sexta-feira, 9 de março de 2012

Revisão para o Simula Enem de Sociologia

SOCIOLOGIA - PRIMEIRO ANO

1. Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que

a) o senso comum se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica.

b) ao contrário do senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano é expressa na Sociologia.

c) faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.

d) para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos assim como com o contexto histórico dos fatos analisados.

e) diferentemente do senso comum, a Sociologia não parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.

2. O contexto histórico de surgimento da Sociologia, a Europa dos séculos XVIII e XIX, foi marcado pela ascensão da burguesia ao poder. Tomando por base essa afirmação, podemos constatar que os principais fatos históricos e sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram a(as)

a) unificação italiana e a revolução francesa.

b) revolução industrial e a independência dos Estados Unidos.

c) revolução francesa e a revolução industrial.

d) unificações alemã e italiana.

e) revolução industrial e a Primavera dos Povos.

3. Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da Sociologia moderna; dentre suas obras, destacam-se As Regras do Método Sociológico (1894) e O Suicídio (1897). Para Durkheim, a Sociologia

a) depende, diretamente, da Filosofia.

b) não deve dar ênfase aos fenômenos coletivos.

c) percebe que as causas de um fenômeno social são irrelevantes para o sociólogo.

d) não deve se ocupar do estudo dos fatos sociais, privilegiando as manifestações culturais.

e) tem por objeto de estudo os fatos sociais que deveriam ser estudados como uma realidade específica.

GABARITO

1. D 2. C 3. E

SOCIOLOGIA - SEGUNDO ANO

1. (UEL) Ao receber um convite para uma festa de aniversário, é comum que o convidado leve um presente. Reciprocamente, na festa de seu aniversário, este indivíduo espera receber presentes de seus convidados. Do mesmo modo, se o vizinho nos convida para o casamento de seu filho, temos certa obrigação em convidá-lo para o casamento do nosso filho. Nos aniversários, nos casamentos, nas festas de amigo-secreto e em muitas outras ocasiões, trocamos presentes. Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss, a prática de “presentear” é algo fundamental a todas as sociedades: segundo ele, a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.

II. A troca de presentes cria e alimenta um circuito de comunicação nas sociedades.

III. O lucro obtido a partir dos bens trocados é o que fundamenta as relações de troca de presentes.

IV. O presentear como prática social originou-se quando da consolidação do modo capitalista de produção.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

2. (CNDL) Observe as imagens a seguir. Elas retratam ícones femininos de épocas diferentes.



a) Em cada época a cultura determina os padrões de beleza e de comportamento das pessoas.

b) As fotos das modelos e atrizes, ao longo das décadas, demonstram as permanências nos hábitos da sociedade.

c) Percebe-se que os hábitos alimentares e a preocupação com a saúde permaneceram inalterados.

d) Apesar das novas tecnologias os hábitos das pessoas continuaram os mesmos do início do século XX.

e) A beleza estética da figura feminina sempre esteve associada à gordura, pois representava as pessoas que viviam na ociosidade e não faziam trabalho braçal.


3. (CNDL) Observe as imagens abaixo e analise as proposições.


fig. 1. e-mail (correio eletrônico)




fig. 2. carta convencional





I - Os dois instrumentos de comunicação cumprem seu objetivo, mas destacam-se as diferenças: velocidade da comunicação, emprego de tecnologia avançada, utilização da escrita e do teclado, linguagem mais formal e linguagem codificada.
II - Os avanços tecnológicos provocaram mudanças nos hábitos de linguagem, comunicação em tempo real, acesso à internet que proporciona o acesso a diversas informações e o estabelecimento de amizades via redes sociais.
III - O crescente uso da internet trouxe a possibilidade de comunicação à longa distância a baixo custo e em tempo real fazendo com que a utilização do instrumento carta fosse completamente abolida do cotidiano das pessoas.
IV - Ocorreu uma transformação nos hábitos das pessoas fazendo com que as mesmas se tornassem dependentes da internet.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

GABARITO
1. A
2. A
3. D








SOCIOLOGIA – TERCEIRO ANO
1. (ENEM)
Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro:
A SOCIEDADE GLOBAL
As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.

Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald's. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes.

Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
Adap. Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997.
Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História, marque a resposta correta.

a) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.
b) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.
c) A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista.
d) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.
e) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.


2. (ENEM)
Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho abaixo.
[...]
Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha:
* 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
* 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
* 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%;
* 93,3% das conexões com a internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%.
A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 - passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.
De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:
a) diminuição da disparidade entre as nações.
b) diminuição da marginalização de países pobres.
c) inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d) crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.



3. (CNDL) A tira aborda uma situação presente na economia mundial e sua mensagem indica que:


a) A globalização beneficia as nações mais ricas e não oferece as mesmas vantagens aos países pobres na competição por mercados.
b) Com a mundialização da economia, a competitividade se torna igual para todos os países do globo.
c) A exclusão dos países mais pobres no processo de globalização se deve a ausência de
parques industriais nestas economias.
d) O desenvolvimento da sociedade mais pobre ocorre no mundo globalizado de forma mais lenta e gradativa em relação à sociedade mais abastada.
e) Inexiste diferença no tratamento das nações mais ricas e mais pobres no processo de globalização da economia.

GABARITO
1. A 2. D 3. A

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