sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Irã acuado

Irã Acuado

Pio Penna Filho*

O Irã está cada vez mais acuado diante do incremento da pressão internacional sobre a sua economia. Aparentemente as sanções econômicas estão começando a dar resultados no sentido de colocar o governo e o regime dos aiatolás contra a parede, uma vez que o principal produto de exportação do país, o petróleo, está encontrando restrições crescentes no mercado internacional.

O objetivo declarado dos Estados Unidos é impedir o desenvolvimento do projeto nuclear iraniano, mesmo que para tanto tenha que levar o risco de uma guerra ao extremo, com se tem verificado nos últimos dias com demonstrações de força de lado a lado.
As diferenças entre Washington e Teerã remontam à triunfante Revolução Islâmica de 1979, que depôs o regime do Xá RezaPahlevi, então aliado norte-americano, e instaurou o regime dos Aiatolás, hostil ao pensamento e à dominação ocidental sobre o país. Desde então, praticamente não houve diálogo franco e aberto entre os dois países.
A situação é preocupante porque envolve um país costumeiramente agressivo como os Estados Unidos, que não mede esforços para ir à guerra, e um regime também determinado a manter suas convicções políticas e religiosas, mesmo que para tanto tenha que passar pela provação de uma guerra com resultados previsivelmente catastróficos.
Muito se tem dito que o Irã não é o Iraque, e com razão. Embora a capacidade militar iraniana seja muito inferior à norte-americana, os iranianos conseguiram um desenvolvimento militar superior ao iraquiano, com desenvolvimento ou aquisição de sistemas de defesa aéreo e de ataques com mísseis de médio alcance que podem facilmente atingir aliados dos Estados Unidos na região do Oriente Médio, como Israel.
Outra grande diferença com relação ao Iraque é o grau de coesão política alcançado após a Revolução de 1979. Nesse sentido, não existe uma verdadeira oposição política interna que possa ser catalisada contra o regime. Há movimentos difusos e multifacetados que são contra o fundamentalismo religioso, mas nenhum deles conta com uma estrutura organizada e ativa.
Esse novo ciclo de pressões externas é perigoso porque pode e tem tudo para acuar de vez o regime iraniano, deixando-o sem saída. O resultado será a guerra, que certamente não envolverá apenas Estados Unidos e o próprio Irã. Sabe-se que há gente irresponsável com poder suficiente para dar início a uma nova onda de violência, especialmente quando as bombas caem bem longe de casa.

*Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário