As questões de 01 a 03 devem ser respondidas, de acordo com a compreensão do texto a seguir.
"... A mina não pára. Trabalha dia e noite. Há tanto pó, tanto calor na parte das dinamites que explodem, que, se chegassem a comer algo, comeriam uma coisa que lhe faria mal. Seria necessário organizar tudo de outra maneira. E a empresa diz que não é possível fazer isso. Se a empresa quisesse poderia fazer corredores limpos e higiênicos. Mas não lhe interessa. A empresa
outorga esses tratamentos preferenciais aos técnicos.
Por exemplo, os engenheiros trabalham menos tempo. E às 10h30 lhe trazem seu lanche. Têm direito. Às 11h30 almoçam ali dentro. Se a empresa quisesse que os trabalhadores almoçassem na hora, poderia dar o mesmo a eles. Mas não. Com um café da manhã estão os trabalhadores desde as cinco da manhã até às três da tarde..."
01. O texto apresenta características de um modo de produção vigente no Brasil que pode ser identificado como
A) primitivo. C) capitalista.
B) feudal. D) socialista.
02. O texto nos apresenta um conceito de classe social, que pode ser identificado através de uma das frases:
A) “Os engenheiros trabalham menos tempo.”
B) “A mina não pára. Trabalha dia e noite.”
C) “Seria necessário organizar tudo de outra maneira.”
D) “Se a empresa quisesse poderia fazer corredores limpos e higiênicos.”
03. No texto, a frase "Se a empresa quisesse que os trabalhadores almoçassem na hora, poderia dar o mesmo a eles"... sinaliza para
A) a inexistência de interesses opostos
B) a inexistência de uma relação de exploração
C) a historicidade da luta de classes
D) uma relação de oposição e antagonismo na qual os interesses são inconciliáveis.
04. Analise as proposições.
I. Formadas do encontro de portugueses com indígenas e africanos, desenvolveram-se, neste imenso território, separadas por longas distâncias, diversas sociedades com especificidades próprias, que refletiram não só as condições da natureza local como históricas também...
II. Nessas regiões podemos observar - nos traços físicos da população, na culinária, no linguajar, no folclore, nos ritmos, na religião e em vários outros elementos - ora a presença marcante da cultura de raízes africanas, indígena, portuguesa, italiana, alemã, japonesa, etc.
As proposições I e II referem-se, respectivamente, aos
conceitos de:COMO TRABALHA O MINEIRO
"... A mina não pára. Trabalha dia e noite. Há tanto pó, tanto calor na parte das dinamites que explodem, que, se chegassem a comer algo, comeriam uma coisa que lhe faria mal. Seria necessário organizar tudo de outra maneira. E a empresa diz que não é possível fazer isso. Se a empresa quisesse poderia fazer corredores limpos e higiênicos. Mas não lhe interessa. A empresa
outorga esses tratamentos preferenciais aos técnicos.
Por exemplo, os engenheiros trabalham menos tempo. E às 10h30 lhe trazem seu lanche. Têm direito. Às 11h30 almoçam ali dentro. Se a empresa quisesse que os trabalhadores almoçassem na hora, poderia dar o mesmo a eles. Mas não. Com um café da manhã estão os trabalhadores desde as cinco da manhã até às três da tarde..."
(Melhen Adas, Moderna, São Paulo,1994).
01. O texto apresenta características de um modo de produção vigente no Brasil que pode ser identificado como
A) primitivo. C) capitalista.
B) feudal. D) socialista.
02. O texto nos apresenta um conceito de classe social, que pode ser identificado através de uma das frases:
A) “Os engenheiros trabalham menos tempo.”
B) “A mina não pára. Trabalha dia e noite.”
C) “Seria necessário organizar tudo de outra maneira.”
D) “Se a empresa quisesse poderia fazer corredores limpos e higiênicos.”
03. No texto, a frase "Se a empresa quisesse que os trabalhadores almoçassem na hora, poderia dar o mesmo a eles"... sinaliza para
A) a inexistência de interesses opostos
B) a inexistência de uma relação de exploração
C) a historicidade da luta de classes
D) uma relação de oposição e antagonismo na qual os interesses são inconciliáveis.
04. Analise as proposições.
I. Formadas do encontro de portugueses com indígenas e africanos, desenvolveram-se, neste imenso território, separadas por longas distâncias, diversas sociedades com especificidades próprias, que refletiram não só as condições da natureza local como históricas também...
II. Nessas regiões podemos observar - nos traços físicos da população, na culinária, no linguajar, no folclore, nos ritmos, na religião e em vários outros elementos - ora a presença marcante da cultura de raízes africanas, indígena, portuguesa, italiana, alemã, japonesa, etc.
(Alves, Júlia. Identidade Cultura em debate São Paulo, Moderna,1997)
As proposições I e II referem-se, respectivamente, aos
A) área cultural e cultura.
B) área cultural e contracultura.
C) contracultura e cultura.
D) traços culturais e contracultura.
05. Analise as afirmações abaixo e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada nação tem seu modo próprio de viver.
( ) A aquisição e a perpetuação da cultura acontece por meio da aprendizagem.
( ) A cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens pela educação.
( ) A aquisição e a perpetuação da cultura fazem parte de um processo biológico.A opção correta é:
A) V, V, F, F. C) V, V, V, F.
B) F, V, V, F. D) V, F, V, F.
06. Analise a proposição:
Todo homem é produtor de cultura. Da criação da ópera pelos renascentistas italianos às práticas medicinais dos índios, identificamos dois universos distintos.
Identifique as formas de culturas presentes na proposição:
A) A cultura de massa.
B A subcultura.
C) A cultura jovem.
D) A cultura erudita e popular.
07. A frase "a indústria cultural vende mercadorias, vende imagens do mundo e faz propaganda deste mundo tal qual ele é e para que ele assim permaneça", faz uma critica relacionada à cultura
A) erudita.
B) de jovem.
C) popular.
D) de massa.
08. Analise as proposições
I. ...Não se pode ignorar que a sociedade atual é industrial ...
II. ...a reprodução técnica das obras de arte possibilitava que elas saíssem dos palácios dos museus e fossem conhecidas por um número infinito de pessoas...
III. ...Não se pode pensar a sociedade moderna sem os meios de comunicação de massa...
(Tomazi, Décio. Iniciação a Sociologia, Atual, São Paulo,1993)
As proposições I , I I e I I I fazem referência a
A) subcultura. C) cultura popular.
B) cultura de massa. D) contracultura.
09. A frase de Aristóteles (384-322 a.C): "O homem é por natureza um animal social", confirma o conceito de
A) sociabilidade. C) repressão.
B) socialização. D) coerção.
10. Analise as afirmativas e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O comportamento consumista está associado à idéia de exagero.
( ) O comportamento consumista está associado à idéia de terapia de um bálsamo.
( ) O comportamento consumista não cria conflitos no lar, não gera dívidas.
( ) O comportamento consumista se caracteriza por uma insaciável necessidade de exibir poder.
A opção correta é
A) V, F, F, V. C) V, F, F, F.
B) V, V, F, V. D) F, F, V, V.
11. O apartheid, um cruel regime de segregação racial da história é considerado pela Sociologia como um mecanismo que reforça o isolamento social.
Esse mecanismo pode ser de atitudes de ordem
A) Cooperativa direta. C) Individual.
B) Cooperativa Indireta. D) Social.
12. Leia com atenção:
Tânia Spinelli de volta ao Recife depois de temporada morando em Portugal. Tânia ainda está se refazendo, mas os amigos andam felizes com a sua volta ao Recife, onde sempre teve grande atuação.
O texto revela uma característica de uma Sociedade Comunitária, que pode ser percebida através da
A) relação social transitória, superficial e impessoal.
B) relação social com caráter impessoal.
C) relação social duradoura, intima, pessoal .
D) relação social com base em interesses particulares.
13. É característica de uma sociedade societária.
A) A lei faz parte da tradição.
B) Há pouca necessidade da lei formal.
C) Contato primário e direto.
D) Contato superficial e impessoal.
14. Toda sociedade e todo grupo social têm regras de conduta que orientam e controlam o comportamento das pessoas, recompensando-as ou punindo-as, conforme suas ações.
Sendo assim, as leis e as normas sociais servem para
A) regular a vida social.
B) punir os indivíduos que cumprem as leis.
C) premiar os indivíduos que não cumprem as leis.
D) defender os direitos de alguns indivíduos.
15. Controle Social pode ser definido como
A) a unidade entre os indivíduos através de laços afetivos.
B) uma ação social individual.
c) um mecanismo de que a sociedade dispõe para fazer
valer o cumprimento de suas regras e normas.
D) um prestígio, tendo como base o bom êxito individual.
16. Analise as proposições:
I. "Os meninos observam os homens quando fazem arcos e flechas; o homem os chama para perto de si e eles se vêem obrigados a observá-lo.
II. Muitos dos nossos guerreiros foram formados nas escolas do norte e aprenderam toda vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e falavam nossa língua muito mal. Eles eram,portanto, totalmente inúteis...
As proposições I e II referem-se à educação
A) informal e marginalidade cultural.
B) formal e marginalidade cultural.
C) informal e subcultura.
D) formal e contracultura.
17. Analise a proposição:
O Estado recebe impostos dos indivíduos descontando diretamente da fonte (descontos nos salários) ou de forma indireta na venda de produtos (alimento, cigarro, roupa etc).
Concluímos, então, que, ao exigir que os cidadãos paguem impostos, o Estado está utilizando os mecanismos da(do)
A) violência. C) poder legítimo.
B) força bruta. D) autoritarismo.
18. São exemplos característicos de contatos sociais primários.
A) As relações familiares.
B) As relações entre cobrador de ônibus e o passageiro.
C) As relações entre pessoas através da internet.
D) As relações entre as pessoas por carta.
19. São exemplos característicos de contatos sociais secundários:
A) As relações sociais na escola.
B) As relações familiares.
C) As relações entre vizinhos.
D) As relações entre o cliente com o caixa do banco.
20. Analise a frase:
O médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e esse necessita do médico quando fica doente.
A frase apresenta uma característica de um processo social associativo, chamado de
A) competição. C) cooperação direta.
B) cooperação indireta. D) conflito.
Todo homem é produtor de cultura. Da criação da ópera pelos renascentistas italianos às práticas medicinais dos índios, identificamos dois universos distintos.
Identifique as formas de culturas presentes na proposição:
A) A cultura de massa.
B A subcultura.
C) A cultura jovem.
D) A cultura erudita e popular.
07. A frase "a indústria cultural vende mercadorias, vende imagens do mundo e faz propaganda deste mundo tal qual ele é e para que ele assim permaneça", faz uma critica relacionada à cultura
A) erudita.
B) de jovem.
C) popular.
D) de massa.
08. Analise as proposições
I. ...Não se pode ignorar que a sociedade atual é industrial ...
II. ...a reprodução técnica das obras de arte possibilitava que elas saíssem dos palácios dos museus e fossem conhecidas por um número infinito de pessoas...
III. ...Não se pode pensar a sociedade moderna sem os meios de comunicação de massa...
(Tomazi, Décio. Iniciação a Sociologia, Atual, São Paulo,1993)
As proposições I , I I e I I I fazem referência a
A) subcultura. C) cultura popular.
B) cultura de massa. D) contracultura.
09. A frase de Aristóteles (384-322 a.C): "O homem é por natureza um animal social", confirma o conceito de
A) sociabilidade. C) repressão.
B) socialização. D) coerção.
10. Analise as afirmativas e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O comportamento consumista está associado à idéia de exagero.
( ) O comportamento consumista está associado à idéia de terapia de um bálsamo.
( ) O comportamento consumista não cria conflitos no lar, não gera dívidas.
( ) O comportamento consumista se caracteriza por uma insaciável necessidade de exibir poder.
A opção correta é
A) V, F, F, V. C) V, F, F, F.
B) V, V, F, V. D) F, F, V, V.
11. O apartheid, um cruel regime de segregação racial da história é considerado pela Sociologia como um mecanismo que reforça o isolamento social.
Esse mecanismo pode ser de atitudes de ordem
A) Cooperativa direta. C) Individual.
B) Cooperativa Indireta. D) Social.
12. Leia com atenção:
Tânia Spinelli de volta ao Recife depois de temporada morando em Portugal. Tânia ainda está se refazendo, mas os amigos andam felizes com a sua volta ao Recife, onde sempre teve grande atuação.
(Jornal do Comércio, Recife, Julho/2003)
O texto revela uma característica de uma Sociedade Comunitária, que pode ser percebida através da
A) relação social transitória, superficial e impessoal.
B) relação social com caráter impessoal.
C) relação social duradoura, intima, pessoal .
D) relação social com base em interesses particulares.
13. É característica de uma sociedade societária.
A) A lei faz parte da tradição.
B) Há pouca necessidade da lei formal.
C) Contato primário e direto.
D) Contato superficial e impessoal.
14. Toda sociedade e todo grupo social têm regras de conduta que orientam e controlam o comportamento das pessoas, recompensando-as ou punindo-as, conforme suas ações.
Sendo assim, as leis e as normas sociais servem para
A) regular a vida social.
B) punir os indivíduos que cumprem as leis.
C) premiar os indivíduos que não cumprem as leis.
D) defender os direitos de alguns indivíduos.
15. Controle Social pode ser definido como
A) a unidade entre os indivíduos através de laços afetivos.
B) uma ação social individual.
c) um mecanismo de que a sociedade dispõe para fazer
valer o cumprimento de suas regras e normas.
D) um prestígio, tendo como base o bom êxito individual.
16. Analise as proposições:
I. "Os meninos observam os homens quando fazem arcos e flechas; o homem os chama para perto de si e eles se vêem obrigados a observá-lo.
II. Muitos dos nossos guerreiros foram formados nas escolas do norte e aprenderam toda vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e falavam nossa língua muito mal. Eles eram,portanto, totalmente inúteis...
(Oliveira, Pérsio, Introdução a Sociologia, Ática, São Paulo,2001)
As proposições I e II referem-se à educação
A) informal e marginalidade cultural.
B) formal e marginalidade cultural.
C) informal e subcultura.
D) formal e contracultura.
17. Analise a proposição:
O Estado recebe impostos dos indivíduos descontando diretamente da fonte (descontos nos salários) ou de forma indireta na venda de produtos (alimento, cigarro, roupa etc).
Concluímos, então, que, ao exigir que os cidadãos paguem impostos, o Estado está utilizando os mecanismos da(do)
A) violência. C) poder legítimo.
B) força bruta. D) autoritarismo.
18. São exemplos característicos de contatos sociais primários.
A) As relações familiares.
B) As relações entre cobrador de ônibus e o passageiro.
C) As relações entre pessoas através da internet.
D) As relações entre as pessoas por carta.
19. São exemplos característicos de contatos sociais secundários:
A) As relações sociais na escola.
B) As relações familiares.
C) As relações entre vizinhos.
D) As relações entre o cliente com o caixa do banco.
20. Analise a frase:
O médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e esse necessita do médico quando fica doente.
A frase apresenta uma característica de um processo social associativo, chamado de
A) competição. C) cooperação direta.
B) cooperação indireta. D) conflito.
Seria possível postar o gabarito para eu conferir minhas respostas?
ResponderExcluirgostaria das respostas dessas questoes acima, favor me mandar no jaqueinacia@yahoo.com.br
ResponderExcluirTambém quero o gabarito.
ResponderExcluirPor favor me envie no endereço: xfatimamoura@gmail.com
Também quero o gabarito.
ResponderExcluirPor favor me envie no endereço: ct.cristianotorres@gmail.com
Me passa tbm pu favor preciso urgente
ResponderExcluirEmail tuliomolcarvalho@hotmail. Com
o gabarito se possível sander.nessa@gmail.com
ResponderExcluirgabarito samueldesousalima@hotmail.com
ResponderExcluirSe possível gostaria do gabarito! Rayannepacheco@ bol.com.br
ResponderExcluirSeria legal divulgar aq!