(QUINO. Mafalda. São Paulo, n. 9, p. 2, 2002.)
Com base nos quadrinhos e nos conhecimentos sobre os meios de comunicação de massa (MCM), assinale a alternativa que explicita algumas posições do debate teórico sobre esse tema.
a) As reflexões da personagem Mafalda sobre as propagandas levam-na a concluir que sua mãe precisa adquirir os produtos, que as crianças podem assistir TV e brincar, dosando suas tarefas diárias, o que revela a pertinência das teorias que vêem os MCM como mecanismos de integração social.
b) A personagem Mafalda obedece às ordens de sua mãe, assiste à TV e encanta-se com as promessas das propagandas, corroborando com as teorias pessimistas sobre o papel dos MCM e a passividade dos telespectadores.
c) A atitude da personagem Mafalda demonstra a crítica aos artifícios da propaganda que ressalta a magia da mercadoria, prometendo mais do que ela realmente pode oferecer, e que os sujeitos nem sempre são passivos diante dos MCM.
d) Ao sair para brincar após assistir à TV, a personagem Mafalda sente-se mais livre e feliz, pois descobriu o quanto alguns produtos anunciados pelas propagandas melhoram a vida doméstica de sua mãe, reproduzindo aspectos da cultura erudita e do modo de vida sofisticado, como acreditam as teorias “otimistas” sobre os MCM.
e) A mãe da personagem Mafalda admira-se da inteligência da filha, que compreendeu muito bem os poderes dos objetos anunciados nas propagandas de TV, reforçando as teorias sobre o papel educativo e de emancipação dos MCM.
2. (CNDL) Leia o texto a seguir, letra da música “Shoppis Centis”, composta por Dinho e Júlio Rasec, integrantes do grupo Mamonas Assassinas, em 1995.
Chopis Centis
Eu dí um beju nela... e chamei pra passear...
A gente fomos no shopping, pra mode a gente lanchá...
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que tava gostchoso, mas eu prefiro aipim.
Quantcha gente, quantcha alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis... é muitcho legalzinho,
Pra levar as namorada e dá uns rolêzinho.
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime
Prá pegar um cinema ver o "xuasineguer",
Tombém o Van "Diaime" (...)
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 5ª edição. p. 50.
A letra da música apresenta alguns aspectos relacionados ao processo de migração e integração de nordestinos nos grandes centros urbanos do país. De acordo com a letra dessa música é INCORRETO afirmar que
a) nessa canção encontramos a imagem do migrante que se adaptou à grande cidade, podendo ser tanto um jovem recém-chegado à metrópole e contente com suas melhores condições, quanto o jovem filho de um antigo migrante que foi para a cidade grande e nela se fixou e progrediu.
b) a personagem dessa canção manifesta claramente o desejo de retornar para sua terra de origem, devido à sua não adaptação ao padrão de vida metropolitano, e ainda, em razão do preconceito sofrido na cidade grande.
c) a letra não deixa explícito que se trata de um jovem ligado ao processo de mudança de alguma outra região e com condição para a vida urbana, porém há fortes indícios que apontam para isso, como o sotaque com o qual a canção é interpretada.
d) a pronúncia diferenciada de certas palavras, a surpresa com as novidades e, principalmente, alguns versos que aproximam as condições de vida e os hábitos desse jovem aos de milhares de outros migrantes que vivem nas grandes cidades brasileiras.
e) trata-se de um trabalhador da construção civil, que apesar do baixo salário, se sente feliz por passear no shopping center e conseguir adquirir produtos no crediário de uma loja de eletrodomésticos.
3. (UEM) Considerando o shopping center como um dos espaços contemporâneos nos quais as relações sociais podem se estabelecer, assinale o que for correto.
I - Sua origem está nas lojas de departamento do século XIX, na medida em que esses espaços, como aqueles, constituem-se em lugares de encontro e de sociabilidade burguesa.
II – O seu sistema de comercialização é baseado em um tipo de ação social tradicional, tendo por fundamento os costumes arraigados e as relações familiares.
III - As decisões de implantação e de construção desse estabelecimento são geralmente tomadas por pequenos empreendedores, motivados pelo interesse em promover projetos de desenvolvimento social.
IV – Trata-se de um espaço público, pois incorpora, no formato de uma “cidade artificial”, todas as dimensões de direitos e de participação política encontradas na “cidade real”.
V – Ao associar as mercadorias a diversas formas de espetáculos, ele transforma o consumo de necessidades em consumo orientado pelo prazer.
Estão corretas:
a) I e II
b) I e V
c) II e III
d) III e IV
e) IV e V
GABARITO
1. C
2. B
3. B
Nenhum comentário:
Postar um comentário