreensão da atual fase do capitalismo por envolver simultaneamente as dimensões política, econômica e cultural.
c) a globalização, que é denominada muitas vezes de mundialização de capitais, é um fenômeno fundamentalmente econômico, que possui pouco impacto em outras dimensões da vida social.
d) a globalização atinge todos os países de forma equivalente. Nações que até pouco tempo atrás eram fechadas foram invadidas por novos valores e por uma nova cultura, transformando-se em nações democráticas, como ocorreu, por exemplo, nos casos da Coreia do Norte e do Irã.
e) as diversas tentativas de valorização das tradições e dos valores regionais não possuem relação com os processos de globalização, já que as mesmas representam a manutenção das identidades locais.
5. (Enem 2010) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.
Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a
a) Internet.
b) fibra ótica.
c) TV digital.
d) telefonia móvel.
e) portabilidade telefônica


6. (Uel 2011) Observe a charge.

A charge remete ao recente problema vivido pelo Haiti, onde um terremoto fez milhares de vítimas.
Com base na charge e nos conhecimentos sobre a América Latina, assinale a alternativa correta.
a) As catástrofes naturais estão na origem da pobreza em diversos países da América Latina, sendo o exemplo mais recente o Haiti.
b) Graças à ajuda humanitária oferecida pelas nações desenvolvidas aos países afetados pelas tragédias naturais, rompe-se o tradicional círculo vicioso da pobreza.
c) Os países da América Latina têm, na base de sua miséria social, a forma atrelada com a qual neles se desenvolveu o capitalismo, isto é, suas origens coloniais.
d) O exemplo do Haiti revela que a miséria da população resulta da tendência dos pobres em optar por ter vários filhos para se beneficiar dos programas sociais do estado.
e) Na América Latina, as recentes tragédias naturais vividas pelo Haiti, Peru e Chile são agravadas pela ausência de movimentos sociais que reivindiquem direitos de cidadania.

7. (Uffs 2011) O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais existe há muito tempo e não é suficiente para caracterizar algo novo. Marx e Engels já escreveram sobre isso na obra Manifesto Comunista, ainda em 1848, na qual mostram o avanço do capitalismo no mundo.
Nesse sentido, podemos dizer que esse antigo pro¬cesso de circulação de mercadorias é hoje designado:
a) Política Neoliberal.
b) Revolução Industrial.
c) Revolução Administrativa.
d) Globalização da Economia.
e) Legitimação do Capital Internacional
8. (Ueg 2012) A emergência do fenômeno da globalização foi acompanhada de mudanças na esfera da produção e do Estado. Nesse contexto, no caso europeu, é correto afirmar:
a) a partir da década de 1980, emergiu o regime de acumulação flexível, caracterizado pelo pós-fordismo e pelo Estado de bem-estar social.
b) partir da década de 1980, iniciou-se o processo de reestruturação produtiva e a implantação do Estado neoliberal.
c) a partir dos anos 1970, emergiu a sociedade pós-moderna globalizadora e organizada em torno do Estado neoliberal e do fordismo/taylorismo.
d) a partir dos anos 1980, emergiu o Estado de bem-estar social e a reestruturação produtiva.
9. (Ueg 2011) “Durante a maior parte da história humana – aproximadamente 40.000 anos – mudar era um processo lento. Nossos ancestrais permaneceram caçadores e colhedores, durante milênios. Agora, durante os últimos trezentos anos, a mudança é constante e incessante. Não pode ser evitada; há poucos lugares para se esconder ou encontrar a ‘vida mais simples’. Cada nova geração deve agora viver em um mundo muito diferente do que o anterior, e cada vez mais as pessoas mudam de empregos e especialidades durante sua vida. Não podemos mais atingir nossos objetivos com o que aprendemos antes. Devemos agora nos adaptar a uma nova crença, que foi lançada por nossa cultura e modos de organização”.
TURNER, H. Jonathan. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. p. 197.
Ao analisar o texto acima, conclui-se que
a) a existência de um sistema técnico unificado que serve ao planeta inteiro, como, por exemplo, a rede mundial de telecomunicações, entre outros, torna possível a absorção das novas tecnologias de forma homogênea e simultânea entre países, regiões e lugares, eliminando as desigualdades.
b) a fonte mais latente da mudança social nas questões humanas provavelmente tem sido a tecnologia, pois, à medida que os homens desenvolvem novos conhecimentos para a obtenção de recursos e produção de mercadorias e serviços, todas as outras relações sociais mudam.
c) os grandes avanços tecnológicos desenvolveram-se de forma acelerada em escala mundial, destacando-se a informática, as telecomunicações, a robótica, a química fina e a biotecnologia, melhorando sensivelmente a qualidade de vida no planeta.
d) as novas técnicas produtivas desenvolveram-se de forma acelerada, uma vez que o crescimento da produtividade dava-se à custa de mais mão de obra e da exploração de mais quantidade de recursos naturais.
10. (Uenp 2010) Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. Conforme já vimos, as novas técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas de informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares [...] aprofundando assim os processos de criação de desigualdades.
Milton Santos. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro, Record, 2000.
O fragmento de texto critica as redes informacionais surgidas com a globalização, por quê?
a) Difundem a ideologia da classe dominante, contribuindo dessa forma para a acumulação capitalista.
b) Favorecem discordâncias entre as elites.
c) Contrapõem interesses políticos e econômicos.
d) Difundem e ampliam o conhecimento favorecendo a inclusão.
e) Estão nas mãos das grandes empresas midiáticas e são utilizadas por “um punhado de atores”.
Gabarito
Resposta da questão 1:
[D]
A globalização provoca a constituição de um mapa de exclusão e interfere diretamente na vida cotidiana das pessoas.
Resposta da questão 2:
[C]

Karl Marx denominou a massa de desempregados estruturais como exército industrial de reserva. Segundo o autor alemão, a existência desse grupo de trabalhadores tem por função conter as pressões dos trabalhadores empregados pela melhoria da condição de trabalho e pelo aumento de salários. Isso acontece porque esses trabalhadores podem ser substituídos a qualquer momento por aqueles que estão desempregados.
Resposta da questão 3:
[B]
Somente a alternativa [B] corresponde a uma afirmação incorreta a respeito da globalização. Esse sistema está em grande relação com o sistema financeiro global, que corresponde a uma intensa competição entre grandes corporações e Estados Nacionais por novos mercados e áreas de investimento. A globalização é, portanto, também a globalização do capital.
Resposta da questão 4:
[B]
A globalização é um fenômeno essencialmente relacionado com o desenvolvimento do sistema capitalista. Ela corresponde à mundialização de capitais e envolve também dimensões políticas e culturais. Através dela, os países mais desenvolvidos e de economia mais avançada acabam por empreender uma política imperialista tanto econômica quando culturalmente, o que afeta e influencia países e culturas muito fechadas. Como resultado, existem diversas tentativas de valorização da cultura local, que nem sempre surtem os efeitos desejados.
Resposta da questão 5:
[A]
“O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais” só pode ser denominado de Globalização da Economia. Processo este que já era evidente no contexto observado por Marx e Engels e que se intensificou ainda mais no decurso do século XX.
Resposta da questão 6:
[C]
A colonização da América nunca proporcionou nenhum desenvolvimento interno e muito menos uma base que facilitasse o desenvolvimento industrial no futuro Ao contrário, o interesse sempre foi da colônia que nunca propiciou o desenvolvimento de grandes centros urbanos, abandonando seus escravos e abandonando até mesmo a população da época a sua própria sorte, como no caso do Haiti, cujas marcas da colonização ainda são muito fortes.
Resposta da questão 7:
[D]
“O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais” só pode ser denominado de Globalização da Economia. Processo este que já era evidente no contexto observado por Marx e Engels e que se intensificou ainda mais no decurso do século XX.
Resposta da questão 8:
[B]
A partir da década de 1980, em oposição ao Estado de bem-estar social surgiu o modelo neoliberal que procurava dar maior liberdade às iniciativas econômicas. Na esfera da produção, esse período corresponde à implantação de uma atividade produtiva altamente mecanizada e robotizada e dependente do trabalho intelectual humano, correspondendo a uma superação do modelo fordista/taylorista predominante até então.
Resposta da questão 9:
[B]
A questão faz referência à velocidade com que o mundo tem se modificado atualmente. Tais mudanças ocorrem principalmente graças à presença avassaladora da tecnologia no mundo contemporâneo. As mudanças tecnológicas não só nos dão novas possibilidades, mas modificam também a forma como o homem se relaciona com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Por mais que essa tecnologia não seja capaz por si só de resolver os problemas da humanidade (como a fome, a distribuição de renda, as guerras), é inegável que ela tenha exercido uma influência em todas as partes do mundo.
Resposta da questão 10:
[A]
A última frase do texto de Milton Santos revela a forma ideológica e intensificadora de desigualdades pela qual as técnicas de informação são utilizadas na atualidade. Isso demonstra a difusão da ideologia da classe dominante, que tende a manter seu poder no sistema de acumulação capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário